Autor Tópico: [Dúvidas]Fotos em HDR  (Lida 1779 vezes)

NATO990

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Agosto de 2014, 19:57:25
 Boa noite galera.

 Tenho uma dúvida (não só minha pelo que parece, pois tenho um amigo na mesma situação) sobre fazer fotos HDR.

 Uso atualmente uma D200 Nikon, uso o bracketing normalmente ajustando para múltiplas exposições, mas a câmera sempre entrega as fotos em separado na própria câmera.

 O certo não é a própria câmera fazer a junção das fotos em múltiplas exposições, transformando-as em HDR?

 Fotos em HDR tem de ser feitas com ferramentas de edição?
Um pouco do meu portfólio; https://www.facebook.com/camposrf


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2014, 20:48:26

Boa noite galera.

 Tenho uma dúvida (não só minha pelo que parece, pois tenho um amigo na mesma situação) sobre fazer fotos HDR.

 Uso atualmente uma D200 Nikon, uso o bracketing normalmente ajustando para múltiplas exposições, mas a câmera sempre entrega as fotos em separado na própria câmera.

 O certo não é a própria câmera fazer a junção das fotos em múltiplas exposições, transformando-as em HDR?

 Fotos em HDR tem de ser feitas com ferramentas de edição?

Breacketing quando usei sempre foi assim, você faz as três exposições depois mescla e edita...


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2014, 22:19:24
Não, eu geralmente faço as exposições, em raw, revelo em tiff no LR, sem alterações (só desvio cromàtico), importo para o PS, mesclo nele, importo no LR, aí sim faço o tratamento!
Tem tutoriais legais no youtube sobre isso.
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2014, 00:58:36
Não. Na verdade, pelo nome é você simplesmente conseguir uma foto final com alto alcance dinamico entre altas luzes e sombras. Isso pode acontecer numa dupla exposição direto no filme, com uma junção na sala escura ou no negativo, na câmera ou num programa de edição tipo o photoshop ou o photomatix.

A questão é que nesses programas dedicados você consegue uma resultado final bem melhor do que os métodos automáticos, justamente porque você não depende de automação mas da sua própria percepção do que é bom.


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2014, 14:06:44
Hoje em dia tem até compacta dizendo que faz HDR.
Até agora não vi um resultado convincente.
O ideal é mesclar depois, em software mesmo.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


NATO990

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2014, 12:12:48
Hoje em dia tem até compacta dizendo que faz HDR.
Até agora não vi um resultado convincente.
O ideal é mesclar depois, em software mesmo.

 Pesquisando em vídeos no youtube, uma forma que descobrir de "mesclar" as fotos é usando a ferramenta Opacity do Phothoshop, depois sobrepondo uma imagem a outra manualmente após "destravar" as imagens a serem usadas.

 É dessa forma que se faz imagens HDR via software, inclusive por aqueles caríssimos que prometem fazer isso automaticamente? (sei que eles fazem aqueles ajustes de claridade, etc., mas nada que alguém não possa fazer com um pouco de habilidade no Lightroom da vida)
Um pouco do meu portfólio; https://www.facebook.com/camposrf


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2014, 12:58:43
Existe uma diferença entre HDR e Exposure Blending, e a maioria das pessoas confunde as duas.

Exposure Blending, como o nome diz, é pegar várias fotos com exposições diferentes e através de layers ir mesclando as partes desejadas de cada exposição com o objetivo de aumentar o range dinâmico. Ou seja, é simplesmente selecionar cada pixel de uma das exposições diferentes. Esse é o processo normal utilizado pelo Photoshop por exemplo e uma das formas de se aumentar o DR.

HDR é um processo muito mais complexo. Em um HDR, os valores dos pixels das fotos são remapeados para um único frame com uma escala dinâmica que contém todos os valores de todas as fotos representadas. O resultado desse remapeamento não pode ser visualizado (parece-me que o arquivo trabalha basicamente em 32 bits), mas serve como base para um processo de compressão que remapeia novamente esta informação para um range dinâmico que possa ser representado pelos arquivos gráficos comuns e que possa ser visualizado. Os parâmetros utilizados é que determinam como essa compressão e remapeamento é feito, podendo gerar desde HDR mais "naturais" até aqueles mais "artísticos" por assim dizer. Este tipo de HDR é feito por programas especializados, como o Photomatix. Aliás, o Photomatix implementa os dois tipos de operação, HDR e Exposure Blending.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Viniciuscc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Petbook
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:34:46
Nossa, pra mim HDR era mesclar as diferentes exposições. Tenho mencionado HDR nas fotos erroneamente então hehehe.

Eu uso o Photomatrix Pro para brincar. Não sei se é por não saber usar bem o PS, mas achei o resultado melhor no Photomatrix.
Além das opções que o software dá automático, você aperfeiçoa (ou não) a que mais lhe agrada, chegando (ou próximo) do efeito desejado.
Nikon D90
Tamron Af 17-50 f/2.8 if a16; Nikkor Af 50 f/1.8d; Nikkor Afs 55-200 f/4-5.6g ED
2 flashes Greika 150w