Autor Tópico: Dispositivo interessante para fazer backup de fotos em campo  (Lida 2477 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Julho de 2014, 00:25:48
O dispositivo abaixo parece interessante para fazer backup de fotos sem apoio de um computador. Basicamente é um HD que possui um slot para placa de memória e um processador que automaticamente copia o conteúdo do cartão de memória para o HD. Serve, portanto, para fazer backup das fotos em campo, sem necessidade de um notebook ou equivalente:
http://t.adorama.com/DFPS2500G.html
JVc.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2014, 00:30:06
Legal esses aparelhos, acho que o Humberto Yogi usa um desse tipo. Tinha também os Wolverines, mas parece que saiu de linha.
http://www.bhphotovideo.com/c/product/523860-REG/Wolverine_7160_160GB_FlashPac_7000_7_in_1.html



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2014, 09:05:39
O dispositivo abaixo parece interessante para fazer backup de fotos sem apoio de um computador. Basicamente é um HD que possui um slot para placa de memória e um processador que automaticamente copia o conteúdo do cartão de memória para o HD. Serve, portanto, para fazer backup das fotos em campo, sem necessidade de um notebook ou equivalente:
http://t.adorama.com/DFPS2500G.html
Já tinha me interessado, mas na BH tem muitos reviews negativos, desanimei.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2014, 09:23:59
Há um tempo estava com a ideia de fazer a versão DIY de um desses, com arduino.  :D
Mas seria só para cópia de SD para SD.

Acabei nem fazendo, mas ainda está nos planos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2014, 13:10:28
Legal esses aparelhos, acho que o Humberto Yogi usa um desse tipo. Tinha também os Wolverines, mas parece que saiu de linha.

Eu tenho um sim, mas de outra marca: http://www.adorama.com/SHDCSUDMA216.html
(o meu ainda é o antigo, 1ª versão)

Esse Digital Focci realmente não é bem falado nos reviews, mas o meu da Sanho nunca deu problema algum. Meu maior medo sempre foi que ele corrompesse algum cartão antes de fazer o backup - e aí algum engenheiro poderia me explicar se existe essa chance (RafaZ?) - mas até hoje nunca aconteceu nada.

Acho extremamente prático. Muito menor, mais leve e mais rápido de usar do que um laptop. Antes eu levava o meu laptop pra todo evento pra copiar os cartões do 2° fotógrafo, mas é muito trambolho. Fora o medo de andar por aí cheio de equipamento e ainda um laptop na mochila de um lado pro outro, aumenta em uns 25% o valor que está nas minhas costas, ahahah.

Por outro lado, por esse preço você comprar um netbook, que também vai te servir para outras coisas além de backup. Se não me engano, o Mike acabou optando por isso.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2014, 13:15:40
Por outro lado, por esse preço você comprar um netbook, que também vai te servir para outras coisas além de backup. Se não me engano, o Mike acabou optando por isso.

Eu mesmo!

Uso um netzinho HP que comprei no PY, por mixaria. Era um meio antiguinho, mas até que era bacana. Comprei um leitor de cartão, pro caso de ter CF, e deixo junto.

Quando não carrego ele pros eventos, ele fica em casa, às vezes uso pra exibir portfolio, sapear na net, etc...


Pra mim, que moro perto da fronteira, foi bom.
Olha os preços dos net's:
http://www.comprasparaguai.com.br/netbook/

 :ok:
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 13:16:40 por Mike Castro »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2014, 16:57:52
Eu tenho um sim, mas de outra marca: http://www.adorama.com/SHDCSUDMA216.html
(o meu ainda é o antigo, 1ª versão)

Esse Digital Focci realmente não é bem falado nos reviews, mas o meu da Sanho nunca deu problema algum. Meu maior medo sempre foi que ele corrompesse algum cartão antes de fazer o backup - e aí algum engenheiro poderia me explicar se existe essa chance (RafaZ?) - mas até hoje nunca aconteceu nada.

Acho extremamente prático. Muito menor, mais leve e mais rápido de usar do que um laptop. Antes eu levava o meu laptop pra todo evento pra copiar os cartões do 2° fotógrafo, mas é muito trambolho. Fora o medo de andar por aí cheio de equipamento e ainda um laptop na mochila de um lado pro outro, aumenta em uns 25% o valor que está nas minhas costas, ahahah.

Por outro lado, por esse preço você comprar um netbook, que também vai te servir para outras coisas além de backup. Se não me engano, o Mike acabou optando por isso.
Sou engenheiro, só posso dizer que o Sanho não tem cara de que vai morder o cartão kkkk.

Mas minha opinião de enxerido é que acho pouco provável que o cartão seja corrompido. Duas medidas de segurança que eu tomaria seriam sempre deixar o HD carregado (se tiver bateria, não sei) e usar a chavinha de proteção contra gravação (também não se se o cartão CF tem).

Acho mais fácil corromper na câmera.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2014, 17:43:12
Eu levo comigo 3 cartões SD de32gb quando viajo.

Vou trocando conforme vão enchendo, também levo junto um card reader, então na lanhouse do hotel ou se eu estiver na casa de algum parente vou decarregando para o meu dropbox e esvaziando os cartões. :ok:
Fábio Pedro.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2014, 18:09:34
Duas medidas de segurança que eu tomaria seriam sempre deixar o HD carregado (se tiver bateria, não sei) e usar a chavinha de proteção contra gravação (também não se se o cartão CF tem).


Valeu, RafaZ!


Eu sempre deixo o HD com bateria totalmente carregada sim, mas o CF não tem chavinha de proteção contra gravação...


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2014, 18:25:49
Usei um a muito tempo (parecia com esse Foci, mas não lembro se era essa marca/modelo), e a bateria dava pra copiar uns 2 cartões só. Depois de pouco tempo ele entortou alguns pinos do leitor de Compact Flash, que era bem frágil, e hoje deve estar jogado em algum armário por ai, se já não foi pro lixo.

Ele vinha sem HD, ou seja, podia escolher qualquer HD de notebook pra por nele.

Atualmente eles devem estar melhores, mas pelos comentários parece que ainda tem muito o que melhorar...
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 18:29:56 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2014, 18:44:53
Usei um a muito tempo (parecia com esse Foci, mas não lembro se era essa marca/modelo), e a bateria dava pra copiar uns 2 cartões só. Depois de pouco tempo ele entortou alguns pinos do leitor de Compact Flash, que era bem frágil, e hoje deve estar jogado em algum armário por ai, se já não foi pro lixo.

Ele vinha sem HD, ou seja, podia escolher qualquer HD de notebook pra por nele.

Atualmente eles devem estar melhores, mas pelos comentários parece que ainda tem muito o que melhorar...


Não, nossa, pelo menos o meu é muuuuito melhor, nunca deu nenhum desses problemas. A bateria dura pra vários cartões, geralmente descarrego uns 4 de 16GB e não diminui nenhuma barrinha da bateria. E nunca entortou nenhum pininho também, já tenho o meu faz mais de 3 anos. Pode não ser o melhor aparelho do mundo, mas é extremamente útil, recomendo a qualquer um que trabalhe em eventos.


O meu não dá pra trocar de HD, mas também, acho desnecessário. Não uso como dispositivo de backup permanente, apenas até chegar em casa mesmo, pra ter uma cópia extra de cada cartão. Daí meto os cartões no bolso e o HD eu deixo na mochila, pra não dar problemas.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2016, 15:28:31
Desenterrando o tópico com info nova. Olha que dispositivo interessante (especialmente as opções com memória SSD):
https://www.kickstarter.com/projects/dfigear/flash-porter-backup-and-protect-photos-and-video-f

A quem interessar, se associando no http://backerclub.co ainda é possível adquirir no preço "Early Bird". Só achei ligeiramente caro. $150 para 500GB HD e $299 para 500GB SSD. Para quem trabalha com fotografia e depende de ter backup em campo o investimento se justificaria.

Notem que não tenho como atestar a idoneidade de quem criou o projeto (sendo o primeiro deles).
JVc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2016, 10:43:50
Desenterrando o tópico com info nova. Olha que dispositivo interessante (especialmente as opções com memória SSD):
https://www.kickstarter.com/projects/dfigear/flash-porter-backup-and-protect-photos-and-video-f

A quem interessar, se associando no http://backerclub.co ainda é possível adquirir no preço "Early Bird". Só achei ligeiramente caro. $150 para 500GB HD e $299 para 500GB SSD. Para quem trabalha com fotografia e depende de ter backup em campo o investimento se justificaria.

Notem que não tenho como atestar a idoneidade de quem criou o projeto (sendo o primeiro deles).

Interessante mesmo. Tava precisando atualizar o meu, porque os cartões mais novos não consegue ler... E o preço tá na média do mercado pra esses dispositivos, na verdade até um pouco mais barato o HD...

Acompanhando...  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2016, 23:15:42
Tenho interesse num dispositivo desse.
Tem como achar por aqui?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2016, 03:15:34
Este dispositivo em si ainda esta sendo criado. É o caso de apoiar o projeto e aguardar o desenvolvimento do produto e posterior envio. No momento estou co m130 projetos apoiados no kickstarter e, embora a maioria atrase o envio do produto, a maioria absoluta já entregou, está a caminho ou encontra-se ativamente em desenvolvimento. Até o momento tive problema com três projetos (cerca de 2,3% do total). Uma das grandes vantagens do kickstarter é exatamente possibilitar que projetos tornem-se produtos. Um corolário é também receber no Brasil um produto que frequentemenet depois de criado não é mais vendido para cá. A maioria dos produtos que recebi são de alta qualidade e extremamente úteis.

Sobre aguardar para adquirir no país... Depois de criado muito provavelmente o próprio criador do projeto não mais enviará para o Brasil  :(   :no:
JVc.