Autor Tópico: Strobism com Yongnuo na Canon XT  (Lida 1259 vezes)

DeadMetheny

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 04 de Agosto de 2014, 17:22:49
Boa tarde a todos

Em primeiro lugar gostaria de me desculpar por mais um tópico a esse respeito, mas como  eu  tenho um combo de dúvidas, achei que poderia ser mais útil criar um novo pra facilitar a busca a outros interessados.
 
Trabalho com artes plásticas e utilizo a fotografia como meio de expressão, mais precisamente utilizando meios alternativos (como cianotipia, goma, VanDyke) e, como meu trabalho não necessita de absurdos em qualidade de luz e definição, sempre recorri ao modo Tabajara, usando refletores ou luz ambiente e baixas velocidades (quase sempre com a ajuda de um tripé) para fotografar pessoas em ambientes internos como hotéis.

Utilizo uma Canon XT/350D e gostaria de adquirir um Yongnuo 465 ou o 560li + radio flash Yongnuo RF-603 + sombrinha e suporte. O uso do flash seria tanto para usar na câmera como para strobism. Para isso, gostaria da ajuda de vocês nas seguintes questões:

1 - Esses flashes/radio são compatíveis com a minha câmera? Li em algum lugar sobre uma tal corrente reversa que, dependendo da câmera, poderia queimá-la, mas não estou certo sobre isso.
2 - Eu consigo colocar esse suporte para sombrinha e o flash em um tripé comum ou tem que ser algum com um rosqueamento específico?
3- Qual procedimento se eu quiser, mais tarde, utilizar outro flash como segunda luz? Mais um radio? Fotocélula?
4 - Posso comprar sem medo de não funcionar? (lembrando que a Canon XT não tem entrada pc e o radioflash vem com um cabo que não sei exatamente a função dele)
5 - Alguma dica adicional? :)))

Desde já agradeço a paciência e a colaboração dos amigos.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2014, 21:25:10
1 - Teoricamente sim, pois são rádios simples que somente transmitem o sinal de disparo. Devem funcionar sem problemas em qualquer câmera com sapata padrão.

2 - Se não quiser gambiarras, você precisa de um suporte adequado, como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568322359-adaptador-para-tripe-espigo-para-tochas-e-iluminadores-_JM, e mais um adaptador para tripé: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568322359-adaptador-para-tripe-espigo-para-tochas-e-iluminadores-_JM. Porém, a maioria dos tripés para câmeras é leve demais e com pouca base para a tarefa, além da pouca altura. O correto é utilizar um tripé específico para iluminação.

3 - Se for trabalhar sempre em interiores, o segundo flash pode ser disparado normalmente por fotocélula. Inclusive, o 560 já possui fotocélula embutida. Para distâncias maiores ou exteriores, onde pode haver influência da luz do sol, o ideal é um terceiro RF-603.

 :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DeadMetheny

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2014, 21:55:13
Daniel, muito obrigado mesmo pela informação e concordo em absoluto com o caso do tripé. Deixa eu incomodar um pouco mais:

Em relação a potência do flash, versatilidade (usado direto, rebatido no  teto, dispersado com sombrinha,  etc) e visto que trabalho em ambientes fechados, na sua opinião, qual flash seria mais jogo comprar para esse início: o 460II ou o 560II? Meu trabalho é basicamente fotos de corpo inteiro e de meio corpo e não sei se eu preciso de muita potência ou se posso comprar algo mais fraco.

Já me falaram do 560III que vem com radio,  mas eu teria que comprar pra câmera do mesmo jeito e, pelo que eu vi, eles vem em par e ficaria sobrando um.

Grande abraço!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2014, 22:16:14
Em relação a potência do flash, versatilidade (usado direto, rebatido no  teto, dispersado com sombrinha,  etc) e visto que trabalho em ambientes fechados, na sua opinião, qual flash seria mais jogo comprar para esse início: o 460II ou o 560II? Meu trabalho é basicamente fotos de corpo inteiro e de meio corpo e não sei se eu preciso de muita potência ou se posso comprar algo mais fraco.

Acho que pela pouca diferença de preço não compensa pegar o 460. O 560 é muito mais potente, e para uso rebatido ou com softbox, potência nunca é demais.

Citar
Já me falaram do 560III que vem com radio,  mas eu teria que comprar pra câmera do mesmo jeito e, pelo que eu vi, eles vem em par e ficaria sobrando um.

O rádio do 560 III é compatível com os triggers RF-602 e RF-603, mas para poder controlar a potência à distância você precisa do trigger específico para ele (YN-560 TX).

Costumo comprar esses equipamentos na www.thephotogadget.com, eles normalmente vendem unidades avulsas. No BR, realmente acho que o pessoal só vende aos pares. Mas a menos que o controle à distância seja imprescindível, sai mais barato adquirir um 560 II e um par de RF-603  :ok:
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 22:17:19 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DeadMetheny

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2014, 22:22:36
Perfeita  sua resposta! Muito obrigado mesmo!