Autor Tópico: Limpar lentes/filtros  (Lida 3907 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2014, 15:21:29
Depois de ler várias fontes, acabei seguindo as orientações do Mansurov: http://photographylife.com/how-to-clean-slr-camera-lenses. Não usei exatamente as mesmas marcas que ele citou, mas o mesmo material: bombinha de ar, lenspen, pano de microfibra, pec-pads e eclipse. 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2014, 09:50:06
Depois de ler várias fontes, acabei seguindo as orientações do Mansurov: http://photographylife.com/how-to-clean-slr-camera-lenses. Não usei exatamente as mesmas marcas que ele citou, mas o mesmo material: bombinha de ar, lenspen, pano de microfibra, pec-pads e eclipse.

Melhor coisa. Este maiterial todo que vc citou é barato, não faz sentido gastar 2-3k em câmera e objetivas pra ficar economizando em material de limpeza.


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2014, 10:02:09
Fiz ontem um ensaio na praia e o filtro UV voltou bem melecado.

Usei a bombinha de ar para tirar o excesso, depois pincelei com a lens-pen até ficar sem nada sólido e passei um pano de microfibra úmido com muito pouco detergente neutro, depois passei só o pano úmido sem detergente e por fim passei o lado com o carbono da lens-pen para tirar as manchas que a água deixa ao evaporar.

Tá limpíssimo agora, mas será que com álcool isopropílico é melhor ou seria mais abrasivo?


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2014, 12:48:38
Os produtos vendidos para limpeza de lentes, como o eclipse da photosolutions, são a base de metanol. Seria interessante alguém com experiência em usar álcool isopropílico ao longo de anos para nos fornecer a opinião.


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2014, 14:36:30
Caros,

Boa tarde.

Eu possuo uma "bomba fuc-fuc", dois pincéis macios, paninhos de microfibra, lenços de papel apropriados e um produto de limpeza que borrifo nas lentes...

Primeiro eu uso a "bomba fuc-fuc" para soprar ar sobre a lente com a intenção de expulsar o pó, depois uso o pincel e, por fim, borrifo o produto e passo o pano de microfibra além do papelzinho para secar de vez...

Fica limpinho...
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, 14:46:08 por nelio.macedo »
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2014, 14:43:14
Metanol é um álcool de um carbono... E o isopopílico tem três...

São solventes poderosos e o metanol é mais volátil, pois a molécula é menos "pesada"...

O negócio é tirar o que é sólido da lente antes de usar os produtos de limpeza.

Poeira tem que sumir da lente....
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2014, 14:49:07
Os produtos vendidos para limpeza de lentes, como o eclipse da photosolutions, são a base de metanol. Seria interessante alguém com experiência em usar álcool isopropílico ao longo de anos para nos fornecer a opinião.

Na minha empresa se usa álcool isopropílico há anos para limpeza de peças delicadas, embora nada seja tão delicado quanto material fotográfico. Nunca tivemos problemas. Eu uso álcool isopropílico nas minhas objetivas já há alguns anos, mas só quando vou fazer uma limpeza mais profunda. No dia a dia, só lenspen mesmo.

Dito isso, em outro tópico estava se discutindo como saber se o coating estava danificado. Ali se esclareceu que o coating é a deposição de óxidos metálicos sobre o vidro, por um processo químico. Nem estes óxidos nem o vidro são sensíveis ao álcool. Claro que é melhor não limpar em excesso, pra evitar a remoção do coating por abrasão. Eu costumo usar paninho de microfibra com álcool só no meio. Daí já remove a sujeira e seca na mesma passada.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Setembro de 2014, 15:31:52
Na minha empresa se usa álcool isopropílico há anos para limpeza de peças delicadas, embora nada seja tão delicado quanto material fotográfico. Nunca tivemos problemas. Eu uso álcool isopropílico nas minhas objetivas já há alguns anos, mas só quando vou fazer uma limpeza mais profunda. No dia a dia, só lenspen mesmo.

Dito isso, em outro tópico estava se discutindo como saber se o coating estava danificado. Ali se esclareceu que o coating é a deposição de óxidos metálicos sobre o vidro, por um processo químico. Nem estes óxidos nem o vidro são sensíveis ao álcool. Claro que é melhor não limpar em excesso, pra evitar a remoção do coating por abrasão. Eu costumo usar paninho de microfibra com álcool só no meio. Daí já remove a sujeira e seca na mesma passada.

 :ok:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 30 de Setembro de 2014, 08:20:41
Na minha empresa se usa álcool isopropílico há anos para limpeza de peças delicadas, embora nada seja tão delicado quanto material fotográfico. Nunca tivemos problemas. Eu uso álcool isopropílico nas minhas objetivas já há alguns anos, mas só quando vou fazer uma limpeza mais profunda. No dia a dia, só lenspen mesmo.

Dito isso, em outro tópico estava se discutindo como saber se o coating estava danificado. Ali se esclareceu que o coating é a deposição de óxidos metálicos sobre o vidro, por um processo químico. Nem estes óxidos nem o vidro são sensíveis ao álcool. Claro que é melhor não limpar em excesso, pra evitar a remoção do coating por abrasão. Eu costumo usar paninho de microfibra com álcool só no meio. Daí já remove a sujeira e seca na mesma passada.

A verdade é que as lentes fotográficas estão longe de ser essas peças delicadas que imaginamos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcosobral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
Resposta #24 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:05:41
Eu uso álcool isopropílico há mais de 20 anos e nunca tive problema. Usava nas objetivas da Hassel e uso nas Canon. Funcionando 100%.


1Dx, 8-15, 16-35, 35 f/1.4, 50 f1.2, 24-70, 24-105, 70-200 f/2.8 IS II