Autor Tópico: Canon 50mm  (Lida 983 vezes)

serena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Online: 25 de Julho de 2014, 11:52:42
Olá amigos,

Depois de muito tempo off line no fórum estou de volta. :)

Tenho uma duvida. Andei fazendo algumas fotos com a 50mm e percebi que em algumas o foco fugiu dos olhos. Foquei corretamente no momento da foto e qdo fui ver depois o foco estava no local errado. Conversando com uma amiga ela disse que isso ocorre porque a minha 50mm é 1.8 e as 50mm 1.8 são lentes de plástico, e por isso acontece muito esse problema de foco.  Alguém pode me dizer se essa informação é correta? Obrigada!
Céu


Soneca

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2014, 13:35:42
Não tem nada haver pelo fato da lente ser de plástico.
Ela é de plástico para ser barata.

O problema de não focar os olhos é por conta da abertura e de sua câmera, o foco dela é muito delicado, portanto não dá pra confiar só no viewfinder, eu recomendo após tirar a foto dar um belo zoom na área que você queria focar para ver se realmente saiu focada.  :)

O fato dela ser de plástico só mostra que a construção dela é mais frágil... mas mesmo assim existem lentes de primeirissima qualidade feitas de plástico...
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, 13:37:23 por Soneca »
Canon 70D | 18-55 | 50mm f1.8 | Rokinon 8mm
https://www.flickr.com/photos/soneca_fotografia/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2014, 13:50:32
nada a ver.. é erro na hora do uso mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2014, 15:40:21
A pergunta clássica, focou e recompôs?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2014, 16:24:26
Dificilmente é problema da lente... pode ser configuracao de Front Focus ou Back Focus ou pode ser tb que pela profundidade rasa vc esteja errando o foco.
Ricardo Ghion


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2014, 17:14:42
Eu tenho uma 50 1.8 e não tive problemas de focar. Conforme já falaram, o fato dela ser de Plástico não a desmerece, pelo contrário. É a melhor lente de custo x benefício EMHO.

Provavelmente você deve ter usado o ponto central com a câmera próximo à pessoa e recompôs a cena. Isso, até 2.8 tem grandes chances de sair fora do foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2014, 17:21:23
Eu também uso e nunca tive problemas com o foco. Se bem que confiro antes de ter certeza e refaço a foto quando não tenho o foco da forma que quero.
Canon


jpl

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2014, 19:52:25
Com certeza o problema não é a construção da lente...

Se as fotos foram tiradas em f1.8 a chance de saírem desfocadas é grande, ainda mais se focar e recompor.
6D | 60D | 24-105mm L | 100mm f2.8 Macro | 85mm f1.8 | 10-18mm | Tamron 17-50mm f2.8 | 600EX-RT | 430EX-II | 90EX