Autor Tópico: A caminho da Recessão Econômica?  (Lida 33081 vezes)

Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:01:20
Eu acho muito mais justo para a discussão, se já tem candidato definido, revelar do que ficar pagando uma de apartidário.

Creio que todo mundo que leu e postou aqui não seja apartidário, economia e politica andam de mãos juntas.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #76 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:05:19
É impressionante o que tenho visto em outros países em termos de educação, saúde, cultura, transporte, infra-estrutura. Dá vontade de chorar pensando em tudo que meu filho está perdendo por eu não ter tido a capacidade de sair deste fim de mundo a tempo.

Por isso eu desisti do Brasil, não vejo nenhuma salvação, independente de quem for eleito, minha meta é salvar a próxima geração da minha família.
Idem
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #77 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:13:35
Antigamente (e não faz tanto tempo assim) eu achava besteira essa história de política não se discute. Tem que se discutir sim pois estou vendo que é a única forma de conscientizar a nossa população de que estamos numa merda SIM!

Vamos pensar no nosso país como uma empresa. Vamos pensar com o conceito simples de Manufatura Enxuta. O que agrega valor, de maneira generalista, é o que o cliente quer e, nesse caso, o cliente somos nós: cidadãos de diferentes classes sociais). Temos uma estrutura nesta empresa tão inchada e mal administrada que é como se uma empresa de receita bilionária com uma carteira de clientes enorme conseguisse transformar toda essa receita e demanda (sonho de qualquer empresário) em resultados financeiros pífios (custo de produção exorbitante que a margem de lucro quase sempre é negativa), entregasse produtos sem qualidade (saúde, educação, segurança pública, etc...) e ainda fosse sendo engolida pela concorrência. É o que está acontecendo, há décadas (independente do governo PT ou PSBD).
O que ocorre é que essa gestão escolhida pelos acionistas (eleitores) está conseguindo ser pior ainda.

Meu povo, se cada brasileiro sentisse um pouco mais de sentimento de que precisa melhorar urgente e soubesse escolher os seus candidatos com um pouco mais de critério técnico, talvez melhorássemos um pouco.

Infelizmente, o sistema de corrupção e lentidão instalado no Legislativo e Executivo é tão grande, que bons políticos acabam sendo abafados ou corrompidos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #78 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:19:36
O.K.
1300 merrecas é uma desgraça para uma Multinacional (Menos de 2 Salários Mínimos, para o quê: 44 horas semanais?)
Pelo contrário!
O problema é que o nosso custo de vida subiu tanto que os nossos salários estão totalmente sem poder de compra.

Nossa empresa é uma das que tem melhor salário no ramo (meu salário de supervisor é equivalente a de gerentes em muitas empresas) e fizemos um estudo de custo de MO entre vários países que tem a nossa empresa (www.te.com) e nosso salário já está mais para o de colaboradores americanos (EUA) do que países latinos.

Só para ter ideia, um Engenheiro Senior na minha área tem um salário anual aqui no Brasil de 70 a 100.000 reais. Nos EUA, a mesma posição, tem um salário por volta de 60 a 85 mil dólares. Importante não fazer a conversão cambial pois é como se 1 euro fosse 1 real na Europa e 1 dólar fosse quase 1 real nos EUA.

Ary, então, se já estamos na merda com esse salário que você diz indigno, me fale então se tivéssemos o salário que deveria ser justo!!!
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #79 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:20:42
Seria um bom começo, iniciar as cobranças pelos Estados e Municípios, que sempre ficam de fora da pauta, mas que são responsáveis pelos sistemas de atenção básica (educação, saúde e segurança). Os absurdos que acontecem em cada um dos 5500 municípios desse país são inacreditáveis. Mas é muito mais cômodo concentrar todas as reclamações em Brasília, assim dá mais espaço.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #80 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:22:50
Seria um bom começo, iniciar as cobranças pelos Estados e Municípios, que sempre ficam de fora da pauta, mas que são responsáveis pelos sistemas de atenção básica (educação, saúde e segurança). Os absurdos que acontecem em cada um dos 5500 municípios desse país são inacreditáveis. Mas é muito mais cômodo concentrar todas as reclamações em Brasília, assim dá mais espaço.
Se vocês soubessem que tenho muita vontade de me candidatar a um cargo político vocês iriam ficar pasmo. Com certeza eu tentaria fazer a minha parte da melhor parte possível. O problema seria começar a ter umas ameaças de morte.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:31:58
Ary, então, se já estamos na merda com esse salário que você diz indigno, me fale então se tivéssemos o salário que deveria ser justo!!!
Não sei. Nunca tivemos um salário justo.
Quem sabe estaríamos como uma Suécia?
O que eu sei é que Senzala de Gringo não somos mais.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #82 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:36:05
Pelo contrário!
O problema é que o nosso custo de vida subiu tanto que os nossos salários estão totalmente sem poder de compra.

Nossa empresa é uma das que tem melhor salário no ramo (meu salário de supervisor é equivalente a de gerentes em muitas empresas) e fizemos um estudo de custo de MO entre vários países que tem a nossa empresa (www.te.com) e nosso salário já está mais para o de colaboradores americanos (EUA) do que países latinos.

Só para ter ideia, um Engenheiro Senior na minha área tem um salário anual aqui no Brasil de 70 a 100.000 reais. Nos EUA, a mesma posição, tem um salário por volta de 60 a 85 mil dólares. Importante não fazer a conversão cambial pois é como se 1 euro fosse 1 real na Europa e 1 dólar fosse quase 1 real nos EUA.

Ary, então, se já estamos na merda com esse salário que você diz indigno, me fale então se tivéssemos o salário que deveria ser justo!!!

Se tivéssemos salários mais justos provavelmente teríamos uma economia mais aquecida e saudável, mais que tudo, mais humana e JUSTA. Aliás, só não estamos numa merda pior, porque o aumento dos salários dos mais pobres, no Brasil, segurou o tranco da cagada que os mercados financeiros - esses mesmos que apontam o dedo para os governos - criaram com sua ganância.

Tales, é preciso fazer a conversão. 1 real não é um dólar; muito menos 1 euro. Vivi na Espanha entre 2006 e 2008, com família (mulher, dois moleques e uma cunhada), com 1.200 euros por mês. Vivia bem, folgado, comia, pagava contas, comprava coisas, viajava de dois em dois meses; na mesma época, meu salário no Brasil era de 5 mil reais e dava muito mais apertado. O mesmo agora: estou indo para o Canadá com 2.700 dólares mensais - já fiz as contas e vai sobrar. Imagina a vida em uma grande cidade com 2.700 reais... não pagava nem aluguel e plano de saúde - escola, internet, comida, esquece.

Enfim, para os que acham que a carga tributária é alta, deviam pensar em outro candidato, menos emplumado, já que "foi o ajuste fiscal do governo FHC que  promoveu a maior elevação de impostos desde a redemocratização do país"... em reportagem da insuspeita Folha de São Paulo: http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2014/08/05/aecio-indica-que-pretende-manter-ou-ate-elevar-a-carga-tributaria/?cmpid=%22facefolha%22


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #83 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:45:57
Nossa empresa é uma das que tem melhor salário no ramo
Só para ter ideia, um Engenheiro Senior na minha área tem um salário anual aqui no Brasil de 70 a 100.000 reais. Nos EUA, a mesma posição, tem um salário por volta de 60 a 85 mil dólares.

Desculpe pegar o bonde andando, mas qual é o seu ramo?
Pra engenheiro senior eu acho muito pouco. Inclusive, 70k anuais é abaixo do piso de engenheiro. Isso só contando os 12 salários. Se for pra contar décimo terceiro e férias é ainda mais abaixo do piso. Aqui na minha cidade paga-se bem mais do que isso pra engenheiro recém-formado.
É pouco, mas só é pouco porque o custo de vida aqui tá nas alturas.
Vive-se com MUUUITO mais conforto nos EUA com 70 mil dólares anuais do que aqui no Brasil com 70 mil reais.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:49:09
Sobre salários e Lucros eu pouco sei.
Sei o que li do Grande Pablo Neruda.
E é o que me bastou por uma vida inteira:

Os advogados do dólar


Inferno americano, pão nosso
empapado em veneno, há outra
língua em tua pérfida fogueira:
é o advogado nativo
da companhia estrangeira.

É ele que arrebita os grilhões
da escravidão em sua pátria,
e passeia desdenhoso
com a casta dos gerentes
a mirar com ar supremo
nossas bandeiras andrajosas.
Quando chegam de Nova York
as vanguardas imperiais,
engenheiros, calculistas,
agrimensores, peritos,
e medem terra conquistada,
estanho, petróleo, bananas,
nitrato, cobre, manganês,
açúcar, ferro, borracha, terra,
adianta-se um anão obscuro,
com um sorriso amarelo,
e aconselha com suavidade
aos invasores recentes:

Não é preciso pagar tanto
a estes nativos, seria
um crime, meus senhores, elevar
estes salários. Nem convém.
Estes pobres-diabos, estes mestiços,
iriam só embriagar-se
com tanto dinheiro. Pelo
amor de Deus!
São uns primitivos, quase
umas feras, conheço esta cambada.
Não paguem tanto dinheiro.

É adotado. Põem-lhe libré.
Veste como gringo,
cospe como gringo. Dança
como gringo, e vai subindo.
Tem automóvel, uísque, imprensa,
é eleito juiz e deputado,
é condecorado, é ministro,
e é ouvido no governo.

Sabe ele quem é subornável.
Sabe ele quem é subornado.
Ele lambe, unta, condecora,
afaga, sorri, ameaça.
E assim se esvaziam pelos portos
as repúblicas dessangradas.
Onde mora, perguntareis,
este vírus, este advogado,
este fermento do detrito,
este duro piolho sangüíneo,
engordado de nosso sangue?
Mora nas baixas regiões
equatoriais, o Brasil,
mas sua morada é também
o cinturão central da América.
Podereis encontrá-lo na escarpada
altura de Chuquicamata.
Onde cheira riqueza sobe
os montes, cruza abismos,
com as receitas de seu código
para roubar a terra nossa.
Podereis achá-lo em Puerto Limón,
na Ciudad Trujillo, em Iquique,
em Caracas, Maracaibo,
em Antofagasta, em Honduras,
encarcerando nosso irmão,
acusando seu compatriota.
despojando diaristas, abrindo
portas de juízes e abastados,
comprando imprensa, dirigindo
a polícia, o pau, o rifle
contra sua família esquecida.

Pavoneando-se, vestido
de smoking, nas recepções,
inaugurando monumentos,
com esta frase: Meus senhores,
a pátria, antes da vida,
é a nossa mãe, é o nosso chão,
vamos defender a ordem fazendo
novos presídios, novos cárceres.

E morre glorioso, “o patriota”,
senador, patrício, eminente,
condecorado pelo papa,
ilustre, próspero, temido,
enquanto a trágica ralé
de nossos mortos, os que fundiram
a mão no cobre, arranharam
a terra profunda e severa,
morrem batidos e esquecidos,
postos às pressas
em seus caixões funerários:
um nome, um número na cruz
que o vento sacode, matando
até a cifra dos
heróis.

« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 23:05:35 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #85 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:52:09

Se tivéssemos salários mais justos provavelmente teríamos uma economia mais aquecida e saudável, mais que tudo, mais humana e JUSTA. Aliás, só não estamos numa merda pior, porque o aumento dos salários dos mais pobres, no Brasil, segurou o tranco da cagada que os mercados financeiros - esses mesmos que apontam o dedo para os governos - criaram com sua ganância.

Tales, é preciso fazer a conversão. 1 real não é um dólar; muito menos 1 euro. Vivi na Espanha entre 2006 e 2008, com família (mulher, dois moleques e uma cunhada), com 1.200 euros por mês. Vivia bem, folgado, comia, pagava contas, comprava coisas, viajava de dois em dois meses; na mesma época, meu salário no Brasil era de 5 mil reais e dava muito mais apertado. O mesmo agora: estou indo para o Canadá com 2.700 dólares mensais - já fiz as contas e vai sobrar. Imagina a vida em uma grande cidade com 2.700 reais... não pagava nem aluguel e plano de saúde - escola, internet, comida, esquece.

Enfim, para os que acham que a carga tributária é alta, deviam pensar em outro candidato, menos emplumado, já que "foi o ajuste fiscal do governo FHC que  promoveu a maior elevação de impostos desde a redemocratização do país"... em reportagem da insuspeita Folha de São Paulo: http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2014/08/05/aecio-indica-que-pretende-manter-ou-ate-elevar-a-carga-tributaria/?cmpid=%22facefolha%22
Fernando, isto é, a situação é muito mais favorável então.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #86 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:55:30

Desculpe pegar o bonde andando, mas qual é o seu ramo?
Pra engenheiro senior eu acho muito pouco. Inclusive, 70k anuais é abaixo do piso de engenheiro. Isso só contando os 12 salários. Se for pra contar décimo terceiro e férias é ainda mais abaixo do piso. Aqui na minha cidade paga-se bem mais do que isso pra engenheiro recém-formado.
É pouco, mas só é pouco porque o custo de vida aqui tá nas alturas.
Vive-se com MUUUITO mais conforto nos EUA com 70 mil dólares anuais do que aqui no Brasil com 70 mil reais.
Eu sou engenheiro de materiais e trabalho no ramo automotivo e, especificamente, com injeção de plásticos e borrachas.
Não é o top de salário como engenheiros da área de TI ou petróleo e gás mas posso afirmar que está na média ou até acima dos engenheiros e outros cargos da área de indústria.
Meus Coordenadores de Produção que nem Engenharia tem mas conhecem muito, ganham entre 5 a 8 mil reais.

Realmente nestes últimos 5 anos o mercado tem forçado um downsizing nos salários da indústria.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #87 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:56:35
Fernando, isto é, a situação é muito mais favorável então.
Sim, nos EUA, Canadá, Europa, ganha-se muito mais que no Brasil e, por isso mesmo, vive-se melhor. O que disseste antes é que os salários no BR estão equivalentes aos do "1º mundo". Como vê, infelizmente, não estão.

Essa lógica de que nosso salário de miséria (até para engenheiros, até para "dotôres" como eu, "magina" para proletário) ter melhorado um pouco é o problema é completamente sem pé nem cabeça. Concordo com o colega que disse que se os salários fossem mais justos estaríamos mais perto da Suécia que da Índia...
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 22:57:45 por fernandomaues »


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #88 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:57:17
Pessoal, que tal ler algum relatório e ver os impactos do bolsa família antes de ficar criticando de forma vazia esse tipo de programa? É fácil reproduzir discursos sem parar para fazer uma reflexão verdadeira.
Também seria legal citar fontes (só não pode ser Reinaldo Azevedo  :hysterical:  :hysterical: ) quando falar de valores ou índices. Ajuda a enriquecer a discussão e fica mais difícil de falar besteira.
Tá legal a discussão, vamos tentar manter o nível!  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #89 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:58:34

Sim, nos EUA, Canadá, Europa, ganha-se muito mais que no Brasil e, por isso mesmo, vive-se melhor. Essa lógica de que nosso salário de miséria (até para engenheiros, até para "dotôres" como eu, "magina" para proletário) ter melhorado um pouco é o problema é completamente sem pé nem cabeça. Concordo com o colega que disse que se os salários fossem mais justos estaríamos mais perto da Suécia que da Índia...
Só que nossas indústrias e mão de obra não tem qualificação para poder pagar mais e ter menos pessoas. Aí cai em outro problema sistêmico: qualidade educação. Se vocês tivessem noção de cada absurdo conceituar que vejo nos meus alunos, funcionários diretos e engenheiros que tem no mercado.....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales