Autor Tópico: Porque não dá para abandonar DSLR... ainda!  (Lida 8009 vezes)

Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #45 Online: 10 de Agosto de 2014, 19:47:45
Não. Ainda existem amadores e profissionais que trabalham com filme, indústrias que fabricam câmeras, filmes, químicos para revelação, ampliadores, e tudo mais que é necessário para este tipo de fotografia.

É o CD não matou o vinil, a fotografia não matou a pintura, a TV não matou o rádio e o computador não matou o papel no escritório.

 :ok:
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 10 de Agosto de 2014, 20:06:52
Não. Ainda existem amadores e profissionais que trabalham com filme, indústrias que fabricam câmeras, filmes, químicos para revelação, ampliadores, e tudo mais que é necessário para este tipo de fotografia.

É o CD não matou o vinil, a fotografia não matou a pintura, a TV não matou o rádio e o computador não matou o papel no escritório.

Tem gente inclusive que adora VHS, e pior, Betamax.

Tenho conhecidos que tem um fórum de fitas k7, compram por  uma fortuna caixas lacradas, compartilham gravações.

Essas coisas acabam virando hobby.

Ainda tem muita gente que usa máquinas de escrever.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, 20:07:31 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 10 de Agosto de 2014, 20:11:29
Sobre o tópico, eu ainda queria um pouco mais de qualidade nas m43, principalmente em cenas de pouco contraste, nas quais ela toma uma surra da minha fullframe.

Agora, a discussão sobre ausência ou não de espelho é mais simples, já que a diferença de portabilidade é mínima, se o cara tem uma fullframe sem espelho e leva um corpo e 10 objetivas luminosas em uma mochila, a ausência do espelho não faz nenhuma diferença.

O que mais incomoda é o tamanho e peso das objetivas ff, tais como 85mm 1.2, 200mm 2.0, 300 mm 2.8. Só essas três na mochila já prejudicam a coluna.

Vai ser mais uma questão de OVF vs EVF.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, 20:12:48 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #48 Online: 10 de Agosto de 2014, 20:14:14
Video de hoje! Discussão atual: você viu antes no MF! :D
https://www.youtube.com/watch?v=ncfmin-hrCs
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, 20:17:04 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #49 Online: 10 de Agosto de 2014, 22:32:34
Tem gente inclusive que adora VHS, e pior, Betamax.

Tenho conhecidos que tem um fórum de fitas k7, compram por  uma fortuna caixas lacradas, compartilham gravações.

Essas coisas acabam virando hobby.

Ainda tem muita gente que usa máquinas de escrever.
Betamax aí já forçou a amizade. Tá morto e enterrado, assim como HD DVD e LD. Este último inclusive por muito tempo foi meu sonho de consumo.

Mas concordo que é tudo uma questão de gosto, principalmente OVF x EVF. E é uma questão de tempo até que o eletrônico ganhe do ótico na preferência popular.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #50 Online: 11 de Agosto de 2014, 06:38:56
Tem uma geração entrando agora que já não sabe o que é OVF! Daqui a pouco as câmeras com espelho serão coisas de vovozaum!  :D
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #51 Online: 11 de Agosto de 2014, 08:19:06
Eh verdade. O pessoal hoje so sabe olhar no lcd! Hehehehe
D600 - E-M10


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 11 de Agosto de 2014, 08:47:56
Eh verdade. O pessoal hoje so sabe olhar no lcd! Hehehehe

Acho que ele quis dizer OVF vs EVF. Eu sou um que depois de usar o EVF da X-E2 (com firmware atualizado, claro) não quer mais nem ouvir falar de OVF.Pra mim, OVF virou atraso de vida pois dependendo da situação você ainda tem que confirmar se a foto ficou boa ou não.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 11 de Agosto de 2014, 08:58:30
Uma coisa que eu dou muito valor no EVF é o histograma em tempo real. Mas, é como dizem, não se pode ter tudo.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:40:34
Betamax aí já forçou a amizade. Tá morto e enterrado, assim como HD DVD e LD. Este último inclusive por muito tempo foi meu sonho de consumo.

Mas concordo que é tudo uma questão de gosto, principalmente OVF x EVF. E é uma questão de tempo até que o eletrônico ganhe do ótico na preferência popular.

Eu quis dizer que por pior que seja o formato, sempre teremos uma legião de admiradores. Quando coloquei pra vender meus cerca de 50 LDs, me surpreendi com a quantidade de colecionadores aficcionados. Vendi caro.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #55 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:43:13
A legião do Betamax deve ser beeem pequenininha...  rs
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:44:25
Uma coisa que gosto no EVF é a possibilidade de fotografar sem óculos e fazer o review da foto, bem como alterar parâmetros da câmera sem precisar tirar/colocar óculos toda hora. Pra quem usa óculos faz total diferença. Tal vantagem seria facilmente implementada em DSLRs com um sistema híbrido OVF/EVF.

Infelizmente em algumas situações aqui no estúdio o EVF fica muito estranho, principalmente com luzes coloridas, reflexos precisos, no escuro. Mas no resto das situações (que são as situações da maioria dos usuários), o EVF acaba sendo mais prático.

Agora, para Canon e Nikon fabricarem cameras sem espelho, isto implicaria na revisão do projeto de todas as suas objetivas, não?
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, 10:45:21 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #57 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:48:57
Agora, para Canon e Nikon fabricarem cameras sem espelho, isto implicaria na revisão do projeto de todas as suas objetivas, não?
Depende, se eles fizerem um corpo com a flange certa não precisa! E o que já vimos da Sony A7 e Leica é que não tem muita mágica! Para fazer lentes FF compactas tem que deixá-las mais lentas!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #58 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:55:37
Agora, para Canon e Nikon fabricarem cameras sem espelho, isto implicaria na revisão do projeto de todas as suas objetivas, não?

Não necessariamente, se a distância de registro for mantida. Cameras como a 70D já poderiam ser mirrorless já que a tecnologia usada de pixels "duplos" permite AF por fase em liveview em praticamente toda a área do sensor. A princípio, bastaria retirar o espelho e colocar um EVF e teríamos uma 70D mirrorless. Claro que é só um exemplo, a própria Canon já postou que para fotos em servo o AF feito pelo sensor de foco é mais eficiente. Aliás, a tendência é que sensores específicos sejam mais eficientes que sensores não específicos. Pode ser que no futuro essa diferença seja insignificante, mas no momento um sensor de foco específico é mais eficiente que um sensor de imagem capaz de PDAF.

Agora não sei como fica o resto do processo. Existem diferenças funcionais grandes entre uma mirrorless e uma câmera com espelho, iniciando no próprio sensor. Em uma DSLR, o sensor fica em standby e é acionado durante o clique. Em uma mirrorless o sensor fica ligado 100% do tempo. Não sei como os sensores de DSLR atuais se virariam com o problema do aquecimento (e consequente aumento de ruído) já que não foram projetados para isso e também na questão da vida útil da bateria.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #59 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:58:09
Mas eu gostei muito da câmera com o sensor com distancia variável que o pessoal do CameraStore TV falaram!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr