Autor Tópico: foto está com Superexposição após configuração pelo fotometro  (Lida 1388 vezes)

luk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Pessoal, não sei se postei minha questão no lugar certo mas vamos lá...  Estou começando a fotografar. Iniciante MESMO! com uma Nikon D7100 apenas como hobby e como tenho vontade de aprender fotos de estúdio fiz a "loucura" de comprar alguns equipamentos para montar um pequeno estúdio em casa (não sei NADA ainda e vou tomar um curso). São eles 2 flashes Godox DE-300, 1 fotômetro sekonic 308s, 1 softbox e um rádio flash.

Minha questão é: As fotos estão saindo (bastante) superexpostas e não entendo o porquê!

Fotometrei a área onde está o objeto e o resultado configurei na câmera como na figura abaixo ISO 100 / F 8.0 /  160.


A foto sai completamente superexposta como na figura abaixo. Há algo que tenho que configurar na câmera?


Se eu compenso a exposição para -4 o res :aua:ultado é esse:


O softbox:


Alguém poderia me dar uma "luz"? rs


Nikon D7100  + AF-S NIKKOR 35mm F/1.8G + AF-S NIKKOR 18-105mm 1:3.5-5.6G VR + SPEEDLIGHT SB-910


luk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2014, 20:43:48
 :aua: Pô galera. o iso estava em ISO-AUTO. :aua:

Agora está tudo ok!
Nikon D7100  + AF-S NIKKOR 35mm F/1.8G + AF-S NIKKOR 18-105mm 1:3.5-5.6G VR + SPEEDLIGHT SB-910


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2014, 20:44:46
Voce esta fotometrando sem a luz do flash. Essas configurações pra seu espaço é com a luz atual, ou seja a que se fotometro esta recebendo no momento,   e nao a que receberá. Quando voce seta esses valores na camera e o flash pipoca, entao todo trabalho é perdido.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 20:45:38 por pedromartins021 »


luk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2014, 20:50:22
Olá Pedro,

Obrigado por responder.

Eu estava setando com a luz do flash mesmo. A foto do fotômetro (aparelho) foi tirada depois do flash apenas para ilustrar a configuração (com o flash). O ISO estava em ISO-AUTO e eu não tinha percebido.

Nikon D7100  + AF-S NIKKOR 35mm F/1.8G + AF-S NIKKOR 18-105mm 1:3.5-5.6G VR + SPEEDLIGHT SB-910


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2014, 02:30:37
Ta fazendo a medição em superfície branca?
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2014, 08:46:01
Luk, quero lhe parabenizar, pela sua "loucura". Lendo seu post, lembrei-me que no passado, tb fiz esta loucura, foi por puro impulso, comprei tudo o que tinha direito, e depois é que fui aprender, na época não tínhamos internet, e portanto as dificuldades eram muito maiores. Comprei algumas coisas sem necessidade (por falta de conhecimento mesmo). Mas aos poucos fui aprendendo com os erros, e principalmente lendo e fotografando muito.
Mas infelizmente segui outro caminho, e por fim, vendi tudo (fiquei apenas com a máquinas fotográfica, na época de filme), ah, guardei também um fotômetro analógico (de recordação - hoje praticamente peça de museu). Mas hoje me arrependo de não ter insistido e ter abandonado tudo.
No final, escrevi tudo isso, só para lhe dizer: Você irá enfrentar muitas dificuldades, assim como muitos aqui no fórum, mas não desista, estude, fotografe bastante, não dê ouvidos à todas as críticas (principalmente as que dizem que isto não vai dar certo), e siga em frente e seja feliz.

Desculpe se mudei o tema do post, mas como vc está começando na fotografia, achei interessante lhe dizer isto.
Abraços
Anderson.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2014, 11:06:28
:aua: Pô galera. o iso estava em ISO-AUTO. :aua:

Agora está tudo ok!


sabia que era algo do tipo.. mas nunca ia chutar essa possibilidade..rs..