Autor Tópico: Lentes? Qual o significado ...  (Lida 2210 vezes)

Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Online: 22 de Março de 2005, 18:08:30
Olá pessoal, primeiramente me perdoem pela minha falta de conhecimento, pois estou apenas iniciando no meio fotográfico.
Sei que esse Fórum conta c a presença de muitos Profissionais que estão anos Luz na minha frente, mas exatamente por esses valores que busco adquirir meus conhecimentos aqui.

Minha dúvida é entender sobre Lentes. Ex:
se vc pegar uma camera simples ex a minha Cyber P73 e bater uma foto normal ela nas suas propriedades dirá que tem 6 mm o comprimento focal e se der o maximo de zoom optico dira que tem 18mm.
Pelo que li em lugares dizem que uma lente 50 mm seria uma lente normal, igual a visão do ser humano. etc.
Pq nessas cameras pekenas ocorre esses numeros e qndo vc pega uma profissional e em suas propriedades diz que tem 120 mm ou 80mm etc de comprimento focal.?

Já aproveitando pq uma lente é melhor que a outra? ex. Siglas de uma lente canon:
USM II ou entao Is etc.
Esperpo n aborrecer ngm c essa minha dúvida, mas n tenho vergonha de querer aprender mais e mais. Obrigado.
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2005, 18:15:22
Da linha Canon ...



IS = Image Stabilization
USM = Ultra Sonic Motor
EF = Electro Focus

[ ] 's


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2005, 18:27:02
A distância focal da lente (os milímetros) depende do formato utilizado. Em formato 35mm, o filme comum, a lente dita normal, que equivaleria a do olho humano, seria de 50mm. Então, abaixo disto seria grande angular e acima teleobjetiva. Em digital, como o "filme", quer dizer, o sensor, é muito menor, as lentes são proporcionalmentes menores. Então o equivalente a lente normal dofilme em digital passa a ser muito menos. Depende da digital, os sensores tem vários tamanhos. A sua câmera tem distâncias focais variando entre 6 e 18mm, e para facilitar a comparação tem um equivalente em formato "filme", que seria 39mm-114mm (ver aqui), variando de uma grande angular modesta até uma modesta teleobjetiva. Por uma regra de 3 o 50mm normal na sua máquina seria equivalente a 7,7 mais ou menos.
Então, se em digital o "filme" é menor então as distâncias focais são menores será que existe um "filme" maior do que o filme tradicional? Certamente, existem formatos de filme que a 50mm seria uma grande angular.
Deu para entender?
Quanto as siglas das lentes cada fabricante tem as suas,  é confuso te explicar cada sigla, ver no site dos respectivos pode ajudar.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2005, 19:41:46
Só para deixar mais preciso, uma lente normal é aquela de distância focal igual a diagonal da mídia, o que em uma 35mm seria uma lente de 43.3mm, acima disso é tele, abaixo é Grande angular., Convencionou-se chamar de normal a 50mm pois é a lente mais próxima do ângulo de cobertura normal que é oferecida normalmente pelos fabricantes.
No caso das compactas você irá notar que o sensor delas é bem menor então possuem diagonais menores, por exemplo, uma A75 possui sensor de 1/2.7" de diagonal ou 6,59mm (5.27 x 3.96 mm) portanto seria considerada normal em uma A75 uma lente de 6,59mm acima disso seria uma tele e abaixo disso uma GA :).
« Última modificação: 22 de Março de 2005, 19:42:40 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2005, 20:47:52
Pessoal: Lincoln, Pm Machado, Léo. valeuu mesmo aiii pela Luz.
confesso que encontrar esse material na net n está sendo fácil. Infelizmente ainda moro no interior do RS e aqui o meio fotografico é mto pracário. O que ainda me resta enquanto estou aqui é a net .
NOvamente agradeço mto a vcs. Abraços
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2005, 22:55:41
Uma dúvida relativa a esse assunto: como é feito o cálculo da distância focal equivalente em 35mm? Tem a ver com o tamanho do sensor (que será a área "sensibilizada"), mas qual é a fórmula?

Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2005, 23:26:04
Voce deve calcular o fator de crop. Se o filme tem um "sensor" de 36/24mm, com diagonal de 43,2, um câmera com sensor 2/3 tem um sensor de 8,8/6,6cm com uma diagonal de 11. Então o fator de crop é 4X. Uma lente de 20mm na digital equivaleria a uma 80mm no filme.
Voce tem que saber o tamanho do sensor da sua camera. No
DPreview tem uma tabela.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #7 Online: 25 de Março de 2005, 02:00:30
Uma olhada nos conceitos de optica geométrica seria um bom inicio para entender as lentes, e suas especificações.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #8 Online: 25 de Março de 2005, 05:38:27
Paulo Machado. Isso significa que se eu pegar uma 20 D onde o sensor dela é:
22.5 x 15.0 mm a diagonal seria de 27,04 mm? sendo se eu colocar uma lente de 50 mm nela, seria na de filme 79,88 mm? Se eu estiver certo, completando a minha dúvida, isso significa que a lente de 50 MM então n é um real 50 mm nessa 20 D? E sim 79,88? Obrigado.
« Última modificação: 25 de Março de 2005, 06:46:23 por Guto Surfista »
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Março de 2005, 09:35:36
Uma lente de 50mm vai ser sempre uma lente de 50mm. O que vai mudar é o angulo de visão. A profundidade de foco vai permanecer a mesma, mas o angulo de visão será equivalente a uma lente de 80mm.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 25 de Março de 2005, 12:58:48
é uma relação trigonométrica simples, não pensem como mm de distância focal, pensem como ângulo de cobertura ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.