Autor Tópico: Quanto mais clicks melhor...Será?  (Lida 2409 vezes)

Mariane Meira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Eu quero é ser fotógrafa
Online: 04 de Agosto de 2014, 23:38:54
E aí moçada,amigos fotógrafos experientes,sou nova nesta profissão,e estou um pouco por fora de algumas coisas,  um grupo do facebook,me fez ficar nervosa,um cara estava perguntando qual a quantidade minima de fotos por eventos,e varias pessoas responderam,eu fiquei surpresa de ler que um cara tira 6000 fotos em um evento e aproveita,100 ou 150 fotos,daí eu falei que achava que não tinha esta necessidade,pois estava sobrecarregando a camera e o obturador com fotos inúteis,aí o rapaz me chamou de pobre e falou que eu estava mendigando obturador,mas na moral,quero saber,há a necessidade de em um evento,tipo casamento clicar 6000 vezes?
Visite meu Blog:


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2014, 00:53:15
Haja dedo, bateria e dinheiro! Será que ele tem paciência para olhar as 6.000 para triar as 200 melhores???
 :eek: :eek: :eek:
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


jimmypagelf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2014, 06:27:16
OOOOOlha, eu acho que depende muito do evento. Eu em um ensaio chego a 700 ou 800 em um ensaio de 4 ou 5 horas. (o que já acho muito). Mas no meu caso é um assunto só. Agora imagina um casamento que é em vários lugares com várias pessoas!
Teve um tópico aqui que o cara dizia tirar essa quantidade, 6mil clicks em um evento. Mas a desculpa dele é que ele tirava fotos de algum evento esportivo e revendia as fotos.
Acho que depende muito das condições



Ps.: Também acho exagero falar que tira isso tudo em um único evento kkkkkk. Acabo de vender minha D3200 que tinha um ano, e ela tinha 10mil clicks só   kkkkkkkkkkkk
D7100 + Nikkor 50mm f/1.8G + Flash YN 560III + felicidades


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2014, 07:04:02
Acho que não vale a pena se preocupar com quantos cliques os outros fazem. Se você consegue o resultado que quer, é o que importa.

Vamos lembrar que até bem pouco tempo, a foto era com filme, e não imagino que alguém levasse 200 rolos.

Agora, se estiver deixando de fotografar para economizar obturador, não faz muito sentido. Seria como um pintor fazer poucos quadros para economizar o pincel.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2014, 09:14:11
Vamos lembrar que até bem pouco tempo, a foto era com filme, e não imagino que alguém levasse 200 rolos.

Quando eu fotografava com filme, levava três caixas com cinco Pro Value 200 cada. E só.
E ainda tomava bronca se abrisse a terceira caixa, kkkkkkkkk

Euzinho, aqui, já fiz casamento de 600 fotos, e já fiz casamento de 3000 fotos.

O principal, na minha opinião, é não perder nada.  Esse casamento de 600 fotos, era um evangélico, menos de 80 pessoas, cerimonia e jantar no mesmo lugar, etc...
Em suma, eu não tinha assunto, eu clicava pra encher linguiça.

Já o casório de 3000 fotos, foi   na Catedral de Maringá, e a festa num dos melhores buffets da cidade, banda torando da meia noite às 3h, e das 3h até o fim da balada, um dos DJ's mais famosos da cidade... tinha decoração até na guarita do estacionamento, kkkkk
Coisa de 500~600 pessoas, estávamos em dois fotógrafos, eu fiz umas 3000 e o outro umas 2500, mais ou menos.

E te digo, naõ ficou repetitivo não, o povo dançou e festou até as 6h da manhã, e foi um dos casamentos mais bacanas que já fiz.

Nesse dia, enchi todos os cartões: 1x32g 1x16gb, e 3x8gb, kkkkkkkkkkkkkkkkkk



Se você fizer mil fotos, e achar que tá bom, beleza. Se vc achar que tá faltando foto, mete o dedo.
 :ok:



jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2014, 09:36:49
Eu também não me importo com a quantidade. Visto que é possível escolher, melhor ter foto sobrando do que faltar registros.
Mas aí entra uma outra questão, vc terá o que clicar? São 3.000 clicks do mesmo evento! Se vc tiver mtas coisas rolando como o Mike disse no caso da Catedral (que por sinal é um lugar extremamente conhecido aqui na cidade e muito fotografado) ótimo, porque aí vc consegue um leque enorme de registros para entregar para o cliente, caso contrário vc entregará 3.000 clicks praticamente iguais.
Eu quando comecei a fotografar aniversários infantis tirava várias fotos dos docinhos e da decoração, isso várias vezes (sempre que passava por perto) com medo de não conseguir um bom registro... mas depois de um tempo, fui ganhando experiência e vi que o melhor mesmo era tirar o máximo do local e da iluminação para conseguir a melhor foto. E assim que consigo, não tenho porque voltar outras diversas vezes para conseguir o mesmo padrão de foto (claro que se for uma foto diferente, com visão diferente td bem...)
Canon


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2014, 10:09:56
Acho que não vale a pena se preocupar com quantos cliques os outros fazem. Se você consegue o resultado que quer, é o que importa.

Vamos lembrar que até bem pouco tempo, a foto era com filme, e não imagino que alguém levasse 200 rolos.

Agora, se estiver deixando de fotografar para economizar obturador, não faz muito sentido. Seria como um pintor fazer poucos quadros para economizar o pincel.

Concordo 100%. Se a pessoa consegue tirar 300 fotos e se garante, não precisa de mais. Se a pessoa prefere tirar 3.000 para poder escolher, não vejo o menor problema. O que importa é o cliente receber as melhores fotos possíveis.

Esse assunto já foi bem discutido aqui no fórum. Eu entrego ao casal uma média de 500 a 700 fotos. Mas isso quer dizer que foram feitos quase 2.000 cliques, entre as minhas fotos e as do 2° fotógrafo. Ou seja, um aproveitamento de 25% a 30% das fotos. Já fiz casamento onde só eu sozinho dei mais de 2.000 cliques. Mas já fiz casamento onde dei menos de 600 cliques.

Na grande maioria dos casos, consigo a foto que eu queria com 1 ou 2 cliques. Na maior parte das vezes, 1 ou 2 cliques é o que da tempo de gente fazer. Mas, se a cena continua rolando, e se ela for importante para o casamento, eu continuo clicando em busca de uma foto ainda melhor. Às vezes dá tempo de fazer 10, 12 fotos da mesma cena. E frequentemente alguma foto fica melhor do que a que consegui nos 2 primeiros cliques. Dessas 10 ou 12 fotos, vai para os noivos 1 só, no máximo 2.

Eu tenho plena confiança de que faria uma boa cobertura de casamento se me impusessem um limite de 500 cliques. Mas tenho certeza de que faria uma cobertura ainda melhor se não me dessem limite de cliques.  :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:19:06
Cada caso é um caso...mas encarando isso do ponto de vista econômico, aproveitar apenas 1,66% de seu trabalho...nem vou falar o que penso dele.

Acho que nenhum negócio que eu conheça, tenha um percentual de aproveitamento tão baixo quanto este caso. Aliás, conheço sim: na área da pesquisa, mas ai é totalmente compreensível.

Mas no caso dele, deixaria qualquer administrador ou economista com os cabelos em pé.




Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:34:14
Com o advento da Digital alguns fotografos não se preocupam mais em economizar clics, e muitos saem clicando a torto e a direito,  eu tiro por mim. Quando usava filme, tinha essa preocupação não pelos obturador em si, mais sim pelos filmes. Hoje, nem tanto! Simplesmente pela facilidade de se excluir as indesejáveis e redundâncias e saber que depois voce tem aquele espaço antes ocupado, livre novamente depois de excluir as fotos. Mais ainda assim procuro na medida do possível poupar o obturador da minha camera. Não vejo sentido em fazer fotos de coisas que nunca irão para um album de casamento. Uma ou outra foto aqui e ali tudo bem mais varias? Se voce se concentra no que esta fazendo, faz poucas fotos, economiza seu obturador seu dedinho, suas baterias, pilhas e ainda faz boas fotos. Costumo pensar dessa forma: Se voce sai fazendo foto de todo jeito em um evento é porque não tem segurança no que faz. Porem cada um pensa e agi de acordo com sua consciência e modo de trabalho.  A quania de fotos em um casamento é determinada de acordo com o tipo de cerimonia, quantidade de convidados, local e outros, existem N coisa que influencias esses valores. Ja fi casamentos no civil que fora só 20 fotos, e tambem ja fiz outro que foram 300. O maximo de fotos que ja fiz em um casamento foram umas 400 fotos. Até porque foram casamentos modestos.   
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:45:14
Uma coisa que se tem que levar em conta também é o estilo que o fotógrafo segue. Os que são estritamente fotojornalísticos, que não interferem em absolutamente nada na cena, geralmente dão bem mais cliques por casamento. Já vi palestras de fotógrafos renomados que dizem dar mais de 10.000 cliques por casamento. Um deles disse que já fez mais de 20.000 em um único casamento! Pra maioria de nós, isso soa absurdamente alto, mas para eles é comum. E são profissionais renomados, extremamente bem sucedidos e, o mais importante de tudo, entregam trabalhos espetaculares aos noivos.

Obviamente, o contrário também existe, excelentes fotógrafos que fazem trabalhos espetaculares com menos de 500 cliques por casamento. São apenas estilos diferentes de se trabalhar, não acho que nem um e nem outro desvalorizam o profissional em nada. O que importa mesmo é o resultado final.

Um dado curioso. Quando comecei, fazia pouquíssimos cliques por casamento. Tipo uns 300 a 400. Depois de um tempo, comecei a clicar bem mais, chegando aos 2.000 cliques por casamento que falei anteriormente. Atualmente, baixei novamente essa quantidade, agora eu geralmente volto de um casamento com uns 1.000 cliques na câmera...


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:30:15
Palavras ao vendo em Facebook da vida não dizem muita coisa pois não mostram todo o cenário do problema.
Por exemplo, em um evento Casamento que possua 50 pessoas produzirá muito menas fotos do que um de 500 pessoas.
Não somente a quantidade de pessoas mais o lugar também influencia, etc... tem festa que ninguém quase vai na pista dançar... outros que vai a turma toda... tem igreja que o fotografo tem não pode "invadir" o altar, etc...
Acho que somos viciados culturalmente na percepção de enxergar a questão como: "Quanto mais fotos = Mais amador é a pessoa = para se garantir tem que tirar 10 fotos da mesma cena." ...Nem sempre é assim.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 13:31:49 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:54:53
E aí moçada,amigos fotógrafos experientes,sou nova nesta profissão,e estou um pouco por fora de algumas coisas,  um grupo do facebook,me fez ficar nervosa,um cara estava perguntando qual a quantidade minima de fotos por eventos,e varias pessoas responderam,eu fiquei surpresa de ler que um cara tira 6000 fotos em um evento e aproveita,100 ou 150 fotos,daí eu falei que achava que não tinha esta necessidade,pois estava sobrecarregando a camera e o obturador com fotos inúteis,aí o rapaz me chamou de pobre e falou que eu estava mendigando obturador,mas na moral,quero saber,há a necessidade de em um evento,tipo casamento clicar 6000 vezes?

O cara que tira 6000 fotos para aproveitar 100 esta tendo uma pessima performa.

Sem sombra de duvida esse eh um fotografo que esta apostando na sorte, jogando na loteria, quanto mais tirar maiores as chances de acertar.

No meu primeiro casamento, como assistente, eu fiz por volta de umas 400 fotos e mandei para a contratante um pouco mais de 150 (ou quase a metade) de fotos que eu selecionei como boas.

No meu segundo casamento como fotografo principal eu fiz por volta de 600 fotos ou quase 700 e aproveitei quase 200 tambem. Ou seja, quase 1/3 das fotos tiradas. Contando as fotos que fiz para textar luz ambiente, flash e balanco de branco.

O primeiro foi um casamento grande em um hotel, com decoracao, banda, cassino, e tudo mais. Mas eu era apenas o segundo fotografo. O segundo foi mais simples, mas diferente do primeiro, eu fotografei a noiva se preparando e as fotos do casal e padrinhos em um parque depois da cerimonia. E a noite a festa e a banda.

Em uma sessao de fotos eu costumo tirar entre 20 e 40 fotos por hora. Dependendo do tipo da sessao. A minha sessao mais produtiva foi de 60 fotos por hora. 1 foto por minuto. Tirando a fase das minhas primeiras sessoes que era a epoca que eu passava mais tempo clicando do que vendo o que eu estava fotografando e organizando. Epoca que eu clicava para depois ver se a foto estava boa. Com o tempo, se eu vejo que tem algo fora do lugar eu nao clico.

Eu nao confiaria em um fotografo que depende da sorte.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:08:28
O cara que tira 6000 fotos para aproveitar 100 esta tendo uma pessima performa.

Sem sombra de duvida esse eh um fotografo que esta apostando na sorte, jogando na loteria, quanto mais tirar maiores as chances de acertar.

No meu primeiro casamento, como assistente, eu fiz por volta de umas 400 fotos e mandei para a contratante um pouco mais de 150 (ou quase a metade) de fotos que eu selecionei como boas.

No meu segundo casamento como fotografo principal eu fiz por volta de 600 fotos ou quase 700 e aproveitei quase 200 tambem. Ou seja, quase 1/3 das fotos tiradas. Contando as fotos que fiz para textar luz ambiente, flash e balanco de branco.

O primeiro foi um casamento grande em um hotel, com decoracao, banda, cassino, e tudo mais. Mas eu era apenas o segundo fotografo. O segundo foi mais simples, mas diferente do primeiro, eu fotografei a noiva se preparando e as fotos do casal e padrinhos em um parque depois da cerimonia. E a noite a festa e a banda.

Eu nao confiaria em um fotografo que depende da sorte.

Exatamente.
Um pouco mais de teoria e prática, iria mudar (positivamente) a situação dele.
Parece q ele trabalha com tentativa e erro, e não com margem de erro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:12:23
Exatamente.
Um pouco mais de teoria e prática, iria mudar (positivamente) a situação dele.
Parece q ele trabalha com tentativa e erro, e não com margem de erro.

A maneira que vc diz ficou bem clara: tentativa e erro VS margem de erro.


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #14 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:34:24
Minha experiência...
normalmente sai 2x ou 3x mais clicks que as fotos que eu acabo escolhendo pra apresentar.
Pq eu coloco em disparo contínuo q me ajuda na estabilidade e pra poder escolher a foto onde menos gente ou ninguém aparece piscando qdo eh de grupos.

Eu acho que qto menos melhor pq eh menos foto pra ver e acho que se eu começar a resolver com um click eu estarei num nível mais elevado de domínio da foto. Ainda não cheguei lá. :fight:
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm