Autor Tópico: Migrando de DSLR para Olympus  (Lida 7501 vezes)

Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Online: 01 de Agosto de 2014, 19:44:56
Oi Pessoal,

Sou um antigo usuário de Nikon. Em 2011 comprei uma Olympus EP-3 para usar como camera de viagem e passeios, e apesar de gostar do resultado e das lentes, não consegui me adaptar muito bem com os botões dela e a falta de um visor otico.

Depois de ficar parado por um tempo, estou voltando a fotografar e queria atualizar a minha camera principal que está velhinha (D300). A ideia seria uma D610, mas comecei a ficar tentando em pular de vez para Olympus  EM-1 por conta do peso e tamanho do sistema que é muito menor, com lentes muito boas (hoje eu uso a Oly 45 e a Pana 25).

A EM-1 aparenta ser mais parecida com uma SLR, mas ainda tem o visor eletrônico, que nunca usei, sistema de flash, etc. Já li diversos reviews nos sites tradicionais e depoimentos aqui no MF, mas as minhas dúvidas são:

Alguém migrou de vez para a EM-1, ou seja não usa mais outro sistema?
Como foi a adaptação?
O que deixou a desejar?
Alguém se arrependeu?

Todo comentário será muito bem vindo.



fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2014, 21:06:06
Oi Luiz,

Eu migrei de vez e hoje minha câmera principal é a EM1. Sem arrependimento nenhum com relação a qualquer APS-C do mercado, mesmo as mirrorless APS-C.

Acho que as maiores diferenças para mim são:
- menor peso, menor tamanho, mais vezes com a câmera na rua,
- vídeo de qualidade melhor,
- muito mais velocidade,
- lentes de alta qualidade a um preço aceitável,
- mercado para mirrorless ainda é pior, se você gosta de trocar sempre de câmera vai ter que ter mais paciência,
- para uso profissional ainda faltam alguns acessórios, mas alguns apenas, com criatividade isso já é superável.

Eu só teria DSLR novamente se fosse full frame, entre D810 e 5DIII.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2014, 21:18:00
Fernando,

Grato pela resposta. Era exatamente isto que eu queria saber de quem migrou, sem arrependimentos.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2014, 23:53:17
Eu não migrei...mas posso de falar que a EM-1 é uma baita câmera e vc  não estranhará os comandos e nem o EVF....que é excelente....
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2014, 09:26:51
Lendo o dpreview eu achei que as fuji (x-e2 e x-t1) possuem um qualidade de imagem superior que a EM1. Alguém sabe dizer se isso confere?

Abs


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2014, 09:44:53
Lendo o dpreview eu achei que as fuji (x-e2 e x-t1) possuem um qualidade de imagem superior que a EM1.

Minha opinião é a seguinte, comparando as imagens de minhas Fuji e a Olympus E-PL5 (que tem sensor semelhante ao da E-M1, embora sensor não seja tudo, o processador é importantíssimo): até ISO 800 são idênticas (RAW processado no Aperture) visualizando tela cheia em um bom monitor de 27" (Apple Cinema). A partir daí o ruído começa a distanciá-las, e a imagem das Fuji em ISO 3200 ficam próximas da Oly 800. Se vc colocar para processar JPEG, as Olympus chegam junto até ISO 1600, daí começam a perder resolução em relação às Fuji, mas isso SE VC FOR CHATO com detalhe. Olhando uma foto sem comparar vc não percebe nada, assim como quem está orgulhoso de sua 5D ou D810 não percebe a imagem inferior comparando com uma médio formato...

Em termos mais práticos ainda, vc faz a foto de uma bela estação ferroviária, tipo Grand Central Station em NY: luz não tão boa, muito detalhe. Na Fuji vc conseguirá ler as letrinhas nos displays, nas Oly nem tanto pois a remoção de ruído tem que atuar. E aí fica a pergunta: será que interessa a alguém saber a que horas e em que plataforma sai o trem para a Cochinchina????

Como trata-se de hobby, por preço similar eu quero aquela que permita, o dia que eu quiser ir para a Cochinchina, saber na foto qdo ele sai. Mas isso é totalmente fora da realidade prática, portanto vc deve experimentar a que vc gosta mais. Como comprar um Omega qdo o Seiko é bonito e dá a hora da mesma maneira...

Apenas um detalhe: Olympus não tem reparo NENHUM por aqui, e eu jamais compraria uma cara E-M1, exceto se tivesse meios de mandar de volta caso houvesse algum problema, tipo um parente por lá. Agora, opinião pessoal é fogo, né?  :ok:
« Última modificação: 02 de Agosto de 2014, 09:56:55 por efilho »


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2014, 09:48:24
São muitos prós e contras rs. Eu queria mesmo uma fuji, por vender no Brasil e ter manutencao aqui mas o preço das lentes são um pouco assustadores... Obrigado pela ajuda


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2014, 10:11:44
...o preço das lentes são um pouco assustadores...

As lentes da Fuji tem preço semelhante (às vezes até inferior) ao praticado nos USA, mas elas são mais caras por serem construídas em metal e terem altíssima qualidade de construção (óptica às vezes, mas tudo isso perfeitamente aceitável para mim). Entretanto, eu pessoalmente não curto lente pesada e ficaria tranquilamente com as mais leves e baratas em plástico. Por exemplo, a 16-50 da Fuji pesa a metade da 18-55, tem praticamente o mesmo desempenho e custa menos da metade desta. Tenho ambas e uso a 18-55 por causa da abertura maior. Não dou a mínima para corpo em aço, apenas preciso do dobro de luz que ela deixa passar em comparação com a 16-50...

Outro dia vi um sujeito explicando por quê uma foto dele estava "arruinada": eu achei-a maravilhosa. Acontece que trata-se de um profissional que vende suas obras para gente no nível de Vogue e de National Geographic. O lance é que os fabricantes e sites interessados pegam esse "arruinado", tiram do contexto e influenciam todo mundo para vender seus produtos. Estão certíssimos, mas isso pode abrir um rombo no seu orçamento muito grande, e não adianta querer vender qq coisa que não seja Canikon no Brasil sem dar pelo menos 50% do preço que pagou...

Baixe na DPReview as fotos RAW de cada uma, abra no seu LR, Aperture ou qq outro e veja se vc percebe a diferença nas imagens de uma E-M1 para as E-5 ou E-10, bem mais baratas e com risco de prejú menor...

Ou migre para Fuji e use as baratíssimas lentes 16-50 e 55-230, excelente imagem e estabilização, apenas mais escuras, o que, em minha opinião, é compensado em parte pelo sensor X Trans APS-C. Menos ruído para o mesmo ISO em RAW.  :ok:


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2014, 10:17:44
To achando muito bacana o preço das lentes fuji praticados aqui no Brasil. Continuarei acompanhando o tópico para ver o que decido. Abs


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2014, 10:28:26
To achando muito bacana o preço das lentes fuji praticados aqui no Brasil. Continuarei acompanhando o tópico para ver o que decido. Abs

É mto importante vc tentar pegar uma nas mãos...  ;)


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2014, 10:29:08
Vou procurar o pessoal do rio


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2014, 10:59:24
A minha opinião é de que se for usar as lentes nativas para a câmera, não vai sentir falta alguma!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2014, 11:28:29
Eu estou em um dilema parecido, tenho um equipamento q gosto mto, lentes ótimas, porem mto pesado. Assim não carrego por ai todos os dias comigo, perdendo várias fotos que gostaria de fazer. Pode parecer luxo querer estar com uma câmera o tempo todo para tirar umas 5 fotos no dia, mas quem gosta de fotografar sabe o quanto é bom.
Tinha planejado comprar mais uma lente (70-200) pra minha DSLR no final do ano, mudei de idéia e resolvi pegar uma Olympus E-M10 com uma 14-42mm EZ pancake e deixar a lente para depois. É uma idéia que vou amadurecer até o final do ano, sempre faço isso, espero uns 6 meses pra estudar mais a idéia e ter ctz de que é o que quero/preciso.
Eu cheguei a ver outras pequenas como a XT1 e a EM1, mas essa EM10 me agradou mais pelo tamanho diminuto, que mesmo sendo ligeiramente menor, faz diferença, junto com essa pancake então, é o kit perfeito para uma walkaround
Enquanto que minha DSLR ficaria como o kit oficial para passeios de fds :ok:



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2014, 11:30:45
Atualmente eu estou achando o kit perfeito para uso diário a Sony RX100 mIII. Dê uma olhada no review da DPReview...  :)


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2014, 18:39:54
Atualmente tenho usado a em-5 de deixado a minha dslr guardada. É provável que vc perceba uma pequena redução na qualidade das fotos. Mas nada que impactará significativamente no resultado. A portabilidade é o maior diferencial. Qndo comecei a fotografar, não tinha importância o tamanho da máquina, se fosse uma  d800 + 24-70, estaria ótimo.  Mas hoje vejo a portabilidade com outros olhos. A melhor coisa, não é o peso, mas a discrição de um sistema mais compacto.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!