Autor Tópico: Still de Joias - Fundo branco sem pós-tratamento é possível?  (Lida 3712 vezes)

Saec

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Pessoal, diante de uma necessidade recente estou recorrendo a vocês aqui do fórum.

Tenho que fazer fotografias de semijóias com fundo completamente branco (estourado), evitando ao máximo fazê-lo no pós-tratamento, devido, principalmente, à quantidade de fotos que serão feitas.

Sim, eu sei que este é um dos piores cenários para fotografia, sei que as técnicas para este tipo de foto são extremamente complexas, mas, não dá para fugir, tenho que encarar, até porque, a cada novo clique, mesmo que o resultado não seja o esperado, uma nova experiência se agrega.

O problema é que sou iniciante e, mesmo voltando boa parte do meu tempo livre para este assunto, ainda assim dúvidas perduram, além é claro, da necessidade de uma interação com pessoas mais experientes.

Como não sou fotógrafo e meu conhecimento é básico, fico realmente agradecido a quem puder ajudar. Uso uma canon T3i com a lente do Kit 18-55, e também a 50mm 1.8.

Sei que com esse equipamento é como tirar leite de pedra, porém, a dúvida está mais voltada para o esquema de iluminação, e também, mesmo que eu adquira uma lente mais adequada, não tem porque eu ficar parado esperando as dúvidas se resolverem sozinhas.

Vamos lá. Levando-se em consideração somente a iluminação para o fundo, gostaria de saber se é possível conseguir o resultado das fotos abaixo sem a realização de pós-tratamento.

Retirei as fotos dos catálogos de alguns fornecedores.








Ocorre que, para estourar o fundo, acabo estourando também o assunto, ficando completamente sobreexposto.

Cheguei a pensar em uma iluminação diferenciada e mais intensa para o fundo, a fim de se conseguir estourá-lo, e colocando o assunto em um plano mais à frente ou até mesmo, dependendo da situação, suspendendo com um vidro os alguns fios.

Porém, notando essas fotos que retirei dos catálogos, é perceptível que os produtos estão todos “encostados” no próprio fundo, recebendo a iluminação na mesma intensidade e sem causar uma sobreexposição do assunto.

Como isso é possível? Essas imagens receberam “obrigatoriamente” pós-tratamento para ficar com o fundo estourado, ou somente com alguns esquemas de iluminação consegue-se esse efeito?

O equipamento que tenho disponível para a parte de iluminação é:

Tripés de Iluminação contínua - Rosca E27
Lâmpadas fluorescentes 5500k - 105W
Sombrinhas rebatedoras
Tenda difusora
O fundo infinito feito com tecido ou cartolina branca


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2014, 18:33:41
Seja bem vindo ao fórum!

Se ajudar em algo, postei um exemplo aqui:

Fotos de objetos com fundo branco - http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97541.0

Já no caso de ter que ser 100% branco e ter sombra não tem como sem uma pós edição....

Boa sorte com as fotos  :ok:
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, 18:36:01 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2014, 18:39:31
Segue as dicas do Leo... ele já me ajudou e mtooo...


Saec

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2014, 19:20:00
Caros elis e leonobox, obrigado pela atenção...

Então, por coincidência, antes mesmo de eu postar minha dúvida neste fórum o leonobox já havia me ajudado bastante. Ele escreveu um artigo sobre acessórios e iluminação que eu foi extremamente esclarecedor.

Foi através deste artigo que comecei a compreender melhor a influência da iluminação neste tipo de foto e, agora, mais uma vez posso contar com um de seus artigos. O esquema com a mesa de vidro é algo que eu já havia pensando, mas não tinha concebido ainda, estava quebrando a cabeça tentando imaginar algo.

Vou tentar montar um esquema parecido com o equipamento que tenho... Obrigado mais uma vez.