Autor Tópico: Estou velho?  (Lida 2990 vezes)

Marcos Cardoso

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 391
  • Sexo: Masculino
  • Apenas um novato
Online: 24 de Julho de 2014, 11:10:03
Então galera, vou tentar falar um pouco da minha situação... Uma situação meio complicada e que tá me deixando agoniado...

Bom, minha história com fotografia é bem curta, tudo começou no ano passado após saber que seria pai, quando minha esposa disse que estava grávida, planejei algumas coisas e junto disso veio a vontade de fotografar/filmar o parto... Fui atrás de uma câmera, fui pesquisar e tentar achar algo que me entregasse boa qualidade de imagem sem pagar muito caro por isso... Pois bem, decidi então pela Sony NEX-F3, depois que peguei a câmera fui tentar extrair algo dela... Comecei a ler artigos, tutoriais, livros, videos e tudo o que me deixasse mais a vontade com a fotografia... Chegou o grande dia! Fiz umas fotos, uns videos, não saiu como eu esperava, mas tranquilo... Ao longo desses meses fui tentando desenvolver a técnica de fotografar, comprei lentes(manuais), comprei um livro e fui fotografando tudo o que via... Percebi que com o tempo as fotos começavam a ter algo para se apreciar, só que eu precisava e preciso bancar as coisas da família(Leite do filhinho, construção da casa), tive que me desfazer de tudo... Vendi a câmera e acessórios... Mas meu desejo por fotografia ainda persiste, continuo aqui no fórum todos os dias, lendo todos os dias, tentando guardar informações e quem sabe um dia ter outra câmera para aplicar o conceito na prática... Hoje estou muito, mas muito apertado financeiramente... Trabalho com TI, formado nessa área, mas meu salário não é lá aquelas coisas... Estou finalizando minha casa, com muito suor... E com isso vem a satisfação de ter uma casa própria e as dividas que farão parte da minha vida por um longo tempo... Tenho 29 anos e todos os dias penso em algo para mudar de vida, fazer algo que me dê prazer e ao mesmo tempo seja meu "ganha pão"... Gosto muito do que faço, mas às vezes me sinto preso, acho que eu poderia ser muito mais feliz fazendo algo com fotografia, talvez tentar criar meu próprio negócio com isso, só que com 29 anos me sinto um pouco velho para iniciar uma nova carreira, talvez seja tarde para começar algo diferente, mas minha vontade de "chutar o balde" e tentar ser fotografo é grande.

O que vocês me dizem, estou velho? ;)


Sem câmera :(


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2014, 11:19:40
Acho que nunca se é velho demais para mudar de carreira. Alguns dos maiores fotógrafos do mundo começaram bem mais velhos que você. Eu mesmo comecei a trabalhar com fotografia mais velho que você.

Mais importante que a idade, é o contexto, o ambiente. Investir em uma carreira de fotógrafo vai lhe tomar uns bons 2 ou até 3 anos para começar a se estabilizar. Se você está passando por dificuldades financeiras no momento, tem que ver se teria espaço para largar tudo e passar esse período de transição. Dificilmente você vai conseguir entrar na carreira de fotógrafo já ganhando bem, dificilmente vai começar ganhando mais do que seu salário atual, independente de quanto ele for.

Meu conselho é que não "chute o balde" de uma vez, você ainda vai precisar bancar o leite do filhinho e a construção da casa. Se segure no seu emprego atual por mais um tempo, e vá investindo na fotografia aos poucos. Principalmente em conhecimento, cursos, livros, etc.


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2014, 11:28:24
Acho que nunca se é velho demais para mudar de carreira. Alguns dos maiores fotógrafos do mundo começaram bem mais velhos que você. Eu mesmo comecei a trabalhar com fotografia mais velho que você.

Lembrando que Sebastião Salgado começou profissionalmente aos 29 anos também.

Estou nessa mesma levada, mcardosoti. Hoje tenho uma "empresa de um homem só" de consultoria e desenvolvimento, e esses últimos meses tem sido tensos. Praticamente todos os projetos parados. Comecei a fotografar mais seriamente há apenas 3 meses, consegui um evento por amizade para aprender, mas com certeza não dá pra largar e mudar de uma vez. E detalhe, já estou com 37 anos, e não vejo nenhum problema em mudar de área, mesmo sabendo que não vou sair da frente do computador :D

Meu conselho é que não "chute o balde" de uma vez, você ainda vai precisar bancar o leite do filhinho e a construção da casa. Se segure no seu emprego atual por mais um tempo, e vá investindo na fotografia aos poucos. Principalmente em conhecimento, cursos, livros, etc.
A única coisa... Paciência, ainda mais se você, assim como eu, está em um momento financeiro delicado. Nada de chutar o balde.

Se segure no seu emprego atual por mais um tempo, e vá investindo na fotografia aos poucos. Principalmente em conhecimento, cursos, livros, etc.

Tenho seguido essa linha que o Humberto falou. Fiz um curso, estou acompanhando o site da eduk com os cursos gratuitos ainda, lendo muito aqui no fórum, procurando livros e tal.

Abs
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2014, 11:29:57
kkkk, tenho 40 e sempre penso em mudar minha vida tb....

Gosto muito de fotografia, e me dedico pouco por causa do meu trabalho que me tira até horas de sono, tenho certeza que se eu me dedicasse mais e começasse ver bons resultados por parte de elogios de pessoas, eu acho que criaria mais coragem e me sentiria mais confiante em largar o que eu faço e viver só de fotografia, já prevendo as novas pedras que vão surgir no caminho. :ok:

Tudo na vida requer um certo sacrifício, todos os fotógrafos aqui e que vivem disso de fotografar vão te dizer o mesmo, que o começo é muito difícil, que eles levaram algum tempo em meses ou anos até estarem bem estabilizados, etc... Isso pode parecer desanimador, só o fato de pensar em passar aperto financeiro e sacrificar toda a família em prol de um sonho que é seu, isso realmente não te traz conforto.

Você vai se perguntar muitas vezes se é certo isso ou não e nessa de ficar pensando e vida vai passando os anos vão chegando e você não toca pra frente seu projeto de vida que parece ser tão simples, mas que pode te carregar de culpa e medo pelo fracasso, como você poderá ter o sabor do sucesso.

Isso meu caro vai depender de voce da sua escolha e tenacidade em fazer dar certo!

Um dia eu crio coragem ou quando a empresa me dispensar... :D

Aproveita e veja esse vídeo é bastante inspirador:
Fábio Pedro.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2014, 13:26:57
Tá velho não. Mas tem que investir muito tempo e algum dinheiro. Se tiver zero de um dos dois realmente não tem como.

O principal é ter consciência de que fotografar pra viver é totalmente diferente de fotografar por hobby.

Qualquer um consegue com um mínimo de dedicação tirar boas fotos. Vender seu peixe já é outra história.

Minha sugestão é você dedicar o mesmo tempo de estudo à profissão de fotógrafo quanto o que dedica à técnica e à arte fotográfica.

Tem muita coisa gratuita na internet, pesquise o portal extreme photo e o marketing para fotógrafos. Mas vá além de dicas, se aprofunde no assunto. Guarde 70 reais por mês para daqui 10 meses comprar uma Nex ou algo que o valha.

E o mais importante: leia sobre finanças pessoais. Vai fazer toda diferença do mundo, até mesmo na hora que decidir comprar seu equipamento fotográfico. Sugiro o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2014, 13:48:01


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2014, 13:53:06
Lembrando que Sebastião Salgado começou profissionalmente aos 29 anos também.

Joe Buissink, um dos maiores fotógrafos de casamentos da atualidade, começou a trabalhar com fotografia aos 45 anos...


Mas tem que investir muito tempo e algum dinheiro. Se tiver zero de um dos dois realmente não tem como.

Bem por aí mesmo!


Marcos Cardoso

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 391
  • Sexo: Masculino
  • Apenas um novato
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2014, 14:01:59
Valeu galera! Valeu mesmo... É bom compartilhar um pouco da minha vida e receber conselhos, dicas e tudo o que vocês me falaram... Geralmente quando falamos com conhecidos as respostas são diferentes, muitas vezes desanimadoras. Vou seguir meu sonho, refletir um pouco mais e continuar meus estudos, mesmo que seja sem câmera.

Abraços :D
Sem câmera :(


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2014, 14:42:11
Joe Buissink, um dos maiores fotógrafos de casamentos da atualidade, começou a trabalhar com fotografia aos 45 anos...
Bem por aí mesmo!

Precisava ler isso para ver que estou no caminho certo  :worship:

Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


GabrielCastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2014, 14:58:04
E eu me achando velho porque comecei a aprender fotografia a um ano atras com 22.


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2014, 15:06:37
E eu me achando velho porque comecei a aprender fotografia a um ano atras com 22.

Boa ....  :ok:
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


jimmypagelf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2014, 09:20:33
Não acho que idade possa interferir negativamente nessa profissão. Acho que até pelo contrário! Ter mais idade é ter mais conhecimento da vida. Saber dialogar como gente grande. As vezes aquele garoto de 20 ano cheio de técnicas pecaria na hora de conversar ou coisa do tipo.


Eu acho isso. Estou com 27 anos e penso nesse ano já começar a fazer alguns ensaios pagos.
D7100 + Nikkor 50mm f/1.8G + Flash YN 560III + felicidades


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2014, 10:35:45
Precisava ler isso para ver que estou no caminho certo  :worship:

Sim, mas ao que parece, o 1° casamento dele já foi da irmã da Annie Leibovitz, ahahah.

Ter mais idade é ter mais conhecimento da vida. Saber dialogar como gente grande. As vezes aquele garoto de 20 ano cheio de técnicas pecaria na hora de conversar ou coisa do tipo.


Concordo, e experiências de vida são o que tornam a nossa fotografia única e exclusiva! Mas também pode ter o outro lado. Pessoas um pouco mais velhas também podem ter mais dificuldade em aprender novos conceitos, geralmente os jovens são mais flexíveis e com cabeça mais aberta. Não tem como generalizar muito.

Mas uma coisa é certa, com o passar dos anos, vai ficando cada vez mais difícil se levantar depois de tirar uma foto agachado, ahahah.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2014, 11:02:59
eu fiz uma mudança de vida dessa com 28 anos, em 2005.. foi o ano que abandonei a zootecnia pra virar artesão luthier. Hoje ganho bem menos financeiramente, mas vivo infinitas vezes melhor.

não é fácil trocar o certo pelo duvidoso, e pra ser sincero acho que quanto mais racional tentar ser mais difícil a mudança... levar tudo pro emocional tb não rola porque você deixará de considerar muita coisa importante. o equilíbrio entre os 2 extremos sempre é importante, mas esse ponto só você mesmo pra achar.
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, 11:03:27 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2014, 11:23:54
eu fiz uma mudança de vida dessa com 28 anos, em 2005.. foi o ano que abandonei a zootecnia pra virar artesão luthier. Hoje ganho bem menos financeiramente, mas vivo infinitas vezes melhor.

não é fácil trocar o certo pelo duvidoso, e pra ser sincero acho que quanto mais racional tentar ser mais difícil a mudança... levar tudo pro emocional tb não rola porque você deixará de considerar muita coisa importante. o equilíbrio entre os 2 extremos sempre é importante, mas esse ponto só você mesmo pra achar.

Legal, Luciano, não sabia dessa sua guinada na vida. Estou no meio de uma história um pouco parecida. Aos 30 e poucos resolvi jogar fora uma carreira bem encaminhada como biólogo, fiz graduação, mestrado e doutorado na USP, durante o doutorado fiz estágio nos EUA, publiquei meus trabalhos em revistas renomadas e hoje, se tivesse continuado na área, provavelmente estaria empregado e muito bem sucedido.

Ao invés disso, resolvi virar fotógrafo e agora estou no perrengue de tentar me estabelecer, me re-erguer financeiramente. Ganho menos e provavelmente nunca ganharei tão bem como se tivesse feito carreira na área acadêmica, mas com certeza vivo infinitas vezes melhor.

Mas é isso, eu estava em um momento da vida em que poderia ter feito essa mudança, não tenho filhos, pude me dar ao luxo de voltar praticamente ao zero e passar essa pindaíba que passo hoje em dia.