Autor Tópico: Troca de objetivas com a câmera ligada, pode?  (Lida 10556 vezes)

Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Online: 29 de Julho de 2014, 18:21:06
Pessoal, estou perguntando isso, pois recentemente estive em uma cidade do interior (Poços de Caldas - MG), e lá estava ocorrendo um encontro de fotografia, e nesta ocasião pude notar que o instrutor, tinha algumas lentes em sua bolsa, os alunos tiravam as fotos e vinham até ele para trocarem as objetivas, entendi que a proposta era testar as diferentes distancias focais. Até aqui tudo bem, mas o que me chamou a atenção, foi que este tal professor, trocava as lentes para os alunos com a câmera ligada - geralmente, pelo que puder notar eram câmeras Canon (linha EOS, não eram de filme) - aí fiquei pensando  :ponder: , há necessidade de desligar a câmera ao trocar o objetiva (eu sempre faço isso).

Ao trocar as lentes sem desligar a câmera, pode ocorrer em algum risco ao equipamento?


Obs.: Não eram apenas Canon, tinha também Nikon, Sony, mas que eu tenha notado a troca, foi com as Canon.


 - Procurei algo assim no fórum e não localizei.


Obrigado!


Anderson.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2014, 18:26:45
Sempre troquei com a câmera ligada, mas por não lembrar de desligar msm pela pressa... nunca tive problema :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2014, 18:30:16
Nunca tive problemas ao fazer isso, e não imagino que possa causar algum dano.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2014, 18:36:37
se der problema por causa disso tô ferrado... 90% das vezes não lembro de desligar a câmera pra fazer a troca.

A única coisa que já me aconteceu até hoje, algumas vezes, é depois de trocar a lente a câmera não reconhecer a que entrou, e aí sim tenho que desligar e ligar novamente...
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 18:37:26 por Luciano.Queiroz »


Alexsandre

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
  • Muito do amador! :P
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2014, 18:42:49

Eu as vezes faço isso por descuido, mas me vigio para não fazer. Essa preferência não tem embasamento nenhuma é pessoal mesmo. Até já li em algum lugar sobre evitar isso, mas não era uma fonte tão confiável.

Já procurei até no manual da câmera e não encontrei nenhuma observação a esse respeito.

E pelo que estou vendo a maioria do pessoal faz isso.  :ponder: :ponder:



Alexsandre

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
  • Muito do amador! :P
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2014, 18:44:15
se der problema por causa disso tô ferrado... 90% das vezes não lembro de desligar a câmera pra fazer a troca.

A única coisa que já me aconteceu até hoje, algumas vezes, é depois de trocar a lente a câmera não reconhecer a que entrou, e aí sim tenho que desligar e ligar novamente...

Essa falha já aconteceu uma vez comigo também. Solução foi a mesma: reiniciar a câmera.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2014, 19:59:45
Sempre fiz isso e nunca deu pau.


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2014, 21:28:27
Se não me engano, o motivo pelo qual não se deveria trocar as lentes com ela ligada era pelo fato do sensor energizado atrair mais poeira do que desligado, devido à estática.

Porém não tenho certeza e embasamento para afimar se isto é verdade ou não.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2014, 08:11:08
Não tem base porque se fosse assim as mirrorless viveriam cheias de sujeira. A DSLR tem a vantagem dos espelho e do obturador na frente do sensor as mirrorless não, o sensor fica na lata.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2014, 08:52:07
Não tem base porque se fosse assim as mirrorless viveriam cheias de sujeira. A DSLR tem a vantagem dos espelho e do obturador na frente do sensor as mirrorless não, o sensor fica na lata.
Mas nas mirrorless o sensor fica energizado mesmo com a câmera desligada?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2014, 08:54:28
No manual da Olympus E-PL1 tem essa mensagem com o ícone de "Atenção":

Certifique-se de que a câmera está desligada. (pág. 5)

O ícone de Atenção significa, pelo manual:

Informações importantes sobre situações que podem provocar falhas ou problemas de funcionamento. Também alerta para ações que devem ser completamente evitadas.


Olhei também o manual de outras câmeras:
Na Canon T3i, nada sobre desligar, assim como na 5D Mark III.
Na Nikon D3100 (pág.16) e D7000 (pág.25) explicitamente, é o primeiro passo para instalar a objetiva: "Desligar a câmera".
Na D90 também, "depois de confirmar que a câmera está desligada". (pág. 25)

Pelos manuais que tenho por aqui, parece que a Canon não se preocupa com estar ou não desligada; já os que vi da Nikon e Olympus todos eles são explícitos nesse ponto, de que deve estar desligada para colocar a objetiva.

Mas como a maioria, já troquei sem desligar algumas vezes.
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, 09:03:10 por alexandreranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2014, 09:01:34
Se não me engano, o motivo pelo qual não se deveria trocar as lentes com ela ligada era pelo fato do sensor energizado atrair mais poeira do que desligado, devido à estática.

Porém não tenho certeza e embasamento para afimar se isto é verdade ou não.

Eu li isso no site da sony (a minha é uma A77). Eles recomendam que se faça a troca com a câmera desligada.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2014, 09:06:17
Se não me engano, o motivo pelo qual não se deveria trocar as lentes com ela ligada era pelo fato do sensor energizado atrair mais poeira do que desligado, devido à estática.

Porém não tenho certeza e embasamento para afimar se isto é verdade ou não.

É exatamente isso, a questão não é de a camera travar, mais sim uma recomendação do fabricante como prevenção contra sujeira no sensor. Mas a maioria das pessoas não faz.

Tbm participei de um workshop aonde o instrutor trocava de lentes com os participantes sem desligar e ainda muitas vezes deixava o corpo sem nenhuma lente por minutos enquanto explicava algo.

Acho que no geral é mais como recomendação mesmo. É como um manual de carro que diz: jamais dê partida no motor sem o cinto de segurança devidamente ajustado!
Na real, pouquíssimas pessoas fazer isso.


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2014, 09:41:04
Se não me engano, o motivo pelo qual não se deveria trocar as lentes com ela ligada era pelo fato do sensor energizado atrair mais poeira do que desligado, devido à estática.

Porém não tenho certeza e embasamento para afimar se isto é verdade ou não.

Também já li em outro lugar sobre isso. O fato de haver alguma eletricidade estática pode atrair partículas indesejadas para dentro da câmera. Afinal, com ela ligada há alguma corrente nos circuitos...

Abraços.
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2014, 10:08:17
A minha SONY reconhece de imediato a nova lente.
Raramente preciso de um "restart"...

 :ok:
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/