Autor Tópico: A velha questão do que é arte....  (Lida 10638 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 24 de Julho de 2014, 11:03:35
Dando uma analisada nos projetos selecionados para o Paraty em Foco desse ano (dos outros anos nunca vi) acho que realmente não entendo m*rda nenhuma do que é arte na fotografia... e vendo as imagens escolhidas, sinceramente nem sei se um dia quero entender isso, porque pode ser possível que se entender eu queira fazer igual.

Vi muitas, mas muitas fotografias que pra mim não comunicam absolutamente nada, além de muito ruins tecnicamente. Um lixo na minha modesta opinião de caipira do interior.. Muito pouca coisa aproveitável e realmente boa.

Chegaram a analisar isso? que acham dos projetos?

http://paratyemfoco.com/portfolios/


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2014, 11:28:38
Não sei qual a proposta desse site, mas as fotos que vi, além de me darem uma sensação ruim, ainda estão com alguns erros de exposição.
Sei lá...


Acho que a gente é que simprão demais, Luciano. :D


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2014, 11:35:31
É.... devo ser analfabeto cultural mesmo.
Pra mim também... todos os trabalhos lá (os que tive paciência de ver) são uma grande B*sta!!!
E as defesas dos trabalhos então.... só muito chapado pra entender isso... e olhe lá.
Sou realmente um analfabeto cultural. :aua: :aua: :aua: :aua:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2014, 11:45:23
É porque em fóruns de fotografia a discussão é quase 100% em relação à forma. Quase nada se discute sobre criar, analisar ou trabalhar o conteúdo. Só queremos saber como fotografar e nunca falamos sobre o que fotografar. Por outro lado, nesse tipo de evento, como o Paraty, é o contrário: a forma é secundária em relação ao conteúdo. Por isso tudo parece muito estranho. Então, vocês têm razão, é limitação nossa mesmo.
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 11:45:51 por RFP »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2014, 12:57:34
Ajudando o RFP na argumentacao dele...

...Nao se pode esperar enterder o conceito de um trabalho sem analisar a proposta e influencias do autor. Isso vale para qualquer arte.

O trabalho dele nao eh ruim. Eh sobre a aceitacao da sua homosexualidade sem renegar seu corpo masculino. E segundo ele a proposta eh "entrar, explorar, revelar e participar do complexo sensual e amoroso do espaço travesti".

Eu atei gostei da iluminacao das ultimas 5 fotos com a parede verde.

Obviamente nao sao fotos que eu compraria e nem colocaria em nenhuma parede minha para ficar apreciando, mas como forma de ver e enterder o universo dele ficou um trabalho interessante.

Para quem nao leu sobre o trabalho e sobre ele:

Citar
SOBRE O TRABALHO
Nelson aceitou sua homossexualidade, nesse momento ele poderia ter se tornado uma autêntica drag-queen, um travesti. Paradoxalmente, aproximando-se delas, foi-lhe sendo revelado algo pouco comum, havia nele uma rejeição pela ideia de “converter-se em mulher”. Naquele momento Nelson encontrou um lugar próprio e especial no universo travesti, simplesmente admirá-las, ser seu cúmplice e ao mesmo tempo aceitar seu corpo masculino. “Desobediente” é um projeto em que o autor quer, por meio da fotografia, entrar, explorar, revelar e participar do complexo sensual e amoroso do espaço travesti.


SOBRE O AUTOR
Estudos: Formado em ciência das Comunicação- Oficina fotográfica: “a arte de observar” por Sebastián Beláustegui- Oficina básica de fotografia digital com o professor Alejandro Echeverría.- Oficina de fotografia documental em Oaxaca, com Stella Johnson.- Getting close, oficina de fotografia com Joseph Rodríguez- Programa de formação: Fotoensayo V 2013- O discurso visual con Juan Antonio Molina, 2013. – Programa de fotografía contemporânea 2013. -Ao limite do ato fotográfico con Antoine D´Agata, 2013. Menção honorífica no concurso internacional de fotografia: “Jovens en el espejo” (México, DF 2010).- Selecionado pela fotógrafa Stella Johnson para participar como assistente e aluno da oficina de fotografia documental em Oaxaca (2012).- Fotografia vencedora do concurso “Os jovens, a primavera visual de suas crises e esperanças”- Cinco exposições individuais e oito exposições coletivas.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2014, 13:04:01
É porque em fóruns de fotografia a discussão é quase 100% em relação à forma. Quase nada se discute sobre criar, analisar ou trabalhar o conteúdo. Só queremos saber como fotografar e nunca falamos sobre o que fotografar. Por outro lado, nesse tipo de evento, como o Paraty, é o contrário: a forma é secundária em relação ao conteúdo. Por isso tudo parece muito estranho. Então, vocês têm razão, é limitação nossa mesmo.

Concordo em parte com o que você disse... mas pra muita coisa ali, me desculpe, mas acho que não é limitação nossa não.... nem com muito esforço consigo compreender. Tem muito trabalho ali que não consigo compreender nem a verborragia usada na justificativa!

Mas tem uns trabalhos legais... poucos, mas tem..

particularmente gostei desse: http://paratyemfoco.com/portfolios/fernando-jorge-da-cunha-silva/
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 13:07:03 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2014, 13:05:11
Ajudando o RFP na argumentacao dele...

...Nao se pode esperar enterder o conceito de um trabalho sem analisar a proposta e influencias do autor. Isso vale para qualquer arte.

O trabalho dele nao eh ruim. Eh sobre a aceitacao da sua homosexualidade sem renegar seu corpo masculino. E segundo ele a proposta eh "entrar, explorar, revelar e participar do complexo sensual e amoroso do espaço travesti".

Eu atei gostei da iluminacao das ultimas 5 fotos com a parede verde.

Obviamente nao sao fotos que eu compraria e nem colocaria em nenhuma parede minha para ficar apreciando, mas como forma de ver e enterder o universo dele ficou um trabalho interessante.

Para quem nao leu sobre o trabalho e sobre ele:


CROIX, vc só viu o primeiro da lista, e no caso esse ainda é um que é possível compreender de alguma forma... desça a página e navegue pelos outros trabalhos...
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 13:05:33 por Luciano.Queiroz »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2014, 13:14:42
É, sei lá....além de ter que entender qual o motivo que levou o cidadão a fazer tais trabalhos ainda tem a questão do gosto.
Eu por ex achei esse o mais interessante, pra mim, claro. http://paratyemfoco.com/portfolios/raymundo-govea/

Mas o resto, tirando um ou outro, sinceramente, com uma olhada rápido por cima: L*xo!!  :hysterical: :hysterical:

Sou "currto" mesmo....





RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2014, 14:05:26
Eu também não gostei da maioria.

Mas a arte não tem necessariamente como finalidade agradar.

Se é ou não arte, já disseram por aqui: "Arte é o que eu e você dizemos que é."
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2014, 18:50:35
Mas o resto, tirando um ou outro, sinceramente, com uma olhada rápido por cima: L*xo!!  :hysterical: :hysterical:



Acho interessante essa facilidade de considerar execrável aquilo que não entendemos/não gostamos.


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2014, 19:46:41
Essa discussão como tantas outras nunca termina, do mesmo modo que é fácil falar que certa coisa é ruim porque não a compreendemos, também é fácil falar que uma foto de gelo jogado na rua (como fez um dos artistas da paraty) é arte, só porque "qualquer coisa pode ser arte".

Ou seja, enquanto muitos podem achar um quadro abstrato simples (como o abaixo V), uma obra prima, outros dizem que é porcaria e não tem nada demais.



Ou seja, pra mim a maioria dos portfolios aí são ruins, porque pro meu gosto são exarcebadamente subjetivos, e não me cativam. Mas existem pessoas que vão se identificar, e achar maravilhoso, essa é a graça das coisas.  :ok:



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2014, 02:22:15
Vc nao precisa se identificar ou gostar da execucao em si para compreender.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2014, 08:56:12
Como disse desde o começo, tem vários projetos que realmente são bem bacanas... o Croix já citou alguns..

Mas a grande maioria pra mim continua sendo lixo. Acho que nem com muito boa vontade conseguiria compreender, e muito mais difícil ainda gostar e achar que o projeto merece estar lá exposto..

Cheguei a enviar 2 projetos pra lá, mas pela referência do que já passou pela eliminatório acho que nunca seriam escolhidos.. minhas fotos são "bonitinhas" demais pra figurar lá...

E na boa, mas vendo todos esses trabalhos selecionados pra estar lá, até me desanima participar do evento.... acho que não é ambiente pra mim.
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, 08:58:25 por Luciano.Queiroz »


Simão J.G. Alpino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2014, 19:46:38
Algum cientista social ainda deverá estudar a relação da arte com a falta de vergonha na cara.
Estou aguardando para ler este estudo.