Autor Tópico: Ajudem, duvida sobre coating.  (Lida 4246 vezes)

Mil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 07 de Agosto de 2014, 02:23:44
Pessoal, td bem ?

Assim que comprei minha t3i limpei ela, talvez por duas ou três vezes, espirrando diretamente o liquido do Kit de limpeza na lente. Só então descobri que poderia estragar o coating.

Como posso saber se o coating continua intacto na lente?

Obrigado
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 02:28:11 por Mil »


Mil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2014, 15:34:15
Pessoal, td bem ?


Como posso saber se o coating continua intacto na lente?



Obrigado, abraços


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2014, 18:16:55
Pessoal, td bem ?

Assim que comprei minha t3i limpei ela, talvez por duas ou três vezes, espirrando diretamente o liquido do Kit de limpeza na lente. Só então descobri que poderia estragar o coating.

Como posso saber se o coating continua intacto na lente?

Obrigado

Normalmente olhando vc já percebe. coating danificado é bem visível nas bordas. De qualquer maneira, também é bem difícil danificar o coating.

Sugiro não espirrar líquidos direto na objetiva por outro motivo: pode gerar curto-circuito ou mau funcionamento dos sensores/motor da lente.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2014, 18:27:17
Se vc não passou candida ou cloro provavelmente esta kkk
Ricardo Ghion


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2014, 18:54:36
Leve a lente a uma autorizada ou para um reparador conhecido. Pelo que sei não há uma forma infalível do usuário detetar isso.
O máximo que podemos fazer é observar a objetiva em ambos os lados (externo e interno) procurando algum risco, abrasão ou irregularidade nas lentes.
Fazer fotos contra luz sem filtro pode ajudar a ver se o flare não está excessivo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Mil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2014, 23:51:44
Ahaha. Não passei cloro, nem solvente, nd.


Meu erro foi, assim que comprei, limpar por duas ou três vezes com o liquido do kit de limpeza, jogando diretamente na lente.
Aprendi que não poderia, e utilizei certo. Mas fiquei em duvida se o coating continua intacto.

não notei grandes diferenças nas fotos.


Mil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2014, 23:56:13
Normalmente olhando vc já percebe. coating danificado é bem visível nas bordas. De qualquer maneira, também é bem difícil danificar o coating.

Sugiro não espirrar líquidos direto na objetiva por outro motivo: pode gerar curto-circuito ou mau funcionamento dos sensores/motor da lente.


Felipe, valeu pela resposta ! Pelo que li parecia que era mto fácil danificar o coating. Não notei diferença na lente, mto menos nas fotos.
Como seria essa borda danificada ?

Não sabia isso sobre os sensores, valeu pela dica. Abraços


bruno sellmer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Bruno Sellmer
    • Bruno Sellmer
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2014, 08:33:44
Bom dia o liquido de limpeza deve ser usado somente quando a lente estiver realmente suja, do contrário um paninho MACIO E SECO é melhor. Se tiver que usar o líquido, em vez de jogar uma (ou o que que é pior algumas) gotas na lente prefira umidecer levemente a ponta do pano no líquido e só depois passa-lo na lente.

Não limpe a lente se não tiver necessidade, você só vai aumentar a possibilidade de risca-la.

Algumas pessoas gostam de limpar a câmera frequentemente, mesmo sem uso, entendo como ritua de curtição, mas não ajuda o na conservação do equipamento.

Todo processo de limpeza, sem excessão, é abrasivo. Pode ser mais ou menos, mas sempre é abrasivo. Mesmo o jato de ar que algumas pessoas adoram utilizar.

abraços
Bruno Sellmer
Techimage Escola de Fotografia
Rua Nebraska, 90 - São Paulo - SP


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2014, 10:47:17

Felipe, valeu pela resposta ! Pelo que li parecia que era mto fácil danificar o coating. Não notei diferença na lente, mto menos nas fotos.
Como seria essa borda danificada ?

Não sabia isso sobre os sensores, valeu pela dica. Abraços

Primeiro há que se entender que o coating nada mais é que uma camada finíssima de metal (ou vários metais) sobre o vidro ótico:
http://en.wikipedia.org/wiki/Optical_coating
http://pt.265health.com/conditions-treatments/eye-vision-disorders/1009016834.html (tradução ruim, mas não achei o original)

Este processo é químico, e nem o vidro nem o metal usado são solúveis nos produtos de limpeza comuns. Só não tente usar ácido ou produtos abrasivos.

O coating danificado é mais comum de ver em óculos surrados, e tem uma aparência de descascamento, deixando o vidro liso. Onde o coating existe, também é liso. Então, sem analisar o reflexo (o coating gera um reflexo colorido), vc pode ver que a borda do dano vai estar parecendo descascada.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2014, 11:19:02


Primeiro há que se entender que o coating nada mais é que uma camada finíssima de metal (ou vários metais) sobre o vidro ótico:
http://en.wikipedia.org/wiki/Optical_coating
http://pt.265health.com/conditions-treatments/eye-vision-disorders/1009016834.html (tradução ruim, mas não achei o original)

Este processo é químico, e nem o vidro nem o metal usado são solúveis nos produtos de limpeza comuns. Só não tente usar ácido ou produtos abrasivos.

O coating danificado é mais comum de ver em óculos surrados, e tem uma aparência de descascamento, deixando o vidro liso. Onde o coating existe, também é liso. Então, sem analisar o reflexo (o coating gera um reflexo colorido), vc pode ver que a borda do dano vai estar parecendo descascada.

Uma finíssima camada de metais, *na sua forma não metálica*, bem entendido.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2014, 15:10:28
É muito facil perceber quando o coating esta danificado, nao é preciso levar na NASA nem na agencia espacial europeia...  :D

Olhe pra a lente na luz, se ela estiver com aspecto de pintura descascando por uso, tipo aqueles touchpad de notebook que gasta ao usar com a ponta do dedo e revela o plastico preto por baixo, entao ta gasto... mas é muito dificil danifica-lo com substancias comuns.

O que voce tem que fazer é comprar um bom filtro pra preservar ao maximo sua lente de sujeira.


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2014, 16:48:37
Mil, boa tarde!!!

Olha, este revestimento da lente, não sai com tanta facilidade não, é mais fácil vc riscar a lente em uma limpeza do que propriamente eliminar o coating durante uma limpeza.

Tenho duas lentes aqui, que há anos venho limpando-as - mais por diversão do que necessidade -, já utilizei vários produtos, e ainda (por sorte) não estão danificadas, o principal cuidado que tens que ter, é quanto ao pano, que deve ser bem macio. Tenho utilizado uma "espuminha" (não sei o nome correto) que é utilizada para maquiagem, comprei uma recentemente em loja de cosméticos, paguei R$ 1,50 e é excelente para limpeza da lente, não solta fiapos e adere bem a poeira. De resto é só seguir os conselhos do pessoal.

Abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2014, 16:30:59
Antes de tudo... O kit de limpeza é de qualidade??? Se for, despreocupe-se.

Coating é muito resistente e não danifica em absolutamente nada se se borrifar o líquido do kit diretamente nele.
Um cuidado maior tem que ter na limpeza do elemento traseiro. Aí sim se deve borrifar um pano de microfibra que não solte fiapos e limpar cuidadosamente o elemento.

EU, euzinho aqui, só recomendo limpeza a seco para poeira estática. Basta uma passadinha bem de leve com um pincel de maquiagem de cerdas macias.
Se a sujeira for de gordura/digital/lama a limpeza tem que ser molhado mesmo. Nunca a seco!!!!
Se for maresia, aí recomendo que compre um filtro de proteção para a objetiva e deixa a maresia comer o filtro. Melhor do que perder o coating da objetiva por abrasão física, interação química e limpeza errada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2014, 16:07:30

Uma finíssima camada de metais, *na sua forma não metálica*, bem entendido.

Óxidos metálicos, ok!   :ok:

P.S.: quando eu vou poder deixar de digitar letras e fazer contas pra poder postar??? :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2014, 19:00:13
(...)

P.S.: quando eu vou poder deixar de digitar letras e fazer contas pra poder postar??? :)

Com 25 posts.

Eu tb penei com isso!!! :assobi:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova