Autor Tópico: Teste caseiro comparativo: ISO na 60D e 70D  (Lida 6426 vezes)

Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 29 de Janeiro de 2014, 09:46:47
Isologo foi muito bom POPE!! kkk  :clap:
Ricardo Ghion


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2014, 09:47:33
Agora criamos o ISÓlogo!

Mas isso já existe faz tempo, Pope...


se é que existe, pra mim a diferença é de bem menos de 1 ponto, que na prática deixa quase igual mesmo..

Eu também acho que a diferença é de menos de 1 ponto, mas tem diferença sim, principalmente nas partes escuras...
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2014, 09:47:47 por Humberto Teté »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 29 de Janeiro de 2014, 09:50:16
Eu também acho que a diferença é de menos de 1 ponto, mas tem diferença sim, principalmente nas partes escuras...

tirando os maníacos por visualização 1:1, duvido que essa possível melhoria de ISO será perceptível pra alguém..
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2014, 09:51:09 por Luciano.Queiroz »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2014, 09:52:00
Mas isso já existe faz tempo, Pope...


Eu também acho que a diferença é de menos de 1 ponto, mas tem diferença sim, principalmente nas partes escuras...
Eu sei, mas a comparação com Enólogo é nova!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2014, 10:06:10

tirando os maníacos por visualização 1:1, duvido que essa possível melhoria de ISO será perceptível pra alguém..

Então, mas é como disseram acima, pra comparação de ISO, tem que ser crop 100%. Não que isso vá fazer grande diferença na vida real, mas é o que o tópico se propôs... Mas ainda assim, eu já ouvi de algumas pessoa que tiveram ambas que a diferença é sim visível em ampliações normais (20x15cm).



Eu sei, mas a comparação com Enólogo é nova!

Ah, saquei, perdi a piada, rsrs...


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2014, 10:22:10
Eheheh, foi a primeira coisa que percebi...


Muito legal, Fernando, deu pra ver que houve um ganho significativo no desempenho dos ISOs altos mesmo. Eu arrisco dizer que usaria o ISO1600 para trabalhos sem medo algum, e o ISO3200 quando fosse preciso. E isso porque sou bem chato em relação a ISOs altos...


Só que, dando uma de chato, eu gostaria de ver o crop da foto com alguma parte preta... Digo isso porque o que noto nos ISOs altos é que a cor preta é sempre a mais afetada.


Abraços!

Oi Humberto!
Pois é... eu também achei que na 70D dá pra usar tranquilamente o ISO até 1600, e em 3200 com parcimônia... coisa que não dava pra fazer quando eu tinha a 7D... (..acho que as cropadas estão quase se igualando neste quesito às FF, pois na markII acho que fica bem próximo disso.... claro, na recuperação pós-ed. nas FF tem melhor definição, sem dúvidas...)

Quanto ao teste em cores pretas, agora não tenho como fazer mais, pois a 60D já foi embora...
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2014, 10:32:54
Pois é... eu também achei que na 70D dá pra usar tranquilamente o ISO até 1600, e em 3200 com parcimônia... coisa que não dava pra fazer quando eu tinha a 7D... (..acho que as cropadas estão quase se igualando neste quesito às FF, pois na markII acho que fica bem próximo disso.... claro, na recuperação pós-ed. nas FF tem melhor definição, sem dúvidas...)
Então, na 5D II eu costumo usar ISO3200 sem medo, e 6400 com parcimônia, dá 1 ponto de diferença. Mas na 5D III e 6D essa diferença aumentou um pouquinho mais. Ainda assim, acho legal ver a evolução das cropadas mesmo, na época da 40D eu sofria pra usar o ISO1600...

Quanto ao teste em cores pretas, agora não tenho como fazer mais, pois a 60D já foi embora...
Uma pena... Mas não consegue usar essas mesmas fotos e só cortar uma parte diferente da foto? Tipo a parte de baixo, onde tem os bonequinhos, ali tem mais pretos, daí talvez a diferença fique mais evidente.


Abraços


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2014, 10:34:25
Comecei a achar que ruído é igual vinho: só quem é treinado consegue perceber as nuances e variações. Para meus olhos leigos tá muito difícil diferenciar, a diferença no foco fica muito mais evidente.

hehe... é um pouco isso mesmo... tem que ficar olhando por mais tempo nas imagens.... que as nuances vão aparecendo.

Pessoal, eu percebi uma diferença "boa" sim no quesito ISO (...nem sabia que já tinha profissão pra isso, né Pope!! haha... gostei de ser um "Isólogo", melhor que Antropólogo, ou Biólogo.. ops, não foi indireta não viu Humberto..!!)

Como disse o Humberto, concentrem-se nas partes mais escuras, por exemplo: na parte inferior da Bola tem uma superfície preta com umas coisas brancas... nem lembro, fiz as fotos final de Dezembro... (..a árvore não está mais montada viu?!!).

Observem que nos ISOs 6400-3200-1600, essa superfície preta debaixo da bola amarela fica mais cheia de "poros" esbranquiçados na 60D; já na 70D fica tudo mais "pretinho"....
Sony A5100 + 16-50mm


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2014, 12:13:22
A questão não é apenas se tem "mais" ou "menos" ruído. Também interessa como esse ruído é gerado, se ele destrói as texturas ou não. Isso vai definir a facilidade (e a necessidade) de se tratar esse ruído na pós.

Outro fator é a preservação do DR e da profundidade de cores nos ISO's mais altos. Usando como exemplo minhas câmeras, pegando uma foto da XSi e da 60D em ISO 1600, ambas em ambiente com boa luz, a diferença na quantidade de ruído gerada é relativamente  pequena. Mas enquanto a foto feita pela 60D parece normal, a da XSi tem um aspecto "lavado" resultado da pouca profundidade de cores e DR neste ISO, além de perder bastante das texturas finas.

Levando todos estes fatores em consideração, e olhando também outros exemplos postados pelo Armando, me parece que a 70D tem um ganho significativo sobre a 60D.

A única coisa que me deixa encafifado é a questão do foco. Parece que a Canon relaxa no acerto do AF das cãmeras que tem micro-ajuste, a 60D não tem micro-ajuste e todas as minhas lentes tem foco cravadíssimo. Nas fotos do Fernando a 60D que não tem micro-ajuste está com o foco cravado, e a 70D com a mesma lente parece que precisa de ajuste.





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2014, 12:50:17

A única coisa que me deixa encafifado é a questão do foco. Parece que a Canon relaxa no acerto do AF das cãmeras que tem micro-ajuste, a 60D não tem micro-ajuste e todas as minhas lentes tem foco cravadíssimo. Nas fotos do Fernando a 60D que não tem micro-ajuste está com o foco cravado, e a 70D com a mesma lente parece que precisa de ajuste.


Pois é.... esse problema do FOCO na 70D me deixou meio "cabreiro" no começo... mas isso ocorreu somente com as lentes Sigma; nas lentes Canon o Foco ficava cravadinho....

Agora parace que está "resolvido", depois de ajustar em + 8 (T)ele na Sigma 18-35mm....
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Janeiro de 2014, 12:53:17
Bom , vou deixar abaixo um link para download dos arquivos em formato RAW; assim, quem quiser ver com mais cuidado e detalhes no próprio PC e software, acho que vai perceber melhor as diferenças entre a 70D e 60D.  :ok:

https://www.mediafire.com/folder/ingbg76dpqnzf/Teste%20ISO%20-%2070D%20vs%2060D
Sony A5100 + 16-50mm


vcsilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #26 Online: 27 de Julho de 2014, 13:33:44
Comprei uma 70d com uma lente 18-135mm STM e 400mm STM para video.
No vídeo funciona muito bem
Na foto fica tudo desfocado, não consegui ainda fazer uma foto direita, estou com medo que seja problema na máquina.
A foto fica cheia de grão, parecendo as fotos das máquinas antigas de rolo.
Não estou entendendo o que se passa.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Julho de 2014, 15:55:57
tirando os maníacos por visualização 1:1, duvido que essa possível melhoria de ISO será perceptível pra alguém..
2x
Pensei exatamente isso agora.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 27 de Julho de 2014, 17:52:49
A questão não é apenas se tem "mais" ou "menos" ruído. Também interessa como esse ruído é gerado, se ele destrói as texturas ou não. Isso vai definir a facilidade (e a necessidade) de se tratar esse ruído na pós.

Outro fator é a preservação do DR e da profundidade de cores nos ISO's mais altos. Usando como exemplo minhas câmeras, pegando uma foto da XSi e da 60D em ISO 1600, ambas em ambiente com boa luz, a diferença na quantidade de ruído gerada é relativamente  pequena. Mas enquanto a foto feita pela 60D parece normal, a da XSi tem um aspecto "lavado" resultado da pouca profundidade de cores e DR neste ISO, além de perder bastante das texturas finas.

Levando todos estes fatores em consideração, e olhando também outros exemplos postados pelo Armando, me parece que a 70D tem um ganho significativo sobre a 60D.

A única coisa que me deixa encafifado é a questão do foco. Parece que a Canon relaxa no acerto do AF das cãmeras que tem micro-ajuste, a 60D não tem micro-ajuste e todas as minhas lentes tem foco cravadíssimo. Nas fotos do Fernando a 60D que não tem micro-ajuste está com o foco cravado, e a 70D com a mesma lente parece que precisa de ajuste.

Eu ia comentar isso, o ruido é o menor dos problemas.
O pior mesmo são as cores e texturas que vão pro ralo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Soneca

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #29 Online: 28 de Julho de 2014, 08:26:09
Com a minha eu vou até o ISO 3200 sem medo algum...  :D
Canon 70D | 18-55 | 50mm f1.8 | Rokinon 8mm
https://www.flickr.com/photos/soneca_fotografia/