Autor Tópico: Limpar lentes/filtros  (Lida 3895 vezes)

lucawen

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Agosto de 2014, 14:54:56
Bem, eu já tentei usar sabonete de barra neutro ( seguindo o video do SitKongSang ), porém sempre fica uns pelos ou alguma coisinha, não se se é o pano que não é de microfibras... Alguem tem algumas dicas pra mim? estou pra comprar algumas lentes e não quero estragar com elas já de início HIHIHI....


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2014, 15:07:11
É, eu vou pelo mesmo caminho, como eu não tenho lenspen nem nenhum outro instrumento adequado, resolvi usar papel higiênico úmido e logo após seco ( nada de sabão ).

Limpa bem, não risca ou estraga a lente, porém tbm é chatinho no sentido de deixar um tipo de "penugem" ou pequenas partículas, mas se insistir vc consegue limpar bem.
Vc precisa quase fazer um carinho na lente, devagar e suavemente.

Embora nas fotos contra o sol por exemplo, fica quase impossível não aparecer "corpos" iluminados pairados a frente da lente, pois a luz é muito forte contra algo escuro.


lucawen

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2014, 12:15:28
Essa seria a melhor forma? Ninguém tem mais nenhuma idéia?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2014, 15:31:01
Bomba de ar (air-blower) e "pano mágico" 3m

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2014, 15:38:27
Se for pra tirar alguma mancha de dedos na hora do uso acho que vale até camiseta de algodão! Mas para um trato mais bacana só com algo especializado ou no mínimo um paninho de micro-fibra. Eu tenho tanto aqueles pequenos para limpar óculos e displays de TV/monitor quanto dos maiores que uso no carro.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2014, 17:42:39
Essa seria a melhor forma? Ninguém tem mais nenhuma idéia?

Cuidado com papel higiênico. Há algumas marcas mais simples que o papel contem resíduos sólidos (até areia!).
Melhor usar lenços de papel de retirar maquiagem da mulherada, do tipo seco sem nenhum produto.
É claro que antes é indispensável usar a bombinha de ar para retirar alguma eventual poeira da lente.
O que estou usando atualmente é a Lenspen ou similar chinesa. Funciona muito bem até para digitais gordurosas, e não custa caro.

Uma vez já li no site da Nikon EUA que poderia ser usado alcool, mas a informação não foi específica de que tipo de álcool usar.
Acredito que o absoluto seja o melhor, mas ainda prefiro a limpeza seca com a Lenspen.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2014, 22:07:53
Assim que se limpa: http://youtu.be/lrdkFXsr5Us

 :hysterical:

P.S.: Não, não façam isso, por favor.


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:33:08
Assim que se limpa: http://youtu.be/lrdkFXsr5Us

limpou só com a mão? se eu fosse fazer isso ia logo com uma bucha do lado verde!

agora falando serio, eu limpo o elemento frontal das minhas lentes com paninho microfibra e água destilada. água de torneira deixa aqueles waterspots nojentos. não atrapalha na foto mas me irrita muito.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:23:45
Se a intenção é limpar as lentes corretamente, eu recomendo o seguinte em ordem preferencial:

1) Um soprador (air blower) e um kit como o Lenspen;
2) Um soprador e um pano de microfibra. Para tirar gordura pode ser preciso usar um líquido específico de limpeza ou álcool como já disseram.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2014, 12:53:23
Compre qualquer pano de microfibra, acha muito nas seções de produtos de carro em mercados.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2014, 10:31:54
Compre qualquer pano de microfibra, acha muito nas seções de produtos de carro em mercados.

Tem também uns paninhos eletrostáticos que "sugam" a poeira. O da 3m é assim, e há os genéricos, que vêm junto com película de tela de celular.


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2014, 17:03:03
Olha, recentemente comprei, um pincel e uma espuma para limpeza de maquiagem, muito barato e extremamente macios, tenho usados eles constantemente, a espuma de maquiagem é revestida com um tecido muito macio que não solta fiapos, e a cada três/quatro meses, compro uma nova. Até agora não tive problemas.

Abs


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2014, 18:19:37
Ví agora, neste link: http://issuu.com/mgeniia/docs/revistap saiu uma pequena matéria sobre como limpar lentes, espero que ajude!!


Abs


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2014, 10:55:47
Eu sopro primeiro para retirar alguma poeira e depois uso um pano de microfibra.


lucawen

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2014, 17:38:08
Se eu assoprar eu acabo cuspindo na lente KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK já tentei isso e não funcionou uhashuahsuahsauhushua