Autor Tópico: Crop Sensor vs Full Frame Zack Arias  (Lida 13428 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #90 Online: 05 de Setembro de 2014, 16:19:57
Concordo.

Sensor não altera a profundidade de campo. Só muda o ângulo de visão.

Se usar 2 sensores de tamanhos diferentes, mantendo todas demais características inalteradas, vai ter 2 imagens com a mesma profundidade de campo.

É claro que, se quiser manter o mesmo enquadramento usando sensores (ou filmes) de dimensões diferentes, vai ser preciso alterar a distância entre o sensor e o objeto, ou a distância focal. Aí a profundidade de campo obviamente muda. Mas foi porque mudou o sensor? NÃO, né.

Muita confusão conceitual aí.

O sendor /negativo nao altera a profundidade de campo em si que vem da lente, mas ao alterar o tamanho da area da imagem registrada atravessando a lente (o tamanho do sensor ou negativo)  a profundidade de campo eh alterada nessa area capturada. E eh isso que importa. O resultado.

Repetindo... Eh o resultado da imagem capturada que importa, e nao da imagem toda incluindo ate meamo o que nao eh capturado pelo sensor/negativo.

Se for falar da imagem inteira, incluindo o que nao aparece na foto, ai sim a profundidade de campo eh sempre a mesma quando usada a mesma lente na mesma Cabertura.

A imagem que nao aparece na foto nao interessa.

Concluindo, o tamanho do sensor influencia a profundidade de campo da foto, ou da imagem na foto.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, 16:41:06 por C R O I X »


Fotobureau

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #91 Online: 05 de Setembro de 2014, 19:55:32

Se eu não me mover e nem mexer na lente, apenas trocar os corpos, a profundidade de campo será a mesma, mas cortarei os cantos da foto.



[Ou seja: O tamanho do sensor não altera a profundidade de campo...]
« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, 19:59:30 por Fotobureau »


Fotobureau

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #92 Online: 05 de Setembro de 2014, 20:36:30
Caro Waage, boa noite!

Queira me desculpar pelo ultimo post pois dá a entender que a conclusão "entre [ ]" foi sua, quando na verdade eu não soube separar meu texto da citação.

Grande abraço.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, 20:38:17 por Fotobureau »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #93 Online: 06 de Setembro de 2014, 03:43:00
[Ou seja: O tamanho do sensor não altera a profundidade de campo...]

Isso nao eh complexo ou dificil, eh simplesmente o basico. Mas o Fotobureau esta transmitindo informacao incompleta e causando confusao desnecessaria.

Como eu expliquei acima, altera no resultado da foto capturada (no resultado da foto). So nao altera na imagem como um todo, e a imagem que nao aparece na foto nao interessa.

Por isso que eu digo que todo mundo que queira realmente entender o funcionamento da luz, camera e lente, deveria comecar primeiro aprendendo a construir a propria camera em casa, pode ser pinhole ou com lente. Eh a maneira mais facil e rapido de entender muita na pratica e nao com textos e dizeres que veem por ai para ficar repetindo a toa, semproposito e sem melhor embasamento, causando assim confusoes.

Eh a mesma coisa que eu dizer que o tempo eh lativo. O que eh verdade, mas na pratica 5min eh 5min. E eh isso que interessa para convivermos com os afazeres do dia a dia. O resto eh mera curiosidade que nao deve ser contra argumentado sobre a questao do danpratica, do resultado ou do que intereca para a melhor administracao do tempo (e da fotografica no caso do topico).
« Última modificação: 06 de Setembro de 2014, 03:59:25 por C R O I X »


Fotobureau

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #94 Online: 06 de Setembro de 2014, 07:21:48
Caro CROIX

Desculpe-me se não entendeu minhas colocações, em momento algum quis provocar confusão aos colegas ao defender algo básico sim, porém desconhecido por algumas pessoas como o senhor. Afirmou categoricamente que o sensor interfere na profundidade de campo e depois confusamente mudou de discurso:

"Se for falar da imagem inteira, incluindo o que nao aparece na foto, ai sim a profundidade de campo eh sempre a mesma quando usada a mesma lente na mesma Cabertura."

Sinceramente me deixou em dúvida se o senhor sabe do que se trata a profundidade de campo...

Conheço fotografia desde o início da década de 90, acompanhei toda a evolução das tecnologias, tive e utilizei dezenas de câmeras "multiformato" profissionalmente, não sou mero curioso como o senhor sugere. Creio que o caminho para se ter um bom nível de discussão em um fórum é o de respeitar opiniões de colegas que expõe seus "conhecimentos" e não achismos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #95 Online: 06 de Setembro de 2014, 17:13:56
Caro CROIX

Desculpe-me se não entendeu minhas colocações, em momento algum quis provocar confusão aos colegas ao defender algo básico sim, porém desconhecido por algumas pessoas como o senhor. Afirmou categoricamente que o sensor interfere na profundidade de campo e depois confusamente mudou de discurso:

"Se for falar da imagem inteira, incluindo o que nao aparece na foto, ai sim a profundidade de campo eh sempre a mesma quando usada a mesma lente na mesma Cabertura."

Sinceramente me deixou em dúvida se o senhor sabe do que se trata a profundidade de campo...

Conheço fotografia desde o início da década de 90, acompanhei toda a evolução das tecnologias, tive e utilizei dezenas de câmeras "multiformato" profissionalmente, não sou mero curioso como o senhor sugere. Creio que o caminho para se ter um bom nível de discussão em um fórum é o de respeitar opiniões de colegas que expõe seus "conhecimentos" e não achismos.

Eu nao mudei o discurso, vc quem descontextualizou a frase acima para usar a seu favor. O que tambem eh errado.

Tudo o que eu disse  eu complementei o que vc disse anteriormente de forma incompleta (o que acaba causando confusao, pq a maneira que vc diz faz entender que o resultado final nao ha diferenca).

Mas o que eu disse esta claro e bem explicado, mais de uma vez. Basta ler. E nao ha mais nada a ser discutido.

Eu nao questiono a sua experiencia no mundo da fotografia, mas a maneira que vc transmite a informacao. O que eu acho muito errado e desnecessario.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2014, 17:21:22 por C R O I X »


Fotobureau

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #96 Online: 08 de Setembro de 2014, 20:23:30
Caro Sr. CROIX

O que acho legal nestes fóruns é que o que escrevemos fica registrado para posterior consulta. Basta ver quem é o prolixo e quem manteve seus argumentos.

abs,


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #97 Online: 09 de Setembro de 2014, 12:51:25
Ja notei que vc nao tem nada a dizer, nao precisa repetir o que eu ja disse.
Como eu ja disse anteriormente, nao ha nada a mais a ser dito sobre o assunto, basta ler o que ja foi dito.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 12:58:33 por C R O I X »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #98 Online: 09 de Setembro de 2014, 16:27:44
O Márcio (CROIX) está totalmente certo. Argumentou de forma clara e precisa (como na maioria das suas intervenções).
Esta questão de sensor cropado e não alterar PC é mais uma masturbação técnica/conceitual/filosófica q alguns cismam em manter.
Na prática e para qualquer situação real realmente altera a profundidade de campo e isso é o q importa saber e o Márcio deixou isso bem claro em suas mensagens.
Assim, afirmo categoricamente q: Um sensor cropado oferece maior profundidade de campo. Aliás, até uma das razões para eu ter FF e Sistema DX (Nikon), pois posso aproveitar melhor estas características de cada sensor.


« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 16:29:59 por Pope »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 09 de Setembro de 2014, 17:27:01
Assim, afirmo categoricamente q: Um sensor cropado oferece maior profundidade de campo. Aliás, até uma das razões para eu ter FF e Sistema DX (Nikon), pois posso aproveitar melhor estas características de cada sensor.

Exatamente, e isto ocorre por conta da equivalência, ou seja, na prática, que é o que importa.



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #100 Online: 09 de Setembro de 2014, 18:06:48
Pope, Obrigado por me salvar de mais uma enrascada kkkkk.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #101 Online: 09 de Setembro de 2014, 18:26:51
Pope, Obrigado por me salvar de mais uma enrascada kkkkk.
:ok:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #102 Online: 10 de Setembro de 2014, 05:14:00
O Márcio (CROIX) está totalmente certo. Argumentou de forma clara e precisa (como na maioria das suas intervenções).
Esta questão de sensor cropado e não alterar PC é mais uma masturbação técnica/conceitual/filosófica q alguns cismam em manter.
Na prática e para qualquer situação real realmente altera a profundidade de campo e isso é o q importa saber e o Márcio deixou isso bem claro em suas mensagens.
Assim, afirmo categoricamente q: Um sensor cropado oferece maior profundidade de campo.


2 x


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #103 Online: 10 de Setembro de 2014, 08:06:04
Assim, afirmo categoricamente q: Um sensor cropado oferece maior profundidade de campo. Aliás, até uma das razões para eu ter FF e Sistema DX (Nikon), pois posso aproveitar melhor estas características de cada sensor.

Idem.  :ok:

Exatamente, e isto ocorre por conta da equivalência, ou seja, na prática, que é o que importa.

Perfeito  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI