Autor Tópico: Troca de objetivas com a câmera ligada, pode?  (Lida 10618 vezes)

Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2014, 12:29:41
Também procurei no manual da Canon, e não diz nada a respeito, por isso, fico em dúvida quanto a ser correto trocar a lente com a câmera ligada ou não. Mas pelo visto a maioria faz a troca com ela ligada (independente da marca). Não sei se por falta de informação, fico com receio de efetuar a troca sem desligar, talvez por já ter adquirido este hábito ao longo do tempo, fica um pouco difícil mudar agora.

Mas pelo visto, o pessoal que não desliga a câmara, nunca teve problemas, e aliado ao fato do manual da Canon, não citar este procedimento, acredito não haver problemas, não acredito ser uma omissão do manual, e sim, se não está descrito lá, significa não ser necessário o desligamento.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 30 de Julho de 2014, 14:12:56
Também procurei no manual da Canon, e não diz nada a respeito, por isso, fico em dúvida quanto a ser correto trocar a lente com a câmera ligada ou não. Mas pelo visto a maioria faz a troca com ela ligada (independente da marca). Não sei se por falta de informação, fico com receio de efetuar a troca sem desligar, talvez por já ter adquirido este hábito ao longo do tempo, fica um pouco difícil mudar agora.

Mas pelo visto, o pessoal que não desliga a câmara, nunca teve problemas, e aliado ao fato do manual da Canon, não citar este procedimento, acredito não haver problemas, não acredito ser uma omissão do manual, e sim, se não está descrito lá, significa não ser necessário o desligamento.



É mais uma questão de bom senso.

O ideal seria realmente fazer a troca com a camera desligada já a alguns minutos ( pelo menos 1 ) para que o sensor esfrie um pouco, em uma sala fechada com a frente do corpo voltada para baixo.
Mesmo assim não seria garantia de que essa tarefa toda não afetaria o sensor, pois sujeira aparece até pra quem nunca troca de lente.

O problema é que na maioria das situações vc não tem condições, tempo e lugar pra ser desse jeito.



dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 30 de Julho de 2014, 14:14:49
Minha camera fica ligada o fim de semana todo (literalmente o botão no "ON").

Então se era pra dar problema, já devia ter dado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 30 de Julho de 2014, 16:20:20
Também já li em outro lugar sobre isso. O fato de haver alguma eletricidade estática pode atrair partículas indesejadas para dentro da câmera. Afinal, com ela ligada há alguma corrente nos circuitos...

Abraços.

Já notaram como às vezes ligamos alguma coisa na tomada, e sai uma fagulha no momento em que o contato é feito? Esta fagulha queima parte da superfície dos pinos da tomada; basta ver no ferro de passar roupa, como é tem marcas de onde as fagulhas aparecem.

Na câmera é bem parecido, embora, pra melhorar o contato se use um revestimento de metal nobre (prata, ouro ou outro) nos conectores entre a câmera e a objetiva. Aqui a corrente e tensão são muito menores que no ferro de passar roupa, mas ainda assim este efeito pode ocorrer. Depois de acontecer muitas vezes, pode começar a ocorrer mau contato, especialmente na câmera, que é conectada a várias lentes.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2014, 10:48:14
Uma questão...

No caso das DLSR's, o sensor fica coberto pelas cortinas do obturador enquanto nenhum frame está sendo capturado. Para atrair alguma sujeira, essa estática teria que ser muito forte. Além disso, acho que as DSLR's não  mantém o sensor energizado quando nenhum frame está sendo capturado, ou pelo menos, se mantém é com uma carga muito menor do que quando está "fazendo" a foto ou em liveview.

Neste caso acredito que a estática não deve ser tão alta assim a ponto de ser uma sugadora de poeira, que vai acabar se depositando nas cortinas, e não no sensor. Claro que fatalmente alguma poeira depositada na cortina vai parar no sensor quando a exposição for feita, mas a incidência não deve ser assim tão grande.

Já com DSLT's e mirrorless em geral, aí o problema realmente existe já que o sensor fica exposto e energizado durante todo o tempo, a não ser que ele se desligue automaticamente e o obturador se feche quando a lente for removida.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2014, 17:07:51
Eu também soube que o motivo para desligar é evitar que o sensor energizado atraia mais poeira que o normal. Li que algumas pessoas até retiram a bateria para se certificar que o sensor não está energizado.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2014, 19:31:39
Tambem nunca tive nenhum problema com isso. Tam nunc achei nada no manual.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:23:01
Pessoal, lendo com mais atenção o manual de uma Canon 40D, achei interessante isso.

 - Como sou burrão, e não consegui inserir a imagem do manual, portanto transcrevo aqui.

Pág. 31 - Manual Canon 40D
"O Image Stabilizer continua a funcionar durante cerca de 2 segundos depois de soltar o botão obturador. Não retire a objetiva durante este período. Se o fizer, pode provocar uma avaria.!

Achei que seria de algum interesse à vocês.
Abs
Anderson.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:37:39
Pessoal, lendo com mais atenção o manual de uma Canon 40D, achei interessante isso.

 - Como sou burrão, e não consegui inserir a imagem do manual, portanto transcrevo aqui.

Pág. 31 - Manual Canon 40D
"O Image Stabilizer continua a funcionar durante cerca de 2 segundos depois de soltar o botão obturador. Não retire a objetiva durante este período. Se o fizer, pode provocar uma avaria.!

Achei que seria de algum interesse à vocês.
Abs
Anderson.

É por coisas assim que eu prefiro desligar antes de trocar. Não me custa nada.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:43:38
Minhas lentes não são estabilisadas :assobi:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:40:16
Uma coisa que não citei aqui e o relato do Anderson me fe lembrar. É que eu sempre desligo o modo AF da lente antes da troca de lentes. Faço isso desde que trabalhava com as analigicas pois isso esta no manual da Canon EOS 30.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #26 Online: 06 de Agosto de 2014, 08:54:54
Branco, este detalhe de desligar ao AF eu não sabia, mas como eu desligo a câmara, não haverá problemas.

Talvez o que eu tenha mesmo, é um pouco de falta de intimidade nestas novas tecnologias, que tudo parece tão frágil, e como eu me considero um pé frio (parece que tudo dá defeito na minha mão), e como não gostaria de ficar sem o equipamento (parado em assist técnica - e muito menos gastar dinheiro com isso), é que tenho esta "neurose" ou não, de sempre desligar a câmera ao trocar as objetivas, mesmo não existindo problemas, como já disse fico com receio.

Abs
Anderson.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Agosto de 2014, 11:14:35
Se há recomendação para desligar a câmera pelo fabricante,  há um motivo. Mesmobque em 99%das vezes nada de anormal aconteça,  não quero ser o 1% a evidenciar um problema, por menor que seja. se eu puder, quero continuar com o bom costume de desligar a câmera.
D200


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #28 Online: 07 de Agosto de 2014, 13:01:33
Minha câmera está sempre configurada para desligar sozinha em 1 minuto, mesmo que esqueça de desligar há uma grande chance de ela já ter desligado sozinha quando eu for trocar a lente.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 07 de Agosto de 2014, 19:08:22
Sempre troco com a câmera desligada. Já li em algum site que não devemos fazer a troca da lente com a força ligada.
Quando fazemos a troca, os contatos da lente tocam os contatos do corpo e ao girarmos a lente para travar a objetiva, estes tocam os contatos errados do lado do corpo, podendo gerar problemas eletrônicos se a força estiver ligada.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva