Autor Tópico: Migrando de DSLR para Olympus  (Lida 7590 vezes)

CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2014, 20:51:00
Fotografo apenas por hobby, comprei uma DSLR, mas não gostava de andar com ela porque chama a atenção.

Comprei uma EM-5 (com grip) e desde então a DSLR está parada. Só não vendo a DSLR porque está muito nova e não vou vender por um preço irrisório (DSLR usada da sony, desvalorização na lua :no:).

Vantagens:
A EM-5 tem mais opções para controle de flash remoto que a minha DSLR, mais configurações de todos os botões...
Para mim a qualidade de imagem é semelhante nas duas câmeras.
Carrego para qualquer lugar e quando quero realmente passar despercebido, tiro o grip e espeto a panasonic 20mm.
Acho mais fácil mudar o ponto de foco que na DSLR (configurei um dos botões para isso, ou se você quiser, dá para fazer por toque na tela).

Desvantagens:
Não tem assistência técnica no Brasil.
Sinto falta de um botão dedicado ao iso (configurei um dos direcionais para alterar o iso, mas ainda acho que um botão dedicado seria melhor).


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
« Última modificação: 02 de Agosto de 2014, 22:36:05 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2014, 12:14:45
Agradeço por todos os comentários, gosto de ler os reviews, mas a experiencia dos usuários com uma realidade igual a minha é muito importante.

Uma coisa me deixou preocupado. O Efilho e o Cristiano Soares comentaram que a Olympus não tem assistência no Brasil. Em 2012 a Olympus Brasil atendeu na garantia a minha EP-3 comprada fora, o que pra mim foi um grande diferencial em relação as demais.

Eles não estão mais atendendo no Brasil? Alguem teve algum problema recente e não foi atendido?


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2014, 12:55:24
Luis,  onde fica a autorizada Olympus em que voce foi atendido? Nao que eu precise, tenho várias cameras Olympus e por enquanto nao tenho problema algum. A propósito,  desde a década de 80 tenho camera Olympus e eventualmente recorria a uma autorizada na Santa Cecilia (Tropical). As "informaçoes"  que tenho lido no forum sobre assistencia técnica autorizada parece que tem mais a ver com impressões negativas do que com a realidade (o exemplo extremo é martelarem que nao tem assistencia Olympus aqui). Também nao compro  equipamentos importados pensando em assistencia técnica no Brasil (tenho eletronicos de vários fabricantes), mas já fico preparado psicologicamente para enviar ao exterior se der defeito. O fato é só tive problema uma vez com uma OM2-S (anos 80) qdo tive que enviar minha camera para os states. De lá para cá tive várias Olympus e nunca mais tive problema. Mas para os inseguros e preocupados o ideal é comprarem de marcas estabelecidas, em lojas locais, com nota fiscal e assistência técnica garantida. Eu prefiro comprar no exterior pelo preço e confiante na qualidade do produto, mas consciente do risco e da eventual demora se tiver azar de ter algum problema...
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 13:03:16 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2014, 13:51:26
Angelone, tentei na autorizada da Olympus aqui no Rio, mas eles não atendiam este tipo de equipamento e mandaram eu entrar em contato com a Olympus através do SAC. Fui prontamente atendido, e orientado a enviar a camera por SEDEX (tudo pago por eles). Pesquisei agora os emails trocados, e verifiquei que quem realizou o conserto foi a empresa FUKUOKA em Taubaté, mas isso foi totalmente transparente para mim, pois tratei apenas com a Olympus. O único problema foi o tempo de espera devido a importação da peça (LCD).

Também tive várias cameras OM nas décadas de 70 e 80, e existia uma Tropical aqui no Rio que atendia, mas já fechou.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 13:52:30 por Luiz »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2014, 14:21:09
Ótima informaçao! Resumindo: a Olympus ofereceu (e deve oferecer ainda) assistencia  para seus produtos mais sofisticados, como voce bem exemplificou, basta recorrer diretamente ao SAC e nao as "autorizadas" típicas, provavelmente mais preparadas para assistencia de compactadas importadas oficialmente. Dei uma rápida olhada no site da Olympus e condiçoes da garantia e pedem apenas nota fiscal e certificado preenchido, nada mencionando que sobre a obrigatoriedade de produto ter sido comprado no Brasil, o que confere com o seu caso http://www.olympus.com.br/servicos/logistica-reversa.aspx . Pelo menos em termos de periodo de garantia podemos ficar tranquilos. Passado esse periodo é que pode ser o caso. A indicaçao do Fukuoka em Taubaté pode ser importante também, certamente devem ser técnicos competentes. Pesquisando por ai vi q a própria Sony indicou esse pessoal para conserto de uma camera de sua fabricaçao (a Sony nao tem garantia mundial), pelo jeito devem ser bons (pelo site realmente eles sao autorizados Olympus e Sony). Vale deixar anotado:
FUKUOKA & FUKUOKA LTDA  - CENTRO TECNICO DIGITAL - Rua 15 de Novembro, 306, Centro, Taubaté-SP - (12) 3633-7630 / 3624-4949 / 3411-1149 /3633-7630 - site: www.centrotecnicodigital.com.br.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 14:33:22 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2014, 14:42:53
Verifiquei o site e foi essa opção mesmo que usei. Fiquei preocupado de terem fechado a assistência aqui no Brasil, devido aos comentários que foram feitos.

Se alguém teve problemas para obter manutenção aqui no Brasil, em garantia ou não, peço o favor de informar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #22 Online: 03 de Agosto de 2014, 17:01:47
Vou dar a minha opinião.

Os sistemas ainda são complementares quando não se quer abrir mão de QI top e isso, ainda a FF é um passo à frente. Mas, para grande maioria das pessoas que são hobbystas, uma Mirrorless M4/3 ou APS-C é mais do que suficiente. Eu tive o sistema da Olympus por 7 meses e estou com o Fuji à 4 meses.

Também concordo com o colega que disse que peso não é problema mas sim tamanho e discrição. A cada ano o negócio fica mais interessante. Hoje, também ficaria tentado pelo sistema da Sony A6000 pois chegaram a um sistema de foco excelente.

Em favor do sistema Oly (tive e, portanto, posso falar) tem-se:
- Sistema de AF ainda inalcançado por nenhuma outra mirrorless quando se fala em Velocidade e confiabilidade * para mim esse é o ponto principal
- Lentes nativas do sistema M4/3 são muito boas, em especial as primes (12, 17, 20, 25, 45 e 75 mm) que também são bem pequenas
- Corpos muito construídos e ergonômicos (pude manusear um pouco a E-M5 e E-M1 e são muito gostosas)

Contra ao sistema M4/3 como um todo:
- Para quem já teve FF, eu ainda não fiquei totalmente satisfeito com o resultado. Não é nem pela questão de ISO (vide E-M5 e E-M1 que tem 3.200 totalmente usável) mas pela QI quando se fala em reter detalhes e nitidez além de me parecer que as imagens faltam um pouco daquele contraste e "tridimensionalidade (na verdade não existe isso mas ainda continuo usando esse termo)" que a minha 6D me dá
- Até os sistemas Sony e Fuji já estão à frente aqui no Brasil quando a questão é garantia, maior possibilidade de comprar por preços justos sem precisar que algum colega traga dos EUA para você

O sistema da Fuji não me agradou ainda quando a questão é AF (apesar de estar bem melhor e consegui me adaptar) mas suas imagens, construção dos equipamentos e manuseio da máquina (posição dos dials, menu, etc...) me agradam a ponto de me fidelizar por um tempo.
Não é segredo para ninguém aqui no fórum que meu sonho, em termos de mirrorless, é a A7 mas ainda está caro e o sistema de lentes tem que evoluir bastante.

Espero ter contribuído.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #23 Online: 03 de Agosto de 2014, 17:14:39
Bom saber desta assistência em Taubaté.

Eu não precisei de assistência para minha câmera, disse que não tem assistência técnica no Brasil baseado no relato de um colega em Janeiro/2014 (link abaixo).

Se não me engano, ele acabou vendendo a EM-5 dele com o defeito no EVF sem corrigir.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97910.0


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2014, 17:55:37
O sistema m4/3 é muito bom. A perda de qualidade é pequena em relação ao custo benefício. Mas obviamente não dá para ter resultados como um conjunto Nikon D610 + Sigma 35mm 1.4. Aí a história é outra!



Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #25 Online: 03 de Agosto de 2014, 21:02:29
O sistema m4/3 é muito bom. A perda de qualidade é pequena em relação ao custo benefício. Mas obviamente não dá para ter resultados como um conjunto Nikon D610 + Sigma 35mm 1.4. Aí a história é outra!

Pode ser. Mas daí o tamanho da bolsa é outro, a grana é outra... E a pessoa precisa gostar muito de DSLR, no caso do entusiasta, ou ser imprescindível para o seu trabalho. Se fosse pra ter uma alternativa super IQ a minha seria uma RX1, Sigma/Foveon ou até uma A7s.

http://j.mp/1opltiO  :ok:
  vimeo     flickr     insta


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:13:19
Acho que quando comparamos os diferentes sistemas (seja marca , tecnologia, etc), temos que ver os pontos fortes e fracos de cada um, mas analisando do ponto de vista das nossas necessidades.

Para mim hoje é importante Tamanho/Peso, disponibilidade de boas lentes, durabilidade, e interface que dê prazer de fotografar. Em termos de qualidade de resultado, considero que o sistema m4/3 me atende perfeitamente.

Para vocês terem uma ideia estou muito satisfeito com o que consigo tirar da D300 e da EP-3, o que não gosto da primeira é o tamanho/peso e do interface da segunda.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2014, 13:21:21
Para vocês terem uma ideia estou muito satisfeito com o que consigo tirar da D300 e da EP-3, o que não gosto da primeira é o tamanho/peso e do interface da segunda.
Realmente a interface das Olympus não é amigável. Acho os menus da Panasonic e Fuji os melhores.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 04 de Agosto de 2014, 15:17:14
Realmente a interface das Olympus não é amigável. Acho os menus da Panasonic e Fuji os melhores.

Discordo com relação à interface da Olympus. Com um toque no botão ok todos os parâmetros ficam disponíveis ao lado direto da tela, com os ajustes na parte de baixo, mais direto que isso só um monte de botões. Mas os principais comandos estão disponíveis, no caso das linhas EM e EP.

Vão mexer em uma Nex 7 ou Nex 6 e depois me digam o que é complicado...  :hysterical:
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:48:42
Vão mexer em uma Nex 7 ou Nex 6 e depois me digam o que é complicado...  :hysterical:

Um amigo tem uma Nex-5n e só de ver ele mexer me dá medo... rsrs....

O Super Control Panel da Olympus é sensacional, mas o menu em si levei um tempinho pra me habituar, quando tive. Acabei me acostumando, mas o que me incomodava era não ter a função MENU RESUME (como nas Panasonic) que te devolve, se você habilitar, no mesmo lugar onde você estava. Ou existe a função e eu nunca achei??  :ponder:
  vimeo     flickr     insta