Autor Tópico: Uma breve citação  (Lida 1136 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 03 de Agosto de 2014, 12:53:18
Resolvi compartilhar uma breve citação que descobri recentemente, e que serviu pra explicar pra mim mesmo, grande parte da minha fotografia. Pode ser interessante pra mais alguém...

"Bem mais tarde, já em casa, me perguntei: Por que tirar fotografias que ninguém verá? A única explicação é que o ato de fotografar tinha mais a ver com explicar o mundo a mim mesmo do que a outrem. As imagens serviam para comunicar algo acerca da minha experiência, e não para transmitir uma informação literal."

Christopher Anderson - Imigrantes Haitianos - 2000. Livro Magnum Contatos, pág 418.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 12:53:29 por Luciano.Queiroz »


Igor Matos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2014, 14:09:01
Minha opinião é que tiramos uma foto para contar uma história depois, para guardar, relembrar. Isso é seja para todos que queiram saber ou apenas para nós. Apenas vamos contar  8-)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2014, 22:55:55
Muito legal, Luciano! Me fez parar pra pensar por um tempo...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2014, 00:11:48
Gostei. Me fez pensar nas pessoas que escrevem poemas e jamais os mostram aos outros. Talvez seja tudo a mesma coisa.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2014, 10:06:53
Esse trecho explicou muita coisa pra mim. Principalmente porque me agrada muito mais fotografar com filme do que com digital.

Faço muitas fotos que às vezes acabo não compartilhando com ninguém. às vezes porque realmente não interessa, outras vezes porque o resultado não vai agradar a maioria, etc... Mas nunca tinha parado pra refletir sofre isso como o cara do texto fez..


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:03:57
Resolvi compartilhar uma breve citação que descobri recentemente, e que serviu pra explicar pra mim mesmo, grande parte da minha fotografia. Pode ser interessante pra mais alguém...

"Bem mais tarde, já em casa, me perguntei: Por que tirar fotografias que ninguém verá? A única explicação é que o ato de fotografar tinha mais a ver com explicar o mundo a mim mesmo do que a outrem. As imagens serviam para comunicar algo acerca da minha experiência, e não para transmitir uma informação literal."

Christopher Anderson - Imigrantes Haitianos - 2000. Livro Magnum Contatos, pág 418.

A expressao, quando sincera, diz mais aquele quem expressa do que a quem recebe a informacao.

As pessoas ecrevem, falam, fotografam, desenham, etc, sobre seus sentimentos, historias, momentos, opnioes, informacoes e aprendizados para entender melhor, para si mesmo, e nao apenas para transmitir. Ou pelo menos assimeh para a comunicacao sincera.

Ate mesmo pq a comunicacao a principio nunca foi explicita mas implicita, simbolica, arranjamento. A comunicacao pelo simples sentido ou significado da mensagem explicita eh algo recente. E como dizem por ai, quando algo se torna explicito eh pq ja nao ha mais nada para ser visto, no sentido de se tornar raso, vazio, etc.

Eu escrevo, fotografo, falo e desenho motuvado pela oportunidade de pensar, questionar meus pensamentos, rever, organizar e entender as informacoes que acredito ter.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:22:38
A maioria dos fotógrafos que amam fotografar fazem isso por puro prazer.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/