Autor Tópico: Livros online grátis  (Lida 2908 vezes)

bruno guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Online: 21 de Julho de 2014, 14:08:11
Por ser um fotógrafo pobre, é difícil entrar nesse mundo. Os equipamentos são caríssimos, os cursos são caros e os livros também. Fiquei um pouco decepcionado com isso. Mas isso não me fez desistir! Se SOUBEREM DE LINKS que levam a cursos, livros grátis, coloque o link aqui!
Achei esse aqui: http://camaraobscurablog.files.wordpress.com/2011/06/atofotografico1.pdf



Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2014, 16:59:34
Na boa, mas na boa mesmo: esse livro não tem reserva de direito autoral?
É que eu não vi nada dizendo que era de distribuição livre.
Vejam bem, é só uma pergunta.


Marcos Cardoso

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 391
  • Sexo: Masculino
  • Apenas um novato
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2014, 17:29:15
De "grátis" da maneira "jeitinho de ser".
Sem câmera :(


bruno guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2014, 13:54:48
Rapaz, não vou entrar aqui em discussões políticas sobre o assunto, mas todos os livros de fotografia são muito caros! Não tenho condição.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2014, 14:19:24
Livros são livros, são protegidos por direito autoral e o fórum não pode e não deve divulgar links que levem a pirataria.

Mas existe vasto material sobre fotografia na internet, é só procurar um pouco. Existe inclusive tutoriais completos em vídeo no youtube. A grande maioria é em inglês, mas existe também material em portugues e espanhol.

Vou deixar alguns sites básicos sobre fotografia

http://www.cambridgeincolour.com/  - Tutoriais sobre conceitos básicos e avançados sobre fotografia, tem uma parte em portugues
http://digital-photography-school.com/ - Dicas e tutoriais diversos
http://neilvn.com/tangents/ - Um dos mais conhecidos blogs sobre fotografia e flash
http://strobist.blogspot.com.br/ - A Bíblia do uso do flash fora da sapata
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 14:20:09 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2014, 14:51:19
A Amazon tem muitos livros eletrônicos gratuitos. Não tem grande variedade sobre fotografia, e quase tudo em inglês. Mas vale a pena conferir.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


bruno guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2014, 15:33:25
Entendo não poder divulgar links de livros, apesar de não achar tão errado assim. Vou continuar na busca. Estou começando a me interessar pela fotografia, mas estou esbarrando na questão financeira. Todos os livros, cursos e materiais são muito caros. Não entendo o motivo dos livros e cursos serem tão caros. Isso desestimula e cria uma clara barreira aos mais pobres à entrar nesse mundo. Mas não desistirei!! Aprenderei a fotografar sem comprar livros e sem entrar em cursos!rss
Obrigado pela ajuda!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2014, 15:38:51
Rapaz, não vou entrar aqui em discussões políticas sobre o assunto, mas todos os livros de fotografia são muito caros! Não tenho condição.

Se você levar em consideração o tempo que o cara levou pesquisando, escrevendo, procurando uma editora e publicando deve dar, por baixo, umas 1000 horas de trampo. Se o autor considerar que a hora dele valha 55 reais, e supondo que ele ganhe 5 reais por exemplar (não sei se ganha isso) o cara tem que vender DEZ MIL CÓPIAS pro livro ter valido a pena pra ele.

Então, dizer que um livro é caro por dizer é não analisar o esforço do autor.

Com o seu raciocínio (que aliás era o meu 15 anos atrás) fotografia é algo que os fotógrafos cobram muito caro.... e vc querendo entrar nesse ramo...  :ponder:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


bruno guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2014, 15:58:56
Não critico o autor, muito pelo contrário. Acho um absurdo o quanto o fotógrafo ganha fazendo livro; não é muito se comparado às empresas! Mas critico o que está por trás dele. Na verdade, não critico. Apenas tento outros meios de aprender. Se realmente não conseguir informação, me rendo a esse mercado explorador. Acho que a internet é um lugar onde muitos fotógrafos já estão aproveitando pra fugir dessas mega empresas exploradoras. E eu estou atrás dessas pessoas. Mas não descarto a possibilidade de comprar livros e fazer cursos. Mas tentarei uma forma alternativa de aprender fotografia. Se eu não conseguir, uso a forma tradicional!
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 16:00:33 por bruno guimarães »


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2014, 16:06:42
Sem contar o seguinte: a proteção legal dada aos livros é exatamente a mesma dada à fotografia.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2014, 17:06:49
Sem contar o seguinte: a proteção legal dada aos livros é exatamente a mesma dada à fotografia.
bem lembrado. Mas é assim mesmo (não me excluo) queremos de graça produtos que cobrariamos para disponibilizar.......
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2014, 19:43:58
Boas fontes de livros digitais a preços baixos (muitos a $10 ou até menos, incluindo alguns gratuitos):
www.craftandvision.com
www.oopoomoo.com
store.nicolesy.com

Comprei MUITOS dests websites acima (e outros tantos, mas a maioria dos outros são de vídeos ou livros especializados em nichos específicos da fotografia).

O canal do youtube da B&H tem MUITOS cursos excelentes (e gratuitos).

Livros gratuitos mesmo não são muitos. Em geral os que existem são para chamar a atenção dos leitores a outros serviços do website que o oferece (conheço um excelente livro sobre trilhas offroad exatamente neste modelo), mas estes não são muitos. Em Português não conheço uma fonte natural de livros online que não seja www.amazon.com.br, www.saraiva.com.br e afins.
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 19:45:32 por jauvane »
JVc.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2014, 21:23:03
Sem contar os sites cheis de dicas. Aprendi e aprendo muito com a Célia Regina (http://www.dicasdefotografia.com.br) e a Simtex (http://fotodicasbrasil.com.br).

Gosto também de olhar o EXIF, sempre que o pessoal daqui, do Flickr, quem for, deixar disponível.
Muita gente prefere não disponibilizar; mas só de me permitir apreciar, já é um aprendizado.
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 21:23:42 por Tupiniquim »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2014, 22:50:22
Livros usados são uma ótima opção. Temos aqui no fórum o encontro mensal do livro de fotografia em SP, onde se troca livros por um certo período.

www.estantevirtual.com.br é um ótimo lugar para conseguir livros baratos.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


PauloBr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2014, 00:35:08
Bruno, ler  livros dessa categoria que postou não vai te ajudar em nada no aprendizado da fotografia, ou melhor, pode ser até que ajude, mas como complemento de erudição, nada prático ou objetivo nos dias de hoje. É tipo estudar Henri Cartier Bresson, ui ui, é só pra encher linguiça nos cursos de fotografia, não ajuda p.... nenhuma, uma frescura.
Em português não perca tempo tentando achar na internet pois não tem nada bom, os que existem são de linha próxima a este que postou.
Nas boas livraria, ou em sites de venda vai encontrar muita coisa, mas nem todos são bons. Tenho vários e poucos salvam, dentre eles o "Exposição perfeita" é um livro que vale a pena, além disso os dvds de fotografia de moda da photo pro são muito bons.
Porém os de casamento é um verdadeiro desfile de egos e coisas obvias, sem citar nomes, não salva um.
Os dvds não ficam muito atrás, tem um ai de fotografia com flash durante o dia que é outro na linha do "vejam como sou fodão" e só.
Te aconselho a ir para o youtube e também traduzir sites americanos pelo google, vasta leitura e de grátis!!! E terá também muito material a observar nos sites de fotógrafos, medianos e famosos, cara a lista é grande.

Moderação, não dava pra colocar letras mais fáceis de digitar, pensa bem, é duro pô...
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 00:39:56 por PauloBr »