Autor Tópico: Uma lente muito versatil.  (Lida 1706 vezes)

Victor Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Agosto de 2014, 16:56:13
Boa tarde a todos, esse é meu primeiro post, então me perdoem se eu estiver postando no lugar errado.
Sou novo na fotografia, atualmente fotografo eventos sociais e esportes que é o que mais gosto, como todo iniciante, sonho em ter diversas lentes, porem no momento terminei o 2°grau e estou indo pra faculdade...ou seja a $$$$ ta bem curta, atualmente uso uma canon eos t3 + 18-55 + 50mmf1.8 + flash 580exii, sei que para esportes eu deveria ter uma tele, pensei na 70-200L f4 sem is, pois fotografo apenas em altas velocidades, mais para eventos eu praticamente nao iria usar essa lente, eu fotografo motocross, dawnhill e futsal, raramente iria usar uma lente com mais de 200mm, usa-se mais grande angular do que tele, eu fico sempre bem perto das trilhas, são la aonde estão as melhores fotos  :) :). Então vim aqui pra pedir uma ajudinha, pois estou com serias duvidas. Preciso de uma lente que se adeque bem aos eventos sociais e aos esportes, estou prestes a investir em um corpo de uma 70d ou a tal 7d mkii que estas prestes a ser lançada esse ano, mais nao pretendo vender a t3, pensei na 18-135 mas a otica não ajuda muito, a 70-200 f4 sem is mais so me ajudaria nos esportes...então pensei na 24-105L, porem nunca usei a lente, e nao vejo quase ninguem falando dessa lente, nem bem e nem mal....o que acham? Alguma outra sugestao de lente, ou lentes? Ja tenho um dinheiro mais é para o corpo que eu preciso...estou disposto a gastar no maximo r$ 2,500,00. Agradeço muito so pelo fato de terem lido esse testamento.
canon eos t3 + ef-s 18-55 III + ef 50mm f1.8 + speedlite 580 exII.


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2014, 17:09:32
Ja que vai estar com 2 corpos, ja tem a lente do kit... compra a 55-250... outra coisa... a que vc comprar agora 70D por exemplo, se nao me engano vem com a lente do kit 18-135 e essa versao nova eh boa sim...
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2014, 17:15:04
Seja  bem-vindo, Victor.

Creio que tenha postado no lugar correto sim.

Apesar de que provavelmente virão várias dicas "soltas" na sequência, a minha é: defina você mesmo o que é mais importante e aí sim peça ajuda para a escolha da lente. Se for GA terá recomendações X, se for tele terá recomendações Y. Da forma com que abriu a questão, terá o alfabeto todo...

Algumas perguntas para fechar mais o cenário:

1) A 18-55 te atende bem? Ou sente falta de mais alcance quando a usa? Se a distância focal já é legal, talvez apenas melhorar a qualidade dessa lente do kit.
2) Acha que faria fotos diferenciadas com a 70-200 que justificariam o investimento nela? Tem como arrumar uma emprestada e testar? Ou ainda, se nos eventos se vira sem tele, talvez uma 55-250 cubra bem nos esportes, sem custar tanto, já que é dedicada aos sensores APS-C.
3) Acha que a 24-105 serviria nas duas praias, tanto nos eventos quanto nos esportes? Consegue se imaginar sem fotos abaixo de 24mm? Faça o teste com seu equipamento: veja quantas fotos tem no exif DFs abaixo disso. Quanto a lente, estranho não ver muita gente com ela, sendo que é praticamente um best-seller da Canon e, creio eu, a mais vendida das "L". Basicamente, não tem nenhum grande destaque, exceto por aqueles intrínsecos da família L, como construção impecável, mecânica, auto-foco, etc... mas consegue manter uma boa qualidade de imagem mesmo num range grande deste jeito, além de não ter nenhum defeito que a condene.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2014, 17:20:50
A 24-105 é uma lente mto boa, mas não é tele o suficiente para utilizar em esportes
São necessidades mto diferentes, então fica complicado uma só lente para os dois, para vc ter ideia msm quem só cobre eventos utiliza pelo menos 2 lentes (geralmente em 2 corpos)
A 18-55 está te atendendo bem? Se sim, a 55-250 vai ser um bom complemento, principalmente pq vc já tem um flash. Pelo dinheiro que vc quer investir, sugiro vc trocar tb a 18-55 por uma tamron 17-50 :ok:
Eventos tem mais necessidade de lente clara do q esportes


Victor Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2014, 21:44:56
Lel eu vou comprar apenas o corpo da camera...greatwalker muito obrigado, bom a 18-55 me atende ate que legal, falta um pouco de alcance, mais o impecilio é a falta de qualidade no foco e a falta de nitidez, por isso pensei numa L, nao conheço ninguem que tenha a 70-200 que eu consiga usar antes de comprar, depois de comprar uma zoom padrao eu pretendo ter a nova 10-18mm para usar na t3 tambem, mais como lente principal eu escolho uma zoom padrao qual vc me recomendaria? E eu vejo sim os fotografos usando ela, porem nao vejo eles falando nem bem e nem mal, falam mais da 70-200, dizem que é uma lente do kit tbm  :shock:
Chumbinho8, concordo...uma coisa nao tem nd a ver com a outra, porem nao tem jeito no momento, precisaria de uma que desse pra fazer as duas coisas, eu vou usar duas lentes e dois corpos, a 18-55 nos 18, e depois a 10-18mm, e a 24-105 principal, e nos eventos uso meu flash, enquanto a tamron, dizem que ela é muito boa mais q erra muito no foco, eu nunca a usei, so a similar da sigma, e vi q o foconao é dos melhores  :(, estou bem indeciso, porem preciso de mais qualidade assim como todos....vlw gente :)
canon eos t3 + ef-s 18-55 III + ef 50mm f1.8 + speedlite 580 exII.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2014, 23:21:20
Bom, continuo achando que a conversa fica aberta demais se você mesmo não definir se quer primeiro uma ultra-GA (como a 10-18 que citou agora), uma zoom-padrão ou uma tele.

Pensando aqui com os meu botões, eu substituiria a lente do kit sim (como de fato fiz com a minha T4i). Optei pela Tamron por não trabalhar com isso. O custo/benefício dela é excelente. Não acho que o foco dela seja impreciso (não lembro de perder fotos com ela), apenas é mais lento (os profissas dizem que bem lento) e ruidoso, mas com uma luz de foco auxiliar (que tenho no rádio flash da Yongnuo), já acho mais do que suficiente. De qualquer forma, já que o seu negócio é profissional, poderia investir na Canon 17-55 f/2.8, que é tida por toda a crítica como uma L que não recebeu o selo por ser EF-S. Ou então pela mais recente Sigma 18-35 f/1.8, da série Art: fantástica também.

Em todos os casos, particularmente acho que o range da 24-105 em cropadas não facilita muito a vida, justamente por começar em 24mm. Talvez combinando-a com a 10-18... mas ainda teria que ver se os 105mm atenderiam em tele ou ainda ia querer algo mais longo. Neste caso, volto a dizer que a 55-250, apesar da aparência de lente de kit, é surpreendente.

Ou seja, tentando me colocar no seu caso, para uso geral eu ficaria com uma Canon 17-55 ou Sigma 18-35, complementadas pela 50mm para retratos (ou por uma 85mm, caso queira experimentar), com a 55-250 para esportes e eventualmente com a 10-18 para fotos mais criativas no esporte ou de cenários mais abertos no social.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2014, 09:00:35
Creio q essa lente q vc procura, não exista. Talvez uma 18-200mm, mas perderia em nitidez e abertura (acima dos 100mm).
Não recomendaria nem mesmo a 24-105mm f/4, pois acredito q os 24mm (38mm na sua câmera), ficaria fechado para eventos sociais, e os 105mm ainda não seriam suficientes para a maioria dos esportes (exceto braço de ferro... :D :D).
Com a 70-200mm, no seu caso, ficaria boa apenas para os esportes.

Para eventos, numa APS-C, uma boa opção é a q citaram acima: Tamron 17-50mm f/2.8. Qualidade e abertura máxima superiores à EF-S 18-55mm do kit.




jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2014, 09:49:35
Também acredito que para eventos vc precise de uma grande angular, pq o fator de crop da sua câmera vai que quebrar as pernas em locais pequenos (eu já passei por isso e sei bem o que é vc não tem espaço para dar passos para trás)
Quanto aos esportes, vi recentemente um review da 70-200L 2.8 no Youtube e parece ser bem legal... mas ela não é barata e vc disse que ta curta a $$.
Eu já usei a 55-250 e gostei, embora seja (assim como a 24-105 f4) escura caso vc use para fotografar jogos de futsal em um local mal iluminado, por exemplo.
Muito tensa essa sua questão...  :ponder:
Canon


Victor Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2014, 21:53:22
Bom entao eu acho que vou ficar com a 10-18mm(onde usarei para paisagens, fotos internas e nas recepçoes das rampas de downhill) e a 55-250(que sera usada no downhill e no motocross), e talvez pense em comprar o kit da 70d com a 18-135...pensei muito na 24-105 L, pela qualidade otica e pela construçao, mais fico com um pe atras para a 17-50 da tamron pois na loja aonde eu vi esta quase o mesmo preço da 24-105L (onde no caso é uma lente retirada do kit da 6d, porem nova e sem uso/ 1800,00), sei que existe a difereça da luminosidade, mais sera que a otica nao é tao melhor assim como dizem que faca valer mais a pena???? :ponder:...se eu pudesse comprar a 17-55 canon blz...mais esta em torno dos 3200,00 em sp :(. Pelo visto vai ser melhor guardar dinheiro uns 6 anos e depois comprar uma 5dmkiii com um kit de lentes L rsrs. Valeu galera.
canon eos t3 + ef-s 18-55 III + ef 50mm f1.8 + speedlite 580 exII.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:08:58
Acho que o caminho é esse, Victor.

Apenas uma ressalva:a Tamron costuma ser vendida na faixa dos 1300~1400 reais, relativamente mais em conta do que a 24-105. Importando diretamente do ebay consegue um preço melhor. Ou garimpando uma usada. Eu mesmo estou colocando a minha a venda, caso tenha interesse...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Victor Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2014, 15:30:29
E isso é o que eu devo fazer...e futuramente se eu pegar a 24-105, eu compre uma 28 1.8 pra usar junto com a 50 1.8 nos eventos. Interesse eu tenho.... vc mora aonde? Pois caso eu decida, eu gostaria de testa la antes. Valeu.
canon eos t3 + ef-s 18-55 III + ef 50mm f1.8 + speedlite 580 exII.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.753
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2014, 22:02:10
28mm e a 50mm são uma boa dupla em crop.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs