Autor Tópico: Porque não dá para abandonar DSLR... ainda!  (Lida 7949 vezes)

jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:01:25


Agora não sei como fica o resto do processo. Existem diferenças funcionais grandes entre uma mirrorless e uma câmera com espelho, iniciando no próprio sensor. Em uma DSLR, o sensor fica em standby e é acionado durante o clique. Em uma mirrorless o sensor fica ligado 100% do tempo. Não sei como os sensores de DSLR atuais se virariam com o problema do aquecimento (e consequente aumento de ruído) já que não foram projetados para isso e também na questão da vida útil da bateria.

Creio que não haveria problemas,  já que em vídeos o sensor atua 100% do tempo sem aquecimento ou perda de qualidade... mas é só achismo mesmo...

W. Jesus - Flickr


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #61 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:01:27



Agora, para Canon e Nikon fabricarem cameras sem espelho, isto implicaria na revisão do projeto de todas as suas objetivas, não?

Canon já fez isso mais de uma vez. A última com a aposentadoria das lentes FD.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #62 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:05:32

Canon já fez isso mais de uma vez. A última com a aposentadoria das lentes FD.
Na época a Canon não era a líder de mercado, a Nikon era e não quis abandonar o Mount F!
Naquela época a Canon era a Sony hoje!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #63 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:14:34
Na época a Canon não era a líder de mercado, a Nikon era e não quis abandonar o Mount F!
Naquela época a Canon era a Sony hoje!

A Nikon era a lider de mercado, mas a Canon era bem próxima. Tanto que com a mudança do mount FD para EOS, gerou-se uma legião de insatisfeitos, mas por outro lado imediatamente catapultou a Canon para a liderança do mercado, principalmente nas áreas esportivas. Nenhuma câmera era páreo para as Canon's com lentes EOS na época no que diz respeito a autofoco.

Já a Sony é muito pequena no mercado fotográfico, se não me engano detém algo em torno de 6% ou 9% enquanto que a CaNikon detém quase 80% se não estou enganado (pelos dados de 2013, parece que agora as mirrorless subiram um pouco, em 2013 fecharam com 16% dos shipments contra 84% das DSLR).

É exatamente por isso que nem Canon nem Nikon estão dando bola para o mercado de mirrorless. Até o momento, não representam ameaça alguma, tanto que a Canon nem quis vender sua mirrorless no mercado americano, apenas no mercado asiático. No momento que estes números chegarem perto dos 30% ou 40%, com certeza de um dia para outro aparecerão mirrorless CaNikon.


« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, 11:14:57 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #64 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:21:02
Na época a Canon não era a líder de mercado, a Nikon era e não quis abandonar o Mount F!
Naquela época a Canon era a Sony hoje!
Mas vamos pensar daqui 20 ou 30 anos, você vê Canon e Nikon tendo como carro-chefe as DSLR, e com lentes com o mesmo mount?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #65 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:35:12
Mas vamos pensar daqui 20 ou 30 anos, você vê Canon e Nikon tendo como carro-chefe as DSLR, e com lentes com o mesmo mount?
Mas vamos pensar daqui 20 ou 30 anos, você vê Canon e Nikon tendo como carro-chefe as DSLR, e com lentes com o mesmo mount?
Sim! Da mesma forma como vejo Mamiya, Hasselblad, Schneider e Arca vendendo até hoje! Acredito que serão lentes de nicho; até porque lente zoom melhor que as 14-24 da Nikon e as 24-70 e 70-200 da Canon ou Nikon são praticamente imbativeis! Ainda serão câmeras que dominarão as beiradas dos Campos de futebol pelo mundo por algum tempo ainda! Mas para eventos e foto-jornalismo já não acho!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #66 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:48:16
Também tem outros fatores que pesam nessa equação.

Por exemplo, mirrorless com distância de registro pequeno e sensor grande como uma A7 acabam se tornando câmeras muito específicas. Em virtude do tamanho do sensor, lentes claras sempre terão que ser grandes e pesadas. Se vc precisa (ou gosta) de lentes claras ou precisa de teles longas, uma câmera como uma A7 passa longe do ideal.

Por outro lado, distâncias de registro maiores também facilitam a confecção de lentes angulares. A Canon acabou de lançar uma lente 10-18 por 300 dólares. É uma lente padrão kit, plástica e de abertura variável, mas segundo os reviews de óptica excelente e muito barata. As equivalentes entre as mirrorless de registro pequeno exigem uma construção diferenciada, e custam várias vezes mais. Mesmo que fosse viável a construção de uma lente "simples" nesta DF, seu custo seria muito mais alto.

Enfim, hoje as DSLR padrão ainda são o .. padrão.. Seja pelo fato de servirem a qualquer propósito, pela oferta e distribuição de acessórios (lentes, flashs) como também pelo mercado, já que o marketshare muito superior acaba tornando esse mercado muito mais dinâmico.

Em contraponto com tudo isso que eu falei, claro que dá para abandonar as DSLR. Tudo depende do tipo de foto que vc faz. Por exemplo, se vc gosta de fotografia de rua, existem várias mirrorless que funcionarão melhor que as DSLR pelo menos para a maioria das pessoas.

Agora a pregação de que em breve as câmeras serão todas compactas (o maior trunfo das mirrorless é o peso/tamanho reduzido) e sem espelho, e que as DSLR estão com os dias contados, isso ainda acho que vai demorar um pouco. Aposto na convivência pacífica entre elas.



« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, 11:59:41 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #67 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:59:22
Essa discussão de futurologia sempre rende bastante.

O legal é que o nosso fórum está na vanguarda brasileira desse assunto. Aqui é o lugar que mais se discute esse assunto e com share significativo de usuários que tem mirrorless como sistema único ou complementar.

Eu, se for trocar de casa no próximo mês vou ter que vender (com muita dor no coração) minha 6D e lentes. É provável que venda também a X100s para partir pra uma X-t1 ou uma A7 que, pra mim, me atendem, principalmente na QI.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #68 Online: 11 de Agosto de 2014, 12:15:45
Acho que a maior vantagem das mirrorless é tirar as limitações do espelho mesmo! As D4s e 1Dx não passam de 11fps com tracking! A A6000 já está em 12...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 11 de Agosto de 2014, 15:13:15
Como estão as vendas das A7 e A7r? Acho que é um bom exemplo a ser seguido. E o range de objetivas que a sony apresentou já é algo em que podemos confiar?

A Olympus em pouco tempo construiu um range bem completo, acho que é só ter mercado que eles fazem rapidinho.

No momento eles devem estar conversando sobre exatamente isto. Quem sabe se eles lessem nosso fórum...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #70 Online: 11 de Agosto de 2014, 15:25:17
Como estão as vendas das A7 e A7r? Acho que é um bom exemplo a ser seguido. E o range de objetivas que a sony apresentou já é algo em que podemos confiar?

A Olympus em pouco tempo construiu um range bem completo, acho que é só ter mercado que eles fazem rapidinho.

No momento eles devem estar conversando sobre exatamente isto. Quem sabe se eles lessem nosso fórum...
Muito poucas lentes mas quase todas de um patamar excelente.

Me baseando em vídeos que vi no Youtube de usuários reais e dos gráficos (Field Map) do DxO, a 55 1.8 é excepcional, a 35 2.8 aparenta estar no nível da Sigma 35 1.4 Art e a 70-200 4.0 está no mesmo nível de Canon e Nikkor.
Parece que a Sony/Zeiss não vão se preocupar em fazer lentes pequenas e com qualidade ótica normal. Parece que vão adotar um rumo muito próximo ao da Fuji: lentes muito bem construídas e de ótima ótica. Claro que quanto maior o sensor, maior a lente e mais cara ela fica.

Nesse ponto as M4/3 são imbatíveis.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #71 Online: 11 de Agosto de 2014, 15:33:41
Isso é que eu digo! A gente discutindo as óticas superiores em 1.4, 1.2 e até 0.95 e de repente, porque a Sony lança uma mirrorless compacta Fullframe a gente passa a considerar uma lente 35mm 2 stops mais lente do que a Sigma no mesmo patamar! Não está e nunca estará!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr