Autor Tópico: Cálculo de Preços na Fotografia - Dicas Completas  (Lida 3274 vezes)

Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Online: 24 de Julho de 2014, 23:50:38


Olá pessoal, aqui para contribuir com a galera que tem algumas dúvidas ou até não sabem por onde
iniciar o cálculo de preços.

Antes de tudo a fonte é esta e lá contém também um vídeo: http://www.willianlima.blog.br/como-quanto-cobrar-na-fotografia/

Provavelmente saiba que este assunto é realmente polêmico. Quando se fala nisso, há diversas
opiniões e muitas vezes causam mais discussões.

A idéia deste artigo não é essa.

Quero apenas compartilhar o que funciona pra mim e como faço

1. Os custos Fixos



Os primeiros itens a serem analisados e levados em consideração para saber quanto cobrar na
fotografia, são os custos fixos, aqueles que independente de haver trabalho ou não, existem.

Geralmente são compostos de aluguel, água, luz, internet, telefone, salários de funcionários
(incluindo o seu como empresário), alimentação, etc. Faremos uma simulação abaixo.

Aluguel do estúdio: R$ 1.000,00. Se você ainda não tem um estúdio, minha sugestão é
acrescentar em sua tabela de preços, pois assim será muito mais fácil se capitalizar para
montar seu novo estúdio.

Valores de Serviço Essenciais:  R$ 400,00. Água, luz, telefone e internet.

Móveis: R$ 400,00. Aqui entra as mesas, cadeiras, sofás, ou seja, tudo o que faz a
estrutura de seu estúdio existir e funcionar.

Computadores: R$ 300,00.

Custos de Pessoal: R$ 2.800,00. Designer, Recepcionista, Limpeza. Aqui é importante
considerar o salário de um designer, mesmo se você executa este trabalho, pois se
por qualquer motivo precisar de um, o valor já está considerado em seu cálculo de valores.

ProLabore: R$ 3.000,00. Este é o Salário do Empresário, no caso você. Após calcular
suas contas pessoais, como prestação da casa, carro, alimentação, diversão, poupança,
terá uma estimativa de quanto você precisa receber.

Atendimento: R$ 300,00. Bebidas e Petiscos. Estes custos simples muitas vezes são
deixados de lado e podem causar impacto no final do mês, quando é feito o fechamento
financeiro.

Custos Fixos Mensais Totais: R$7.900,00

2. Custos Variáveis

Aqui são listados os custos relacionados à execução do trabalho fotográfico, também precisam
fazer parte compor o quanto cobrar na fotografia. Se não houver trabalho, estes custos não
existirão. Por isso são variáveis.



Darei um exemplo na fotografia de casamento.

2 Fotógrafos: R$ 1500,00. Como no caso do Designer, se você é um dos fotógrafos precisa receber
o valor do trabalho. Mais uma vez, é importante calcular, pois em caso de emergência, também
terá o valor reservado para repassar a um parceiro.

Depreciação de equipamentos: R$ 150,00. Aqui entram câmeras, lentes, cartões de memória, pilhas,
bolsas, etc. É importantíssimo saber quanto seu equipamento custa por evento, assim conseguirá
sempre se atualizar quando preciso. Minha dica é fazer um levantamento do que você tem e calcular
em cima de 3 anos. Se não sabe como calcular, em meu curso express, você receberá uma planilha
completa e 2 vídeos para te auxiliar com isso.

Álbuns: R$ 1.000,00. Pra saber o quanto cobrar na fotografia e fazer corretamente, os custos com
álbuns também precisam fazer parte dos custos variáveis, incluindo o Designer se você terceira
este serviço.

Estes são os custos variáveis padrões, de acordo com seu plano de negócio, poderá ser mais, como
é o meu.

Valor total dos custos variáveis: 2.650,00

Quanto Cobrar na Fotografia?

Após obter os parâmetros dos custos fixos e variáveis é possivel saber o quanto cobrar na fotografia,
como precificar seu trabalho.

O próximo o passo, é saber a quantidade de eventos que deseja realizar ao mês. Vamos dar exemplo
que você fotografa apenas casamentos e sua meta é 4 eventos mensais.

Custos Fixos Mensais: R$ 6.200,00. Dividindo este valor por 4 eventos, temos 1.550,00 por casamento.

Custos variáveis: R$ 2650,00 por evento.

Custo Total por cada Evento: R$ 4.200,00

Calculando o Valor de Venda

Após o levantamento dos custos, precisa calcular o lucro de seu estúdio. Geralmente um Negócio bem
estruturado, trabalha com lucro em média de 30%, então o valor de venda sugerido
eria R$ 4.200,00 + 30% = R$ 5.460,00.

Impostos: Os impostos são existentes e precisam também ser calculados. Minha sugestão é abrir como
Micro Empresa que sua taxa de imposto é 6%. Assim, ficaria R$ 5.460,00 + 6% ISS = R$ 5.808,00

Com a simulação acima, para que seu Negócio esteja financeiramente funcionando teria que precipitar seu
trabalho em casamentos por no mínimo R$5.808,00. Qualquer contrato fechado teria de ser no mínimo
esse valor. Caso contrário, saberia que estaria deixando de lado algum custo essencial de seu Negócio.

Espero que tenha lhe auxiliado.

Fonte Original: http://www.willianlima.blog.br/como-quanto-cobrar-na-fotografia/
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br