Autor Tópico: Migrando de DSLR para Olympus  (Lida 7580 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:51:51
Discordo com relação à interface da Olympus. Com um toque no botão ok todos os parâmetros ficam disponíveis ao lado direto da tela, com os ajustes na parte de baixo, mais direto que isso só um monte de botões. Mas os principais comandos estão disponíveis, no caso das linhas EM e EP.

Vão mexer em uma Nex 7 ou Nex 6 e depois me digam o que é complicado...  :hysterical:
Com o super control panel melhora muito mas é uma otimização muito bem escondida. Eu sabia porque peguei as dicas com a galera. Mas tirando essa configuração, achava mais chato para navegar.

Sobre as NEX, realmente é um pé no saco. Tanto que a A7 e A6000 já estão com outro esquema de menu. Lembra muito o da Canon, bem melhor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #31 Online: 04 de Agosto de 2014, 18:48:17
Discordo com relação à interface da Olympus. Com um toque no botão ok todos os parâmetros ficam disponíveis ao lado direto da tela, com os ajustes na parte de baixo, mais direto que isso só um monte de botões. Mas os principais comandos estão disponíveis, no caso das linhas EM e EP.

Vão mexer em uma Nex 7 ou Nex 6 e depois me digam o que é complicado...  :hysterical:

O menu da Olympus não me incomoda. Quando eu comento sobre o interface, eu me refiro a todo o conjunto. Por exemplo, estou falando da disposição/disponibilidade dos botões, a facilidade de usa-los sem tirar o olho do visor, ter um visor, etc.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2014, 00:06:26
O menu da Olympus não me incomoda. Quando eu comento sobre  interface, eu me refiro a todo o conjunto. Por exemplo, estou falando da disposição/disponibilidade dos botões, a facilidade de usa-los sem tirar o olho do visor, ter um visor, etc.

Nesse caso você se refere a interface física, mas sendo assim nao dá para generalizar como caracteristica da Olympus, pois são propriedades de cada modelo ou linha. Por exemplo, a interface física da sua E-P3 é bem distinta da E-M5, q por sua vez é diferente da E-M1 e por ai vai..
Se nos referirmos a interface logica ai sim podemos falar em uma identidade característica da Olympus, que de fato nao é das mais amigáveis num primeiro contato, mas perfeitamente assimilável posteriormente. Estou como uma Panasonic GF3 e concordo que de fato e mais fácil de configurar mas longe da perfeição, quem sabe comando de voz rsrs….
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 00:07:52 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #33 Online: 05 de Agosto de 2014, 07:29:07
Acho legal comentar que as OM-Ds possuem dois dials no topo, de fácil acesso e giro suave. Claro, um ajusta abertura e o outro velocidade (em M), mas são configuráveis. Se não me engano em A e S, o segundo dial controla o ISO. Com um pouco de prática esses comandos ficam automáticos, digo no cérebro... hehe..
  vimeo     flickr     insta


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #34 Online: 05 de Agosto de 2014, 08:51:44
Menu de câmera é algo que não me incomoda! Uso muito pouco é geralmente é só para formatar o cartão.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 05 de Agosto de 2014, 08:54:02
Acho legal comentar que as OM-Ds possuem dois dials no topo, de fácil acesso e giro suave. Claro, um ajusta abertura e o outro velocidade (em M), mas são configuráveis. Se não me engano em A e S, o segundo dial controla o ISO. Com um pouco de prática esses comandos ficam automáticos, digo no cérebro... hehe..

Oi Rinaldo, o segundo dial comanda exposição nestes modos que citou. Joguei o ISO em um dos botões configuráveis.... Cara, sendo fanboy, pra mim a EM1 é a câmera mais ergonômica que já tive  :fight:
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #36 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:42:13
Nesse caso você se refere a interface física, mas sendo assim nao dá para generalizar como caracteristica da Olympus, pois são propriedades de cada modelo ou linha.

Você está 100% certo. Estava referindo-me a interface física específica da EP-3, que é a camera que tenho, e por descuido acabei generalizando.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #37 Online: 05 de Agosto de 2014, 16:37:40
.... pra mim a EM1 é a câmera mais ergonômica que já tive  :fight:

Essa é a minha impressão Fernando! A GH4 tem uma boa ergonomia, mas é um pouquinho 'gorda' pro meu gosto (como achei a GX7 também) mas preciso dela pro meu trabalho de video. A E-M1 é mais 'delgada', mais slim, e o grip bem acentuado. Mesmo sem segurar uma, eu diria que concordo com você!! Se o tutu estivesse sobrando, eu teria uma E-M1 (e/ou uma A7s) aqui na minha prateleira... com toda a certeza!!  :D
  vimeo     flickr     insta


adrianobarros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #38 Online: 05 de Agosto de 2014, 17:26:32
Olá ! Estou acompanhando de perto a contribuição de vocês pois pretendo comprar uma Olympus OM-D E-M10 para ser minha walk around. Alguém sabe de um lugar em São Paulo que tenha disponibilidade por um preço justo? No Monti Mare na Av. Paulista só Canikon.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 06 de Agosto de 2014, 14:36:22
Essa é a minha impressão Fernando! A GH4 tem uma boa ergonomia, mas é um pouquinho 'gorda' pro meu gosto (como achei a GX7 também) mas preciso dela pro meu trabalho de video. A E-M1 é mais 'delgada', mais slim, e o grip bem acentuado. Mesmo sem segurar uma, eu diria que concordo com você!! Se o tutu estivesse sobrando, eu teria uma E-M1 (e/ou uma A7s) aqui na minha prateleira... com toda a certeza!!  :D

Oi Rinaldo, eu sou louco por uma GM1 rapaz!!! Assim que me desfazer da EPM2 vou estudar com carinho o investimento.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 06 de Agosto de 2014, 23:43:34
...eu sou louco por uma GM1 rapaz!!! Assim que me desfazer da EPM2 vou estudar com carinho o investimento.

Andei manuseando recentemente uma GM1 e comparando com uma E-PM2,  recem comprada para servir como segundo corpo. Primeiro constatei que a diferença de tamanho é quase nada qdo ambas usam uma pancake. A GM1 é mais recente, tem algumas novidades interessantes (wifi, focus peaking) mas tem desvantagens também (veja o comparativo no link abaixo), sendo a maior delas o preço. A E-PM2 custou-me 1/3 do preço da GM1 (promo nos states), mas pelo que li tem qualidade de imagem equivalente e outras vantagens. Na minha opinião, em funçao da existencia da E-PM2, a GM1 nao oferece  vantagem excepcional que justifique seu preço em relaçao a E-PM2, a nao ser para quem priorize video ou fotografia esportiva (vel 1/16000 x 1/4000)
Nessas condiçoes prefiro  a E-PM2, pois ela tem praticamente o mesmo tamanho da GM1,  algumas vantagens e poucas desvantagens. A E-PM2 com uma pancake como a Pana 14 f2.5 fica muito pequena, no nível da GM1,  mas com a zoom de kit perde  essa caracteristica, passa a ser uma m4/3 "normal". Em termos de qualidade de imagem, pelo que li, é equivalente a GM1. Se nao for o caso de paixão, vale a pena ponderar o custo-beneficio antes de decidir...   

http://www.dxomark.com/Reviews/Panasonic-Lumix-DMC-GM1-review-Compact-and-Competitive/Panasonic-Lumix-DMC-GM1-vs-Nikon-1-J3-vs-Olympus-PEN-E-PM2-Competitive-Performance

http://www.imaging-resource.com/cameras/olympus/e-pm2/vs/panasonic/gm1/

http://snapsort.com/compare/Olympus-PEN-E-PM2-vs-Panasonic-Lumix-DMC-GM1
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 00:04:34 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 07 de Agosto de 2014, 07:39:06
Andei manuseando recentemente uma GM1 e comparando com uma E-PM2,  recem comprada para servir como segundo corpo. Primeiro constatei que a diferença de tamanho é quase nada qdo ambas usam uma pancake. A GM1 é mais recente, tem algumas novidades interessantes (wifi, focus peaking) mas tem desvantagens também (veja o comparativo no link abaixo), sendo a maior delas o preço. A E-PM2 custou-me 1/3 do preço da GM1 (promo nos states), mas pelo que li tem qualidade de imagem equivalente e outras vantagens. Na minha opinião, em funçao da existencia da E-PM2, a GM1 nao oferece  vantagem excepcional que justifique seu preço em relaçao a E-PM2, a nao ser para quem priorize video ou fotografia esportiva (vel 1/16000 x 1/4000)
Nessas condiçoes prefiro  a E-PM2, pois ela tem praticamente o mesmo tamanho da GM1,  algumas vantagens e poucas desvantagens. A E-PM2 com uma pancake como a Pana 14 f2.5 fica muito pequena, no nível da GM1,  mas com a zoom de kit perde  essa caracteristica, passa a ser uma m4/3 "normal". Em termos de qualidade de imagem, pelo que li, é equivalente a GM1. Se nao for o caso de paixão, vale a pena ponderar o custo-beneficio antes de decidir...   

http://www.dxomark.com/Reviews/Panasonic-Lumix-DMC-GM1-review-Compact-and-Competitive/Panasonic-Lumix-DMC-GM1-vs-Nikon-1-J3-vs-Olympus-PEN-E-PM2-Competitive-Performance

http://www.imaging-resource.com/cameras/olympus/e-pm2/vs/panasonic/gm1/

http://snapsort.com/compare/Olympus-PEN-E-PM2-vs-Panasonic-Lumix-DMC-GM1

Boa Angelone, bela comparação e excelente conclusão. Ainda há a possibilidade de aproveitar uma das promoções da EM5 que estão ocorrendo, uma duplinha EM1 x EM5 trarinha muito mais vantagens, como compartilhamento de baterias, ambos corpos selados, velocidade etc.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #42 Online: 07 de Agosto de 2014, 10:38:00
Vou ter que concordar com o Ângelo. No meu caso faço video profissionalmente então a GM1 pode ser uma terceira ou quarta camera (vendi uma E-PL5 pra comprar a minha) além de ser minha camera principal pra tudo que é família, passeios, etc... pois tenho fotos e video de qualidade na mesma camera. Na questão de video ela é muito boa, principalmente pois costumo filmar em 24p, que as Olympus não fazem. A compressão é melhor, já vi uma boa evolução do ruído nas baixas em relação a GH2 por exemplo (também G6 e GX7 superam as antigas) e ela disponibiliza todos os comandos manuais, inclusive ajuste de ISO 'durante a gravação'. Outros atrativos pra mim são o shutter eletrônico e o intervalometer interno, muuuito bem implementado, que aliado ao disparo silencioso além de não gastar o obturador permite operação completamente silenciosa. Pra se ter uma idéia, conforme você ajusta os parâmetros do timelapse ela informa a hora (e minuto) exato que ele vai acabar - muito útil mesmo, contas de cabeça no set nunca mais... hehe! Também achei o funcionamento geral mais rápido (que as Pen) e ter duas Panasonic ajuda muito na velocidade de raciocínio e operação. Já tive E-PM1, a E-PL5, E-M5 e sempre gostei das Oympus, mas hoje Panasonic faz mais sentido pra mim. Outros pontos negativos da GM1: preço (como o Ângelo comentou... já se encontra E-PM2 por 1/3 do preço da GM1); o flash só 'sinca' até 1/50 (bizarro, mas é isso); o shutter mecânico só vai até 1/500 e só funciona com as lentes eletrônicas (nas mecânicas apenas e-shutter); o shutter eletrônico vai até 1/16.000 é verdade (me permite tirar fotos em f/0.95 na luz do sol sem ND) MAS ele gera rolling shutter, também conhecido como efeito gelatina, o que pra cenas de muita ação pode ser um problema pois a imagem pode ficar inclinada. Mas tenho que dizer que estou adorando o disparador silencioso. É um grande recurso, principalmente para retratos. Enquanto a pessoa espera a foto (no caso das posadas) você já clicou meia dúzia... hahaha... e a criançada também 'cai' que é uma beleza... hehe...
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 10:46:21 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #43 Online: 07 de Agosto de 2014, 10:55:04
http://snapsort.com/compare/Olympus-PEN-E-PM2-vs-Panasonic-Lumix-DMC-GM1

Rapaz.... odeio esse snapsort.... kkkkk... Não sei se a ideia foi comparar (também) tamanho, se for está furado...  :assobi:

Pra tamanho (com lente inclusive) esse é o que liga, como já devem conhecer... http://j.mp/1u17bIP


ps.: ok, o snapsort resume os parâmetros lado a lado e isso é útil (apesar que já vi informação errada), mas o resultado X% vs X% que me incomoda um pouco... talvez por nunca ser favorável às minhas escolhas... rsrs
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 11:25:32 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #44 Online: 07 de Agosto de 2014, 21:06:35
Putz.... eu tive a E-PM2 e é sensacional para quem quer portabilidade e não liga em ter poucos controles. Vendi a minha pois queria um corpo mais top e queria experimentar outro sistema, mas continuo recomendando a todos.

https://www.youtube.com/watch?v=0RINYo4ab5A&list=UUCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales