Autor Tópico: Canon 50mm  (Lida 4436 vezes)

serena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Online: 25 de Julho de 2014, 12:34:07
Olá amigos,

Depois de muito tempo off line no fórum estou de volta. :)

Tenho uma duvida. Andei fazendo algumas fotos com a 50mm e percebi que em algumas o foco fugiu dos olhos. Foquei corretamente no momento da foto e qdo fui ver depois o foco estava no local errado. Conversando com uma amiga ela disse que isso ocorre porque a minha 50mm é 1.8 e as 50mm 1.8 são lentes de plástico, e por isso acontece muito esse problema de foco.  Alguém pode me dizer se essa informação é correta? Obrigada!
Céu


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2014, 13:33:01
As fotos por um acaso foram tiradas em f1.8? A área de foco neste caso é bem restrita, de modo que qualquer movimento podes colocar teu objeto fora da área de foco. Focar e recompor pode ser suficiente para o foco sair de onde desejas. Precisas ter cuidado redobrado ao recompor a imagem, focares com um ponto de foco que te permita não precisar recompor ou simplesmente fechar um pouco a lente (em geral a lentes ficam inclusive mais nítida quando ligeiramente fechadas). Só porque a lente é f1.8 ela não precisa ser usada apenas em f1.8, podes usá-la em f2.8, f4, etc. que o resultado melhorará significativamente.

Outra possibilidade é tua lente precisar de microajuste de foco. Se ela consistentemente tem o foco posicionado deslocada do ponto escolhido para frente ou para trás (mas não hora um e hora outro), podes precisar ajustar o foco no corpo da tua câmera (se ela permitir microajuste de foco, é claro).
JVc.


serena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2014, 22:28:15
Olá jauvane!

Então você acha que não existe diferença no quesito "foco" quanto a lente ser de plástico?
Conversando em outro fórum, amigos me disseram que pode ser folga no elemento frontal da lente.

Tenho uma 5D MKII - sinceramente não sei como se faz esses micro ajustes de foco. Vc poderia me ajudar qto a isso?

Não usei em 1.8. Segue o exif.

ISO 250
f 2.8
1/200

Foco AF

A foto era de uma criança, até por isso não consigo fazer AF, eles são muito dinâmicos e não tem como... sempre tomo muito cuidado em focar nos olhos, a foto ficou ótima, porém o foco ficou na orelha.  :(((((

Minha insistência qto a duvida se dá pq, se caso exista mesmo essa problemática com a lente 50mm 1.8 Prefiro vende-la, pois tenho um amigo interessado,  e investir numa 50mm 1.4. Alguém poderia me dizer qual é o maior ganho com a 50mm 1.4, além da abertura?

Obrigada!
Céu


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2014, 01:52:05
A 50mm f1.4 USM tem motor de foco mais rápido e silencioso que o motor de foco da 50mm f1.8. O corpo da lemte é de metal, ela é mais nítida e tem melhor construção.  50 f1.8 é uma lente mais singela, de construção muito simples, mas possui ótimo custo/benefício, especialmente dado o baixo custo.Tenho uma 50mm f1.4. Se a criança estava em movimento quando fiEste anfoto, é normal que o foco fique no lugar errado, já que entre o foco cravar e a foto ser tirada a criança pode ter saído do canto. Se usares modo de foco contínuo (a câmera acompanha o movimento do objeto e continua enfocando-o, podes ter melhor resultado.

Quando fazes foto de alguém que não está em movimento, a foto fica boa? Semfica então não há problema no ajuste de foco. A correção semfaz necessária quando o problema acontece sempre, e consistentemente.

Se o problema for consistente, olha este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=3JPTnz_mimo
(Não assisti o vídeo, apenas busquei no youtube um que explicasse o procedimento).
« Última modificação: 26 de Julho de 2014, 01:55:01 por jauvane »
JVc.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2014, 10:38:14
Apenas o barril da lente é feito de plástico, os elementos são de vidro como qualquer outra lente.

O fato de você ter perdido o foco é que a esmagadora maioria de novos fotógrafos tem a mania de achar que por uma lente ser f1.8 ela deve ser usada o tempo todo nessa abertura e despreza totalmente as outras, nada impede de ser usada em f4 ou f8 por exemplo onde a profundidade de campo é menor... mas nao as pessoas pensam "comprei f1.8 e vou usar assim porque é melhor" o que é um pensamento totalmente errado.

Experimenta fazer a mesma foto em f4 / f8 e você vai ver que a qualidade ate aumenta.
« Última modificação: 26 de Julho de 2014, 10:39:35 por pedromartins021 »


serena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2014, 21:21:32
A 50mm f1.4 USM tem motor de foco mais rápido e silencioso que o motor de foco da 50mm f1.8. O corpo da lemte é de metal, ela é mais nítida e tem melhor construção.  50 f1.8 é uma lente mais singela, de construção muito simples, mas possui ótimo custo/benefício, especialmente dado o baixo custo.Tenho uma 50mm f1.4. Se a criança estava em movimento quando fiEste anfoto, é normal que o foco fique no lugar errado, já que entre o foco cravar e a foto ser tirada a criança pode ter saído do canto. Se usares modo de foco contínuo (a câmera acompanha o movimento do objeto e continua enfocando-o, podes ter melhor resultado.

Quando fazes foto de alguém que não está em movimento, a foto fica boa? Semfica então não há problema no ajuste de foco. A correção semfaz necessária quando o problema acontece sempre, e consistentemente.

Se o problema for consistente, olha este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=3JPTnz_mimo
(Não assisti o vídeo, apenas busquei no youtube um que explicasse o procedimento).

Jauvane, vc foi demais! :D

Obrigada por esclarecer tão bem minha duvida e tb me explicar como funciona a questão do 'plástico' na lente....  então minha amiga estava mesmo errada, rs.... vou repassar as informações à ela tb!

Ainda assim, apesar de suas informações vou mesmo trocar pela 50mm 1.4, mas agora pelos motivos certos! ;) 

Obrigada pelo link do vídeo!

Abraços!
Céu


serena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2014, 21:24:53
Apenas o barril da lente é feito de plástico, os elementos são de vidro como qualquer outra lente.

O fato de você ter perdido o foco é que a esmagadora maioria de novos fotógrafos tem a mania de achar que por uma lente ser f1.8 ela deve ser usada o tempo todo nessa abertura e despreza totalmente as outras, nada impede de ser usada em f4 ou f8 por exemplo onde a profundidade de campo é menor... mas nao as pessoas pensam "comprei f1.8 e vou usar assim porque é melhor" o que é um pensamento totalmente errado.

Experimenta fazer a mesma foto em f4 / f8 e você vai ver que a qualidade ate aumenta.

Olá Pedro, como já demonstrei no exif da foto que passei acima,  não fiz ela em 1.8 - mas acho que se o fotografo quer uma lente clara com abertura 1.4 é justamente para usar,  não? Se não compraria uma 4.0. :)

De qualquer forma obrigada por sua opinião.
Céu


Sergio001

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2014, 21:50:20
hahahaha

então tá, use a 1.4 assim em todas as situações e perca mais fotos ainda.
seria bom estudar fotografia, o que ninguém faz hoje em dia, só compra uma câmera e sai fazendo eventos.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2014, 22:01:16
Serena,

Além do que já foi explicado sobre a f/1.8 II não ser nada, mas nada mal mesmo, que o plástico não interfere em nada e algumas possíveis respostas para a sua foto ter saído com o foco no lugar errado, realmente, continue pesquisando e estudando.

Essa nova resposta sua sobre comprar uma lente e usar apenas na abertura máxima não faz o menor sentido. Primeiro porque não é sempre que queremos uma profundidade de campo rasa (desfocar o fundo, por exemplo), e, portanto, queremos essa flexibilidade de usá-la nas mais variadas aberturas. Depois porque, em geral, as lentes vão ganhando nitidez conforme fechamos um pouco o diafragma, atingindo o ápice geralmente uns 2 stops acima da abertura máxima. E por fim porque simplesmente não existe uma 50mm f/4 ou f/5.6 disponível no mercado, ao menos não uma fixa!

O que quero dizer é que é importante estudar, nem que seja o básico, para extrair o melhor do equipamento e da pecinha que fica atrás dele. Provavelmente nem notará diferença (nas fotos) trocando a f/1.8 pela f/1.4!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2014, 01:54:51
 Eu usava minha 50 f1.8 na T3, não era lá essas coisas, não parecia ter problema de foco, mas sim de baixa nitidez em f1.8, o que já era de se esperar. Agora eu tenho um adaptador de Canon para e-mount e uso esta lente na Nex-6 e não parece a mesma lente, uso sempre no foco manual, fiquei impressionado com a qualidade, muito mais nítida. Parece ser problema de micro-ajuste, mas na T3 eu não dava para perceber.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2014, 04:59:15
Serena seu caso parece ser problema especifico da sua lente.

Fotografar mesmo em F 1.2 ou 1.4 ou 1.8 limita seu foco mas não quer dizer que as fotos vão sempre sair desfocadas como disse a maioria, fotografo sempre em  F 1.4 ou até 1.2 e dificilmente perco foto.

Ou vc precisa fazer o micro ajuste da sua lente ou o problema pode ser físico da lente.
Ricardo Ghion


serena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2014, 12:22:43
Serena,

Além do que já foi explicado sobre a f/1.8 II não ser nada, mas nada mal mesmo, que o plástico não interfere em nada e algumas possíveis respostas para a sua foto ter saído com o foco no lugar errado, realmente, continue pesquisando e estudando.

Essa nova resposta sua sobre comprar uma lente e usar apenas na abertura máxima não faz o menor sentido. Primeiro porque não é sempre que queremos uma profundidade de campo rasa (desfocar o fundo, por exemplo), e, portanto, queremos essa flexibilidade de usá-la nas mais variadas aberturas. Depois porque, em geral, as lentes vão ganhando nitidez conforme fechamos um pouco o diafragma, atingindo o ápice geralmente uns 2 stops acima da abertura máxima. E por fim porque simplesmente não existe uma 50mm f/4 ou f/5.6 disponível no mercado, ao menos não uma fixa!

O que quero dizer é que é importante estudar, nem que seja o básico, para extrair o melhor do equipamento e da pecinha que fica atrás dele. Provavelmente nem notará diferença (nas fotos) trocando a f/1.8 pela f/1.4!

Olá greatwalker, eu não disse que ia usar apenas na abertura máxima... :)   eu sei que perde nitidez a medida que diminuímos  a profundidade de campo. Estou sempre estudando e tentando aprender mais sobre fotografia, ainda preciso aprender muito, mas o básico já sei.  A resposta foi apenas para manter o nível de ignorância do colega (Pedro) que já chegou com 10 pedras nas mãos e generalizando. Isso serve também para o Sergio001.  Pra que a hostilidade, né? Se não quer ajudar sem ser hostil então fique calado, detesto a pobreza de espírito que algumas pessoas tem - sabem um pouquinho mais que o outro e já se acham no direito de espezinhar.  (estou falando deles, e não de vc!  ;) )

Obrigada!
Céu


serena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2014, 12:27:20
Serena seu caso parece ser problema especifico da sua lente.

Fotografar mesmo em F 1.2 ou 1.4 ou 1.8 limita seu foco mas não quer dizer que as fotos vão sempre sair desfocadas como disse a maioria, fotografo sempre em  F 1.4 ou até 1.2 e dificilmente perco foto.

Ou vc precisa fazer o micro ajuste da sua lente ou o problema pode ser físico da lente.

Ricardo,  foto não está desfocada, apenas o foco fugiu dos olhos para a lateral. próxima da orelha.  Acho mesmo que fazer o micro ajuste resolva o problema. Obrigada pela dica!
Céu


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2014, 12:40:46
Vou dar meu pitaco... tenho essa lente, gosto muito dela mas a construção dela realmente é precária. Normal os relatos de problemas de foco com esta lente, a minha tem um ligeiro front focus com o qual já acostumei.
Apesar de tudo testei a 50mm 1.4 e de maneira sujetiva não gostei; é só uma opinião, mas achei a 1.8 mais nítida que a 1.4, aliás a macro 50mm 2.5 também é mais nítida que a 1.4. Talvez o exemplar que testei da 1.4 não estivesse bom... sei la rsrsrs.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


Joohee1986

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2014, 19:02:47
A 50mm é tão ruim de qualidade de imagem quanto a 18-55mm ??