Autor Tópico: A velha questão do que é arte....  (Lida 10752 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:32:26
Certo!

Agora, uma coisa é ser arte, entendendo-se ou não, outra coisa é fazer algo sem graça, sem conteúdo, sem conhecimento e até sem saber o propósito e um monte de outros ( que tbm não entendem nada, mas passam a ideia de que entendem ) baterem palma e afirmarem que aquilo é um grande trabalho artístico. Pra mim, na minha ignorancia, isso parece ser falta de ter do que gostar...

Certo em partes, porque cada caso é um caso. Digo isso porque existem pessoas que dizem gostar de coisas que elas mesmas nem sequer entendem, só para parecerem "cool", por outro lado, o que para você pode ser algo sem graça, sem conteúdo e sem conhecimento, para outras pessoas podem ter um significado imenso. É complicado generalizar, é complicado julgar sem conhecer. Mas de qualquer forma acho que isso que você citou é questão de pessoas, não da arte em si. Cada um gosta do que convém, quanto a isso, a gente não pode fazer e/ou dizer muita coisa, porque uma pessoa sempre vai julgar o gosto da outra baseada no teu próprio gosto e nisso as pessoas podem ser BEM diferentes entre si. Como determinar o que é bom? O que é "certo"? O que tem algum significado?


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:34:57
Atualmente vivemos no padrão flickeriano de fotos, veja se as suas não são similares as que estão publicadas lá. Por este motivo os curadores escolhem como arte, fotografias, etc que desafia o convencional e o padrão estabelecido pelo pós processamento.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:39:59
Concordo em parte.. o que não entra na minha cabeça é ficar tempo analisando, procurando e tentando entender os motivos ou significados possíveis de interpretação pra só aí passar a aceitar ou gostar de alguma coisa... Lógico que o entendimento não precisa ser totalmente literal à primeira vista, mas pra mim é mais ou menos igual piada, se precisa explicar é porque não tem graça..

Realmente não precisa explicar e concordo com você que tem bastante trabalho escolhido ali que não tem graça e nem considero arte. Não acho que isso é arte http://paratyemfoco.com/wp-content/uploads/2014/08/feab84a6bc5066101291d93f8b8ac961-945x630.jpg não acho que seja uma foto interessante, parece mais fotografia jornalistica.

É claro que se entende melhor e se aprecia melhor quando se conhece o artista, você só entende melhor o azul de Van Gogh quando conhece sua historia.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #33 Online: 05 de Agosto de 2014, 12:07:15
Atualmente vivemos no padrão flickeriano de fotos, veja se as suas não são similares as que estão publicadas lá. Por este motivo os curadores escolhem como arte, fotografias, etc que desafia o convencional e o padrão estabelecido pelo pós processamento.


porque é arte tem que ser malfeito?

tem vários trabalhos lá que por mais que eu não goste ou não entenda, reconheço seu valor por perceber que o autor realmente planejou e executou o que queria..

agora, faça-me o favor... tem coisa lá que é deprimente!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 12:10:29 por Luciano.Queiroz »




Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #35 Online: 05 de Agosto de 2014, 16:15:12
Certo em partes, porque cada caso é um caso. Digo isso porque existem pessoas que dizem gostar de coisas que elas mesmas nem sequer entendem, só para parecerem "cool", por outro lado, o que para você pode ser algo sem graça, sem conteúdo e sem conhecimento, para outras pessoas podem ter um significado imenso. É complicado generalizar, é complicado julgar sem conhecer. Mas de qualquer forma acho que isso que você citou é questão de pessoas, não da arte em si. Cada um gosta do que convém, quanto a isso, a gente não pode fazer e/ou dizer muita coisa, porque uma pessoa sempre vai julgar o gosto da outra baseada no teu próprio gosto e nisso as pessoas podem ser BEM diferentes entre si. Como determinar o que é bom? O que é "certo"? O que tem algum significado?

É, concordo, voce está certa! :ponder:


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 05 de Agosto de 2014, 21:12:26
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 05 de Agosto de 2014, 21:36:16
Você sinceramente acha que isso é arte?  :shock:

Eu tava vendo os links que aparecem juntos a esse no youtube... e ainda tem coisa pior.... e como relatado pela Daniela... várias pessoas aplaudindo...  :eek: :eek: :eek:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 06 de Agosto de 2014, 05:06:51
Você sinceramente acha que isso é arte?  :shock:

Tem gente que acha que Wandy Andy Warhol fez arte assim como Dulchamp, pq o trabalho dessa artista nao seria?


O fato eh que a maioria das pessoas que criticam "isso nao eh arte" ou "diz que gosta so para dizer que eh cool" costumam fazer tais criticas antes mesmo de avaliar o trabalho, baseando-se apenas no pre-julgamento daquilo que esta fora do comum, tradicional ou ate forra do normal.

Baseado no conceito dos trabalhos e na biografia dos artistas, da para se perceber claramente que quase todos, se nao todos os fotografos que aparecem com seus trabalhos nesse link que abriram o topico, sabem muito bem o que estao fazendo e tem a execucao do seus conceitos super claras. Seja eu gostando do conceito e resultado ou nao. So isso ja coloca um pe no considerado mundo das artes. Mas ironicamente, a grande maioria das pessoas que criticam fazem suas criticas de maneira extremamente cega, sem se darem o trabalho de lerem, pensarem e analiseram os trabalhos em si. E pior ainda, a grande maioria desses criticos que chamam os trabalhos dos demais de lixo, atentam criar algo com ar artistico baseado em nada e estremamente as cegas, muito diferente dos gabaritados artistas que tais criticos chamam de lixo.



Esse video da mulher colocando ovos de tinta na gavina nao eh diferente. No primeiro momento qualquer um vai pensar "mas que merda essa louca esta fazendo". Mas uma pessoa consiente vai buscar e analisar as motivacoes e ideias que fizeram essa artista "se comportar de talmaneira", como faria com qualquer outra pessoa em qualquer situacao. E sabendo que o mundo das artes de hoje nao eh nada alem de conceito, essa busca nao nao eh nem dever mas sim obrigacao para quem realmente quer saber e entender o que se passa.

Quem aqui leu sobre esse trabalho dela antes de pensar em postar qualquer resposta aqui, ou antes de formar uma opiniao sobre ela e o trabalho dela?

Citar
What the spectators are about to expect, is the compressed birth of a piece of art.
Slowly the egg leaves the natal canal of the artist and smashes on the canvas, red colour flows out. The next egg contains another colour and so bit by bit, accompanied only by loud "Plops", an abstract art work originates -- archaically, uncontrollably and intuitively. At the end of this almost meditative art birth performance the stained canvas is folded up, smoothed and unfolded to a symmetrically reflected picture, astonishingly coloured and full of strong because universal symbolism.

The "PlopEgg Painting" itself releases a loose chain of thoughts -- about the creation fear, the symbolic strength of the casual and the creative power of the femininity. A comparison to wild associations arises and by the intensity of the seen and experienced, one becomes clear: the art needs like so often the corporeity to be able to manifest itself.

Milo Moire's performances start with daydreaming, with (every)daily, personal physical experiences which condense by wild associations to an internal whole piece of art about to mature and enter the world. The corporeity becomes the need for her artistic expression to make the happened - also for the spectator - experienceable. Milo Moire describes her art, as an „art led by intuition. To create art, I use THE original source of the femininity -- my vagina".

Milo Moire opens her performance cycle "The PlopEgg Painting Performance # 1 - A Birth of a Picture" on the famous art fair Art Cologne -- a place at which the art gets involved in the flirtation with big figures. The hashtag 1 stands for the first Art-Birth-Picture. Other performances should follow worldwide.

Within the context of art (performance), commerce (art fair) and opinion creation (media) a deliberate-accidental creation act happens, which instantly provokes ambivalent interpretations. „In my art i try to create mental doors", the artist says. And there is always at least one door left to pass through a mirror.

Em resumo, o trabalho eh sobre "o expressado nascimento da obra de arte", de maneira arcaica, incontrolada e intuitiva. Ela procura provocam pensamentos sobre o medo da criacao, o poder simbolico do casual e o poder criativo feminino. Tambem a clareza de que a arte com frequencia precisa do corporal ou material para ser capaz de se manifestar.

A performace comeca com o sonho diario, fisical pessoal experiencias pela selvagem associacao ao todo da obra de arte dentro de nos que esta para amadurecer e adentrar o mundo. O corporal se torna a nescessidade para a expressao asrtistica acontecer, como tambem para se tornar experienciavel aos expectadores da arte. A artista descreve a sua arte como Arte guiada pela intuicao. Segundo ela, para criar arte ela usa a fonte original de sua femininidade, a vagina dela.

A imagem espelhada do canvas dobrado esta relacionado com o que ela descreve "Na minha arte eu tento criar portas mentais , e sempre tem pelo menos 1 porta deixada para se atravessar um espelho".



Agora, obviamente a arte dela eh mais a performace de como a arte foi criada do que a criacao em si. Tudo nao passa de simbolismos ou puro conceito, como eh a tendencia e normas da arte de hoje em dia. Independente de tudo, pessoalmente eu gostei do resultado da pintura final. Ficou bonito e interessante.

Mas sobre a performace e a conceitualizacao da arte, existe existe uma forte propaganda na propria descricao da obra e performace. O mundo da arte de hoje, tenta manter a arte em si viva atravez de glorificacao da performace, algo endeusado, glorificado, alem da compreencao e padronizacao das massas, para posar como sublime. Mas a verdade eh que arte nao eh nada alem do que as demais criacoes de hoje em dia nas demais areas. Vazia, pobre ou ate mesmo inexistente. No lugar da arte existe um espetaculo pq a sociedade ou realidade passou a ser sinonimo disso, espetaculo e entretenimento.

Isso significa que nao eh a arte do fulano ou da loca pelada soltando ovo pela vagina que eh um lixo, ou que simplesmente nao eh arte. Nada eh arte se for levar o assunto a serio. Arte, principalmente Fine Arte ja nao existem ha muito tempo. O que chamamos de arte hoje nao passam de produtos comerciais, entretenimento e espetaculo.

Tudo eh passivel a ser artistico hoje, basta adicionar um conceito e descontextualizar o objeto ou ideia da sua origem ou ate mesmo utilidade. Sendo assim, nada de fato eh arte. E foi essa a critica de Dulchamp ao assinar e exibir um urinol, essa foi a grande sacada de Andy Warhol ao apresentar como arte meros produtos da industria do entretenimento ou da industria comercial. Essa eh a hironia feita por John Baldessari em queimar tudo que ele fez ate certo tempo baseado nas artes classicas e passou a criar arte baseado no nao artistico. Mas ate isso ja esta se perdendo forca e graca e se tornando repetitivo. Do mundo das arte de verdade ja nao vem mais nada, eh inexistente.

Por isso eh injusto apontar o dedo a 1 artista que leva o mundo da arte de hoje a serio, pq enquanto vc ri ou falamal dele e das obras dele, outros falam mal de vc e de suas obras baseado em copias saudosistas de uma padronizacao classica, e ate mesmo por ter medo de sair desse padraozao clichezado para tentar criar "arte de verdade" ou ate mesmo "criar algo de fato". Algo tambem relacionado com o medo que a artista dos ovos na vagina menciona e representa em sua obra.

Eh igual  apessoas que nao ajuda ninguem reclamando da eficiencia daqueles que procuram maneiras de ajudar.

E aquele tal de Picasso que pensava que era artista pintando e desenhando igual uma crianca de 7 anos de idade!?!? Essa galera que diz que gosta de Picasso, de Pollack, de Van Gogh, Mannet e Monnet deve ser so para ficar posando de cool. Como se o que elez fizeram fossem arte.. 8-)

;)


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 06 de Agosto de 2014, 06:17:10
Lol exibindo o conceito da artista fica ate fácil dizer que é arte. Daria pra falar tao bonito assim do meu carro despejando oleo no chão pra formar uma imagem abstrata. Legal a performance da moça mas eu prefiro aceitar que um desenho de uma criança de 3 anos seja mais arte do que o que ela fez, porque saiu do imaginativo dessa criança. Talvez seja pura ignorância minha mesmo. Se vc for pensar que a moça fez arte assim daqui a pouco surge um maluco dizendo que o caos causado pela bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki são obras de arte.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 06:17:51 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #41 Online: 06 de Agosto de 2014, 07:18:23
Lol exibindo o conceito da artista fica ate fácil dizer que é arte. Daria pra falar tao bonito assim do meu carro despejando oleo no chão pra formar uma imagem abstrata. Legal a performance da moça mas eu prefiro aceitar que um desenho de uma criança de 3 anos seja mais arte do que o que ela fez, porque saiu do imaginativo dessa criança. Talvez seja pura ignorância minha mesmo. Se vc for pensar que a moça fez arte assim daqui a pouco surge um maluco dizendo que o caos causado pela bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki são obras de arte.

Acho que, dependendo da intencionalidade de quem faz e/ou vê, o óleo do seu carro pode ter mais arte do que 99% das fotos bem focadas e saturadas do Flickr... também do que as fotos desses salões.

Me parece que a confusão se dá ao querermos fazer afirmações gerais: arte é tal coisa. Há que olhar obra por obra, contexto por contexto. Fora disso, tudo é discussão vazia. Só chamar de arte ou lixo a tudo o que é torto ou desfocado não leva a nada.

Mas, cuidado com a mente fechada e a falta de repertório visual, ou estaríamos todos chamando de lixo objetos culturais importantíssimos como este:


Não esqueçam que arte não é só o objeto, mas o discurso...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #42 Online: 06 de Agosto de 2014, 07:44:06
Exato. Eh pelo contexto do artista, historico, cultural e mental que se entende criacoes. E eh por elas que se faz o nada uma obra de arte e nao a peaca/obijeto em si. Independente da epoca e artista.

Vc pode gostar de Rambrandt, de Michelangelo, de paulo coelho, do senhor dos aneis, de Matrix. Mas o mero fato dengostar ou desgostar nao significa saber o que realmente a obre significa. Mas mesmo desgostando, sabendo do contexto e conceitos, vc tem maior entendimento e embasamento de avaliacao e compreencao da criacao. E nao o mero "eu gostei" e "nao gsotei".

A maioria das coisas que as pessoas gostam eh pq elas foramneducadasba gostarem, e nao pq realmente um motivo ou entendimenro para se gostar. A mesma coisa sobre aquilo que a maioria das pessoas desgostam. Boa parte disso esta ligado a tradicao, costumes, influencias historicas e dondicoes mentais de um determinado publico.

Por isso que gosto nao eh que nem nariz em que cada um tem o seu, mas sim educacao, cultura, tradicao, estado mentaltal, etc.

E sim. Faca um buraco no tanque de seu carro, elabore um conceito que se sustente, abordando uma visao ou paradgma sobre umbdeterminado assunto de atencao e importancia humana, social ou mental que seja sua e unica, em que o resultado provoque a percepcao dos observadores, e vc terabuma obra de arte. Nao sei se mais marte do que uma artista dom curriculo e gabarito,vou seja, experiencia mental e de criacao, mas sim arte.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #43 Online: 06 de Agosto de 2014, 11:38:59
Exato. Eh pelo contexto do artista, historico, cultural e mental que se entende criacoes. E eh por elas que se faz o nada uma obra de arte e nao a peaca/obijeto em si. Independente da epoca e artista.

Vc pode gostar de Rambrandt, de Michelangelo, de paulo coelho, do senhor dos aneis, de Matrix. Mas o mero fato dengostar ou desgostar nao significa saber o que realmente a obre significa. Mas mesmo desgostando, sabendo do contexto e conceitos, vc tem maior entendimento e embasamento de avaliacao e compreencao da criacao. E nao o mero "eu gostei" e "nao gsotei".

A maioria das coisas que as pessoas gostam eh pq elas foramneducadasba gostarem, e nao pq realmente um motivo ou entendimenro para se gostar. A mesma coisa sobre aquilo que a maioria das pessoas desgostam. Boa parte disso esta ligado a tradicao, costumes, influencias historicas e dondicoes mentais de um determinado publico.

Por isso que gosto nao eh que nem nariz em que cada um tem o seu, mas sim educacao, cultura, tradicao, estado mentaltal, etc.

E sim. Faca um buraco no tanque de seu carro, elabore um conceito que se sustente, abordando uma visao ou paradgma sobre umbdeterminado assunto de atencao e importancia humana, social ou mental que seja sua e unica, em que o resultado provoque a percepcao dos observadores, e vc terabuma obra de arte. Nao sei se mais marte do que uma artista dom curriculo e gabarito,vou seja, experiencia mental e de criacao, mas sim arte.

O que realmente pega aqui Márcio, e todos os outros que estejam acompanhando o raciocínio explanado, que me faz argumentar é o seguinte: ok, tudo pode ser arte, pode não ser, há que se entender e estudar o conceito ou o motivo ou a intenção, ok, beleza! Sem problema. Cada um faz o que quer, e sendo uma forma de expressão, pode ser arte, ok!

Mas vamos combinar que existe uma certa injustiça, causada, penso eu, justamente pela ignorância das pessoas que querem achar ou dizer que entendem de alguma coisa, no sentido de darem valor pra coisas pouco criativas, pouco relevantes ou brilhantes, comparando com outras de alto grau de genialidade.

Vc citou aqui, Michelangelo....meu Deus, não da pra comparar com alguém que enlata as próprias feses, ou evacua ovo pela v*gna, ou sei lá mais o que.....

Mas pode ser só eu que acho isso....sei lá...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #44 Online: 06 de Agosto de 2014, 11:53:34
E sim. Faca um buraco no tanque de seu carro, elabore um conceito que se sustente, abordando uma visao ou paradgma sobre um determinado assunto de atencao e importancia humana, social ou mental que seja sua e unica, em que o resultado provoque a percepcao dos observadores, e vc terabuma obra de arte.

Não esqueçam que arte não é só o objeto, mas o discurso...

Acho que finalmente comecei a entender.... a entender que essa arte de hoje não é nada sem um texto complicadíssimo de entender, que na maioria das vezes não justifica nada, mas meia dúzia diz que entende e aplaude.

Impossível comparar isso que julgam ser arte hoje, de arte como Michelangelo ou da Vinci, ou do brasileiro Aleijadinho como tantos outros, exemplos onde mesmo quem não entende de arte reconhece o valor artístico da obra.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 11:54:26 por Luciano.Queiroz »