Autor Tópico: Troca de objetivas com a câmera ligada, pode?  (Lida 10656 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #30 Online: 08 de Agosto de 2014, 15:11:44
Branco, este detalhe de desligar ao AF eu não sabia, mas como eu desligo a câmara, não haverá problemas.
Engano seu Anderson. Pois se voce notar, o com o modo AF ativado o anel de auto foco continua travado ( dependendo do modelo de lente) mesmo a lente estando separada do corpo. Isso porque o motor de foco ficou acionado ou travado. E o fabricante recomenda para desativa-lo colocando em MF para no momento da troca não girar o anel de foco por acidente ( e isso ocorre muito) forçando e danificando o mesmo. Agora quanto a desligar a camera eu sou meio ou muito desleixado e quase nunca desligo. Hoje mesmo eu estava num evento e trocava de lente o tempo todo sem desligar a camera, ate mesmo esquecia de tirar do modo AF, porem eu ja estou costumado com minha camera e lentes e ja sei onde pegar para não girar o anel de foco.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #31 Online: 08 de Agosto de 2014, 18:27:04
Olha Branco, eu não tinha pensado neste caso - ao trocar a objetiva girar sem querer o anel de foco - e verificando aqui, tenho uma lente 17-85mm, que ao trocar a objetiva, eu giro justamente o anel de foco, e reparei agora que este anel, mesmo a chave estando em AF, o anel não trava, ele gira direto, passa a impressão que ele está quebrado, embora a focagem é feita normalmente, apenas quando - por exemplo - chego no infinito, ele continua girando e "dá a volta"

Vou ficar atendo à isso, obrigado pela dica!!!   :ok:



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #32 Online: 08 de Agosto de 2014, 18:56:34
Depende muito do tipo de objetiva. Falando de Canon, as objetivas que possibilitam o que a Canon chama de "FTM" (Full Time Manual Focus) permitem que se altere o foco mesmo com o AF ligado. Isso é algo que é bastante usado dependendo do tipo de foto que se faz. Por exemplo, vc está fotografando um pássaro que está entre folhas e ao focar em um primeiro momento a câmera foca as folhas e não o pássaro. Então vc manualmente ajusta o foco até o ponto desejado, sem ter que desligar o AF.

As lentes FTM normalmente são aquelas que são Ring-USM, como a 28-135 e as lentes L. Quase com certeza que a 17-85 e a 17-55 também sejam. As que são USM mas do tipo comum, como a 75-300 e 70-300 não são FTM.  E para as lentes comuns de kit como 18-55, 55-250 e outras deve-se necessariamente desligar o AF para rodar o anel de foco. No caso de lentes em que o bloco frontal gira no momento do foco, deve-se desligar o AF também na hora de colocar ou tirar o parassol. Embora o risco de quebra do sistema de AF não seja tão grande assim, as engrenagens deste tipo de lente são plásticas  e forçar demasiadamente o sistema de AF pode fazer aparecer folgas que tiram a precisão do foco.

Já as lentes STM são diferentes, até onde sei não existe conexão física, o autofoco é comandado eletricamente e acho que todas possibilitam FTM.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 08 de Agosto de 2014, 19:10:38
Quase com certeza que a 17-85 e a 17-55 também sejam.

A 17-55 tem FTM também, já tive uma. A 17-85 eu acredito que seja, porque ela é da mesma linha da 28-135, são praticamente idênticas.
Já as lentes STM são diferentes, até onde sei não existe conexão física, o autofoco é comandado eletricamente e acho que todas possibilitam FTM.

Até onde eu saiba sim, todas têm FTM, mas precisa deixar o botão disparador a meio clique pra poder usar o FTM. Ou então usar transferir o AF para o botão traseiro (AF-ON), aí elas ficam com FTM o tempo inteiro. Pelo menos é assim na 40/2.8 STM pancake.