Autor Tópico: ISO na Olympus EP-5 (...comparação com fuji X-100)  (Lida 2035 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Julho de 2014, 23:57:32
Olá pessoal,

Isso não é um teste comparativo científico... apenas uma curiosidade minha em relação ao ISO da Olympus EP-5, e colocando lado-a-lado com a Fuji X-100. Resolvi compartilhar com quem tiver essa dúvida e quiser dar uma olhadinha...  :ok:

Será que o sensor maior da X-100 tem um ganho significativo em relação ao sensor m4/3? Ou será que a tecnologia mais recente da EP-5 consegue deixar essa diferença irrelevante?  :ponder:

Vejamos...

(sempre em duplas, primeiro a foto da ep5 e na sequência da x100, ambas em jpeg direto do cartão)

1. ISO 1600:




2. ISO 3200:




3. ISO 6400:




*************

Só para verificar os ISO mais altos da EP-5 (muito difícil de usar na prática, não sei a finalidade...?):

4. ISO 12800


5. ISO 25600


**************

Bom, achei o ISO da EP-5 melhor que o esperado, vindo de um sensor "pequeno".... até 1600 dá pra usar sem maiores problemas, e até 6400 ainda dá pra realizar bons registros!! Em 3200 a EP5 ficou melhor que a X100, a meu ver... mas já em 6400, a fuji retém melhor os detalhes que a EP5. Comparado com o ISO das câmeras há uns 4-5 anos, ela corresponde a uma performance de um sensor APS-C; creio que numa Canon 7D o ISO seja quase equivalente... bom, não tenho uma 7D aqui para comparar, mas já tive uns 2 anos atrás, e me lembro que usava no máximo o ISO até 1600... depois peguei uma MarkII e usava até 3200... depois uma 6D, até 6400 de boa, rss!!!

Valeu!! :ok:
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 23:59:32 por Fernando K »
Sony A5100 + 16-50mm


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2014, 01:27:05
Fernando,  na minha avaliaçao das fotos postadas, a E-P5 ganhou em nitidez, saturaçao de cores e ruídos em todos os ISOs.  Entretanto nao dá para concluir somente pelas fotos que a Olympus tem menos ruídos comparando com a Fuji, porque nao temos a informaçao necessária que permitiria um comparativo mais rigoroso, como a distancia focal e abertura das objetivas. Pergunto: a da Fuji é equivalente a da Olympus? Se nao  for teremos DOFs diferentes, com elementos da imagem mais ou menos focados. No caso da X100 os elementos de fundo parecem mais frequentemente algo desfocados, provavelmente efeito do DOF.
Outro item importantíssimo seriam lentes tambem equivalentes em qualidade,  de preferencia primes. Pareceu-me que a da Fuji entrega menos nitidez e cores mais lavadas, o que pode ser também efeito do processamento da imagem (por isso o ideal seria RAW e iguais parametros para a conversão em Jpg). Perfeito mesmo seria fazer o teste com uma mesma lente. Há algum tempo vi um comparativo na Dpreview entre a E-P1 e uma dessas Fujis (nao me lembro qual). O ambiente deles é controlado, luz, objetos.., a E-P1 ganhou até ISO 1600 com folga. Cheguei a comentar aqui no forum, o que colegas foram conferir e concordaram.. O seu comparativo apesar da ausencia da infos que mencionei, parece seguir na mesma linha de resultado, o que é ótimo, já que uso Olympus, rsrs..
Resumindo: não é simples fazer um comparativo entre cameras sem considerar as muitas variáveis envolvidas.. no final acabamos tendo que fazer um teste do tipo "científico" mesmo..
« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 01:29:56 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2014, 08:50:53
Lembrando que as Fuji só fizeram sucesso mesmo com o sensor X Trans, que NÃO equipa a X100, e sim a X100s e as demais. A X100 está ultrapassada, portanto comparar com essa sofisticada e moderna Pen não é justo...  :ok:


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2014, 10:48:42
Fernando,  na minha avaliaçao das fotos postadas, a E-P5 ganhou em nitidez, saturaçao de cores e ruídos em todos os ISOs.  Entretanto nao dá para concluir somente pelas fotos que a Olympus tem menos ruídos comparando com a Fuji, porque nao temos a informaçao necessária que permitiria um comparativo mais rigoroso, como a distancia focal e abertura das objetivas. Pergunto: a da Fuji é equivalente a da Olympus? Se nao  for teremos DOFs diferentes, com elementos da imagem mais ou menos focados. No caso da X100 os elementos de fundo parecem mais frequentemente algo desfocados, provavelmente efeito do DOF.
Outro item importantíssimo seriam lentes tambem equivalentes em qualidade,  de preferencia primes. Pareceu-me que a da Fuji entrega menos nitidez e cores mais lavadas, o que pode ser também efeito do processamento da imagem (por isso o ideal seria RAW e iguais parametros para a conversão em Jpg). Perfeito mesmo seria fazer o teste com uma mesma lente. Há algum tempo vi um comparativo na Dpreview entre a E-P1 e uma dessas Fujis (nao me lembro qual). O ambiente deles é controlado, luz, objetos.., a E-P1 ganhou até ISO 1600 com folga. Cheguei a comentar aqui no forum, o que colegas foram conferir e concordaram.. O seu comparativo apesar da ausencia da infos que mencionei, parece seguir na mesma linha de resultado, o que é ótimo, já que uso Olympus, rsrs..
Resumindo: não é simples fazer um comparativo entre cameras sem considerar as muitas variáveis envolvidas.. no final acabamos tendo que fazer um teste do tipo "científico" mesmo..

Legal Angelone!!
Bom, a lente utilizada na EP-5 foi uma Pana 14mm 2.5 (mas as aberturas mudam de acordo com o ISO, para manter a exposição sempre no mesmo ponto).
A fuji é uma fixa 23mm 2.0 (..sim, em o Dof dela é maior, e o desfoque de fundo tb, visto que o sensor é maior tb...)

O exif pode ser visto no meu flickr, e também as imagem em alta resolução: https://www.flickr.com/photos/fkozu/sets/72157646086642585/

Vou ver se faço novas fotos, em RAW, e controle mais "rigoroso"... e coloco aqui os resultados.
Como você, fiquei muito contente tb com as Olympus!!

Valeu, abraço!!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2014, 10:52:46
Lembrando que as Fuji só fizeram sucesso mesmo com o sensor X Trans, que NÃO equipa a X100, e sim a X100s e as demais. A X100 está ultrapassada, portanto comparar com essa sofisticada e moderna Pen não é justo...  :ok:

Pois é.... percebi essa diferença na X100 comparado com a minha ex-X-Pro1. O ISO da X-Pro, em 6400, é muito bom (com certeza melhor que na EP-5!!). Daí sim, acho que seria injusto compara esse novo sensor APS-C X-trans da Fuji com os sensores menores, já que esse sensor muitas vezes é comparado às FF!!!

As imagens dessa X-100, à luz do dia são excelentes, quase igual à X-Pro (...às vezes melhor, por causa da lente 23mm 2.0); mas no escuro senti uma diferença maior, por isso esta comparação....

Valeu!!!
Sony A5100 + 16-50mm


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2014, 17:00:07
Nos poucos dias que estive com uma X100 (infelizmente a que comprei estava com problemas e o negócio foi desfeito), testei ela em low light em comparação com a minha E-M10, e ela perdeu da Olympus tanto em ruído quanto em nitidez.

Isso posto, temos de lembrar de algumas coisas:
- A X100 foi anunciada em Setembro de 2010 - quase 4 anos! E de lá pra cá a tecnologia de sensores / processamento evoluiu enormemente. Só pra lembrar isso em termos de tecnologia dentro do mundo m4/3, a GH2 foi lançada no mesmo mês (e quem teve uma GH2 lembra como ela era em foto com low light - ainda tenho a minha);
- Na nitidez, os 12Mp da X100 fazem diferença, contra os 16mp da E-M10, mesmo com bastante luz.

O forte da X100 na verdade é como ela renderiza cores / sombras - nos foruns achei muita gente que vendeu as X100s e voltaram para as X100 por preferir as cores dela. Eu achei ela apaixonante, logo que puder pego de novo uma X100 / X100s.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2014, 17:35:31
...e quem teve uma GH2 lembra como ela era em foto com low light - ainda tenho a minha)...

Foi a minha entrada no m4/3, sistema completo em cima da cama do hotel gringo, só alegria: uma "microRebel" aprimoradíssima. Na volta, a decepção de minha T4i com lente kit dar de 7 a 1 na Panasonic, mesmo com a 12-35 f/2.8 (que custou mais de mil dólares...). Como vídeo não é prioridade, o hacking foi mais uma bricadeira que não manteve o gosto. Não só em luz baixa, mas eu achava a resolução bem inferior à Rebel em tudo quanto era luz. Ano seguinte ficou tudo no balcão de compra de usados da B&H, por absoluta falta de interesse de compradores por aqui. A tecnologia de sensor evoluiu muito desde a GH2, como atestam as fotos da minha E-PL5, comprada para ver se a coisa tinha melhorado mesmo!!!!  >:(


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2014, 00:48:00
Lembrando que as Fuji só fizeram sucesso mesmo com o sensor X Trans, que NÃO equipa a X100, e sim a X100s e as demais. A X100 está ultrapassada, portanto comparar com essa sofisticada e moderna Pen não é justo...  :ok:

A comparação me parece justa, pois se a X100 foi lançada em setembro de 2010, a E-M5 (mesmo sensor e processamento da E-P5) saiu em fevereiro de 2012, o que dá um ano e meio de diferença. Levando em conta que a Fuji tem um sensor maior e uma lente casada, teoricamente melhor que a panqueca 14mm, o resultado da E-P5 é excelente.  :ok:
  vimeo     flickr     insta