Autor Tópico: Porque não dá para abandonar DSLR... ainda!  (Lida 7985 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Online: 07 de Agosto de 2014, 21:06:48
O tracking das DSLR ainda não foram igualados pelas mirrorless, apesar que as últimas são muito boas.
A foto a seguir é um dos maiores desafios que um sistema de AF pode ter:
Um objeto se movendo rapidamente em direção à câmera
A foto foi feita com uma Nikon D3s e uma Nikkor 70-200mm f/2.8 VRII a 10fps

A única imagem fora de foco foi quando a cadela estava perto do meu pé... ou seja a câmera focou e acertou o foco 100% dos disparos!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2014, 22:15:20
Demonstration of 12fps High Speed Focusing on Sony a6000
http://youtu.be/jvvM-XCiieM


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2014, 22:17:31
Demonstration of 12fps High Speed Focusing on Sony a6000
http://youtu.be/jvvM-XCiieM
Perfeito! Esse vídeo mesmo demonstra que não é comparável a uma DSLR TOP, apesar que já é muito bom!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2014, 07:21:56
Esse é um deles Pope, mas é um de muitos motivos. Eu vejo o sistema mirrorless como alternativa, como todo outro sistema, é só um sistema, uma plataforma diferente, só cabe ao usuário escolher. Acho muito pouco provável que um dia elas substituam o mercado das DSLR.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2014, 07:39:34
Esse é um deles Pope, mas é um de muitos motivos. Eu vejo o sistema mirrorless como alternativa, como todo outro sistema, é só um sistema, uma plataforma diferente, só cabe ao usuário escolher. Acho muito pouco provável que um dia elas substituam o mercado das DSLR.
Rafael, eu andei pensando e analisando muito sobre esse assunto. A única vantagem que as DSLR ainda tem grande vantagem sobre as Mirrorless é esse tracking do AF quando o objeto encurta ou aumenta a distância entre você e ele muito rapidamente! Pegar um cachorro, ou moto, ou jogador vindo na sua direção em velocidade alta e reforçando a cada vez que o espelho baixa... Isso as mirrorless ainda não fazem com a percentagem de acerto de uma DSLR top! ISO alto? As melhores hoje são mirrorless! seleção de lentes?  Se você não usa tilt-shift, tem para todos os gostos! É a qualidade de imagem da nova geração é tão boa quanto!
Então, tão certo quanto o reinado das câmeras de campo, TLR, médio formato, SLR acabaram; as DSLR também vão!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2014, 08:00:00
Rafael, eu andei pensando e analisando muito sobre esse assunto. A única vantagem que as DSLR ainda tem grande vantagem sobre as Mirrorless é esse tracking do AF quando o objeto encurta ou aumenta a distância entre você e ele muito rapidamente! Pegar um cachorro, ou moto, ou jogador vindo na sua direção em velocidade alta e reforçando a cada vez que o espelho baixa... Isso as mirrorless ainda não fazem com a percentagem de acerto de uma DSLR top! ISO alto? As melhores hoje são mirrorless! seleção de lentes?  Se você não usa tilt-shift, tem para todos os gostos! É a qualidade de imagem da nova geração é tão boa quanto!
Então, tão certo quanto o reinado das câmeras de campo, TLR, médio formato, SLR acabaram; as DSLR também vão!

Concordo, é apenas questão de tempo até que as mirrorless roubem o lugar das DSLR...
W. Jesus - Flickr


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2014, 09:19:35
Rafael, eu andei pensando e analisando muito sobre esse assunto. A única vantagem que as DSLR ainda tem grande vantagem sobre as Mirrorless é esse tracking do AF quando o objeto encurta ou aumenta a distância entre você e ele muito rapidamente! Pegar um cachorro, ou moto, ou jogador vindo na sua direção em velocidade alta e reforçando a cada vez que o espelho baixa... Isso as mirrorless ainda não fazem com a percentagem de acerto de uma DSLR top! ISO alto? As melhores hoje são mirrorless! seleção de lentes?  Se você não usa tilt-shift, tem para todos os gostos! É a qualidade de imagem da nova geração é tão boa quanto!
Então, tão certo quanto o reinado das câmeras de campo, TLR, médio formato, SLR acabaram; as DSLR também vão!
Talvez porque eu tenha em mente a imagem dessas mirrorless com corpos mais finos, como as Oly e Fuji, mas no tipo de fotografia que faço, não me imagino com uma câmera desse tipo.

Vou usar como exemplo o que tenho hoje. Na 7D, tenho todos os controles a mão. É uma câmera robusta que pode resistir a chuva e poeira, já que quase sempre isso é imprevisível onde fotografo. Realmente não me imagino ou imagino outro fotógrafo de vida selvagem, aves, natureza, ou qualquer coisa do tipo usando mirrorless.

E um detalhe em especial pra mim, que não gosto desses visores digitais.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Egg

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2014, 01:27:59
Bom dia, meus caros. Estou chegando por aqui agora e depois de um longo hiato, voltando à fotografia.

Quando iniciei minha pausa há alguns anos atrás, eu já tinha visto algumas dessas câmeras em um shopping center e não dei muita atenção... A câmera (uma Sony, acredito que uma das primeiras mirrorless) parecia uma compacta desajeitada com corpo esguio e objetiva desproporcional. Dezembro passado, resolvi voltar a fotografar e comecei a pesquisar o que tinha no mercado. Percebi que muita gente já estava portando full frames que anos atrás eram câmeras absurdamente difíceis de comprar pelo custo elevado. Questionei alguns amigos que já estavam  com full frames se havia real necessidade do uso desse nível de equipamento, sobretudo para uso amador e todos eram unânimes em dizer que a diferença na qualidade de imagem é brutal (além daquelas óbvias razões óticas). Ocorre que percebi que muita gente está deixando a plataforma de DSLR, mesmo portando full frames, para trocar por essas câmeras que em sua infinita maioria apresentam sensores cropados.

Minha pergunta é: o que essas câmeras apresentam de tão fantástico, além obviamente de serem absurdamente portáteis?


Igor Matos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2014, 01:51:30
Bom dia, meus caros. Estou chegando por aqui agora e depois de um longo hiato, voltando à fotografia.

Quando iniciei minha pausa há alguns anos atrás, eu já tinha visto algumas dessas câmeras em um shopping center e não dei muita atenção... A câmera (uma Sony, acredito que uma das primeiras mirrorless) parecia uma compacta desajeitada com corpo esguio e objetiva desproporcional. Dezembro passado, resolvi voltar a fotografar e comecei a pesquisar o que tinha no mercado. Percebi que muita gente já estava portando full frames que anos atrás eram câmeras absurdamente difíceis de comprar pelo custo elevado. Questionei alguns amigos que já estavam  com full frames se havia real necessidade do uso desse nível de equipamento, sobretudo para uso amador e todos eram unânimes em dizer que a diferença na qualidade de imagem é brutal (além daquelas óbvias razões óticas). Ocorre que percebi que muita gente está deixando a plataforma de DSLR, mesmo portando full frames, para trocar por essas câmeras que em sua infinita maioria apresentam sensores cropados.

Minha pergunta é: o que essas câmeras apresentam de tão fantástico, além obviamente de serem absurdamente portáteis?

Diferença brutal? acho que não em  :D. Acho que a vantagem da mirrorless é o tamanho a portabilidade mesmo, algumas superam umas dslr outras nao como o amigo demonstrou no caso do foco ainda.  :ponder: Cada um escolhe o que se encaixar com ele e vamos tirar fotos. E elas ainda sao mais carinhas.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2014, 08:12:08
As mirrorless novas tem AF superior a qualquer DSLR que não seja Nikon D700, Nikon D8X0 ou D3 pra cima; ou Canon 5D MkIII e 1Dx! Se a sua DSLR não for nenhuma dessas e você precisa de um AF tracking bom, não vai achar isso nas DSLR por menos de 3K dólares!
Sony A6000, Panasonic GH4 e Fuji X-T1 são quase tão boas e custam a metade!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2014, 09:09:10
Discussão bacana!!! Na minha opinião as DSLR não sairão de cena tão cedo... As mirroless são legais e possuem muitas tecnologias que ajudam ou mudam o jeito de fotografar, porem a menos que lancem uma mirroless tão grande quanto uma DSLR que proporcione um bom uso de grandes teleobjetivas as DSLR estarão por ai (o que não é o objetivo das mirroless, que na maioria das vezes tendem a ser leves compactas). Outro ponto importante é que as tecnologias podem ser repassadas de mirroless para DSLR, mas para o mercado hoje talvez ainda não seja tão vantajoso afinal você pode ter usuários que tenham DSLR e Mirroless...
Esta é minha opinião...
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2014, 09:13:54
Discussão bacana!!! Na minha opinião as DSLR não sairão de cena tão cedo... As mirroless são legais e possuem muitas tecnologias que ajudam ou mudam o jeito de fotografar, porem a menos que lancem uma mirroless tão grande quanto uma DSLR que proporcione um bom uso de grandes teleobjetivas as DSLR estarão por ai (o que não é o objetivo das mirroless, que na maioria das vezes tendem a ser leves compactas). Outro ponto importante é que as tecnologias podem ser repassadas de mirroless para DSLR, mas para o mercado hoje talvez ainda não seja tão vantajoso afinal você pode ter usuários que tenham DSLR e Mirroless...
Esta é minha opinião...
Então acabar não vai - mas se você pode comprar uma A6000 e uma T5 ou D5300? A A6000 é muito superior em tudo do que essas câmeras e ainda não a conheço tão bem para afirmar que ela é melhor do que qualquer DSLR APS-C existente.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2014, 09:28:30
Então acabar não vai - mas se você pode comprar uma A6000 e uma T5 ou D5300? A A6000 é muito superior em tudo do que essas câmeras e ainda não a conheço tão bem para afirmar que ela é melhor do que qualquer DSLR APS-C existente.

Mas talvez não seja selada como uma 7D e robusta como um 7D... Isso só de exemplo, muitas vezes nos pegamos analisando uma imagem tirada no aconchego do lar, comparando com outra camera, tirando mil conclusão do que é melhor nessa ou naquela, mas temos que analisar que não somente a IQ diz tudo sobre uma camera, mas como se pode fazer fotos, que condições cada uma aguenta, o quão rápido voce consegue operar uma camera pra fazer aquele click que só acontece uma vez na vida.... São muitas variantes, que manterão as DSLR exatamente como estão hoje no mercado ou talvez sempre coexistam. As mirroless possuem todas as possibilidades que uma camera compacta e com melhor IQ devem ter.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2014, 11:27:40
Este video mostra como a GH4 com sua tecnologia DFD já chega bem perto de uma D4s na questão de focus tracking: http://www.youtube.com/watch?v=up8K_xd_iwU (mais perto do final tem as conclusões).

A discussão é polêmica e que não vire uma batalha. São apenas minhas impressões, um cara de 43 anos que vem do vídeo (tenho produtora), que curte e pratica fotografia como hobbie com mais intensidade há cerca de 4 anos, justamente por começar a usar as Panasonic (GH, H de híbrida) no meu trabalho.

Na minha opinião as mirrorless vão substituir as DSLR e isso me parece muito claro, é questão de tempo. Claro que vai existir quem prefira um visor ótico, e não vejo problema nisso, mas as novas gerações já estão acostumadas com as telas e portanto vão aceitar com mais naturalidade os visores eletrônicos, que só tendem a melhorar. O mercado de equipamentos fotográficos está numa grande crise, nunca se venderam tão poucas cameras como agora, em parte por conta da evolução dos celulares e também pelas seguidas crises econômicas mundiais, e talvez também por uma certa saturação. Levando em conta esse dado e também a grande dominação das líderes Canikon, as mirrorless estão mantendo um crescimento lento mas consistente, enquanto a venda de DSLRs tem caído. Basta comparar nos gráficos do link abaixo como era a diferença em 2012 (em 2010/2011 era bem maior) e como é agora: http://www.personal-view.com/talks/discussion/10704/camera-sales-may-2014-data-electroshock-makes-little-effect#Item_2

Quem conhece sabe que diferença de qualidade não existe mais. Para uma comparação mais técnica vide o site DxOmark e suas comparações entre sensores. As diferenças estão em tamanho (maior das DLSR devido ao pentaprisma), tracking de foco (que está evoluindo nas mirrorless) e visor (ótico vs eletrônico). Aos colegas que curtem suas 7Ds, tenho certeza que ficariam maravilhados se usassem uma Olympus E-M1 com uma boa lente tipo a 12-40/2.8. Robusta e ao mesmo tempo compacta, ultra-rápida, selada, PDAF, visor grande, nítido e cheio de informações. Ah, e a estabilização 5-axis… uma maravilha… única no mercado…:). O mesmo seria com uma Panasonic GH3 ou GH4, ou uma Fuji XT-1.

Aqui um exemplo real. Meu tio é fotografo profissional em Los Angeles e já usou DSLR no passado. Hoje ele usa uma hassel H5D (é isso?) no estúdio para os trabalhos mais tops e de resto tudo camera sem espelho, Leica M240, Sony RX1 e A7r, mais Olympus E-M5. Quem tiver curiosidade é o Caesar Lima.

Acredito que vai chegar um ponto de ruptura onde as duas grandes vão investir com seriedade em mirrorless. Esse dia vai chegar, é a evolução. E quando chegar aí sim veremos o boom. Não chegou ainda simplesmente por questões econômicas, de faturamento! As DSLRs custam pouco em P&D e ainda dão lucro. Os leigos vêm essas cameras nos eventos sendo usadas por profissionais e acreditam que é a melhor opção para uma boa foto. Daí compram uma pequena e barata DSLR com a lente kit e usam no automático. Não estou generalizando, apenas tentando entender porque ainda são tão vendidas. Em tudo que é grande loja nos EUA você vê dezenas de modelos de entrada expostos a ótimos preços. O que falta às mirrorless é mais propaganda e preços mais competitivos. Lembrando que as DSLRs estão aí a um bom tempo já, por isso os preços caíram tanto. Me lembro que a minha primeira e última DSLR, uma Nikon D50, custou cerca de 1000 dólares (lá fora) por volta de 2005~2006. Hoje uma entry-level custa metade disso.

Há algum tempo já (pelo menos um ano) tenho notado na home do Dpreview.com no canto inferior direito, sessão MOST POPULAR CAMERAS, onde eles listam as 10 mais acessadas: raramente aparecem mais do que duas DSLRs, geralmente apenas uma. Só isso já mostra uma tendência.

Enfim, quero ter sempre uma camera de qualidade comigo. Por que seria uma DSLR que não vai me trazer nenhuma vantagem se posso ter uma mirrorless? Hoje a GH4 e as duas zooms f/2.8 (equiv. a 24-70 e 70-200) me suprem se preciso de algo mais profissa, camera robusta, selada, etc… Mas gosto mesmo da GM1 pra uso pessoal. Um exemplo, a lente 45-175 (3.5-5.6) da Panasonic é ultra compacta e me dá 350mm equivalentes, estabilizados, com ótima qualidade. O que importa pra mim é o resultado, a foto que consegui, o momento candid, e parecer um fotógrafo profissional acho que atrapalha. Não que sejam boas fotos, mas como ilustração meu flickr é 100% com cameras micro 4/3… acho que pelo menos engana… rsrs…
  vimeo     flickr     insta


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2014, 19:51:46
Meu depois da A7, os dias das DSLRs estão contados.

Corrijo-me: não os dias, mas sim, a popularidade.

Existir, sempre (ou pelo menos por muito tempo) existirão, mas provavelmente serão substituídas pelas mirrorless por muitos usuários. Primeiro amadores, depois os profissionais.

No fim o que importa é a imagem. Depois, como se consegue a imagem.

Claro que, para determinados usos, uma DSLR será a escolha correta. Isso já acontece há anos - com médio formato, grande formato, foto de natureza, paisagem, astronomia, etc. Afinal nem todo mundo tira foto de evento, ou produto. Ou viagem/aniversário/comida/escambau.

Gostemos ou não, para grande parte do público que entrou no mercado das cameras melhores que as saboneteiras, ou seja, aquele cara que queria uma foto mais legal do filho dele, ou um estudante que quer uma camera com controles manuais, uma DSLR já era, virou passado.