Autor Tópico: Porque não dá para abandonar DSLR... ainda!  (Lida 7989 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2014, 20:28:46
Creio que o titulo deveria ser: "Porque não abandonei DSLR... ainda?" :D o que tem muito a ver com preferencias e, eventualmente, com  alguma razão objetiva, mas ainda no campo das preferencias pessoais.
Se as razoes apontadas por alguns  fossem absolutamente  insubstituíveis nas DSLRs  em termos de funçoes e qualidades, como explicar que muitos profissionais mundo a fora abandonaram o formato? Claro que tem muito a ver com o tipo de trabalho, mas o fato é que seguramente hoje as mirrorless top fazem praticamente tudo o que as DSLRs profissionais  fazem por uma fraçao do preço.
Vale conferir o trabalho daqueles que  optaram por Mirrorless, profissionais ou avançados.   Um exemplo que me ocorre  é do fotografo russo Sergey Yurin que tem todo seu trabalho feito com mirrorless (Oly E-M5, E-P5), belíssimas fotos http://www.y-s-a.ru/
Retomo também  o  exemplo real do fotografo citado pelo Rinaldo, que abandonou DSLR e  só utiliza médio formato (Hassel H5D) e mirrorless, o que faz todo sentido.  Conferindo o portfólio dele (http://www.caesarlima.com) fica mais do que evidente o nível: fotos  espetaculares e, my God!  modelos deslumbrantes :).  Nao sei quais das fotos foram feitas com mirrorless, mas fica claro o alto nível do seu trabalho; certamente ele sabe o que faz e quais  equipamentos escolher. É apenas mais um exemplo que mostra que a tendencia por mirrorless nao esta apenas relacionada com peso e tamanho, que  atrai amadores e aficionados mundo afora..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #16 Online: 09 de Agosto de 2014, 21:48:42
Creio que o titulo deveria ser: "Porque não abandonei DSLR... ainda?" :D o que tem muito a ver com preferencias e, eventualmente, com  alguma razão objetiva, mas ainda no campo das preferencias pessoais.
Se as razoes apontadas por alguns  fossem absolutamente  insubstituíveis nas DSLRs  em termos de funçoes e qualidades, como explicar que muitos profissionais mundo a fora abandonaram o formato? Claro que tem muito a ver com o tipo de trabalho, mas o fato é que seguramente hoje as mirrorless top fazem praticamente tudo o que as DSLRs profissionais  fazem por uma fraçao do preço.
Vale conferir o trabalho daqueles que  optaram por Mirrorless, profissionais ou avançados.   Um exemplo que me ocorre  é do fotografo russo Sergey Yurin que tem todo seu trabalho feito com mirrorless (Oly E-M5, E-P5), belíssimas fotos http://www.y-s-a.ru/
Retomo também  o  exemplo real do fotografo citado pelo Rinaldo, que abandonou DSLR e  só utiliza médio formato (Hassel H5D) e mirrorless, o que faz todo sentido.  Conferindo o portfólio dele (http://www.caesarlima.com) fica mais do que evidente o nível: fotos  espetaculares e, my God!  modelos deslumbrantes :).  Nao sei quais das fotos foram feitas com mirrorless, mas fica claro o alto nível do seu trabalho; certamente ele sabe o que faz e quais  equipamentos escolher. É apenas mais um exemplo que mostra que a tendencia por mirrorless nao esta apenas relacionada com peso e tamanho, que  atrai amadores e aficionados mundo afora..
Bom, como eu não sou um cara passional e minhas decisões são práticas; este é um dos motivos pelo qual não abandonei esses sistema! Retratos espetaculares com profundidade de campo curtinha a X-Pro1 com a 56 1.2, 23 ou 35 1.4 faz maestralmente. Mas para usar lente TS, paisagens na praia, esportes e retratos aonde eu preciso de HSS com flash OFF câmera; a DSLR ainda é o melhor sistema! Eu só uso Médio formato para  headshot em estúdio com luz muito bem controlada. E M43 para filmagens!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #17 Online: 09 de Agosto de 2014, 23:08:54
Acho que no final das contas tudo se resume ao gosto de cada um, e claro ao destino que será dado ao equipamento. Temos um grande leque de opções de câmeras (modelos, marcas e formatos) e só resta ao usuário escolher. Eu fico com as DSLR por pura preferência.

O título do tópico, no início, sugeriu um pouco que no futuro todos seriam quase que "obrigados" a migrar para as mirrorless.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2014, 23:11:09 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 09 de Agosto de 2014, 23:37:35

Acho que no final das contas tudo se resume ao gosto de cada um, e claro ao destino que será dado ao equipamento. Temos um grande leque de opções de câmeras (modelos, marcas e formatos) e só resta ao usuário escolher. Eu fico com as DSLR por pura preferência.

O título do tópico, no início, sugeriu um pouco que no futuro todos seriam quase que "obrigados" a migrar para as mirrorless.
Experimente fazer uma viagem ou passeio com uma mirrorless decente. Fará você mudar de ideia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Agosto de 2014, 23:40:00
Eu dependo de uso de objetivas TS e tethering no estúdio. Nenhuma dessas existem para M43, infelizmente.

Além disso, sinto ainda falta de contraste e detalhes em cenas claras no estúdio usando m43.

Ainda, o EVF da minha olympyus não se comporta bem no estúdio em cenas escuras.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #20 Online: 09 de Agosto de 2014, 23:55:26
Experimente fazer uma viagem ou passeio com uma mirrorless decente. Fará você mudar de ideia.
Já fiz isso quando tinha a V1, e sei como é bom carregar pouco peso. Lembro bem de quando tinha ela, levava pra mais lugares, fotografava muito mais. Mas viajo quantos vezes no ano, que preciso de uma câmera pequena? 1 ou 2 talvez, e não tenho como manter duas câmeras. Entre as duas, fico com a DSLR.

Na teoria tudo é muito bonito, mas quando se está no meio do mato, você olha pra um pássaro que nunca fotografou, é sua oportunidade de fazer o seu primeiro registro da espécie, e se tem 5 segundos pra ajustar a câmera, tudo muda.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2014, 23:58:18 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Agosto de 2014, 00:05:35
Experimente fazer uma viagem ou passeio com uma mirrorless decente. Fará você mudar de ideia.

Mas ainda assim depende mesmo de cada um. Tem gente que adora, adora mesmo, camera mais pesada, com grip, pegada, objetivas com vidro, muito vidro.

O cara que era acostumado com uma médio formato acha uma FF compacta.

Eu não me adaptei com a EM5, achei muito miúda, sem pegada, me cansava os dedos, a EM1 é bem mais fácil de usar, apesar de maior e mais pesada.

È como um carro, tente convencer um dono de uma BMW série 7 a abandonar a banheira e trocar por uma menorzinha, mais leve, mais ágil, mais compacta série 3.

Eu gosto de uma m43 pra viajar, andei testando uma fuji APS e não me encheu os olhos. Então fiquei com a m43 mesmo.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2014, 00:24:38
Experimente fazer uma viagem ou passeio com uma mirrorless decente. Fará você mudar de ideia.

Mas aí é que está: o que seria uma mirrorless decente? Ser ou não decente vai depender das preferências e prioridades de cada um. Para mim uma mirrorless decente seria uma câmera que fosse igual a uma D810, ou D4s, só que sem o espelho. Tira o espelho e deixa todo o resto: tamanho e peso (que se traduz em pegada), sistema de foco com a mesma capacidade de tracking que uma DSLR, vedação climática, robustez, autonomia da bateria e um extenso conjunto de lentes à disposição. Essa sim seria uma mirrorless que eu chamaria de decente, mas isso é baseado em minhas preferências.

Já fiz isso quando tinha a V1, e sei como é bom carregar pouco peso. Lembro bem de quando tinha ela, levava pra mais lugares, fotografava muito mais. Mas viajo quantos vezes no ano, que preciso de uma câmera pequena? 1 ou 2 talvez, e não tenho como manter duas câmeras. Entre as duas, fico com a DSLR.

Na teoria tudo é muito bonito, mas quando se está no meio do mato, você olha pra um pássaro que nunca fotografou, é sua oportunidade de fazer o seu primeiro registro da espécie, e se tem 5 segundos pra ajustar a câmera, tudo muda.

Exatamente.

Mas ainda assim depende mesmo de cada um. Tem gente que adora, adora mesmo, camera mais pesada, com grip, pegada, objetivas com vidro, muito vidro.

O cara que era acostumado com uma médio formato acha uma FF compacta.

Eu não me adaptei com a EM5, achei muito miúda, sem pegada, me cansava os dedos, a EM1 é bem mais fácil de usar, apesar de maior e mais pesada.

È como um carro, tente convencer um dono de uma BMW série 7 a abandonar a banheira e trocar por uma menorzinha, mais leve, mais ágil, mais compacta série 3.

Eu gosto de uma m43 pra viajar, andei testando uma fuji APS e não me encheu os olhos. Então fiquei com a m43 mesmo.

É o meu caso. Gosto de pegada, de preencher minhas mãos. Eu tenho uma D7100 mas não estou satisfeito com a pegada. Espero um dia ficar satisfeito quando comprar uma full frame; uma DSLR full frame. Além disiso, gosto do peso para dar equilíbrio, estabilidade.

Algumas pessoas reclamam de peso, mas estão carregando as câmeras de um modo errado, usando a alça de pescoço que vem com a câmera. O ideal é comprar uma alça Black Rapid, de ombro. Quando eu usava a alça no pescoço, no fim do dia ele estava dolorido mesmo. Mas depois que comprei a Black Rapid, na última viagem, eu passava o dia todo com a câmera pendurada do meu lado, e quando chegava no hotel no fim do dia eu ainda estava inteiro.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, 00:29:39 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #23 Online: 10 de Agosto de 2014, 00:35:48


 8-)


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2014, 00:43:21
Já fiz isso quando tinha a V1, e sei como é bom carregar pouco peso. Lembro bem de quando tinha ela, levava pra mais lugares, fotografava muito mais. Mas viajo quantos vezes no ano, que preciso de uma câmera pequena? 1 ou 2 talvez, e não tenho como manter duas câmeras. Entre as duas, fico com a DSLR.

Na teoria tudo é muito bonito, mas quando se está no meio do mato, você olha pra um pássaro que nunca fotografou, é sua oportunidade de fazer o seu primeiro registro da espécie, e se tem 5 segundos pra ajustar a câmera, tudo muda.

Se estamos falando de "mato" onde se chega facilmente a partir do estacionamento do carro, ou temos algum "sherpa"  para carregar a tralha, tudo bem, até uma médio formato serve.  Mas se o "mato" ou atividades afins  implicar horas ou dias de caminhada  carregando   todo o equipamento para pernoites em uma mochila, tamanho,  peso de  corpo e objetivas (pior se for tele) fazem toda a diferença. Rapida focagem, alto fps,  robustez, corpos e lentes seladas,  há tempos já nao sao exclusividades das DSLRs. Para o tipo de uso outdoor "pesado"  algumas  mirrorless, como as m4/3,  são imbatíveis no uso amador ou profissional. Para outros usos nem tanto, como bem apontado nos posts anteriores. Independente das especificidades, para uso geral as mirrorless parecem-me que oferecem cada vez mais o que a maioria dos usuários precisam (qualidade e tamanho reduzido), e mesmo que uma grande maioria ainda nao conheça suas vantagens, tudo indica que essas cameras parecem "destinadas" a um futuro promissor.. 
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, 00:46:36 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #25 Online: 10 de Agosto de 2014, 01:22:04
O que concluo disso tudo é que: cada um puxa sardinha pro seu gato... O mercado pode lançar DSLR pequenas, leves e compactas (vide SL1) e também Mirroless grandes e robustas. Isso vai continuar como esta e daqui a 5 anos, convido algum forista a reviver este tópico pra validar nossas afirmações. Fato é que hoje em dia existem carros automáticos, alguns até CVT e sempre tem motorista que dirige cambio manual e carburado (fazendo uma singela analogia sobre "mercadologia").  :snack:
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, 01:23:13 por raphavalent »
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #26 Online: 10 de Agosto de 2014, 09:10:24
Nesse tópico sim, o comentário se encaixa bem.

É...................... (uma longa pausa antes de discorrer o texto). Vai ser um tópico de várias páginas e vai cair de novo no famoso DSLR x Mirrorless que geralmente não leva a nada (pois acaba sendo igual Canon x Nikon; iOS x Android; Windows x Linux, etc...) mas tem o seu lado positivo (o MF está de parabéns nesse ponto) que é de fomentar desde quase 2 anos atrás, o mundo das mirrorless.

:D :assobi:

Defesa da honra, round 2, :fight:
D600 - E-M10


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #27 Online: 10 de Agosto de 2014, 09:18:46
Nesse tópico sim, o comentário se encaixa bem.

:D :assobi:

Defesa da honra, round 2, :fight:

Hehhehehehe... Nada como um debate, pra instigar o conhecimento!
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 10 de Agosto de 2014, 10:10:05
Ainda acho que na maioria das situações, levar o peso a mais de uma fullframe compensa pela qualidade a mais.

Nas fotos onde a qualidade é menos importante que a mobilidade, vou de m43.

Por isso que, no meu e em diversos outros casos, um sistema convive com o outro em harmonia, e abrir de mão de um deles implicaria em uma perda irreparável.


dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #29 Online: 10 de Agosto de 2014, 11:08:32
se alguém já comentou, desculpa a repetição...

...mas há um mundo de pessoas com excelentes vidros caríssimos Canikon por aí. Então:

- vendo tudo por baixo preço e recomeço comprando tudo de outro sistema, mas...
- Canikon ainda me oferece ótimas cameras com preços similares as top mirrorless em que posso usar minhas lentes em todo seu potencial (ah, eu preciso de AF, não adianta focus peaking no meu caso).

São sistemas paralelos que vão montando sua plataforma e qtde de usuários ao longo dos anos e se vão substituir os sistemas atuais será uma absorção à longo prazo.

No meu caso, ainda adoro um lindo OVF FF, que é o mundo real rebatido num pentaprisma. Já usei de um amigo uma A7 e por algumas horas me cansou... ou seja, a substituição também passa por uma reeducação e convencimentos que fará o sistema DSLR perdurar ainda algumas boas gerações.

Mas a tecnologia evoluiu tanto nos últimos anos (hoje usamos ISO 6400 sem medo quando há 3 gerações não se passava do 800), que ninguém sabe dizer nada. A questão é não sair trocando desesperado todas suas lentes caras e perder $$$....
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com