Autor Tópico: Fotografando/filmando nascimento do filho(a)  (Lida 6414 vezes)

GabrielCastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 23 de Julho de 2014, 09:57:08
Olá pessoal !
Estou precisando de dicas para fotografar o nascimento do meu Filho(a).
Meu equipamento seria o seguinte uma T5i lentes 50mm, 18-55, 55-250 e uma GoPro que pretendo usar para filmar também.
Bom a questão é a seguinte pensei em levar somente a 50mm e colocar a GoPro pra filmar em algum lugar, já tenho uma filha só que no nascimento dela não consegui entrar pra ver, então não tenho ideia de como é, onde você fica e tal.
O nascimento está previsto para fevereiro ainda tenho muito tempo; enquanto isso vou fazendo uns ensaios do barrigão. kkkkk
E torçam pro papai aqui não passar mal e ficar com tremedeira na hora das fotos.



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2014, 10:40:12
Gabriel, vou te dizer uma coisa que não tem nada a ver com fotografia e é uma opinião para lá de pessoal.

Sou pai de duas filhas, uma de 17, uma de 5. Assisti o parto (cesáreo) das duas filhas. Não filmei nenhum deles, pelo menos não o parto em si. Optei por não filmar porque considero este momento algo muito íntimo, algo que deve ser compartilhado pelo casal apenas. Estes dias fui em um aniversário de um ano e no meio do aniversário colocaram a filmagem do parto. A mãe assustada, cortada, sangue para todo o lado. Achei de péssimo gosto.
Mas isso vai de cada um, e da forma como é filmado.

O parto (cesário principalmente) é algo bastante assustador para a mulher. Ela está ali, deitada, anestesiada, sabendo que está sendo cortada, rodeada de estranhos, com receio e expectativa de que dê tudo certo. No nascimento das minhas duas filhas fiquei sentado à cabeceira simplesmente conversando e fazendo companhia, sendo apenas o marido e pai das filhas que estavam por vir.

Depois que elas nasceram, foram examinadas e tals, peguei a câmera e filmei o primeiro banho e entreguei a câmera para a médica que fez as primeiras fotos da família toda reunida.

O nascimento de um filho é uma das coisas mais legais que alguém pode participar. A emoção de ver um filho seu vir ao mundo, é algo indescritível. Não atrapalhe isso pensando se o filme está bom, ou querendo fotografar tudo. Apenas curta o momento e seja um porto seguro para sua esposa. Se realmente quiser filmar e fotografar tudo o que acontece, contrate alguém para isso.

Mas essa é apenas minha opinião, que não tem a menor pretensão de ser a que sirva para todo mundo, muito menos a correta.

Abçs e parabéns.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2014, 11:09:25
Concordo com o Alexandre.
Eu resumiria as fotografias nestes momentos: O momento que o médico segura o bebê, o momento que ele é examinado pela pediatra, o momento que ele vai para o braço da mãe (se uma enfermeira puder tirar a foto e você sair no quadro, melhor ainda) e o momento do banho.
No resto, dê apoio a tua mulher.
Meus parabéns aos pais!
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 11:10:07 por cltctba »
César L. T.


GabrielCastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2014, 11:28:05
Bom descartando a possibilidade de filmar... mais algumas dicas ?
Levo a 50mm ou melhor a 18-55?
Também pretendia tirar fotos tipo um tempo antes de ir pro hospital e etc...
Só pretendo ter alguns registros desse momento;
achei um exemplo no google http://www.julianalira.com.br/parto.php
só que descarto as fotos do médico cortando a barriga acho desnecessário  :D



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2014, 12:10:18
Tire fotos da sua esposa no quarto, restrinja o máximo as fotos que vai fazer na sala de parto, talvez uma foto da equipe antes da cirurgia. Depois, quem merece a sua atenção é sua esposa, dê atenção a ela e deixe as fotos de lado.

Logo depois do nascimento, se vc for como eu, acho improvável conseguir tirar alguma foto, pois estará se derramando em lágrimas. E se for para escolher entre se concentrar para fazer alguma foto ou deixar um sentimento de alegria profunda tomar conta de vc, escolha o segundo e mande as fotos às favas.

Dependendo da rotina do hospital, o pai pode acompanhar a criança no primeiro exame e no banho. Aliás, informe-se sobre isso com antecedência para que possa se planejar melhor. Se for possível, aproveite para fotografar a pesagem, filmar o banho. Fotografe sem flash, use a lente do kit mesmo, os ambientes são apertados, e se tiver que levantar o ISO, não tem problema. O que importa é o momento, e não se a foto está com ruído ou não. Fotografe em RAW para ter mais espaço de manobra na edição.

Quando voltar à sala de parto, faça algumas fotos da mãe com o bebê e peça para alguém tirar uma foto de vcs tres juntos. E depois, abuse nas fotos feita no quarto, quando o stress já passou e está todo mundo mais tranquilo.

Eu não tenho nenhuma foto das minhas filhas antes da primeira limpeza que os médicos fazem. Não tenho vídeo do ato cirúrgico, aliás, não vi o ato cirúrgico, fiquei atrás da tenda conversando nas duas vezes. Mas tenho dezenas de fotos feitas na pesagem, do primeiro abraço na mãe ainda na sala de parto, de nós tres juntos, das primeiras horas de vida no quarto. As que eu não fiz, sinceramente, não me fazem falta alguma.

Das fotos que vc mostrou, olhando rapidamente, a 1 é a foto para sempre ser lembrada. Já a 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 para mim são desnecessárias.

Mas novamente, opinião pessoal. Pondere bem para não se arrepender no futuro, tanto por falta quanto por excesso.



« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 12:14:53 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2014, 12:32:14
minha filha esta com 8 meses e a melhor coisa que fiz foi pagar as fotos, nao queriamos filmagem somente fotos, pegamos o pacote com 30 fotos foi de bom tamanho pq ai fiz o que é para ser feito. Fiquei com minha esposa peguei minha filha no colo (fui o primeiro hehehehehe) curti d+. Se eu estivesse fotografando sairia uma porcaria e ainda nao teria curtido.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


GabrielCastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2014, 12:56:02
Tire fotos da sua esposa no quarto, restrinja o máximo as fotos que vai fazer na sala de parto, talvez uma foto da equipe antes da cirurgia. Depois, quem merece a sua atenção é sua esposa, dê atenção a ela e deixe as fotos de lado.

Logo depois do nascimento, se vc for como eu, acho improvável conseguir tirar alguma foto, pois estará se derramando em lágrimas. E se for para escolher entre se concentrar para fazer alguma foto ou deixar um sentimento de alegria profunda tomar conta de vc, escolha o segundo e mande as fotos às favas.

Dependendo da rotina do hospital, o pai pode acompanhar a criança no primeiro exame e no banho. Aliás, informe-se sobre isso com antecedência para que possa se planejar melhor. Se for possível, aproveite para fotografar a pesagem, filmar o banho. Fotografe sem flash, use a lente do kit mesmo, os ambientes são apertados, e se tiver que levantar o ISO, não tem problema. O que importa é o momento, e não se a foto está com ruído ou não. Fotografe em RAW para ter mais espaço de manobra na edição.

Quando voltar à sala de parto, faça algumas fotos da mãe com o bebê e peça para alguém tirar uma foto de vcs tres juntos. E depois, abuse nas fotos feita no quarto, quando o stress já passou e está todo mundo mais tranquilo.

Eu não tenho nenhuma foto das minhas filhas antes da primeira limpeza que os médicos fazem. Não tenho vídeo do ato cirúrgico, aliás, não vi o ato cirúrgico, fiquei atrás da tenda conversando nas duas vezes. Mas tenho dezenas de fotos feitas na pesagem, do primeiro abraço na mãe ainda na sala de parto, de nós tres juntos, das primeiras horas de vida no quarto. As que eu não fiz, sinceramente, não me fazem falta alguma.

Das fotos que vc mostrou, olhando rapidamente, a 1 é a foto para sempre ser lembrada. Já a 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 para mim são desnecessárias.

Mas novamente, opinião pessoal. Pondere bem para não se arrepender no futuro, tanto por falta quanto por excesso.

suas dicas foram bem esclarecedoras
bom acho que ainda vou ter um bom tempo pra pensar nisso ainda só estou um pouco ansioso mesmo ....


migennaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2014, 15:54:42
Gabriel, tive meu bb há 2 meses e fiz questão que meu marido filmasse! Mas é obvio que não em cima do medico, com um monte de sangue... é de onde dava...
Levamos a 18-55... a 50mm vai ficar muito em cima e vc vai perder vários momentos... é tudo muito pertinho.
Levamos tbm a GOPRO de deixamos filmando em cima de um armário... os médicos ficaram várias vezes na frente, mas ficou muito legal. Quando o bebe estava para nascer o médico aviso, meu marido pegou a gopro numa mão e a máquina na outra e se posicionou melhor  :clap:
Vai lá!!! E outra, no nosso caso, quisemos a recordação pra gente, não pra sair pra todo mundo mostrando...


GabrielCastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2014, 16:08:34
Gabriel, tive meu bb há 2 meses e fiz questão que meu marido filmasse! Mas é obvio que não em cima do medico, com um monte de sangue... é de onde dava...
Levamos a 18-55... a 50mm vai ficar muito em cima e vc vai perder vários momentos... é tudo muito pertinho.
Levamos tbm a GOPRO de deixamos filmando em cima de um armário... os médicos ficaram várias vezes na frente, mas ficou muito legal. Quando o bebe estava para nascer o médico aviso, meu marido pegou a gopro numa mão e a máquina na outra e se posicionou melhor  :clap:
Vai lá!!! E outra, no nosso caso, quisemos a recordação pra gente, não pra sair pra todo mundo mostrando...

 :ok: bom receber conselhos de quem já passou pela experiência


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2014, 16:17:45
Com relação às fotos na sala de parto, cuidado para não atrapalhar a equipe médica.
Nada mais chato do que alguém em cima de você enquanto você está trabalhando (muitas vezes sem nem perguntar se pode filmar ou fotografar).

Se você for fazer as fotos, a única realmente imperdível é a do bebê ao lado da mãe. Se for possível, deixe a câmera no automático (ou pré regulada nos ajustes que você quiser) e peça para alguém fotografar você junto da mãe e do bebê.

Não adianta levar um monte de lente, você não vai poder entrar com bolsa e um monte de coisas, leve apenas a câmera pendurada no pescoço e uma lente já no corpo.



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2014, 17:19:19
As fotos do meu filho eu fiz com uma bostica de uma Samsung ES 65.

Essas fotos da barriga aberta, pelamordeDeus, parece coisa de jornal policial.
E não, não sou fresco, nem tenho nojo, nada disso. Apenas acho que não seja uma coisa bonita de se mostrar.

No meu caso, a primeira foto foi uma "selfie" minha com minha esposa, depois uma do nenê na balança, uma dele com a minha esposa, e uma de nós três, com ele no meu colo, que o enfermeiro tirou.
Tá bom demais.

Depois que eu saí, aí eu filmei o banho, etc, tirei foto dele no berçário, etc... Foi bem bacana.


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2014, 09:16:47
Minha filha nasceu este mês, dia 07/07. Entrei com a 35mm encaixada na câmera. Usei o modo manual, fazendo os ajustes de exposição quando entrei na sala de cirurgia, antes do nascimento. Devo ter feito umas 10 fotos. Nada de sangue, corte... concordo que isso não tem nada de bonito nem emocionante. Peguei a menina saindo da barriga, ainda com o cordão umbilical, sendo examinada pelo pediatra, sendo pesada (essa ficou boa, pois deu pra pegar o pesinho exato com que ela nasceu  :wub: - 2.300g). Depois fiz foto com ela ao lado da mãe, e o anestesista tirou uma de nós três.

Para quem sabe que vai ficar tranquilo, não vai passar mal e tal, acho bem válido juntar o hobby da fotografia com esse momento especial, tomando o cuidado de não se preocupar demais com os aspectos técnicos das fotos, focando na atenção à mamãe e ao bebê.  :ok:
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2014, 09:30:35
Acho que tem coisas que é melhor pagar um fotografo, por melhor fotografo que você seja. É só opinião pessoal, por favor não leve a mal.
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 09:35:45 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2014, 09:37:02
Meu primeiro filho levei minha compacta (só tinha ela há quase 4 anos atrás) e filmei e fotografei com essa Panasonic.

Meu segundo filho nasce agora em dezembro e vou levar iPhone e Fuji X100S.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2014, 10:38:16
Minha filha tem um ano. Levei a lente do kit, botei no modo P e ISO auto.

Fiquei do "lado de cá" do pano, conversando e acalmando a esposa. Na hora que o bebê começou a sair o anestesista me deu um pedala e disse "vai, tira foto que tá nascendo!".

Como precisou ser cesariana, o bebê nasce mais na vertical. Então nem saí do lugar, só levantei e fotografei por cima do pano. Foi ótimo porque deu pra pegar os primeiros segundos do nenê e o pano tapava o corte, que não tem graça nem importância.

Faço coro com os colegas: planeje-se para aproveitar o momento.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube