Eu li isso no site da Forbes:
Spending all your time answering ads and sending out blind résumés? "Longtime job coach Ellis Chase says this is “the number one, catastrophic job search mistake.” People don’t get jobs through blind applications, but rather through networking and people they know".
E isso vale para praticamente tudo pelo que tenho percebido. Quando eu tinha contatos proximo as coisas simplesmente aconteciam para mim quase sem esforco as vezes. Quando passei a nao ter mais contatos proximos, nada acontece nao importa o que eu faca.
Entao, ter contatos que te indique eh a forma de marketing mais eficiente. Facebook, website, instagram, Pinterest, etc, nao servem de nada se ninguem falar deles.
Ja a forma mais eficiente para vc, depende do seu publico. Se vc fotografa criancas pq tem que procurar pais e principalmente maes como alvo de seu marketing. Se fotografa eventos vc tem que procurar empresas que prestam servicos para eventos e tentar acordos. Se fotografa produtos ou editoriais vc tem que procurar pessoas que ja estejam dentro da industria para se relacionar e comecaram a falar de vc, la dentro do ninho.
Uma vez que vc ja esta fotografando para algumas pessoas, eh descobrir em qual midia social esse publico frequenta mais, e atravez dessa midia social fazer contatos online e incentivar que compartilhe seu trabalho
"targando" vc nas imagens. Assim para os contatos dos seus clientes te acharem.
E dependendo para o tipo de publico vc trabalha, vc nao precisa estar em nenhuma midia social e nem precisa de um site. Eu acho que a maioria das pessoas que ja me procuraram nunca acessaram o meu site. Mas sim foi apenas pq um fulano falou de mim, a pessoa me procura, marcamos um bate papo e eu levo as minhas fotos para apresentar.
E so pelo fato de ter sido indicado dificilmente a pessoa vai dizer que nao gostou do meu trabalho, seja ele bom ou ruim. Os que recusam acabam sendo aqueles que sabem bem o que procuram, tem isso claro na cabeca, e sabem ver no meu trabalho se tem o que procuram ou nao. Mas isso eh mais para industrias com projestos mais especificos. Para o publico em geral como em casamento, ensaios de familia e demaiseventos, as pessoas mal sabem o que querem. A unica coisa que sabem eh que querem um "bom fotografo".
Tanto eh que um dos meus conhecidos na Irlanda que fotografava eventos para politicos e celebridades, dizia que as fotos dele nao tem nada de especial e que existia pessoas muito melhor do que ele fora do mercado. Mas o que ele tinha que as demais pessoas nao tinham eram contatos, pessoas no meio politico e artistico falando dele.
Entao a dica que ele me dava eu dou a vc, faca contatos e saiba a maneira efetiva de se comunicar com o seu publico.