Autor Tópico: Dúvida flash - câmera na vertical  (Lida 2953 vezes)

baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 05 de Agosto de 2014, 10:37:15
Eae galera, beleza?

Queria saber qual o esquema de uso do flash quando a câmera tá na vertical (retrato).

Com a câmera na horizontal eu tenho usado o flash rebatido no teto. Eu posiciono ele direto pro teto e empurro um "degrau" pra frente, na menor inclinição. Mas aí se eu preciso virar a câmera pra bater uma foto em retrato o flash vai embora rsrsrs

Existe uma posição "coringa" para que o flash funcione legal tanto com a camera na horizontal quanto na vertical? Outro dia observei num casamento uma fotógrafa que usava o flash numa posição bem esquisita, tipo meio que virado pra trás.

Valeu!


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2014, 22:02:08
Eu particularmente prefiro usar o flash pra cima ou pra trás do que inclinar ele pra frente. Gosto mais do resultado. Desde que tenha parede boa pra rebater em cima ou atrás, claro.
Qual flash você usa?
Eu uso o 580 EX, ele gira 180 graus pra cada lado. Então na hora de mudar de paisagem pra retrato é só girar e ele fica virado pra cima ou pra trás também!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2014, 11:19:16
Não sabia que virado pra trás dava um resultado legal. Queria uma posição meio que coringa, que não precisasse ficar mexendo na direção dele pra alternar entre paisagem e retrato.

Eu uso um yongnuo 468-II


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2014, 12:05:13
Virado pra trás?

Aja bateria pra rebater essa bagaça. O flash trabalha em grande parte do tempo em carga alta pra ter força necessária pra rebater.

Se a camera está na vertical, coloca o flash com a cabeça pro lado. Pronto.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2014, 12:18:01
Virado pra trás?

Aja bateria pra rebater essa bagaça. O flash trabalha em grande parte do tempo em carga alta pra ter força necessária pra rebater.

Tudo depende da distância em relação à parede que se vai rebater. Muitas vezes é necessário menos potência do que rebatendo no teto. Eu uso sempre o flash apontado para trás e para os lados, meio na diagonal. Para cada foto escolho onde rebater, mas nunca é totalmente virado pra cima no teto (sombras nos olhos e luz chapada), nunca é apontado pra frente (luz dura e chapada) e nunca é 180° para trás (luz chapada).

Se a camera está na vertical, coloca o flash com a cabeça pro lado. Pronto.


Bem por aí mesmo. Não tem que ficar com receio pra mudar a cabeça do flash. Como disse acima, eu escolho pra cada foto, muitas vezes eu mudo a cabeça do flash pra cada foto. Passo o casamento inteiro girando a cabeça do flash.


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2014, 16:29:44
Se a camera está na vertical, coloca o flash com a cabeça pro lado. Pronto.
Abcs

Você quer dizer que, com a câmera na posição retrato,  virar a cabeça do flash pro lado (que no caso seria pra cima, uma vez que a câmera está de lado) é isso?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2014, 16:30:10
Você quer dizer que, com a câmera na posição retrato,  virar a cabeça do flash pro lado (que no caso seria pra cima, uma vez que a câmera está de lado) é isso?
Issae
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2014, 20:06:40
Muitas vezes é necessário menos potência do que rebatendo no teto. Eu uso sempre o flash apontado para trás e para os lados, meio na diagonal. Para cada foto escolho onde rebater, mas nunca é totalmente virado pra cima no teto (sombras nos olhos e luz chapada), nunca é apontado pra frente (luz dura e chapada) e nunca é 180° para trás (luz chapada).

É isso que eu faço também.

Sei que é questão de gosto, mas eu não vejo problemas em ficar mexendo no flash o tempo todo. Girar a cabeça dele é muito rápido. São dois movimentos ao mesmo tempo: girar a câmera com uma mão e girar a cabeça do flash com a outra.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:13:52
Não sabia que virado pra trás dava um resultado legal. Queria uma posição meio que coringa, que não precisasse ficar mexendo na direção dele pra alternar entre paisagem e retrato.

Eu uso um yongnuo 468-II
Não existe posição coringa, nem mesmo se for usar a câmera sempre na horizontal. Se estiver perto de uma parede vai ter uma posição ideal. Mudou de lugar, muda a posição do flash.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:40:50
Tudo depende da distância em relação à parede que se vai rebater. Muitas vezes é necessário menos potência do que rebatendo no teto. Eu uso sempre o flash apontado para trás e para os lados, meio na diagonal. Para cada foto escolho onde rebater, mas nunca é totalmente virado pra cima no teto (sombras nos olhos e luz chapada), nunca é apontado pra frente (luz dura e chapada) e nunca é 180° para trás (luz chapada).


Bem por aí mesmo. Não tem que ficar com receio pra mudar a cabeça do flash. Como disse acima, eu escolho pra cada foto, muitas vezes eu mudo a cabeça do flash pra cada foto. Passo o casamento inteiro girando a cabeça do flash.

Eu gosto de jogar por cima do ombro esquerdo, sei la, tipo sudoeste.
Não jogo pro direito porque meu flash n gira nesse sentindo. :(
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2014, 01:32:13
Não existe posição coringa, nem mesmo se for usar a câmera sempre na horizontal. Se estiver perto de uma parede vai ter uma posição ideal. Mudou de lugar, muda a posição do flash.


Esse é o ponto. Você vai girar a cabeça do flash pra direção de onde você quer que a luz venha. Se a pessoa está olhando pra esquerda e eu quero iluminar o rosto dela, tenho que jogar o flash na parede da esquerda. E por aí vai. Seja livre, seja criativo!  ;)


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2014, 11:09:33

Esse é o ponto. Você vai girar a cabeça do flash pra direção de onde você quer que a luz venha. Se a pessoa está olhando pra esquerda e eu quero iluminar o rosto dela, tenho que jogar o flash na parede da esquerda. E por aí vai. Seja livre, seja criativo!  ;)

Com o tempo e com a prática pretendo ficar sim hehehe

Ainda apanho muito pra conjugar camera e flash. Ontem, por exemplo, sofri de mais pra fotografar um evento. Minha esposa estava dando uma paletra num auditório com capacidade pra menos de 100 pessoas. As luzes estavam acesas de trás quase que até a frente, porém as da frente foram apagadas por causa da projeção do data show. Então eu tinha uma sala 70% iluminada com lampadas amareladas e aí na frente, 30% escura com um spot fortíssimo de luz quase que azulada, o do data show.

Aí várias vezes eu quis bater duas fotos em sequência da minha esposa, que estava na parte escura dando a palestra, porém o flash só saía na primeira. Diminuí 1, 2, 3 pontos a potência do flash, pra ver se ele tinha força pra disparar duas vezes seguidas, porém aí a imagem ficava escura.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2014, 11:24:36
Complicado mesmo era fotografar com o flash rebatido, usando o Canon 550ex. Ele tem duas travas, uma na horizontal e uma na vertical... Era tenso, kkkkkk