Autor Tópico: Rangefinder - Não consigo entender!!!?  (Lida 3004 vezes)

minstrelinthegallery

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 29 de Julho de 2014, 09:22:57
 :shock:

Olá pessoal.
Estou com uma angustia aqui; pq estou com uma canonet (primeiro modelo) e em minha primeira experiencia com uma rangefinder não consigo entender o sistema ou minha camera tá com algum problema!
Acontece que , por exemplo, se eu estiver focando duas linhas perpendiculares, ajustando o foco eu acerto a linha vertical mas não a horizontal, como se no movimento horizontal do ajuste do foco a coisa toda funcionasse corretamente mas o aspecto vertical da imagem continua desfocado (desculpe pela aparente confusão ao usar como exemplo duas linhas, uma na vertical e outra na horizontal, pq o ajuste de foco na horizontal passa pela linha vertical e vice versa).
Alguem que possa me ajudar?
Um abraço a todos!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2014, 10:47:29
São duas imagens que se percebe no centro do visor, numa área geralmente amarelada (o contraste facilita a visualização). Quando você gira o anel do foco, ao ficarem sobrepostas, ali estará em foco.

O que "você vê" nesse visor não é exatamente a mesma imagem que a "objetiva vai enxergar". Como se fosse, por exemplo, uma câmera do tipo Point and Shoot.

Dá uma olhadinha nos muitos textos na web a respeito disso.

Clique aqui nessa PESQUISA NO GOOGLE

« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 10:53:58 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2014, 10:47:57


Aqui nesse esquema, a luz que entra pela objetiva é o que vai ser gravado no filme ou sensor. A luz que entra pelas janelas 1 e 2 é a que permitir o ajuste do foco. Numa janela a imagem é fixa, na outra é móvel e ela desloca junto com o anel do foco. Como já se disse aqui, quando as duas imagens estiverem sobrepostas, esse será o ponto de foco.
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 10:58:58 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2014, 11:07:11
Hummmm... acho agora que não foi o que vc perguntou, né?!!!!

Se vc estiver falando da imagem cujo alinhamento horizontal e vertical não se ajustam simultaneamente, se for isso, então o telêmetro da câmera pode estar desalinhado.

Não me lembro mais quem é quem. Mas tem um lance aí de:

- se for desalinhamento horizontal, é fácil e barato de se resolver;
- se for desalinhamento vertical, é complicado e caro, além de existirem poucos técnicos no Brasil que realmente entendam do assunto.

Repito, a ordem disso eu não lembro bem, pode ser que seja o horizontal mais complicado, e vice-versa. Mas é mais ou menos por aí.
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 11:09:34 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2014, 11:41:51
Encontrei o que eu queria. É uma publicação que fala sobre a correção de telêmetros desalinhados e o que esse tipo de serviço implica (preço, muito trabalho, etc.).

Porém, devo fazer uma ressalva: é preciso pesquisar se isso vale para QUALQUER rangefinder. Portanto, um assunto para ser discutido com um técnico, alguém que de fato entenda do assunto.

Vejamos:

http://www.dantestella.com/technical/superfix.html
-22.352971,-48.775582


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2014, 15:12:50
Eu tenho uma Canonet, primeiro modelo também, que estava com o mesmo problema quando comprei. Está desalinhado mesmo, um técnico aqui do Rio consertou a minha.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2014, 15:41:23
o Braga responde tão bem que não deixa nada pra gente tentar complementar... rs...

Bom, sobre o técnico, tem vário bons em SP... mas quem sempre mexeu nas minhas Canonet e deixou sempre em excelente estado é o Medaglini, na 07 de Abril.. www.medaglini.com.br

O Perez também sempre é muito bem recomendado... Precisa ver se você acha que compensa. Abrir uma Canonet pra mexer não deve ficar hoje nada menos que uns R$180,00...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2014, 16:40:38
É muito comum o telêmetro estar alinhado verticalmente (que é o que importa mais) e desalinhado horizontalmente. As maiores causa do desalinhamento vertical  são choques físicos, que podem resultar em empenamento do mecanismo, ou então algum curioso andou futucando sem saber.

Aqui tem umas dicas, mas NÃO faça se não tiver a habilidade e a paciência necessárias.

http://waynelennonblog.com/2013/02/16/canon-canonet-ql17-rangefinder-realignment-how-too/

Aqui tem um post muito antigo, de 2002

"For the horizontal and vertical alignment adjustment, pull the top cover. The rewind knob unscrews easily by holding onto the rewind shaft with a popsicle stick or other "soft" utensil that won't scratch up the shaft. Remove the cocking lever (CL) by unscrewing the top chrome ring around the shutter release button (SRB). Use a pair of soft-jaw pliers, or a "friction wrench" such as a good sized rubber cork with a hole drilled into the bottom to clear the SRB. Pay attention to the order that the rings, shims, washer and lever come off. Loosen the three screws, and gently remove the cover. There aren't any wires to disconnect. The electrical connections are made through contacts, such as the two above the horizontal adjustment screw for the hot shoe."

Right in the rangefinder area, you'll see the main mirror. Both screws are marked. I haven't had to do a vertical adjustment on either of my user Canonets, but the screws to tweak that are on the base. There are two. I've marked the one, the other is behind the upright mirror bracket. The adjustments are <i>very</i> sensitive, so go easy. If you have a tripod, edge of a table, or a steady hand, it's easier to tweak the screw with a screwdriver in your right hand while looking through the rangefinder

Find a solid level reference far enough away to have the lens set at infinity. If you're concerned with the adjustment "drifting" over time, put a drop of nail polish on the screw to help lock it in place.

Assembly is reverse from disassembly."


minstrelinthegallery

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2014, 18:54:00
Galera, muito uteis as dicas e textos que me passaram. Acho que consegui resolver.
Abri a camera e mexendo vi que tem uma chapinha fina frontal que varia de posição e interfere no ajuste horizontal e mais pra tras, um espelhinho que faz parte dos ajustes na vertical; daí tirei um parafusinho que prende a parte de tras do espelho e o ajuste ficou mais bagunçado ainda; recoloquei o parafuso e apertando aos poucos verifiquei que esse tipo de 'alinhamento se faz por ali mesmo, apertando mais ou menos esse parafuso. rs

Vou fazer mais uns testes e venho contar se deu tudo certo. Um abraço e muito obrigado a todos!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2014, 19:32:24
Galera, muito uteis as dicas e textos que me passaram. Acho que consegui resolver.
Abri a camera e mexendo vi que tem uma chapinha fina frontal que varia de posição e interfere no ajuste horizontal e mais pra tras, um espelhinho que faz parte dos ajustes na vertical; daí tirei um parafusinho que prende a parte de tras do espelho e o ajuste ficou mais bagunçado ainda; recoloquei o parafuso e apertando aos poucos verifiquei que esse tipo de 'alinhamento se faz por ali mesmo, apertando mais ou menos esse parafuso. rs

Vou fazer mais uns testes e venho contar se deu tudo certo. Um abraço e muito obrigado a todos!


Mesmo assim tem que verificar o ajuste de infinito.


minstrelinthegallery

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2014, 19:52:05

Mesmo assim tem que verificar o ajuste de infinito.



No caso eu tenho que obter um foco preciso (vertical e horizontalmente) com o ajuste no infinito?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2014, 20:26:59

No caso eu tenho que obter um foco preciso (vertical e horizontalmente) com o ajuste no infinito?

Na boa, por favor não se zangue, mas....

Você tem experiência com esse tipo de serviço? Ou...
-22.352971,-48.775582


minstrelinthegallery

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2014, 20:35:24
Claro que não. Sem problemas. Pelo que tô escrevendo dá pra saber que sou diletante no assunto, mas to muito curioso em saber como funciona a coisa toda. O problema que eu havia descrito parece resolvido, pelo menos por enquanto. Estou conseguindo ajustar o foco para curtas e longas distancias, o que não estava acontecendo qdo relatei o problema. Fiz mais ou menos o que o texto do Shalders indicou. rs


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2014, 21:04:39
Aquilo que o Fernando (o Shalders) disse sobre o foco no infinito, bem, esse detalhe é mais que importante. Foco no infinito correto, todo o resto também estará também correto.

Ah! obrigado por sua resposta cordial, viu!  :ok: É que tenho tido um pouco de medo de criticar as pessoas.  :hysterical: Principalmente aquelas que mandam mais do que eu, aqui ou em qualquer lugar.  :hysterical: :hysterical:
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2014, 21:25:13
Vou colocar a coisa de uma forma bem simples ok.

Supondo que o seu grupo ótico da Canonet esteja colimado corretamente, isto é, esteja alinhado oticamente (coisa que se não levou um tombo, provavelmente estará) e que o ponto marcado como infinito da escala de distâncias estiver correto, sendo habilidoso e cuidadoso, você pode até arriscar a ajustar a paralaxe do telêmetro, que consiste em fazer as imagens coincidirem quando no infinito, quando a lente está nesta posição.

1) Regule a lente para infinito

2) procure, de dia, algum objeto vertical que esteja a uma boa distância, algo como 100-200 metros, tipo uma torre, uma fachada de prédio ou similar.

3) Prenda a câmera em um tripé. Facilita muito

4) Faça o ajuste de paralaxe (movimento horizontal) até que as imagens coincidam.

Não force nada. Se estiver duro está errado e pode empenar.
Mas se for fazer e der errado, lembre-se que a culpa será única e exclusivamente sua e não adianta chorar ou espernear depois, é justamente para isso que existem os técnicos, mas acho válido fazer este tipo de coisa para aprender, foi exatamente assim que comecei (mas não quer dizer que mesmo depois de 30 anos eu não destrua alguma coisa de vez em quando haha)

O Braga anda mais estressado do que eu, não liga não. Ele tem seus motivos... ;)


P.S.

Todo ajuste de foco deve ser feito no infinito, pois a escala de distâncias não é linear. Ajustar em distâncias menores é muito crítico, e a distância de referência não é na face da câmera e sim no plano do filme. Qualquer erro vai ser propagado violentamente na direção do infinito.

 
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 21:27:37 por AFShalders »