Autor Tópico: Nú artístico  (Lida 7166 vezes)

Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2014, 14:26:47


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Julho de 2014, 03:28:13
Por essas e outras o C R O I X é uma de minhas referências aqui no fórum :worship: :worship:
« Última modificação: 20 de Julho de 2014, 03:30:20 por grigoni »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2014, 06:47:40
Eu nao sou bom em receber elogios... Nunca sei o que dizer. Mas agradeco.  :ok:


bruno guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #18 Online: 21 de Julho de 2014, 13:42:01
Fica a dica:

Olhe sempre nos olhos dela quando estiver falando com a modelo.
A nao ser que a modelo peca para vc ajeitar alguma parte do corpo dela, evite tocar a modelo, principalmente se for somente vc e modelo no estudio. Uma ajeitada inocente no cabelo da modelo, no joelho ou na cintura ja pode ser encarado como assedio por algumas mulheres.
Evitar tocar a modelo tambem te ajuda a manter a sua concentracao na fotografia... Se eh que vc me entende.

Pode acontecer (e eh ate melhor que aconteca para as fotos sairem boas) da modelo entrar no personagem e se focar no trabalho, se sentindo mais a vontade, confiante e segura. Isso pode fazer com que vc pense que a modelo esta se insinuando para vc quando na verdade ela esta apenas fazendo o trabalho dela. O fato eh que frequentemente, por mais que vc chege a ter certeza que ela esta dando mole para vc, na berdade ela pode nao estar. Entao normalmente nao tem como saber. E vc pode jogar um verde se quiser, mas se vc realmente gosta da fotografia e da sua imagem como fotografo, eu aconselho a manter o profissionalismo durante a sessao, e apenas apos a sessao ver se a modelo realmente esta dando mole para vc um jogar verde.

No final das contas, mesmo que a modelo esteja dando mole a vc, aproveite que ela esta solta para fazer as fotos que vc nunca conseguiria com mulheres mais timidas, presas, inseguras. Pq eh quando a modelo esta solta que saem as melhores fotos. E deixando para jogar verde quando acabar a a sessao, se ela realmente estava dando modelo a vc, vc tera dois finais felizes, as fotos e o romance.  :D

Muitos relatos sobre fotografos que cometem acedio sexual acontece por causa desses "pequeno engano" da modelo mergulhar no espirito das fotos e o fotografo pensar que a modelo esta se insinuando para ele. E se vc quiser trabalhar com modelos nuas no futuro, evite a fama de agressor sexual.


CROIX, muito obrigado pelas palavras. O conselho sobre o assédio talvez seja o mais importante. A concentração na fotografia é essencial. Agora estou pensando num tema para ajudar nas ideias do ensaio. Acho que já tenho...
Obrigado a todos!!


pierrealoc

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Magic Box Cabine Fotográfica
Resposta #19 Online: 25 de Julho de 2014, 09:33:45
 :clap: Nossa, depois dessa aula, esse tópico deveria ser movido para tutoriais! rs :clap: :worship:
Nikon D5100 - Nikkor 18-55 3.5 5.6G - Nikkor 35mm 1.8G - Canon EOS 600D T3i - Flash Yongnuo 468 EX II

Magic Box Cabine Fotográfica
http://facebook.com/cabinemagicboxrj


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 25 de Julho de 2014, 10:47:49
Uma questão sobre o assunto: "tocar" em modelos (femininos ou masculinos) é sempre um problema não acham? Pode parecer uma ação que fere a intimidade de cada um e tira a naturalidade da pessoa, pois ela começa a ser conduzida/moldada.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 25 de Julho de 2014, 15:49:36
Uma questão sobre o assunto: "tocar" em modelos (femininos ou masculinos) é sempre um problema não acham? Pode parecer uma ação que fere a intimidade de cada um e tira a naturalidade da pessoa, pois ela começa a ser conduzida/moldada.

Sobre o tocar, pode ser um problema ou pode nao ser.
Se vc eh um fotografo "sem muita importancia" (vamos dizer assim), eh sempre bom evitar a nao ser que tenha permissao da propria modelo. Pq vc nunca sabe uma ajeitada no braco ou na perna pode ser interpretada pela modelo como um assedio, e depois ficar de acusando de aproveitador por ai.
E muitas vezes a modelo pode interpretar assim e te chamar assim nao por maldade, mas por nevorsismo e medo de descobrir tarde d+ que esta se expondo alem da conta ou para a pessoa errada. E por isso, se vc manter uma "boa/profissional" conduta, caso alguem te acuse de algo por engano (seja por maldade ou nao), vc tera um exercito de pessoas com quem vc trabalhou antes que juntas podem dizer que vc nunca as tocou (sem a permissao delas) e nunca mostrou nenhuma ameaca de abuso ou agressao.

Se vc ja trabalhou como um assistente para um fotografo, seja para fotos nuas ou nao, vc pode perceber que o malando do fotografo normalmente manda o assistente mexer na modelo. As vezes para fazer coisa atoa como ajeitar a barra da calca ou a fivela do sapato, mas as vezes ele pode mandar vc limpar o ecesso de porpurina que estao nos seios da modelo (normalmente a maquiadora ou o maquiador toma conta disso), ou ajeitar o vestido nas nadegas da modelo, ou algo assim (o que normalmente a/o estilista ou o/a wardrobe faz). Mas algo voltado mais para poses e composicao da modelo eh o assistente que eh mandado mexer na modelo, ou dependendo do projeto, se nao envolver estilista nem maquiadora, o assistente acaba tendo que ajudar nesses pequenos detalhes.

Mas para trabalhos mais profissionais costuma haver uma equipe de profissionais, incluindo a modelo que esta acostumada a ser tocada por estilistas, maquiadores e ate fotografos e assistentes. Pela esperiencia elas sabem que no estudio o corpo dela eh uma ferramenta que precisa ser trabalhada e as vezes manisuada.

Mas com modelos que nao tem muita experiencia ou experiencia nenhuma, elas nao estao acostumadas a serem tocadas e nao tem a percepicao do que o trabalho dela representa. E a nao ser que vc tenha um nome forte e de respeito na industria, em que acusacoes seriam julgadas como "eh pq ela eh uma modelo amadora que nao esta acostumada" ou "nao importa, o nome dele ainda vende", eh bom evitar ma interpretacoes.

Modelos mais serias, dedicadas ou profissionais estao mais focadas em resultados. Quando vc tentar orientar ela verbalmente a ajustar algo no corpo ou o proprio corpo, e existe dificuldades, elas vao sempre pedir para que vc ajeite, seja o cabelo, ombros, coxas, algo nas nadegas ou no colo. Elas nao ligam pq elas querem ser uma boa ferramenta no trabalho que renda bons resultados. Mas na duvida sempre espere a aprovacao delas.
Modelos menos experientes, menos dedicadas ou menos profissionais estao apenas preocupadas em sairem bonitinha nas fotos, epara isso elas pensam que basta elas serem ou estarem bonitinhas, como se elas fossem algo a parte do projeto. "A equipe ali e eu aqui".




Sobre a "naturalidade da pessoa".

Nem todas as fotos, fotografos e projetos tem como objetivo fotografar o natural ou a naturalidade da pessoa.
Principalmente modelos, atores, dancarinas. Elas nao estao trabalhando para serem elas mesmas e natural a elas, mas sim para serem formas, movmentos e expressao a serem moldadas de acordo com o projeto.

Obviamente as modelos vao preferir participar de trabalhos que elas se identificam, mas isso esta longe de significar em ser elas mesmas ou natural a elas, ou natural propriamente dito.

O interessante eh que se ela souber posar com harmonia em expressao, forma e composicao corporal, por mais que a pose e cena seja totalmente fora no natural humano, elas vai soar natural. Nao um natural comum ou humano, mas um natural alem, de alguem que nao faz parte do comum, mas do melhor, do acima do comum, do exotico e esquisito atraente, do harminico e bonito em expressao, forma e composicao transmita o sobrenatural ou quase divino.

Mas isso depende do projeto. Tem casos que as fotos nu tem o objetivo de ser mais um registro com tom "jornalistico" ou "diario" de momentos e cenas do dia a dia da pessoa. Ai sim nao ha necessidade nenhuma em tocar na pessoa. A pessoa apenas fica na posicao que se sente confortavel, no ambiente que se sente familiar, natural econfortavel, usar ou se produz como queira e o fotografo apenas registras esses pequenos momentos da intimidade da pessoa. E nesse caso sim existe intimidade da pessoa, que nao eh modelo mas uma pessoa qualquer sendo registrada.

Ja a modelo, por mais nua que esteja, nao passa de uma ferramenta de trabalho em que a intimidade mostrada nao eh sobre ela mesma, mas sim sobre a personagem que ela representa, atua, interpreta.

Por isso eh sempre bom ter o roupao acessivel a ela. Pq depois do trabalho, depois de ser modelo, ela volta a ser a propria pessoa e naomais uma personagem, e a nudez dela passa a ser a sua propria intimidade que ela pode nao querer misturar com a do trabalho dela.



Por isso, em um ambiente mais profissional, um assistente massageando as nadegas da modelo para fazer com que as marcas de um acessorio ou vestido desapareca da pele, ou para tirar residuos de maquiagem, pinturas, etc para umaproxima bateria de fotos, pode ser algo normal comum para quem esta acostumado e pode ser uma extrema supresa para quem ve pela primeira vez. E pela descricao do projeto a modelo vai saber se ela tera que ser tocada, se tera que tirar a roupa ou se tera que fazer algumas poses mais eroticas, e assim, se tiver algum problema com isso ela evita tais projetos.