Autor Tópico: Girar anel de foco MANUALMENTE com AF LIGADO (SOMENTE NIKON D7000)  (Lida 3826 vezes)

KingKong

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Olá pessoal. Alguns dizem que não tem problemas outros dizem que tem.

Minha câmera é uma D7000 e a lente é a do KIT 18-105mm

Afinal, posso ou não girar o anel de foco manualmente em modo AF? (lembrando: fazendo isso com o botão do obturador SEM ESTAR APERTADO, pois se tiver apertado meio-a-meio, sei que o AF foca com o motorzinho da lente e se eu girar quebra, mas com o botão totalmente solto, acho que pode ne?)

Obs: Só responder se vc tiver 100% de certeza e conhece o modelo que estou falando (de preferencia alguem que tenha ou que venda este modelo),
digo isto, pois sei que tem milhares de modelos e as vezes sua resposta será dada com base na tua câmera, que é outra e, afinal, poderá ou não, mas quero saber da D7000.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2014, 22:56:38
.
« Última modificação: 28 de Julho de 2014, 23:17:40 por Kokimoto »
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2014, 00:18:00

Olá pessoal. Alguns dizem que não tem problemas outros dizem que tem.

Minha câmera é uma D7000 e a lente é a do KIT 18-105mm

Afinal, posso ou não girar o anel de foco manualmente em modo AF? (lembrando: fazendo isso com o botão do obturador SEM ESTAR APERTADO, pois se tiver apertado meio-a-meio, sei que o AF foca com o motorzinho da lente e se eu girar quebra, mas com o botão totalmente solto, acho que pode ne?)

Obs: Só responder se vc tiver 100% de certeza e conhece o modelo que estou falando (de preferencia alguem que tenha ou que venda este modelo),
digo isto, pois sei que tem milhares de modelos e as vezes sua resposta será dada com base na tua câmera, que é outra e, afinal, poderá ou não, mas quero saber da D7000.
Tem lentes que permitem, outras não. Se eu não me engane, nas lentes Nikon, se houver na chavinha AF ou MF, não é possível. Se for AF/MF ou MF, é possível.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2014, 07:56:49
Olá pessoal. Alguns dizem que não tem problemas outros dizem que tem.

Minha câmera é uma D7000 e a lente é a do KIT 18-105mm

Afinal, posso ou não girar o anel de foco manualmente em modo AF? (lembrando: fazendo isso com o botão do obturador SEM ESTAR APERTADO, pois se tiver apertado meio-a-meio, sei que o AF foca com o motorzinho da lente e se eu girar quebra, mas com o botão totalmente solto, acho que pode ne?)

A lente do kit é AF-S, ela nao tem a entrada para o parafuso de foco da camera, mas tem a chave A/M, portanto voce nao deve girar o anel de foco quando estiver na posição A SOMENTE  nao posição M. Ela é diferente por exemplo da 35mm que tem a chave M/A - A em que voce pode a qualquer momento girar o anel de foco. quando estiver na posição M/A.

Obs: Só responder se vc tiver 100% de certeza e conhece o modelo que estou falando (de preferencia alguem que tenha ou que venda este modelo),
digo isto, pois sei que tem milhares de modelos e as vezes sua resposta será dada com base na tua câmera, que é outra e, afinal, poderá ou não, mas quero saber da D7000.

Tá de graça né?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2014, 07:59:34
Tá de graça né?

Pois é, eu tinha até respondido, mas me arrependi. Acho que não cumpro todos os requisitos kkkk
D600 - E-M10


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2014, 10:13:10
Pois é, eu tinha até respondido, mas me arrependi. Acho que não cumpro todos os requisitos kkkk

 :D


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2014, 10:30:50
:D

Pois é, eu tinha até respondido, mas me arrependi. Acho que não cumpro todos os requisitos kkkk

Impressionante!
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2014, 11:42:51
Em meu modo de pensar, este "KingKong" deve ser uma pessoa muito objetiva, sem "delongas", que não é muito receptivo à opiniões ou debates.

Eu não me sinto apto à responder, mas pude notar que trata-se de uma pessoa "amigável"

Abs a todos.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2014, 15:15:07
Eu não recomendo. Pois quando o AF está ligado ele trava o anel de foco e se voce notar algumas lentes ficam pesadas e arrastam quando voce enta girar o anel com o AF ligado.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2014, 00:00:33
Eu não recomendo. Pois quando o AF está ligado ele trava o anel de foco e se voce notar algumas lentes ficam pesadas e arrastam quando voce enta girar o anel com o AF ligado.

Nem todas. Algumas lentes mesmo com o AF ligado permite que se faça foco manual.