Autor Tópico: Dúvida sobre qual câmera comprar (iniciante em fotografia)  (Lida 1896 vezes)

LeeSandoval

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 19 de Julho de 2014, 21:38:42
Oi pessoal, tudo bem?

Então vou tentar resumir o meu "problema". Fiz um curso básico de fotografia em 2012 e desde então fiquei meio que "obcecada" pelo assunto, mas como não tenho uma câmera um pouco mais "profissional" e não trabalhava na época me sentia frustrada. Ano passado comprei uma câmera "bridge" da Canon e até que quebrou meu galho por um tempo, consegui tirar fotos um pouco melhores do que com uma compacta e ainda desfrutar dos controles manuais que a câmera oferece.
Mas como sempre, mas uma vez me senti frustrada e queria outra câmera -.-'... Comecei a trabalhar esse mês (sou concursada e o contrato é de um ano) e finalmente vou poder comprar minha câmera, mas é aí que começa a dúvida. Primeiro eu havia pensado no modelo T5i por ser mais recente e como eu já usei a T3i e gostei muito achei que seria uma boa...
O problema é o preço, até pensei em comprar a câmera no Paraguai e tal, mas não sei... Para algumas pessoas a câmera é muito barata, mas para mim vai ser meio complicado ajudar nas despesas de casa e ainda guardar um dimdim pra comprar a câmera (não tenho cartão de crédito e queria muito comprar uma câmera logo).
Então pensei na 60D que é melhor que a T5i e no Mercado Livro o preço está bem semelhante... Mas aí lendo alguns tópicos na web eu comecei a refletir sobre o uso da câmera... As minhas intenções eram:
Experimentar uma câmera um pouco mais 'profissional', tirar fotos por hobby como retratos de amigas, retratos meus (tenho um blog e a câmera seria muito útil para 'looks do dia' e para gravar vlogs), usar em viagens, não seria usada como ganha pão.
Aí agora a minha dúvida é entre a T3i e a 60D (porque a T3i é uma câmera muito boa mesmo não focando automaticamente em vídeos e sendo um pouco mais obsoleta que a T5i, acho que pelo preço antes comprar a T3i ou a 60D, vejo muitas blogueiras que usam a T3i e gostam muito)... A 60D é uma ótima câmera pelo que pesquisei, é mais resistente ao tempo (apesar que sou super cuidadosa com minhas coisas), mas aí penso no preço, que não vou usar profissionalmente e no fato dela ser um pouco mais pesada (sou franzina e com mãos pequenas rs)... Aí fica minha dúvida:

º Comprar logo algo + barato e investir em equipamento para quando estiver "craque" em fotografia (e com um emprego melhor) talvez adquirir um modelo mais profissional e avançado (mas ainda tenho medo de me arrepender, não sei se a T3i é realmente boa para minhas necessidades).

º Ou aguentar esperar até poder comprar a + cara e melhor, mas correr o risco de nem usá-la tanto, afinal eu estudo História, fotografia seria apenas um hobby para fins de semana e feriados...

E aí, vocês que entendem de fotografia acham o que? Acham que não compensa comprar a T3i por ser um modelo meio antigo? Acham que seria desperdício de dinheiro comprar a 60D apenas por hobby?

PS: Desculpa pelo texto GIGANTE, mas é que não tenho ninguém para conversar sobre o assunto, não conheço ninguém que entende de fotografia, pra minha família as câmeras são todas iguais e é loucura comprar uma tão cara, então fico sem ter com quem conversar...


Danilo Odilon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2014, 22:05:03
Olá!

De forma bem resumida, pelo oque vc escreveu sobre o uso que vai fazer, a t3i vai te atender tranquilamente, em termos de qualidade de imagem ela e a 60D são idênticas.

Por um bom tempo vc fica tranquila com ela e, querendo melhorar a qualidade de imagem, a princípio será sempre melhor investir em lentes ao invés de trocar o corpo.

Boa sorte!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2014, 11:15:45
Vá sem dúvida na T3i, você não vai se arrepender. Se o dinheiro está curto, não vale a pena gastar mais em uma câmera um pouco melhor mas que dará o mesmo resultado. Compre com a lente do kit, que vai ser ótima para o seu aprendizado.

Mais pra frente, quando já estiver bem familiarizada, já tiver estudado bastante, você pode querer uma lente diferente. Vai receber muitas recomendações, dependendo do uso que estiver fazendo. Uma das mais recomendadas é a 50 mm f/1.8, que é barata e muito boa.

Por último, uma grande dica que recebi e sempre repasso, é não esperar. A não ser que tenha uma necessidade de um equipamento muito específico, vale mais comprar o que você tem condição agora. E usar.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2014, 11:21:55
Como já mencionado pelo colega acima, a qualidade de imagem será igual comparando T3i e 60D. O que muda está mais ligado à "pegada" do equipamento. Além do corpo maior e mais pesado, que literalmente muda a pegada no sentido do termo, a 60D agrega visor de pentaprisma (versus pentaespelho da Rebel), display de LCD com as informações básicas na parte de cima do corpo, controles mais fáceis/acessíveis, bateria de maior duração e mais algumas coisas que eu possa estar esquecendo neste sentido de ergonomia. Outro grande detalhe são os pontos de foco: ambas contam com os mesmos 9, porém na 60D todos são cruzados, enquanto que na T3i apenas o central. Isso não é problema para a maioria dos casos e dos usuários, que usam somente o central, mas particularmente gosto muito de fazer retratos já com os pontos de foco deslocados. Essa questão foi incorporada na minha T4i e na atual T5i, o que elimina ao menos essa vantagem da 60D.

De qualquer forma, a grande ponto é: o que é importante para você? Digo, as vantagens da 60D realmente te interessam? Pergunto pois talvez, por ser mulher, até prefira uma câmera menor e mais leve, contra a mais brutona 60D. Ou pelo uso não profissional, talvez não precise da maior robustez e ergonomia da 60D. Enfim, melhor ela é, por oferecer essas coisas, mas precisa analisar se você precisa disso ou não.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2014, 11:39:02
Vá sem dúvida na T3i, você não vai se arrepender. Se o dinheiro está curto, não vale a pena gastar mais em uma câmera um pouco melhor mas que dará o mesmo resultado. Compre com a lente do kit, que vai ser ótima para o seu aprendizado.

Mais pra frente, quando já estiver bem familiarizada, já tiver estudado bastante, você pode querer uma lente diferente. Vai receber muitas recomendações, dependendo do uso que estiver fazendo. Uma das mais recomendadas é a 50 mm f/1.8, que é barata e muito boa.

Por último, uma grande dica que recebi e sempre repasso, é não esperar. A não ser que tenha uma necessidade de um equipamento muito específico, vale mais comprar o que você tem condição agora. E usar.

2x

A diferença de peso entre as duas é quase 200g e isso por ter mãos pequenas é um fator a se considerar.
E, complicando um pouco mais tua escolha, vc já considerou também uma mirrorless?
Terá um salto de qualidade com relação ao tamanho de sensor de uma bridge e também à portabilidade.
Dê uma olhada nos modelos  Olympus E-PL3 ou a Sony Nex-F3. Falei nas que conheço um pouco, mas acredito que há outros modelos interessantes tbm.

Concordo com o RafaZ. Não esperar e comprar o que já pode comprar e fotografar e fotografar!  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2014, 11:45:13
Boa dica de uma mirrorless também. Perde-se apenas por não ter o visor ocular, mas consegue-se modelos bem em conta (como uma NEX-3 usada) e a qualidade de imagem fica no mesmo patamar.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


LeeSandoval

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2014, 13:27:00
Os maiores motivos da minha dúvida são a 60D possuir os 9 pontos de foco cruzados e pentaprisma ao contrário do pentaespelho da Rebel, como sou leiga no assunto, não sei se isso iria interferir muito na minha experiência, ou se só interfere quando a pessoa já é mais experiente no assunto... A parte de duração da bateria e a vida útil superior que a 60D também me deixou em dúvida (e também pela câmera ser mais robusta e profissional, isso é um ponto que me atrai, apesar de muitas pessoas dizerem que ela é bem pesada para as mãos femininas).

Se fosse possível encontrar a T4i para comprar talvez eu resolvesse um pouco minhas dúvidas, mas não consegui achá-la, foi descontinuada né :/

Como vocês disseram, como meu dinheiro está curto seria mais interessante mesmo a T3i, eu poderia me aventurar com ela, comprar outras lentes (estou de olho na 50mm 1.8 rsrs), aprender mais sobre fotografia na prática, até futuramente poder comprar outra câmera... Meu emprego tem duração de 1 ano apenas, não sei como será meu futuro, não sei se esse dinheiro fará falta... Eu estava planejando uma viagem para a Alemanha ano que vem e esse dinheirinho que eu poderia poupar seria de boa ajuda, mas aí fica o medo de me arrepender (mulher já é indecisa, ainda mais eu então kkkk)...

A mirrorless é interessante, mas eu não sei se compensa de acordo com minhas necessidades, pois pelo preço não ser muito diferente da Rebel acho que não compensaria tanto, penso que eu correria o mesmo risco que corri com a bridge, de enjoar e querer logo outra câmera mais profissional...

Obrigada pela ajuda pessoal, suas respostas foram muito úteis e é muito bom ter com quem conversar sobre o assunto!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2014, 14:46:56
Cuidado com a definição que é usada no mercado publicitário.

Como já foi falado muito aqui no forum, profissional não é a câmera e sim quem a utiliza.

Já que vc não vai utilizar a câmera profissionalmente e sim para hobby, em termos de qualidade uma mirrorless se equivale a uma Canon ou Nikon de entrada.

O salto de qualidade de uma bridge para uma mirrorless é bem grande. Afinal, uma bridge é apenas uma compacta bombada, com cara de câmera DSLR, pois o sensor é do mesmo tamanho, logo, a qualidade entre uma compacta e uma bridge. de um mesmo fabricante, é muito semelhante.

Olha essa comparação entre tamanho de sensores, entre a Canon SX260 (compacta), SX40HS (bridge), uma Olympus E-PL1 (mirrorless) e a Canon T3i (DSLR, APS-C). Os sensores da compacta e bridge são do mesmo tamanho e o da mirrorless e DSLR são muito parecidos.

http://cameraimagesensor.com/size/#60,59,78,20,a

Só falei em vc considerar uma mirrorless pelo seu tamanho e qualidade de imagem semelhante à uma DSLR de entrada.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2014, 08:09:02
 Se não for para uso profissional mirrorless é muito melhor. Tem para todos os gostos e bolsos.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2014, 08:18:52
Pesquise sobre a Canon SL1, é uma opção bem compacta e com as configurações bem similares à t5i. Está na faixa de preço das DSLR de entrada.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2014, 09:11:38
Cuidado com a definição que é usada no mercado publicitário.

Como já foi falado muito aqui no forum, profissional não é a câmera e sim quem a utiliza.


Que bom que tem gente com bom senso aqui.
Já cansei de explicar em grupos no facebook que não existe câmera profissional, principalmente se o profissional significar fullframe.

Sobre a duvida, vale mais a pena pegar a t3i ou outra mais barata. E comprar um flash externo para esses retratos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


patriciapadua@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2014, 10:00:20
LeeSandoval, Sou novata na fotografia e  nesse fórum tb, apesar de já ter feito muitas perguntas por aqui (rsrs).
Quando eu resolvi comprar uma câmera, eu tb pesquisei pelas mirrorless, mas achei tão esquisito aquela câmera pequena com uma lente intercambiável, meio desproporcional, nem pensei duas vezes em pegar uma DSLR, ainda mais que eu preciso de uma lente com zoom, que são maiores. ..
Tb já tinha resolvido em pegar uma câmera usada, pois eu ia ver se me adaptava com essa história de ficar trocando de lente, de carregar várias lentes pra lá pra cá... enfim...
Daí achei uma T1i em boas condições e comprei. Foi paixão a primeira clicada... RS... ela veio com uma 18-55mm, e logo peguei uma ef 55-250mm pois eu precisava de zoom. 
Recentemente adquiri uma T4i, tb usada, e estou adorando. Tb peguei uma 50mm 1.8 e estou adorando.  Muito boa essa lente. Essa vc precisa ter.
Vi vários comentários muito positivos  sobre a T3i, e acho que essa seria uma excelente opção para vc, ainda mais que está num preço super bacana.
Eu estou seguindo as dicas do pessoal aqui do forum: poupar no corpo para investir nas lentes. Logo vou pegar uma 24-105mm F4L.
Então, como vc não tem com quem conversar sobre esse assunto, fique a vontade para me mandar email, caso queira compartilhar da minha pouca experiência e dúvidas que tb tenho bastante... rsrs.
E boa sorte aí!
Canon EOS 650D T4i + 55-250mm + 24-105mm f4 L + 50mm 1.8 / Canon EOS 500D T1i + 18-55mm + 35-135mm / Canon G1X


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2014, 15:44:43
Também sou novato e tenho uma t3i.
Muito recentemente substitui a lente do kit pela Sigma 17-50, F 2.8.
Até então tinha feito um percurso como esse seu: uma 55-250 (creio que é minha lente favorita); uma 50 1.8.
Quis ter uma GA, então fui de Sigma 10-20.
Não tenho planos de FF or. ora, de modo que as L vão ficar um pouco para adiante, lamento constatar.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2014, 17:00:39
Tópico trancado por duplicidade.

Só fazer uma pesquisa e, com certeza, terá um tópico sobre esse assunto.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM