Olha, querendo ou não, quem irá dar a resposta final sobre a garantia Brasil, é a Nikon Brasil, acredito sim que se vc efetuar uma reclamação à matriz, pode lhe ajudar sim a solucionar o problema, mas antes de ter o equipamento em mãos, vc já está preocupado sobre a garantia dela (preocupação que eu tb tenho), mas noto que isso está tornando um impedimento para a compra de sua câmera. Portanto não estrague a alegria de ter um bom equipamento, compre aí mesmo neste tal shopping OI, ou quote com o Nelson, teste e equipamento antes e seja feliz, simples assim, como muitos aqui já fizeram.
Embora a preocupação seja válida, não podemos julgar que o equipamento irá dar defeito, antes mesmo de comprá-lo.
Agora se antes de usar a garantia, vc acha que o atendimento Nikon Brasil é um lixo, não compre! Mude para outra marca, pois um dia mais cedo ou mais tarde, vc vai usar a assistência, mas mudando de marca, vc corre o risco de ter até mesmo um atendimento pior.
Como eu sou ansioso, se estivesse em seu lugar, já tinha comprado o equipamento aqui mesmo, e já estava fotografando feliz, ao invés de estar discutindo se o atendimento Nikon é um lixo ou não (isso em sua opinião).
Abs