Autor Tópico: A velha questão do que é arte....  (Lida 10645 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2014, 20:10:54
Eu acho esse lance de "é ou não é arte" um verdadeiro mimimi desnecessário.
Btw, em uma pesquisa rápida, achei essa definição sobre arte: "Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente."
Levando em consideração, principalmente a parte "a partir da percepção, emoções, ideias" não acho que eu, por exemplo, tenho o direito de determinar que o trabalho alheio é arte ou não. O problema maior é que as pessoas, muitas vezes, por não gostarem, não se identificarem ou até mesmo não entenderem algo executado por alguém, tem essa mania de dizer que "é um lixo, uma porcaria, isso não é arte". Que fique claro que ninguém é obrigado a gostar de tudo, longe disso, mas acho que é preciso saber sem imparcial ao fazer uma afirmação do que é ou não arte. E isso é algo que existe há MUITO tempo, vejam só quantos artistas renomados que estão mortos hoje eram ridicularizados por muitos, justamente por dizerem que o trabalho deles não era arte, e pelo visto isso nunca vai mudar. É uma pena...


Simão J.G. Alpino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 02 de Agosto de 2014, 20:26:07
Arte é aquilo que a gente quer botar na parede da nossa casa.

Se o sujeito que botar a foto da bunda da mãe dele na sala da casa dele, qual é o problema?

É artista do mesmo jeito! kkk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2014, 10:55:52
Vcs nao podem esperar gostar de todas as obras, ou ate mesmo da maioria, especialmente quando se trata de arte moderna e fotografia, em uma exhibicao.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Agosto de 2014, 14:13:36
Arte é aquilo que a gente quer botar na parede da nossa casa.

aí... achei bem interessante essa definição...  :ok: :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 04 de Agosto de 2014, 14:53:45
Arte é aquilo que a gente quer botar na parede da nossa casa.
aí... achei bem interessante essa definição...  :ok: :ok:

Eu discordo completamente.
Tem uma infinidade depecas que considero boas obras de arte, mas eu nunca colocaria na minha casa ou em lugar algum alem do museu ou galleria. Sem contar aquilo que eu considero arte ruim. Ruim mas nao menos arte do que aquilo que eu gosto.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Agosto de 2014, 14:56:44
Eu discordo completamente.
Tem uma infinidade depecas que considero boas obras de arte, mas eu nunca colocaria na minha casa ou em lugar algum alem do museu ou galleria. Sem contar aquilo que eu considero arte ruim. Ruim mas nao menos arte do que aquilo que eu gosto.

Como não tenho bagagem/conhecimento suficiente para discutir o que é arte... mas uma coisa eu sei... não colocaria na minha parede algo que não gostasse... independentemente de ser ou não considerada "arte".
Pior ainda para "arte ruim", pois além de não gostar, ainda não teria grana pra colocar...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #21 Online: 04 de Agosto de 2014, 17:34:08
tá interessante a discussão.. Mas infelizmente, parece que com cada nova notícia que vejo/ leio sobre o assunto, entendo menos....

agora vale até urinar nos filmes pra fazer arte...

https://estilo.catracalivre.com.br/2014/08/fotografa-urina-em-seus-filmes-e-consegue-resultados-incriveis/


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2014, 17:36:48
tá interessante a discussão.. Mas infelizmente, parece que com cada nova notícia que vejo/ leio sobre o assunto, entendo menos....

agora vale até urinar nos filmes pra fazer arte...

https://estilo.catracalivre.com.br/2014/08/fotografa-urina-em-seus-filmes-e-consegue-resultados-incriveis/

MISERICÓRDIA SENHOR!!!!!!!!  :eek: :eek: :eek: :aua: :aua: :aua:


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2014, 18:56:41
Começo da matéria...

Famosa pelas diferentes experimentações que costuma aplicar em seu trabalho, ela passou a utilizar sua urina como ingrediente em suas fotografias – e a melhor parte deste estranho método é que o resultado foi excelente.

Como excelente? Pode-se chamar de arte? Sim, pode. Mas dizer que está excelente?  :ponder:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2014, 04:28:10
tá interessante a discussão.. Mas infelizmente, parece que com cada nova notícia que vejo/ leio sobre o assunto, entendo menos....

agora vale até urinar nos filmes pra fazer arte...

https://estilo.catracalivre.com.br/2014/08/fotografa-urina-em-seus-filmes-e-consegue-resultados-incriveis/

Não sei se eu  :hysterical:   ou se eu  :eek: .
No mais, a discussão tá interessante. Vou acompanhando. :snack:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2014, 09:13:51
Achei alguns bem interessantes, uns mais outros menos.

Para Pablo Picasso "Arte não é a aplicação de uma regra de beleza, mas daquilo que o instinto e o cérebro podem conceber além de qualquer regra", acho que é preciso se livrar de alguns preconceitos ir além da beleza e tentar desfrutar da obra principalmente.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 05 de Agosto de 2014, 09:34:57
acho que é preciso se livrar de alguns preconceitos ir além da beleza e tentar desfrutar da obra principalmente.

Esse é um ponto importante. Acho que quando se trata de arte (na verdade, não só de arte, mas aí já é querer demais), a gente precisa ter uma cabeça mais aberta que o normal, o que muita gente não consegue ter (e isso não é uma crítica, cada um tem o direito de pensar como bem entender).

Outra coisa também é que, não sei pra vocês, mas pra mim, você analisar o trabalho de qualquer outra pessoa, por "pior" que seja o trabalho, tratá-lo e chamá-lo de "lixo, porcaria" e derivados  só porque você não gostou, não entendeu ou não consegue considerá-lo como arte é uma tremenda falta de respeito.
Imagina quão desagradável seria se cada vez que você tirasse uma foto que as pessoas não gostassem ou não entendessem o significado, elas ficassem falando que a tua foto, que muitas vezes você fez com dedicação, é um lixo.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2014, 10:36:06
...acho que é preciso se livrar de alguns preconceitos ir além da beleza e tentar desfrutar da obra principalmente.

Esse é um ponto importante. Acho que quando se trata de arte (na verdade, não só de arte, mas aí já é querer demais), a gente precisa ter uma cabeça mais aberta que o normal, o que muita gente não consegue ter (e isso não é uma crítica, cada um tem o direito de pensar como bem entender).

Concordo em parte.. o que não entra na minha cabeça é ficar tempo analisando, procurando e tentando entender os motivos ou significados possíveis de interpretação pra só aí passar a aceitar ou gostar de alguma coisa... Lógico que o entendimento não precisa ser totalmente literal à primeira vista, mas pra mim é mais ou menos igual piada, se precisa explicar é porque não tem graça..
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 10:37:58 por Luciano.Queiroz »


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 05 de Agosto de 2014, 10:44:18
Concordo em parte.. o que não entra na minha cabeça é ficar tempo analisando, procurando e tentando entender os motivos ou significados possíveis de interpretação pra só aí passar a aceitar ou gostar de alguma coisa... Lógico que o entendimento não precisa ser totalmente literal à primeira vista, mas pra mim é mais ou menos igual piada, se precisa explicar é porque não tem graça..

Eu entendo teu ponto de vista. Mas a questão é que, usando o exemplo que você citou da piada... Se tem que explicar, é porque não tem graça, mas ainda assim, por pior que seja, ela não deixou de ser uma piada e enquanto você não entendeu ou não riu, em algum momento outra pessoa vai entender e vai rir. No caso da arte, o fato de gostarmos ou não de alguma coisa, não vai fazer com que ela deixe de ser arte, e isso se aplica a outras coisas... Eu não gosto de pagode, nem por isso pagode vai deixar de ser música, por exemplo.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #29 Online: 05 de Agosto de 2014, 10:55:21
Eu entendo teu ponto de vista. Mas a questão é que, usando o exemplo que você citou da piada... Se tem que explicar, é porque não tem graça, mas ainda assim, por pior que seja, ela não deixou de ser uma piada e enquanto você não entendeu ou não riu, em algum momento outra pessoa vai entender e vai rir. No caso da arte, o fato de gostarmos ou não de alguma coisa, não vai fazer com que ela deixe de ser arte, e isso se aplica a outras coisas... Eu não gosto de pagode, nem por isso pagode vai deixar de ser música, por exemplo.

Certo!

Agora, uma coisa é ser arte, entendendo-se ou não, outra coisa é fazer algo sem graça, sem conteúdo, sem conhecimento e até sem saber o propósito e um monte de outros ( que tbm não entendem nada, mas passam a ideia de que entendem ) baterem palma e afirmarem que aquilo é um grande trabalho artístico. Pra mim, na minha ignorancia, isso parece ser falta de ter do que gostar...