Autor Tópico: 60D fora de foco  (Lida 4408 vezes)

mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Online: 28 de Julho de 2014, 17:08:22
Percebi que a minha 60D estava saindo muitas fotos desfocadas.

Uso aberturas mais altas 2.0, 2.5, etc.., mas no começo, as fotos saíam focadas normalmente.

Achei que eu estava tremendo mais, e por isso as fotos ficavam desfocadas, mas fiz alguns testes, trocando de lente, pedindo para outras pessoas tirarem as fotos, e continuavam desfocadas.

Para ter certeza que não era por estar tremendo, coloquei a câmera em um tripé, e ativei aquela opção que a câmera tem que mostra, após a foto tirada, onde foi focado.

Percebi que mesmo sem tremer nada, o foco sempre fica um pouco pra cima de onde eu foco, e por isso, em aberturas como 2.8 pra cima, todas as fotos saem desfocadas.

Me indicaram a Namba, e foi lá que eu levei a câmera.

Quando fui retirar, percebi que continuava desfocando, me mostraram uns testes que eles fazem lá, e pra eles estavam tudo ok, segundo esses testes. Me disseram ainda que as câmeras tem uma tolerância de foco, que pode alterar um pouco.

O técnico me pediu pra deixar a câmera lá mais um dia, pra tentar aproximar um pouco mais o foco.

No outro dia voltei lá, e a câmera continuava desfocando, do mesmo jeito que estava quando eu a levei.

Fiz o pagamento normalmente e retirei a câmera, pois tinha um evento na semana.

Resumindo, levei a câmera para consertar porque estava fora de foco, paguei o que eles me cobraram, R$ 500,00 entre limpeza e o conserto, e minha câmera continua desfocando.

Tenho certeza de que isso não é normal, como o técnico me afirmou lá, mas antes de colocar uma reclamação no Reclame Aqui, gostaria da opinião de vocês.

O mesmo me alegou que é " LOUCURA " usar abertura como 2.0 em um evento, e que essa abertura só pode ser usada para fotografar objetos parados com a câmera no tripé.

Bom, tenho uma 6D, e uso muito abertura 2.0 em um Casamento por exemplo, e onde foco, fica focado, sem problemas.

O que acham disso ? A Namba é um lugar confiável para levar o equipamento ?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2014, 17:30:10
primeiro... até onde sei a Namba é totalmente confiável sim....

segundo... não leve ao pé da letra o que ele falou sobre usar f/2.0 em evento.. o cara pode ser um excelente técnico mas isso não obriga ele entender de fotografia

terceiro... só pelo seu relato não sei se consegui entender... tenha certeza que não tá usando velocidade baixa, focando no lugar errado, etc... Realmente, fotografar em f/2.0 em evento pode ser complicado se você demora um pouco entre o foco e o clique, isso porque a pessoa em foco se move, ou até mesmo você... teste em uns objetos fixos, focando sem recompor, com velocidade mais alta pra ter certeza que o problema não é com você em vez de ser com o equipamento.

Acho difícil a Namba dizer que mexeu, fez testes e está tudo ok quando na verdade continua ruim do mesmo jeito que deixou a câmera lá antes.


mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2014, 17:37:43
Fiz o teste com abertura 2.8 com a câmera em tripé. e mesmo assim fica desfocado.


jpl

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2014, 20:05:10
Posta umas fotos pra gente ver...  :ok:
6D | 60D | 24-105mm L | 100mm f2.8 Macro | 85mm f1.8 | 10-18mm | Tamron 17-50mm f2.8 | 600EX-RT | 430EX-II | 90EX


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2014, 08:42:17
Percebi que a minha 60D estava saindo muitas fotos desfocadas.

Uso aberturas mais altas 2.0, 2.5, etc.., mas no começo, as fotos saíam focadas normalmente.

Achei que eu estava tremendo mais, e por isso as fotos ficavam desfocadas, mas fiz alguns testes, trocando de lente, pedindo para outras pessoas tirarem as fotos, e continuavam desfocadas.

Para ter certeza que não era por estar tremendo, coloquei a câmera em um tripé, e ativei aquela opção que a câmera tem que mostra, após a foto tirada, onde foi focado.

Percebi que mesmo sem tremer nada, o foco sempre fica um pouco pra cima de onde eu foco, e por isso, em aberturas como 2.8 pra cima, todas as fotos saem desfocadas.

Me indicaram a Namba, e foi lá que eu levei a câmera.

Quando fui retirar, percebi que continuava desfocando, me mostraram uns testes que eles fazem lá, e pra eles estavam tudo ok, segundo esses testes. Me disseram ainda que as câmeras tem uma tolerância de foco, que pode alterar um pouco.

O técnico me pediu pra deixar a câmera lá mais um dia, pra tentar aproximar um pouco mais o foco.

No outro dia voltei lá, e a câmera continuava desfocando, do mesmo jeito que estava quando eu a levei.

Fiz o pagamento normalmente e retirei a câmera, pois tinha um evento na semana.

Resumindo, levei a câmera para consertar porque estava fora de foco, paguei o que eles me cobraram, R$ 500,00 entre limpeza e o conserto, e minha câmera continua desfocando.

Tenho certeza de que isso não é normal, como o técnico me afirmou lá, mas antes de colocar uma reclamação no Reclame Aqui, gostaria da opinião de vocês.

O mesmo me alegou que é " LOUCURA " usar abertura como 2.0 em um evento, e que essa abertura só pode ser usada para fotografar objetos parados com a câmera no tripé.

Bom, tenho uma 6D, e uso muito abertura 2.0 em um Casamento por exemplo, e onde foco, fica focado, sem problemas.

O que acham disso ? A Namba é um lugar confiável para levar o equipamento ?


Primeiro esse tecnico é um Filho d P. vc se vc não esta satistisfeito deve fazer uma reclamaçao sim no Reclame aqui.

Mas poste algumas fotos para ver exatamente onde esta seu problema.
Ricardo Ghion


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2014, 08:46:13
Eu faço eventos profissionais sempre com abertura 1.4 ou 1.2 esse técnico é no minimo um mané!

Mas envie umas fotos com EXIF das fotos.

O que pode estar acontecendo é apenas um micro ajuste, pela besteira que o técnico disse pode ser que ele nao saiba o que é isso.

Se fosse vc já abriria uma reclamação formal no reclame aqui e no Procon e poste aqui algumas fotos para ver se resolvemos esse seu problema.
Ricardo Ghion


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2014, 08:56:45
Eu uso uma 60d e uma T3, sempre com aberturas 2.8, inclusive na 50-150, e o foco é certinho...

Vc testou com outras lentes? MAs tem que ser lente clara, do mesmo padrão da sua.

Não adianta ver o problema em 2.0, e testar outra lente em 5.6.

Abraço.


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2014, 08:58:35
mscorrea,
Eu estou com um problema bem parecido mas com minha 6D. Ainda não levei pra assistência mas já estou entrando em pânico com esta falta de foco.

Tenho até um tópico aberto falando isto: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101590.msg1032379#msg1032379

Se encontrar a solução para a sua acredito que seja a mesma para a minha.

Abs,
Danilo
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2014, 11:46:51
http://1drv.ms/1u6UZ6s

Aí está uma foto que acabei de tirar.

Ativei a opção de mostrar onde foi focado.

Vocês podem perceber que o quadradinho está acima do número 8, porém, quando eu foquei ( com a câmera no tripé, velocidade 250 e abertura 2.0 ), eu deixei o número 8 exatamente dentro do quadradinho vermelho.

Imagine focando o olho de uma pessoa, e o foco saindo na sobrancelha, como vai dar uma diferença.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2014, 12:05:40
Olhando pelo visor é difícil dizer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2014, 13:24:07
Cara, assim não resolve nada pra gente.

Posta a foto que vc tirou com a camera, não a foto do LCD.

Abrçao


jpl

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2014, 19:05:06
Upa o Raw da foto que você tirou pra gente...  :ok:

Do LCD não tem como ajudar mesmo.
6D | 60D | 24-105mm L | 100mm f2.8 Macro | 85mm f1.8 | 10-18mm | Tamron 17-50mm f2.8 | 600EX-RT | 430EX-II | 90EX