Autor Tópico: Senna ou Schumacher - Quem é o melhor?  (Lida 2413 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Julho de 2014, 21:00:45
Na sua opinião quem foi?

Na realidade eu acho que essa é uma das perguntas mais polêmicas e cheias de ponto de vista que nunca haverá um consenso.

Para ajudar na resposta, eu montei este texto, quem quiser acompanhar e opinar:
http://www.superdanilof1page.com.br/opniao/formula-1-ayrton-senna-e-michael-schumacher-quem-e-melhor.php

 :ok:
« Última modificação: 26 de Julho de 2014, 21:01:28 por Danilo_cs »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2014, 21:52:13
E o Fangio?

Curti a página, mas acho que falta objetividade no texto. Sugiro pesquisar sobre a construção tradicional da redação: introdução, argumentação e conclusão.
Abs
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2014, 22:03:06
Sem dúvida nenhuma o Senna! Tinha um bicampeão como companheiro de equipe, e ganhou dele quatro vezes na pista!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Diego Jorge

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2014, 23:19:59
Qual é melhor, Fuji ou Olympus?


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2014, 23:42:55
Schumacher, sem dúvidas. Único heptacampeão.

Aliás, de número 7, os brasileiros entendem...rs

 >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2014, 00:24:12
Um tópico sem propósito mas vou dar a minha opinião, Senna.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2014, 03:33:24
O Dick vigarista foi heptacampeão com uma parte de talento, muita imposição  e o que aprendeu  fora das pistas com o "banido"  Flávio Briatore.

Foi a época mais monótona e chata da F1, ultrapassagem só nos box e nessa estratégia ele era um xadrezista.

Igual a Senna não tem, se quiser pode discutir o segundo melhor, Dick Vigarista, Alonso, Vettel, Prost, Piquet, etc


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2014, 08:18:16
E o Fangio?

Curti a página, mas acho que falta objetividade no texto. Sugiro pesquisar sobre a construção tradicional da redação: introdução, argumentação e conclusão.
Abs

2x como ele é da antiga acaba ficando esquecido, em uma epoca onde por vezes o piloto tinha que ser mecanico, cambios manuais, a F1 era um dos esportes muito perigoso com 2 ou 3 pilotos morrendo por temporada e ele foi 6 vezes campeão.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2014, 08:47:06
A pergunta foi entre Senna e Schumacher; mas se fosse o meu top ten seria
1. Fangio
2. Jim Clark
3. Senna
4. Lauda
5. Prost
6. Schumacher
7. Piquet
8. Alonso
9. Vettel
10. Jackie Stewart
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2014, 08:47:38
2x como ele é da antiga acaba ficando esquecido, em uma epoca onde por vezes o piloto tinha que ser mecanico, cambios manuais, a F1 era um dos esportes muito perigoso com 2 ou 3 pilotos morrendo por temporada e ele foi 6 vezes campeão.
Ele é Pentacampeão!
« Última modificação: 27 de Julho de 2014, 08:47:57 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2014, 08:53:43
Ele é Pentacampeão!

rsr vdd pope.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2014, 12:59:27
Vejamos o caso do Vettel. 4x campeão, mas em anos que tinha um carro infinitamente superior aos demais. Isso prova que ele é realmente excepcional? Não, prova apenas que o carro era excepcional. Tanto é que este ano ele está com dificuldades em relação ao seu companheiro de equipe. Até o Barrichelo teve desempenho excelente quando o Button foi campeão em um ano que os dois tinham um carro diferenciado. Isso prova que o Button é excelnte? também não. O Schumacher ganhou 7 títulos, mas a maioria foi também por conta de uma diferença grande entre os veículos. Formula1 está um pouco sem graça hoje em dia por conta disso. Este ano, por exemplo, a Mercedes anda desfilando. Isso quer dizer que o Nico Rosberg é excepcional? Também não...

Entre Senna e Schumacher o Senna mostrava muito mais destreza e técnica. Veja as corrida com chuva forte, onde a diferença entre um carro excepcional e outro menos exccepcional diminui consideravalmente. Senna foi definitivamente um dos melhores de todos os tempos, mas para ver que foi o melhor dos melhores é difícil, pois eram écposa distintas, tecnologias distintas e até regras distintas. No vídeo sobre o Senna o próprio Schumacher diz que o Senna era melhor que ele (mas isso pode ter sido também por constrangimento de dizer algo diferente disso). Considero o Schumacher uma pessoa que se para ganhar fosse preciso trapacear, ele o faria sem remorso. Como também parece ser o caso do Alonso (video o papelão do Briatore com o filho do Piquet para favorecer o Alonso).

Não sei se todos usarem o mesmo carro seria legal (é o que fazem na Indy, mas os circuitos ovais são um saco), mas a diferença exagerada entre equipes hoje em dia (e com muita eletrônica) faz com que a qualidade do piloto fique em segundo plano, ofuscado pela diferença exagerada entre os carros.

Mas em uma resposta mais curta. Entre Senna e Schumacher, escolheria o Senna sem pestanejar, e não é porque sou brasileiro. Assista os vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=i_qHQHVyxyM
https://www.youtube.com/watch?v=DNHcFXjCviE

Troquei o segundo link, já que o outro vídeo estava incompleto. Antes do Schumacher eu ainda incluiria vários nomes, como Gilles Villeneve, que parece por vezes esquecido.
« Última modificação: 27 de Julho de 2014, 13:12:00 por jauvane »
JVc.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2014, 13:52:23
Opa!!!

Primeiro quero agradecer todos os comentários que o pessoal fez até o momento. Apreciei a todos. Alguns até dei umas risadas sozinho aqui. de alguns posts....rsss.

Sobre o texto, a ideia era fazer ele mais descontraído mesmo, sem tantas regras, como é feito na maioria dos blogues. Para diferenciar um pouco do restante do site. (Estratégia  :) )

Eu não falei lá sobre o Fangio, não porque eu esqueci dele. Quer dizer, quando tive a ideia de fazer este artigo eu iria sim falar sobre o Fangio, mas quando estava escrevendo eu esqueci. Quando lembrei o texto estava grande demais e deixei para lá. Mas ele sem dúvida é o segundo maior vencedor da F1.

O pessoal comentou algo muito importante aqui sobre isso. De todos que foram campeões na posteridade, ele tinha o pior carro nas piores condições.

Outro comentário interessante: Qual é melhor, Fuji ou Olympus? É exatamente isso! As duas são "as melhores" . Não são perfeitas, marcas diferentes, ambas tem características negativas e positivas. Nunca haverá um consenso. O mesmo se dá ao comparar pilotos de gerações diferentes.

O vídeo que o jauvane postou eu tinha visto já, mas o problema é que é em inglês hehehe. Mas vendo um pedaço, eu pensei: Se Senna fosse um piloto de ponta de 2014, seria impossível demonstrar toda agressividade que tinha nos anos 80 por causa das regras.

Já o Fangio que é o segundo maior vencedor da F1, está longe de ter o maiores recordes de vitórias, pódios, GP´s, pontos, etc, como o Senna e o Schumacher ou qualquer outro, porque naquela época eram menos de 10 corridas por temporada.

Todos eles são os melhores. Mas são os melhores de suas gerações, de suas épocas :)
« Última modificação: 27 de Julho de 2014, 13:52:57 por Danilo_cs »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2014, 14:27:41
O fato é que não ser campeão prejudica o piloto! O Reutemann, Berger, Rubens são excelentes pilotos; porém a falta de um título deixa a impressão que não foram bem sucedidos. Com relação a ter um carro superior, a F1 é um esporte de equipe e o piloto faz parte da equipe que fez o carro, então eu não tiro o mérito de Vettel, Mansell, Schumacher, Senna e outros do desempenho do carro.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2014, 15:10:23
Ken Tyrrel deu uma entrevista sei lá quando, afirmando que Senna era um piloto barato, qualquer carro na mão dele rodava 1,5s abaixo dos pilotos normais