Fico triste em ler alguns comentários... Parece que tem gente que fotografa em P&B sem saber o porque e ainda resolve responder o tópico...
É por isso que eu digo... não adianta querer "conversar" sobre fotografia com quem nunca leu nada e acha que a fotografia se resume em uma boa máquina e um dedo pra clicar...
Se vc diz que uma fotografia P&B não te agradou é porque você olhou apenas para o aspecto visual de um papel impresso ou uma tela de computador. E fotografia não é isso... Fotografia é luz, é composição, é enquadramento e acima de tudo é uma linguagem de comunicação. Quem se importa com a cor/tonalidade que ela tem ou deixa de ter é porque não sabe fotografar tampouco reconhecer uma fotografia (é pra essas pessoas foi foi criado o Instagram).
Que bom que algumas pessoas aqui souberam expressar um conhecimento mais maduro a respeito:
Fotografar em P&B para mim é a arte absoluta da fotografia, tudo que uma foto quer passar, sentimentos, drama, sensualidade, alegria o P&B passa, eu diria que P&B é a alma da fotografia e as cores são somente o detalhe estético.
Fotos P&B não tem as cores para distrair, toda modelagem da luz com a cena, composição ficam em evidência em uma foto P&B.
A cor é um ingrediente da fotografia, como tantos outros.
Pode tornar a foto mais rica, mas também pode ser um elemento de distração que minimiza a importância de outros aspectos, como a sombra, o relevo, a textura.
Agora respondendo o tópico:
A ausência de cor significa ausência de informação, isto é, o foco está na clareza da situação retratada. O autor da foto deseja que aquele que a observa concentre-se na situação em si, e não em um ou mais elementos da mesma, o que interessa é o contexto, o impacto do momento retratado. Capturar imagens em preto e branco pode ser um desafio tanto para fotógrafos iniciantes como profissionais. É necessário um conhecimento aprofundado dos fundamentos da fotografia para capturar belas fotos em preto e branco, onde aspectos como contraste e a luz são mais explorados. Pra isso é preciso desenvolver um olhar para o uso das sombras, contrastes e realces e prestar muito mais atenção nas texturas e formas. Tente dedicar mais tempo para analisar e entender como a luz define a forma, textura e o contraste na cena, objeto ou modelo, e qual é a emoção que você quer empregar, e lembre-se que fotografia não é apenas "gosto pessoal".
“Nada no mundo é em branco e preto. Mas o fato de eu transformar toda essa gama de cores em gamas de cinza me permitiam fazer uma abstração total da cor e me concentrar no ponto de interesse que eu tenho na fotografia. A partir desse momento, eu comecei a ver as coisas realmente em branco e preto” (Sebastião Salgado)