Autor Tópico: Ubunto? Será a solução?  (Lida 6070 vezes)

jimmypagelf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Agosto de 2014, 19:17:52
Fala pessoal, na boa?

Então, meu note é meu ambiente de trabalho, é onde guardo muitas fotos pela qual eu saio por aí tirando. Ainda mais agora que estou começando a entrar no mercado.
Aí, pensando em segurança, começei a caçar uns ant vírus pra proteger a máquina de possíveis "inimigos". Sim, eu uso o Windows crack madafoca da vida.

Pesquisando sobre segurança, fiquei de cara com os mac e suas proteções. E nessa busca me veio o Linux na pesquisa.
Várias horas lendo, e vi que não rola esse lance de não ter vírus. E caso apareça um, vc teria que dar permissão pra ele invadir seu pc (será que os vírus são educados? kkkkkk)

Mesmo com várias pessoas com medinho do linux por ter que usar as vezes um terminal (prompt comando), eu decidi instalar. E galera. Muit bom (e fácil de usar)!
Estou usando o win + o linux. Isso por conta dos programas como o photoshop e um programa de edição que uso. Fora esses, eu apaguei tudo do windows, rodei um anivirus e pronto. Estou a usar somente o Linux (ubuntu), que até agora está me deixando super feliz. Uma pela segurança (real motivo) e outra pela velocidade.

 Sempre penso em possíveis riscos que eu poderia estar sofrendo, e como sempre a gente navega muito na net, acho que seria uma boa os comlpanheiros darem uma olhadinha nessa plataforma!
Como no note eu não jogo, o win está apenas com dois programas, o resto eu imigrei tudo pro ubunto. Inclusive, eu já estou vendo algumas formas de rodar os programas do Windows no Linux.
E caso alguem tenha receio de esperimentar e ter medo de digitar alguns comando, vale a dica de um usuário no fórum do Ubuntu: "Todos nós, algum dia, tivemos que aprender a mexer no windows, porque não se pode fazer o mesmo com o Linux? E se essa pessoa ganhar um mac, não vai mexer?"
 :clap: :clap: :clap: :clap:

D7100 + Nikkor 50mm f/1.8G + Flash YN 560III + felicidades


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2014, 19:58:03
jimmypagelf, parabéns pela escolha de sair da pirataria. Fiz isso há três anos. Agora, tudo no meu notebook é oficial. Inclusive peguei o pacote de fotografia com o Photoshop + Lightroom.

Por conta do trabalho com desenvolvimento, utilizo o Windows como sistema operacional, mas já usei o Ubuntu por um bom tempo.

Dica para rodar aplicativos Win no Linux: WINE. Não sei como está atualmente, mas tinha melhorado bastante a compatibilidade uns três anos atras.
E se gostou do Ubuntu, baixe uma Live do Mint, outra distro do linux. É ainda mais amigável para o usuário, por incrível que pareça.  :shock:

PS: Curiosamente eu estava ouvindo Black Dog quando vi seu post :D
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


ccelio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2014, 19:58:37
jimmypagelf:

Trabalho com consultoria de TI, desenvolvimento e Configuração de servidores, 90% dos servidores de configuro e dou suporte são Linux. Meu laptop roda tem o Win8 que veio pre-instalado mas instalei em dualboot o Linux (Ubuntu 14.04 atualmente), rodando no Linux tenho o Virtualbox com VM's de outras versões e Linux, WinXP e Win7 (posso precisar por causa do trabalho).
Para meu dia-a-dia de trabalho uso somente o Linux e claro tenho o Clamav (antivius open source), claro que não preciso ficar scaneando meus arquivos, não corro risco de pegar virus usando Linux, mas as vezes preciso copiar alguma coisa de pendrive de cliente (windows) ou baixar algum programa na internet para enviar pra algum cliente, ai uso o Clamav pra ver se tá tudo em ordem.

Para fotografia tenho usado o UFRAW e o GIMP, estou aprendendo usar o Darktable.

Quando preciso trabalhar usando os S.O. da Microsoft me desanima viu.....

Ah, usei Unix de 1985 até 1996, quando migrei pro Linux.

Abraço

C.Celio


jimmypagelf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:18:56
Black Dog é bom! Eu estava inspirado qua criei ela! kkkkkkkkkkkkk


Estou usando o Wine, e pelo que ando lendo, ele melhorou muito. Inclusive na forma que vc o manuseia pra conseguir instalar algum programa.

Ainda não criei coragem o suficiente pra usar o Gimp. Por mais que eu escute só elogios. Mas pelo outro lado, pelo Wine, estou rodando o Ps CS6.
Vou deixar o windows aqui. A gente acaba precisando dele pra alguma coisa (pegar vírus? kkkkk). Mas assim. A galera que usa o pc mais pra net e essas coisas, deveriam repensar na plataforma que estão usando!

Estou usando a versão nova também, A 14.04. Instalei só uma interface que mais me encaixei, que é a Gnome (acho que é isso). E estou indo.
Tirei essa semana inteira pra entender todo os macetes da plataforma, e confesso que no primeiro dia eu já estava abituado com tudo (inclusive tem coisas que até acho bemmm melhor que o windows).
O mais interessante são os fóruns da Ubunto e a vontade de ajudar de vários usuários. A galera parece sentir prazer em deixar a máquina um poucquinho mais rápida e ver os outros usando kkkkkkkkkkkkk
Até agora a única reclamação (pq nem tudo são flores) foi o player que ainda não soube configurar, e o programa que ele usa pra ler as fotos. Achei um pouquinho lento!

Valeu galera. Bom ver pessoas usando o Ubunto também!
D7100 + Nikkor 50mm f/1.8G + Flash YN 560III + felicidades


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:26:27
Faz aaanos que não uso Windows mais. Só não uso  Linux no meu notebook por causa da fotografia (prefiro usar o LR ainda), mas usando Mac OS mantenho o ambiente *nix para desenvolvimento ao mesmo tempo que posso usá-lo para o hobby.

Tenho em casa um servidor para backup e compartilhamento que montei com Ubuntu, e mantenho alguns servers na Amazon para trabalho que usam Ubuntu também.

Realmente não consigo levar Windows a sério, principalmente depois dessas últimas versões que mais complicaram do que facilitaram a vida do usuário.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:28:21
Eu abandonei o Windows como SO principal fazem anos. Na empresa todos os equipamentos são Linux (Open Suse, Ubuntu Server e Ubuntu Desktop). Em casa uso Ubuntu e tenho uma máquina Windows OEM que uso para rodar o LR, e só.

Até mesmo o note da patroa, que andava meio pesado, foi formatado e passei tudo para Linux. Como ela usa basicamente para navegar e usar planilhas, está perfeito. E com o dobro da velocidade que tinha quando usava o Windows 7 que veio nele. Hoje ela me pergunta porque não tinha dado jeito no note dela antes :)

Também estou com vontade de experimentar o L-Ubuntu que dizem que é bastante performático para equipamentos com pouca memória.

Na mesma máquina que tenho o Windows, tenho em outro disco um Ubuntu 12.04 que é minha "máquina de trabalho em casa". Quando saio do Linux e dou boot com o Windows, chega a dar uma agonia..

PS: Enquanto estou escrevendo aqui (no Ubuntu, claro), estou também baixando o FlightGear para Linux, só para ver como é :)
« Última modificação: 08 de Agosto de 2014, 20:29:57 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


jimmypagelf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:33:37
Engraçado... Não sabia que existia tantas pessoas usando!

Meu desktop ainda roda Windows. Quis primeiro aprender tudo pelo note. Como minha esposa usa o windows, tô tentando aos poucos inseri-la nesse mundo do linux.

Vejo vcs falando várias coisas que ainda não possuo o conhecimento. Mas vou pesquisar cada item que falaram. Parece ser bacana!!!


Ps: Essa agunia de as vezes ter que usar o windows já está brotando em mim. Espero num futuro próximo usar 90% o linux!
D7100 + Nikkor 50mm f/1.8G + Flash YN 560III + felicidades


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:38:25
A algum tempo, aproximadamente 15 anos, não uso mais Windows. Durante os últimos 15 anos testei diversas distribuições do linux, até que comecei a usar o Ubuntu e não saí mais dele. Uso Ubuntu pela facilidade de manutenção e instalação, mas outras distribuições podem se adequar melhor ao gosto de outros usuários.

Atualmente uso para tratamento das minhas fotos apenas o Darktable, o qual considero o melhor software livre para tratamento de fotos, seja em compatibilidade ou em quantidade de recursos. Para quem está acostumado com a interface do Lightroom o Darktable não é tão assuntador.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:41:35
Eu experimentei o darktable, aliás, ainda tenho instalado. Mas tem algumas coisas que o LR ainda é matador, a recuperação de altas luzes entre elas. Também não gostei das rotinas de redução de ruído e achei as rotinas de tratamento localizado um tanto quanto difíceis de se usar. Por enquanto continuo usando o LR, mas é só o que uso no Windows. Aliás, para não mentir, as vezes uso o DPP da Canon também.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2014, 20:42:28 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:42:41
A algum tempo, aproximadamente 15 anos, não uso mais Windows. Durante os últimos 15 anos testei diversas distribuições do linux, até que comecei a usar o Ubuntu e não saí mais dele. Uso Ubuntu pela facilidade de manutenção e instalação, mas outras distribuições podem se adequar melhor ao gosto de outros usuários.


Vejo muita gente ultimamente falando do Elementary OS. Preciso tirar o quati das costas qq hora dessas e fazer um teste.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:45:12
O responsável pela área de infra de um cliente meu usa outra distro de Linux para desktop, baseada no KDE, mas não lembro agora qual é. Ele gosta bastante e diz ser melhor que o Ubuntu, mas não me arrisquei.

Falando em Ubuntu, uso o 12.04 LTS, mas com Gnome. Não consegui me adaptar com a nova interface.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2014, 20:55:30
Atualmente uso o Windows apenas como plataforma de teste e desenvolvimento, mais precisamente em máquinas virtuais XP/7/8 e minha relação com ele termina por aí.

Comecei a usar Unix em meados dos anos 80 e Linux propriamente dito, em 1994. Embora a minha plataforma de trabalho seja Mac (uso desde o tempo dos 86K), acho totalmente viável o uso de Linux. Pessoalmente não gosto dos xxxBuntus da vida, pois instalam um monte de porcarias sem você saber e diversos programas redundantes. Prefiro o Slackware neste sentido, é muito bem mantido e organizado. Já os Debians e RHs são uma zona só. Mesmo assim matam qualquer Windows em termos de estabilidade, velocidade e segurança, isso é fato.

No caso dos Ubuntus, recomendo que usem a versão LTS que tem vida e suporte maiores, senão vai ter que trocar de versão toda hora. Agora vamos ao que interessa...

Em primeiro lugar, tem disponível tudo que qualquer um precise para acesso a Internet e Office. Hoje em dia o Libre Office está muito robusto e consegue manipular documentos bem maiores e complexos que o MS Office sem ter dor de cabeça. Quase enlouqueci com as manias do MS Office ao escrever um manual de 400 páginas. Para aplicações de office mais leves tem o AbiWord e o GnuCalc, bem legais e leves.

Como media player o melhor ao meu ver é o VLC. Exibe qualquer coisa. Rápido e direito.

Já para imagem e fotografia existem várias opções, algumas excelentes, outras nem tanto. Algumas pagas outras gratuitas.

- GIMP. Algo como um Photoshop. Faz algumas coisas melhor e outras coisas pior. Em gera; é um bom programa, com muitos tutoriais e vem sendo expandido bastante.

- UFRAW. Não gosto dele, é buguento. Quando funciona é muito bom. O que usar no lugar dele para imagens raw ? Recomendo o Corel Aftershot Pro (pago) que é excelente e por um preço justo.

Outros programas interessantes são o DarkTable  e o Photivo. São excelentes alternativas ao Lightroom.

Quem quiser um editor bem porrada, mas que é um tanto diferente, pode ainda rodar o PictureWindow Pro (para Windows), com o WINE. Funciona perfeitamente e o programa é muito poderoso. Em certos aspectos não tem equivalente.


Mas para quem quer jogos, Linux não é uma opção.


Falando de Ubuntu, eu prefiro o LBuntu (LDXE) e o XUbuntu (XFCE4). Não gosto do KDE nem do Gnome, são pesados e poluidos visualmente.



Isso tudo acima, para micros pessoais ou de escritório. Se for servidor aí não tem conversa: CentOS, Slackware ou BSD e fim de papo. Quem monta servidor Windows ou recebe bola da Microsoft ou não tem conhecimento.


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2014, 21:09:54
O responsável pela área de infra de um cliente meu usa outra distro de Linux para desktop, baseada no KDE, mas não lembro agora qual é. Ele gosta bastante e diz ser melhor que o Ubuntu, mas não me arrisquei.

Falando em Ubuntu, uso o 12.04 LTS, mas com Gnome. Não consegui me adaptar com a nova interface.

AlexandreS, deve ser o Mint (http://www.linuxmint.com/). A vantagem dele é já vir com codecs pra audio e vídeo, coisa que o Ubuntu não tem (ou já vem agora?)

Abs
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2014, 21:17:39
AlexandreS, deve ser o Mint (http://www.linuxmint.com/). A vantagem dele é já vir com codecs pra audio e vídeo, coisa que o Ubuntu não tem (ou já vem agora?)

Abs


Procure por VLC.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2014, 22:32:27
Vendo esses relatos dos amigos fico tentado a migrar, mas e a preguiça?  :doh:
Não sou da área, mas antigamente até gostava de ficar fazendo instalações, agora quero só ligar a máquina e usar rsrsrsrs
Uso mac pra editar as fotos e um note win pra navegar e pagar contas no Bradesco Empresa que não dá suporte ao mac pqp. Me recuso a instalar VM no mac pra isso.




Caraca, é combinado? Tô aqui escrevendo e começou tocar Black Dog na KissFM  :hysterical: