Autor Tópico: Flash antigo  (Lida 1645 vezes)

PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Online: 09 de Agosto de 2014, 18:09:55
Boa Tarde

Eu não sei se existe algum tópico específico, então peço desculpas se repito o assunto. É o seguinte: Possuo 3 câmeras com sapata para flash externo; uma Samsung NX11, uma Canon SX50HS e uma Nikon D3200.
E da época das câmeras convencionais tenho 2 flashs, um Yashica CS200 e um Option, ambos utilizam 4 pilhas mas o alcance do Yashica é maior.
Pergunto: É possível utilizar algum flash destes convencionais em uma das câmeras digitais, sem causar danos?
Imagino que a voltagem deveria ser similar aos atuais, mas não tenho nenhuma referência sobre o assunto e solicito informação de alguém que já tenha usado ou saiba do assunto.
Agradeço desde já.
PMVG


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2014, 18:41:58
Esse assunto é sempre abordado de vez em quando, mas é o seguinte: flashes antigos têm a voltagem muito alta e o resultado pode ser catastrófico. Cuidado, então. Se certifique que a voltagem é compatível antes de usar.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2014, 19:39:04
PMVG não é de imaginar que entre os modelos de flashes citados possa acontecer como toc83 relatou, utilizo meu Nikon SB-24 na minha Nikon D80 e na minha Nikon N5005, mas são todos equipamentos Nikon e com tecnologias em comum, nos meus dois corpos uso as mesmas lentes e acessórios, agora quanto a marcas diferentes é arriscado sendo que um Flash Nikon não pode ser simplesmente colocado em cima de uma SONY, talvez algum adaptador te ajude, mas talvez seja melhor vender a colecionadores.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2014, 20:05:33
Primeiramente quero agradecer aos colegas TOC83 e Vincent pelas respectivas respostas e por terem me alertado sobre a questão da voltagem e compatibilidade entre diferentes marcas. Realmente a prudência com este assunto é a melhor conduta.
Então eu resolvi aprofundar a questão e vou dar um retorno aqui, que eventualmente poderá ser importante para outra pessoa.
1) Aqui http://www.botzilla.com/photo/strobeVolts.html existe um material abordando o assunto.
2) Segundo as informações, câmeras digitais suportam uns 6V na sapata. Por segurança adotei 5V como limite.
2) Fiz a medição usando um multi teste, conforme indicado no site acima e encontrei os seguintes resultados: Yashica CS-200 = 110V; Options = 3,5V, portanto o Yashica está fora.
3) Daí ofereci a SX50 " em sacrifício" e tudo Ok, fiz 4 disparos em sequência usando o Options na sapata. Nada foi danificado na Câmera. Fixei a velocidade de 1/125, mas as fotos ficaram bem superexpostas de forma que a única forma adequada de usar seria com o controle totalmente no manual, para poder usar a abertura correta e a velocidade de sincronismo. Neste caso específico eu queria usar tudo no automático. Então parece que  "gorou " meu plano.
4) Mesmo assim parece que o flash dispara bem no inicio da foto ( inicio do tempo de exposição ). Transmite insegurança se for usar em fotos mais críticas.
5) Conclusão: Acho que vou ver se existe um aparelho de disparo a distância e usar como segundo flash ou mais provavelmente, aposentar os 2.
Mais uma vez agradeço ao pronto auxilio dos colegas referidos e fico a disposição quando eu puder ajudar.
Abçs
PMVG


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:22:03
5) Conclusão: Acho que vou ver se existe um aparelho de disparo a distância e usar como segundo flash ou mais provavelmente, aposentar os 2.
Mais uma vez agradeço ao pronto auxilio dos colegas referidos e fico a disposição quando eu puder ajudar.
Abçs
PMVG

Pode usar um destes radioflash's baratinhos que se encontra facilmente no ebay, tem uns modelos em que vc pode inclusive acoplar uma sombrinha pequena. Apenas para mostrar o modelo, encontrei este anúncio aqui, com um transmissor e 3 receptores.

http://www.ebay.com/itm/PT-04-NE-4-Channels-Wireless-Radio-Flash-Trigger-3-Rx-with-Umbrella-Holder-/390596579310?pt=Camera_Flash_Accessories&hash=item5af15ecfee


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2014, 13:57:30
Muito Obrigado AlexandreS, é exatamente algo assim que vou precisar. Vou pesquisar no ML ou outro site de vendas e ver se encontro um equipamento destes.
Valeu mesmo.
Abç
PMVG