Autor Tópico: Chegou minha nova L  (Lida 4797 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 11 de Agosto de 2014, 21:34:18
De plástico eu entendo e posso afirmar que tem para todos os gostos e tipos.
Por exemplo, um PP (usado em seringas, potes de sorvete e até pará-choques) tem densidade de 0,90 g/ccm enquanto que o aço tem a densidade de 7,8 g/ccm.
E mesmo plásticos de engenharia como poliacetal (1,4), policarbonato (1,2) e nylon (1,17) podem ser muito leves mas muito mais resistentes. Geralmente são adicionados 20 a 35% de fibra de vidro com aditivos tenacificantes, estabilizantes térmicos e à radiação UV para aumentar a durabilidade.

Os termoplásticos não oxidam, são mais leves (3x menos que o Alumínio e 8x menos que o aço), permitem maior flexibilidade de design, melhor produtividade e menor custo. Seu principal calcanhar de Aquiles são a resistência a temperatura mas, como elas vão aonde há vida (menor que 60 graus), isto é um fato não ser considerando.

No fim das contas, o que vale é a precisão dimensional com que as peças poliméricas, metálicas e cerâmicas são projetadas, construídas e montadas. E, nesse ponto, duas culturas industriais se destacam há décadas: alemães e japoneses.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #16 Online: 11 de Agosto de 2014, 22:12:12
De plástico eu entendo e posso afirmar que tem para todos os gostos e tipos.
Por exemplo, um PP (usado em seringas, potes de sorvete e até pará-choques) tem densidade de 0,90 g/ccm enquanto que o aço tem a densidade de 7,8 g/ccm.
E mesmo plásticos de engenharia como poliacetal (1,4), policarbonato (1,2) e nylon (1,17) podem ser muito leves mas muito mais resistentes. Geralmente são adicionados 20 a 35% de fibra de vidro com aditivos tenacificantes, estabilizantes térmicos e à radiação UV para aumentar a durabilidade.

Os termoplásticos não oxidam, são mais leves (3x menos que o Alumínio e 8x menos que o aço), permitem maior flexibilidade de design, melhor produtividade e menor custo. Seu principal calcanhar de Aquiles são a resistência a temperatura mas, como elas vão aonde há vida (menor que 60 graus), isto é um fato não ser considerando.

No fim das contas, o que vale é a precisão dimensional com que as peças poliméricas, metálicas e cerâmicas são projetadas, construídas e montadas. E, nesse ponto, duas culturas industriais se destacam há décadas: alemães e japoneses.

 :worship: Coisa boa é ver quem sabe falando, é químico?! Sou Químico, trabalhei por muito tempo na indústria farmacêutica, hoje concursado aqui em Brasília. Parabéns Souto ótima explanação.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 11 de Agosto de 2014, 23:16:35

:worship: Coisa boa é ver quem sabe falando, é químico?! Sou Químico, trabalhei por muito tempo na indústria farmacêutica, hoje concursado aqui em Brasília. Parabéns Souto ótima explanação.
Sou Eng Materiais Poliméricos pela UFSCar e MSc. pela Unitau. Mas gosto muito disso que dou aula e treinamentos nessa área desde 2009.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Javeh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Javeh Dias
Resposta #18 Online: 11 de Agosto de 2014, 23:22:02
Otima.... to pensando seriamente em comprar uma dessas...
Javeh Dias - Araranguá - SC
Site: http://www.javehdias.com | Instagram: JavehDias | FB: JavehDias
Tudo está a 1 click.
Fuji 2x X-T4 + X-T5 Com Lentes 13mm 1.4 + 17-70mm 2.8 + 75mm 1.2 + 23mm 1.4


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2014, 23:40:19
Sou Eng Materiais Poliméricos pela UFSCar e MSc. pela Unitau. Mas gosto muito disso que dou aula e treinamentos nessa área desde 2009.

Que bacana!
Eu tbm me formei em engenharia dos materiais (polímeros) no Mackenzie, mas não atuo na área.

E sobre a sua explicação sobre polímeros, perfeito!
Por isso que o acabamento da 100mm f/2.8L não me incomoda. Torna a objetiva bem mais leve do que a 85mm e 135mm (ambas "L").

Só uma curiosidade: para um plástico se degradar totalmente na natureza, leva centenas de anos (se for um plástico comum). um de alta tecnologia deve durar milhares de anos ou mais.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #20 Online: 12 de Agosto de 2014, 06:45:10
Otima.... to pensando seriamente em comprar uma dessas...
Não vai se arrepender!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Agosto de 2014, 16:31:03
 Eu nunca fui um fã das lentes L, apesar de a maioria serem excelentes o preço é abusadíssimo, o papo de que é difícil de fazer nunca me convenceu, ainda mais vendo como são fabricadas, sem duvida vc paga ai uma enorme % de glamour... Agora esta 100L é excelente, um IS eficiente e o preço não esta tão assim caro. É uma das poucas L que eu compraria, só não comprei ela por não ter dinheiro, quem sabe um dia compre.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 12 de Agosto de 2014, 20:01:15
De plástico eu entendo e posso afirmar que tem para todos os gostos e tipos.
Por exemplo, um PP (usado em seringas, potes de sorvete e até pará-choques) tem densidade de 0,90 g/ccm enquanto que o aço tem a densidade de 7,8 g/ccm.
E mesmo plásticos de engenharia como poliacetal (1,4), policarbonato (1,2) e nylon (1,17) podem ser muito leves mas muito mais resistentes. Geralmente são adicionados 20 a 35% de fibra de vidro com aditivos tenacificantes, estabilizantes térmicos e à radiação UV para aumentar a durabilidade.

Os termoplásticos não oxidam, são mais leves (3x menos que o Alumínio e 8x menos que o aço), permitem maior flexibilidade de design, melhor produtividade e menor custo. Seu principal calcanhar de Aquiles são a resistência a temperatura mas, como elas vão aonde há vida (menor que 60 graus), isto é um fato não ser considerando.

No fim das contas, o que vale é a precisão dimensional com que as peças poliméricas, metálicas e cerâmicas são projetadas, construídas e montadas. E, nesse ponto, duas culturas industriais se destacam há décadas: alemães e japoneses.

putz!
eu tava pesquisando coisa parecida outro dia, tipo se existia tipo de plásticos diferentes, porque existem plásticos com aparência melhor acabada que outros.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #23 Online: 12 de Agosto de 2014, 20:29:50
A parte da degradação de alguns compostos que antes eram de lenta "absorção" pelo meio ambiente já foi em muitos casos superada, vide sacolinhas de mercado biodegradáveis.
Agora tenho uma dúvida sobre resistência dos compostos utilizados nas cameras atuais, comparados ao magnésio (utilizados nas FF top: 7d, 6d, 5d e outras), alguém pode comentar um pouco?
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 12 de Agosto de 2014, 20:40:43

A parte da degradação de alguns compostos que antes eram de lenta "absorção" pelo meio ambiente já foi em muitos casos superada, vide sacolinhas de mercado biodegradáveis.
Agora tenho uma dúvida sobre resistência dos compostos utilizados nas cameras atuais, comparados ao magnésio (utilizados nas FF top: 7d, 6d, 5d e outras), alguém pode comentar um pouco?
Você deve estar falando das sacolas biodegradáveis e oxi-biodegradáveis.
Em relação à primeira, trata-se de polímeros a base de amido que são convertidos em energia orgânica pelos microorganismos do ambiente. Entre 1 a 3 anos elas já "somem" do ambiente mas esses são plásticos de resistência térmica e mecânica limitadas (por isso acabam sendo usados em embalagens simples).
O oxi-biodegradável é um Polietileno (o que se usa normalmente no dia a dia) aditivado com substâncias que incentivam os microorganismos a gerarem degradação do polímero fazendo com que os séculos de existência no meio ambiente caia para 1 década ou menos mas, ainda sua ação ecológica no Brasil é muito duvidosa pois se não for colocado a quantidade correta deste aditivo, estaremos comprando gato por lebre.

Portanto uma lente L ou um brinquedo chinês de 3 reais tem durabilidades similares quanto usamos o critério de se desfazer e sumir no meio ambiente. A grande diferença de peças como lentes é que os plásticos empregados são mais top e cheio de aditivações que maximizam a resistência química, mecânica e térmica.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Agosto de 2014, 20:45:29
Mas esses polímeros são tão resistentes quanto o magnésio, por exemplo? Uma lente L ter mais plástico não deixa ela menos resistente?
« Última modificação: 12 de Agosto de 2014, 20:46:13 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 12 de Agosto de 2014, 20:48:27

Mas esses polímeros são tão resistentes quanto o magnésio, por exemplo? Uma lente L ter mais plástico não deixa ela menos resistente?
É o que eu pergunto aos meus alunos. Resistente a que?

Resistência é um termo muito genérico. Geralmente refere-se às questões mecânicas (impacto, rigidez, dureza, tração, flexão, etc....)
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 12 de Agosto de 2014, 20:49:25
Acho que eles já perceberam a grande procura por equipamentos mais leves e vão cada vez mais optar por materiais menos pesados. É uma tendência que os próprios clientes estão pedindo.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Agosto de 2014, 20:51:24
Mas esses polímeros são tão resistentes quanto o magnésio, por exemplo? Uma lente L ter mais plástico não deixa ela menos resistente?

 Os polimetos são tão resistentes que hoje são empregados nas melhores armas. Os americanos desdenharam e ficaram com nhenhenhe quando viram as austríacas Glock, hoje são o maior mercado.

 Se bem empregado o polimero é insuperável, a questão é se o fabricantes fez direito.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2014, 20:52:52 por NATTIS »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 12 de Agosto de 2014, 20:54:49
Caramba, essa história do plástico está rendendo! Eu só falei isso porque meu contato com lentes L anteriores eram as 24-70, 85, 50, 135 e 70-200...
A 100 macro é diferente e isso causou uma certa "estranheza"!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr