Autor Tópico: Still de Joias - Fundo branco sem pós-tratamento é possível?  (Lida 3712 vezes)

Saec

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Pessoal, diante de uma necessidade recente estou recorrendo a vocês aqui do fórum.

Tenho que fazer fotografias de semijóias com fundo completamente branco (estourado), evitando ao máximo fazê-lo no pós-tratamento, devido, principalmente, à quantidade de fotos que serão feitas.

Sim, eu sei que este é um dos piores cenários para fotografia, sei que as técnicas para este tipo de foto são extremamente complexas, mas, não dá para fugir, tenho que encarar, até porque, a cada novo clique, mesmo que o resultado não seja o esperado, uma nova experiência se agrega.

O problema é que sou iniciante e, mesmo voltando boa parte do meu tempo livre para este assunto, ainda assim dúvidas perduram, além é claro, da necessidade de uma interação com pessoas mais experientes.

Como não sou fotógrafo e meu conhecimento é básico, fico realmente agradecido a quem puder ajudar. Uso uma canon T3i com a lente do Kit 18-55, e também a 50mm 1.8.

Sei que com esse equipamento é como tirar leite de pedra, porém, a dúvida está mais voltada para o esquema de iluminação, e também, mesmo que eu adquira uma lente mais adequada, não tem porque eu ficar parado esperando as dúvidas se resolverem sozinhas.

Vamos lá. Levando-se em consideração somente a iluminação para o fundo, gostaria de saber se é possível conseguir o resultado das fotos abaixo sem a realização de pós-tratamento.

Retirei as fotos dos catálogos de alguns fornecedores.








Ocorre que, para estourar o fundo, acabo estourando também o assunto, ficando completamente sobreexposto.

Cheguei a pensar em uma iluminação diferenciada e mais intensa para o fundo, a fim de se conseguir estourá-lo, e colocando o assunto em um plano mais à frente ou até mesmo, dependendo da situação, suspendendo com um vidro os alguns fios.