Autor Tópico: Fotografia Urbana: ética e vergonha na cara!  (Lida 20307 vezes)

dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2014, 22:16:42
Já recebi perguntas pq estava fazendo a foto. Normal.
Explico e vou embora. Se me pedirem pra apagar, eu apago, numa boa.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2014, 22:27:51
Tenho vontade de fazer umas fotos assim... vou arriscar qq dia... :snack:
W. Jesus - Flickr


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2014, 22:55:24
Nas ruas, a única exceção ocorre quando vejo algum artista de rua e acho interessante, mas pergunto antes se posso tirar fotos. Fotos de pessoas, sem que eu seja remunerado, só em eventos marcados nas redes sociais (tipo Zombie Walk) ou eventos de animes...pq nesses locais, o pessoal vê alguém com uma "câmera grande" e quase que imploram para tirar um foto... :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 11 de Agosto de 2014, 03:15:54
Algumas das minhas melhores fotos de rua foi quando eu pedi para fazer um retrato.

Tem cenas e momentos que parar para pedir pela foto atrapalha, mas o contrario tambem acontece, de momentos que se nao pedir e avisar, vc perde o melhor do momento e da cena.

Nessas 4 fotos por exemplo, eu duvido muito que a foto ficasse legal se eu nao parasse para pedir permissao. Ate mesmo pq pela situacao e local, se eu nao pedisse permissao seria desrespeito e ate justificavel se esses reagissem com agressoes verbais:

http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________7316728_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________7356010_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________6086431_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________2234983_orig.jpg


Ja nessas fotos a seguir eu nao avisei, e algumas delas foram a noite jogando o flash na cara de todo mundo de surpresa. Nessas fotos se eu tivesse pedido permissao acredito o momento e a parte legal da cena se perderia. Alem de tudo em casos como esse seria mais incomodo as pessoas serem interrompidas em suas atividades ou caminho:

http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________5081428_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________7171980_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________9105481_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________7966019_orig.jpg


Eh como eu ja disse, com a pratica vc cria olhar e percepcao para quando eh mais conveniente e interessante para a foto parar a pessoa e quando eh melhor sair fotografando sem avisar. Como tambem criar intuicao sobre o perfil de pessoas baseado em local, cultura e humor, vao reagir com agrecao fisica e verbao e o tipo de pessoas que nao vao falar nada, ou se falare nao vao ser agressivas.

De toda forma nao pode se deixar abalar pela reacao mais agressiva das pessoas e questionamentos. Vc tem que se portar como quem sabe o que esta fazendo, mostrando que nao eh algo pessoal sobre a pessoa e que vc nao esta disputando algo de alguem, forcando obter algo ou procurando tomar algo das pessoas (a imagem delas).

Com o tempo e pratica vc vera que vc cruzara muito menos pessoas que reagem negativamente e muito mais pessoas que vao ate te agradecer, pq elas veem como um elogio em vc querer fotografar a aparencia delas.

A dica eh desenvolver uma aproximacao que soe mais como conversa que transmita as pessoas apreciacao, do que como um pedido que transmita as pessoas como ordem ou algo a ser tomado delas. Converse com as pessoas. Nao seja um alienigena, seja um local, um cidadao, um apreciador e elogiador sem elogiar diretamente, mas sim usando o tom da sua conversa e linguagem corporal.


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:21:14
Uma vez eu estava aqui no centro de Campinas fazendo compras e um fotógrafo estava tirando fotos da multidão. Quando ele apontou a câmera para mim eu simplesmente tampei meu rosto com a mão e continuei minha caminhada. entendo que é chato para o fotógrafo mas eu estou em todo o direito de não querer minha foto nas mãos de alguém que não conheço. Sei que ele não vai fazer nada demais com minha foto, mas mesmo assim...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:27:49
Uma vez eu estava aqui no centro de Campinas fazendo compras e um fotógrafo estava tirando fotos da multidão. Quando ele apontou a câmera para mim eu simplesmente tampei meu rosto com a mão e continuei minha caminhada. entendo que é chato para o fotógrafo mas eu estou em todo o direito de não querer minha foto nas mãos de alguém que não conheço. Sei que ele não vai fazer nada demais com minha foto, mas mesmo assim...

Isso aconteceu cmg, mas eu era o fotógrafo, em Campinas :hysterical:

Tem um outro conhecido meu que também fotografa muito aí no Centro.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Agosto de 2014, 10:41:04
Uma vez eu estava aqui no centro de Campinas fazendo compras e um fotógrafo estava tirando fotos da multidão. Quando ele apontou a câmera para mim eu simplesmente tampei meu rosto com a mão e continuei minha caminhada. entendo que é chato para o fotógrafo mas eu estou em todo o direito de não querer minha foto nas mãos de alguém que não conheço. Sei que ele não vai fazer nada demais com minha foto, mas mesmo assim...


Cara eu faria uma careta só pra discontrair kkkkk ia estragar a foto do sujeito.  :hysterical: :hysterical:  :hysterical:


Bem legal essa foto Marcio
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________5081428_orig.jpg
Tirar foto de  um grupo de noite sem avisar e ainda mais com o flash na cara é meio que perigoso... sorte que eram playboyzinhos e não skinheads ou punks kkkkkk.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:51:04

Cara eu faria uma careta só pra discontrair kkkkk ia estragar a foto do sujeito.  :hysterical: :hysterical:  :hysterical:


Bem legal essa foto Marcio
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/__________________5081428_orig.jpg
Tirar foto de  um grupo de noite sem avisar e ainda mais com o flash na cara é meio que perigoso... sorte que eram playboyzinhos e não skinheads ou punks kkkkkk.

Mas eh o que eu estou dizendo... Conheca os diferentes tipos de publico e local, e assim vc sabe para quem apontar a camera e em que area da cidade e para quem evitar apontar a camera.

Esses nem pleyboyzinhos eram, estavam bebendo na rua em um bairoo boemio popular. Pleyboyzinhas eram sao sao as tres garotas da foto tremida.

Mas nao eh pq eh pleyboyzinho que significa que nao ha perigo. Quando eu saia com meus amigos em Sao Paulo os pleyboyzinhos eram bem agressivos. Entao, depende muito da cultura do local.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2014, 11:58:46

Cara eu faria uma careta só pra discontrair kkkkk ia estragar a foto do sujeito.  :hysterical: :hysterical:

Foi o wue Einstein fez, e a foto que ele fez careta achando que estaria estragando, se tornou a foto mais famosa dele, mostrando a linguampara fora.

Muitas vezes fazer careta nao atrapalha mas sim ajuda a tornar a foto mais interessante, expontanea e unica. Ou ate mesmo ficar fazendo cara feia.

O melhor a fazer, se nao quiser que seu rosto apareca, eh cobrir o rosto que nem falaram acima. Nao tem nada de chato em fazer isso. Vc esta simplesmente avisando que nao quer sair ou sere reconhecido na foto.

Ou se achar que nao eh o suficiente eh so chegar no fotografo e pedir para deletar a foto em que ele aparece.

Parem de se preocuparem tanto com o que os outros pensam, seja como fotografo ou como fotografado. Seja objetivo, claro, educado e assim segue a vida. Nao ha motivos para causar stress ou se estssar desnecessariamente.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2014, 12:37:00
Eu acabei de lembrar de dizer...

As vezes em uma rua vc so encontra pessoas rabujentas fugindo e fazendo cara feia para as suas fotos. Mas na rua paralera ou depois de alguns quarteiroes as pessoas serem super aberta e gostarem de serem fotografadas ou ate mesmo sorriem ao perceberem que estao sendo fotografadas.

O publico certos lugares, mesmo que muito proximos ou do lado um do outro, pode mudar drasticamente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 11 de Agosto de 2014, 13:08:15
Já pediram para eu apagar, fiz só para evitar problemas mas depois recuperei a foto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #26 Online: 11 de Agosto de 2014, 14:36:23
E se estiver usando filme e alguém pedir para apagar?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 11 de Agosto de 2014, 14:56:56
E se estiver usando filme e alguém pedir para apagar?

Já aconteceu também: explico que é filme e não tem como apagar. Na dúvida, mostro a máquina e converso, dizendo que não vou usar a foto para nada.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2014, 17:02:06
O stress do momento é que as mulheres tendem a NÃO gostarem de ser fotografadas.

Tempos atrás rolou até um tópico problemático aqui, por uma usuária afirmar que "destruiria" a máquina se alguém a fotografasse sem permissão. Não me lembro bem, mas acho que era o caso de fotos "abusadas" em metrô etc.... postadas no face.

Sinto que o clima está piorando dia-a-dia e não está nada tranquilo fotografar na rua, sem permissão, com uma 50tinha.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 11 de Agosto de 2014, 17:08:22
O stress do momento é que as mulheres tendem a NÃO gostarem de ser fotografadas.

Tempos atrás rolou até um tópico problemático aqui, por uma usuária afirmar que "destruiria" a máquina se alguém a fotografasse sem permissão. Não me lembro bem, mas acho que era o caso de fotos "abusadas" em metrô etc.... postadas no face.

Sinto que o clima está piorando dia-a-dia e não está nada tranquilo fotografar na rua, sem permissão, com uma 50tinha.

Imagina com uma 35mm ou com uma 28mm (meu caso) :hysterical:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM