Autor Tópico: Porque tantas fotos em P&B??  (Lida 14220 vezes)

Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #30 Online: 31 de Julho de 2014, 14:30:54
Fico triste em ler alguns comentários... Parece que tem gente que fotografa em P&B sem saber o porque e ainda resolve responder o tópico... 

É por isso que eu digo... não adianta querer "conversar" sobre fotografia com quem nunca leu nada e acha que a fotografia se resume em uma boa máquina e um dedo pra clicar...

Se vc diz que uma fotografia P&B não te agradou é porque você olhou apenas para o aspecto visual de um papel impresso ou uma tela de computador. E fotografia não é isso... Fotografia é luz, é composição, é enquadramento e acima de tudo é uma linguagem de comunicação. Quem se importa com a cor/tonalidade que ela tem ou deixa de ter é porque não sabe fotografar tampouco reconhecer uma fotografia (é pra essas pessoas foi foi criado o Instagram).

Que bom que algumas pessoas aqui souberam expressar um conhecimento mais maduro a respeito:

Fotografar em P&B para mim é a arte absoluta da fotografia, tudo que uma foto quer passar, sentimentos, drama, sensualidade, alegria o P&B passa, eu diria que P&B é a alma da fotografia e as cores são somente o detalhe estético.
Fotos P&B não tem as cores para distrair, toda modelagem da luz com a cena, composição ficam em evidência em uma foto P&B.

A cor é um ingrediente da fotografia, como tantos outros.
Pode tornar a foto mais rica, mas também pode ser um elemento de distração que minimiza a importância de outros aspectos, como a sombra, o relevo, a textura.

Agora respondendo o tópico:
A ausência de cor significa ausência de informação, isto é, o foco está na clareza da situação retratada. O autor da foto deseja que aquele que a observa concentre-se na situação em si, e não em um ou mais elementos da mesma, o que interessa é o contexto, o impacto do momento retratado. Capturar imagens em preto e branco pode ser um desafio tanto para fotógrafos iniciantes como profissionais. É necessário um conhecimento aprofundado dos fundamentos da fotografia para capturar belas fotos em preto e branco, onde aspectos como contraste e a luz são mais explorados. Pra isso é preciso desenvolver um olhar para o uso das sombras, contrastes e realces e prestar muito mais atenção nas texturas e formas. Tente dedicar mais tempo para analisar e entender como a luz define a forma, textura e o contraste na cena, objeto ou modelo, e qual é a emoção que você quer empregar, e lembre-se que fotografia não é apenas "gosto pessoal".

“Nada no mundo é em branco e preto. Mas o fato de eu transformar toda essa gama de cores em gamas de cinza me permitiam fazer uma abstração total da cor e me concentrar no ponto de interesse que eu tenho na fotografia. A partir desse momento, eu comecei a ver as coisas realmente em branco e preto” (Sebastião Salgado)


« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 14:34:10 por Jr_Perinotto »
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 31 de Julho de 2014, 14:50:40
A ausência de cor significa ausência de informação, isto é, o foco está na clareza da situação retratada. O autor da foto deseja que aquele que a observa concentre-se na situação em si, e não em um ou mais elementos da mesma, o que interessa é o contexto, o impacto do momento retratado. Capturar imagens em preto e branco pode ser um desafio tanto para fotógrafos iniciantes como profissionais. É necessário um conhecimento aprofundado dos fundamentos da fotografia para capturar belas fotos em preto e branco, onde aspectos como contraste e a luz são mais explorados. Pra isso é preciso desenvolver um olhar para o uso das sombras, contrastes e realces e prestar muito mais atenção nas texturas e formas. Tente dedicar mais tempo para analisar e entender como a luz define a forma, textura e o contraste na cena, objeto ou modelo, e qual é a emoção que você quer empregar, e lembre-se que fotografia não é apenas "gosto pessoal".

“Nada no mundo é em branco e preto. Mas o fato de eu transformar toda essa gama de cores em gamas de cinza me permitiam fazer uma abstração total da cor e me concentrar no ponto de interesse que eu tenho na fotografia. A partir desse momento, eu comecei a ver as coisas realmente em branco e preto” (Sebastião Salgado)

 :worship:

Grato pela resposta, uma das melhores aqui, com certeza...

Percebe-se que não tenho, ainda, este olhar tão crítico. Minha dúvida, agora, é como conseguir este olhar crítico? O tempo, a prática, a técnica e o estudo trarão este conhecimento naturalmente?
W. Jesus - Flickr


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #32 Online: 31 de Julho de 2014, 15:40:55
:worship:

Grato pela resposta, uma das melhores aqui, com certeza...

Percebe-se que não tenho, ainda, este olhar tão crítico. Minha dúvida, agora, é como conseguir este olhar crítico? O tempo, a prática, a técnica e o estudo trarão este conhecimento naturalmente?

Olhar crítico é realmente com o tempo e a busca constante de conhecimento.

Todo fotógrafo precisa de inspiração e referências. Comece lendo um pouco e vendo as fotografias de Ansel Adams, Robert Capa, Henry Cartier Bresson, Richard Avedon e Sebastião Salgado.
Quando puder procure um curso de fotografia que traga matérias como: História da Arte e da Cultura, Fundamentos Compositivos da Imagem, Técnicas de Iluminação, História da Cultura através da Imagem, Linguagem e Sociologia, além daquelas básicas que todo cursinho tem.
Tem alguns livros que são quase que obrigatórios pra quem quer evoluir: Gênesis - Sebastião Salgado, O Olho do Fotógrafo - Michael Freeman, Criatividade em P&B - Harold Robins, A Camara Clara - Roland Barthes, Filosofia da Caixa Preta - Vilém Flusser, e muuuitos outros.

Essa dica também é muito boa!

Aconselho passar o visor da câmera para P&B, mesmo que a foto seja colorida, com visor P&B percebemos melhor a modelagem feita pela luz nos objetos e pessoas.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 31 de Julho de 2014, 20:32:36
A ausência de cor significa ausência de informação.

Permita-me discordar desta parte. A informação está lá, apenas sem a cor, que dependendo do caso pode ser supérflua ou até mesmo atrapalhar. Por definição uma imagem que não seja "nula", como por exemplo um quadro 100% homogêneo e monocromático possui informação. No restante, concordo, e acho que o maior problema é a banalização. Todo mundo se acha foógrafo, e dos bons ultimamente.

Pensar e executar uma imagem fazendo restrição a qualquer um dos seus atributos naturais exige treino, olho e conhecimento. As vezes não é nem um pouco fácil abstrair um elemento, por exemplo a cor e conseguir ter uma idéia interessante sobre um determinado tema. Quem já fotografou em filme e teve que usar filtros em PB que o diga.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.668
Resposta #34 Online: 31 de Julho de 2014, 21:20:43
Permita-me discordar desta parte. A informação está lá, apenas sem a cor, que dependendo do caso pode ser supérflua ou até mesmo atrapalhar. Por definição uma imagem que não seja "nula", como por exemplo um quadro 100% homogêneo e monocromático possui informação. No restante, concordo, e acho que o maior problema é a banalização. Todo mundo se acha foógrafo, e dos bons ultimamente.

Pensar e executar uma imagem fazendo restrição a qualquer um dos seus atributos naturais exige treino, olho e conhecimento. As vezes não é nem um pouco fácil abstrair um elemento, por exemplo a cor e conseguir ter uma idéia interessante sobre um determinado tema. Quem já fotografou em filme e teve que usar filtros em PB que o diga.

Mandou bem, muito bem diga-se de passagem

Se eu mostrar essa conversa torta de P&B pro meu pai o coitado cai duro, ele  como muitos seguiu a receita (acho que a única viável) de fotografar em P&B, revelar no banheiro da empregada e rebobinava o filme fazendo vaquinha com os amigos... era muuuuuuito caro revelar em LAB Colorido, mesmo um Curt

Perinotto, amigão, de uma olhada em Circulo de Newton.. se tiver paciência reproduza a experiência a ai com certeza vai entender o uso de filtro, hoje em dia no LR e PS

Abs



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 31 de Julho de 2014, 21:46:16
Perinotto, amigão, de uma olhada em Circulo de Newton.. se tiver paciência reproduza a experiência a ai com certeza vai entender o uso de filtro, hoje em dia no LR e PS


Hein ?!  Agora fui eu quem não entendeu. Ele nem tocou nesse assunto !
Discordei dele apenas na parte que não há informação em preto e branco e mesmo assim acho que foi falha de expressão dele.


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #36 Online: 31 de Julho de 2014, 22:11:47
Perinotto, amigão, de uma olhada em Circulo de Newton.. se tiver paciência reproduza a experiência a ai com certeza vai entender o uso de filtro, hoje em dia no LR e PS

Conheço o disco de newton e entendo sua representatividade, porém acho muito vago tratar esse assunto com essa experiência. Não desmereci em nenhum momento o emprego de filtros na edição, apenas disse que não se pode julgar se uma foto é boa ou ruim apenas por esse aspecto. A interferência via software tbm é uma representação artística, isso é fato e não discordo.
Mas minha opinião acima tem muito mais haver com linguagem do que com as leis da física e ótica.
Caso queira conhecer a base da minha opinião, sugiro ler  Filosofia da Caixa Preta do filósofo Vilém Flusser e A Câmara Clara de Roland Barthes. Assim poderemos desenvolver uma boa reflexão da qual não se julgue como "torta".
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.668
Resposta #37 Online: 31 de Julho de 2014, 22:22:42

Hein ?!  Agora fui eu quem não entendeu. Ele nem tocou nesse assunto !
Discordei dele apenas na parte que não há informação em preto e branco e mesmo assim acho que foi falha de expressão dele.

Só peguei parte da conversa, o que vc destacou.. na verdade a ausência de cor eu li "branco"... orelhada minha  :doh: não li toda a conversa :no:

Lendo mais um pouco vi que ele respondeu a um questionamento mas mesmo assim acho interessante dar uma olhada em estudo de cores e um pouco sobre luz, física de colegial nada de mais. Acredito que acrescente algo de técnica, artístico muito pouco.

Desculpe qq coisa  :ok:

Abs





spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.668
Resposta #38 Online: 31 de Julho de 2014, 22:51:57
Conheço o disco de newton e entendo sua representatividade, porém acho muito vago tratar esse assunto com essa experiência. Não desmereci em nenhum momento o emprego de filtros na edição, apenas disse que não se pode julgar se uma foto é boa ou ruim apenas por esse aspecto. A interferência via software tbm é uma representação artística, isso é fato e não discordo.
Mas minha opinião acima tem muito mais haver com linguagem do que com as leis da física e ótica.
Caso queira conhecer a base da minha opinião, sugiro ler  Filosofia da Caixa Preta do filósofo Vilém Flusser e A Câmara Clara de Roland Barthes. Assim poderemos desenvolver uma boa reflexão da qual não se julgue como "torta".

Oooopa, desculpe não quis magoar ou ofender

Os dois livros foram escritos depois que "desencanei" de fotografar assim, sério e trabalhoso. Certamente  trazem  muuuuuito mais conhecimento que eu tenho e honestamente, precise

O "torta" não foi pejorativo, pode acreditar, é que se eu contar que um casamento o fotógrafo tira  mais de 1000 fotos ele pira  :hysterical: :hysterical:  (só um exemplo)

Abs e mais uma vez, desculpe alguma coisa :ok:



Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #39 Online: 31 de Julho de 2014, 23:10:12
Calma amigo, tá de boa! Não ofendeu em nenhum momento. Tbm peço desculpas se me expressei de forma rude. Apenas entrei na discussão pq debates são sempre produtivos e agregam muito mais do que comentários apáticos e sem expressão nenhuma.
Abraços!
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 31 de Julho de 2014, 23:29:43
Ignorem o horizonte torto,
me ajudem a entender tudo isso dizendo o que enxergam de melhor na P&B e na Color, diante de todas as teorias do P&B expostas neste post.  :ok:

1
IMG_3337-3 by carlos.gandolfe@gmail.com, on Flickr

2
IMG_3337 by carlos.gandolfe@gmail.com, on Flickr
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 23:34:35 por edugandolfe »


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 31 de Julho de 2014, 23:53:55
Ignorem o horizonte torto,
me ajudem a entender tudo isso dizendo o que enxergam de melhor na P&B e na Color, diante de todas as teorias do P&B expostas neste post.

 :clap: :clap: :clap: gostei da ideia...
W. Jesus - Flickr


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #42 Online: 01 de Agosto de 2014, 00:11:07
A fotografia PB não nasce na edição. Ela é pensada antes do clique pq o contraste, a luz e a sombra tendem ser mais valorizados. A forma de compor é diferente, a exposição é diferente. Não adianta querer entender fotografia pelo caminho mais curto. Detalhes como esse que estamos falando aqui requerem um pouco mais de literatura.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #43 Online: 01 de Agosto de 2014, 00:24:26
Exemplo de foto PB (e não simplesmente em escalas de cinza sem contraste)...

E_PB_CLA_5896 by Claudio Perinotto Junior, on Flickr


« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 00:26:31 por Jr_Perinotto »
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 01 de Agosto de 2014, 08:05:51
Citar
Detalhes como esse que estamos falando aqui requerem um pouco mais de literatura.

Comecei a entender ...
Se possível, posta aqui algum material que vc estudou, compartilha informação com a gente, ando sem muita grana para pagar um curso e hoje meu professor é o MF somado aos Cursos on-line que faço...posta mais fotos e explica pf...ao estilo CROIX.

Temos tanta dúvida pois todo mundo fala "gosto é gosto"...por isso a dificuldade em absorber de forma clara essas coisas, a foto acima se colocada num corredor polonês por exemplo, terá grandes chances do pessoal comentar "está um pouco sub-exposta"....ai o autor perde a referência...até o momento, eu manipulava uma foto P&B  sendo aquela que somente gostaria de destacar "o momento" no lugar da beleza das cores, ou porque simplesmente ficava melhor aos meus olhos...mas tem muita coisa por trás disso...

abraços
« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 08:13:45 por edugandolfe »