Autor Tópico: Fotografia Urbana: ética e vergonha na cara!  (Lida 20308 vezes)

ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #30 Online: 11 de Agosto de 2014, 18:22:25
Imagina com uma 35mm ou com uma 28mm (meu caso) :hysterical:

Verdade. Por isso prefiro as Teles  ;)  É como fotografar Pássaros  :doh:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #31 Online: 11 de Agosto de 2014, 21:16:20
Já recebi perguntas pq estava fazendo a foto. Normal.
Explico e vou embora. Se me pedirem pra apagar, eu apago, numa boa.

Sim. É o direito de imagem.
E direito à privacidade.
Mesmo que não haja utilização econômica da fotografia, as pessoas têm o direito de não serem retratadas se não desejarem.
Claro que não há direitos absolutos: pessoas famosas, por exemplo, não têm direito à privacidade no contexto de sua fama.
Usar teles, superteles, ou o que seja, não elide esse direito.
Problema é que o Brasil é lugar muito ruim para o homem comum fazer valer seus direitos.
Se for um homem humilde, então...
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, 21:16:52 por Tupiniquim »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #32 Online: 11 de Agosto de 2014, 23:32:57
Sim. É o direito de imagem.
E direito à privacidade.
Mesmo que não haja utilização econômica da fotografia, as pessoas têm o direito de não serem retratadas se não desejarem.
Claro que não há direitos absolutos: pessoas famosas, por exemplo, não têm direito à privacidade no contexto de sua fama.
Usar teles, superteles, ou o que seja, não elide esse direito.
Problema é que o Brasil é lugar muito ruim para o homem comum fazer valer seus direitos.
Se for um homem humilde, então...
À imagem sim, mas a privacidade não.
Um vez que a pessoa está na rua, fazendo coisas que qualquer um possa ver, já não é mais privado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 12 de Agosto de 2014, 01:14:21
E se estiver usando filme e alguém pedir para apagar?
Eu so faco fotos de rua com filme hoje em dia e quando pedem para apagar eu simplesmente falo que farei. Ninguem nunca pediu para ver eu apagando a imagem.

O fato eh que nao importa se eh filme ou como foi feito o pedido. A mensagem eh clara: "eu nao quero ter a minha imagem em suas maos". Sendo captada a mensagem nao tem que ficar complicando. Depois de revelar o filme eu vejo o quadro que esta a pessoa, picoto e jogo fora.

A nao ser que seja umamimagem super bombastica de especial que eu guardo so para mim, eu respeito o pedido e desejo das pessoas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 12 de Agosto de 2014, 01:28:15
O stress do momento é que as mulheres tendem a NÃO gostarem de ser fotografadas.

Tempos atrás rolou até um tópico problemático aqui, por uma usuária afirmar que "destruiria" a máquina se alguém a fotografasse sem permissão. Não me lembro bem, mas acho que era o caso de fotos "abusadas" em metrô etc.... postadas no face.

Sinto que o clima está piorando dia-a-dia e não está nada tranquilo fotografar na rua, sem permissão, com uma 50tinha.

Depende da cultura mesmo.
Tem lugares que as mulheres se sentem elogiadas quando algum fotografo de rua as fotografam.

Mas obviamente depende muito de como o fotografo se aproxima e fotografa.

Discutindo com, e vendo outros fotografos de rua, da para perceber que a maioria, ou os iniciantes, tem medo de serem abordados (pegos) e ficam tirando fotos fingindo que nao estao, ou fingindo que tem outra intencao que nao eh dotografar a pessoa. E depois de fazar a foto sai correndo com cara de serio e frio.

Esse tipo de abordagem preocuparia qualquer um e assusta as pessoas desavisada e nao familiarizadas com a pratica.

Esse papo de fotografo falar "se vier arrogante para mim eu dou porrada", esta errado. Nao importa como a pessoa chegue para vc, vc tem que informar a pessoa sobre a atividade e sua pratica, orientar que nao ha ma intencoes. E nao desorientar mais o publico fazendo com que eles fiquem mais intolerantes e tenham mais preconceitos com fotografos de rua.

Abra o sorriso, mostre a cara, seha acolhedor, informe, compreenda a reacao e preocupacao das pessoas, apresente o seu cartao de visitas e se necessario peca desculpas pelo stress. Mesmo que a pessoa venha agressiva para cima de vc.

E observe a si mesmo antes de julgar a reacao das pessoas. Muito provavelmente eh vc que esta provocando a agressividade e stress e nao a pessoa.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #35 Online: 12 de Agosto de 2014, 08:48:45
Coincidentemente, estive ontem numa loja conhecida para ver alguns produtos. Como lá tem a melhor assistência técnica da cidade, costuma ser ponto de encontro de fotógrafos profissionais e entusiastas.

Toquei neste assunto e a conversa foi animada. Éramos umas 15 pessoas. Constatação geral: Nada de ser furtivo, evasivo ou tentar dissimular. Este é o conceito e comportamento "antigos" e que é associado ao mau uso das imagens. Melhor fotografar em Grupos ou com pelo menos mais 1 companheiro ( eu prefiro sozinho). Seja visível e simpático.

Na contra mão dos adeptos de equipamentos mais leves, discretos e com menos peso/volume, a unanimidade foi de que, quanto mais caracterizado como fotógrafo, melhor. A pessoa que porta um equipamento "profissional" ( não me taquem pedras, o termo não é apropriado mas todos nós entendemos o que se quis dizer) terá muito menos problemas. Ostentar o equipamento mesmo. Alguns até deram uma dica que vou usar em breve, vestir um colete Nikon.
Ou seja, mostre que vc é fotógrafo e que está de fato fotografando. Nada de ficar se esquivando e furtivamente "clicando".

Acho coerente e já é, mais ou menos, o que eu procuro fazer.

Sempre vão haver opiniões contrárias...........normal. Existem os que pregam que se perde a espontaneidade nos registros etc....

Como quase tudo na vida e na fotografia, não há receita infalível.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2014, 08:50:29 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 12 de Agosto de 2014, 09:29:37
Concordo bastante com esses pontos levantados pelo Marcio e pelo Alex. Acho que quanto mais evidente você está, menos as pessoas vão ficar desconfiadas. Eu não sou muito bom sou bem ruim em fotografia de rua, mas sempre que fotografo alguém na rua, faço um contato visual depois da foto, meio que pedindo aprovação, e tal.

Mas a questão do equipamento maior e mais vistoso envolve outras coisas. Pelo menos aqui em São Paulo, existe um medo generalizado de assaltos, então a tendência é sempre sairmos de casa para esses passeios com o mínimo de equipamento possível. Mas acho que faz sentido, mostrar que você é fotógrafo de verdade, e não um tarado psicopata que não se sabe o que fará com as fotos...

 :ok:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #37 Online: 12 de Agosto de 2014, 10:48:50
Ah sim...
Quanto mais "cara de fotógrafo de jornal" melhor.

Mas eu não curto. Prefiro sair calça jeans, camiseta cinza (quando mais neutra melhor).

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #38 Online: 12 de Agosto de 2014, 12:14:59

Quanto mais "cara de fotógrafo de jornal" melhor.


Mais ou menos isso  ;)

Mas a questão do equipamento maior e mais vistoso envolve outras coisas. Pelo menos aqui em São Paulo, existe um medo generalizado de assaltos, então a tendência é sempre sairmos de casa para esses passeios com o mínimo de equipamento possível. Mas acho que faz sentido, mostrar que você é fotógrafo de verdade, e não um tarado psicopata que não se sabe o que fará com as fotos...
 :ok:

Verdade  :ok:

Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 12 de Agosto de 2014, 17:23:04
Vc nao precisa iludir as pessoas de que vc esta fotografando a trabalho e nem ostentar equipamento par deixar claro as pessoas que vc eh um fotografo serio, e nao um tarado ou um mal intencionado.

Claro que iludir as pessoas a isso eh mais facil. Mas quando alguem perguntar para que sao as fotos, em que jornal serao publicadas, etc, vc vai dizer o que? Vai mentir inventando uma historia ou vai falar que so esta fazendo de conta e ostentando para fazer com que as pessoas aceitem serem fotografadas?

Se vc se queima e perde o respeito das pessoas em uma rua, bairro ou ponto legal de fotografar, isso nao vai ser legal.

A maneira que pratico eh sendo eu mesmo. Visto as minhas roupas de sempre, uso as minhas cameras de filme, algumas pequenas e outras grandes. E mesmo assim tem que pense que eu sou jornalista (geral,ente os mais pobres como moradores de rua), tem quem pense que eu sou turista (muito comum nesse mes de ferias que chegam turistas do mundo todo invadindo a cidade, e tem quem pense que eu sou estudante de arte/ fotografia ou apenas alguem que gostou da cara ou estilo da pessoa.

Acho que eh mais questao de comportamento e tratamento com as pessoas do que aparencia.

Eu faco exatamente como disseram ai acima, depois do click eu dou uma olhada para a pessoa, e se ela estiver olhando para mim eu aceno com a cabeca comprimentando e com um leve sorriso no rosto, como forma de agradecimento. Se a pessoa esta com cara de desconfiada, preocupada ou em duvida se quer falar comigo, e ainda estiver proxima de mim, eu mesmo chego na pessoa e digo "vc nao se importa nao eh?". Em geral, quando veem que vc esta sendo tranquilo elas ficam menos preocupadas, perguntam para o que eh a foto e fica nisso.

Muitas vezes eu fico na mesma posicao em um ponto preparado para clicar... As pessoas que passsam veem que eu estou fotografando a cena no local e quem passa por ali, e nao ela particularmente.

Eu sei que as mulheres locais aqui da cidade nao gostam de serem fotografadas, pq elas se acham a ultima bolacha do pacote e pensam que todo homem que dao atencao a elas eh pq tem segundas intencoes. Mesmo assim hoje eu sai e perguntei para tres mulheres bonitas e estilosas se eu podia tirar um retrato delas, todas as tres responderam sorrindo que nao e ate pediram desculpas. Pq primeiro pa eu cheguei sorrindo e perguntando de forma bem casual e amigavel. Segundo pq no fundo, para elas eh um elogio, pq elas sabem que chamaram minha atencao por causa da beleza e estilo delas. Eu nao ensisto, falo que tudo bem, desejo um bom dia e consinuo meu caminho, e elas respondem sorridentes. E eu garanto que mesmo com a camera no pescoco, nao importa se grande ou pequena, elas mal reparam nela.

Em compensacao, todas as demais pessoas que perguntei disseram que sim, inclusive mulheres mas essas estavam acompanhadas, ou estavam fazendo arte de rua, ou eram turistas. Ou eram locais que tinham um estilo tao unico que elas sabem que eu me interessei pelo estilo delas, e nao so pq elas eram bonitinhas.

O negocio eh praticar, desenvolver a sua aproximacao e linguagem corporal, conhecer a percepcao que pessoas em diferentes pontos da cidade tem em serem abordados por estranhos e tambem fotografados. E a forma mais segura de comecar eh perguntando, com retratos e assim vc vai aprendendo como, quando, onde e que tipo de pessoa tem menos chances de serem agressivas ou de se importarem de serem fotografadas sem serem avisadas. E a forma de aproximacao e comportamento que te torna mais aceitavel e confiavel para o publico.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 12 de Agosto de 2014, 17:27:32
Esqueci de dizer que aqui na cidade nao costuma se ver fotografos de rua nas ruas. Pelo menos nao os do tipo que fotografam pessoas, mas simmos que fotografam a cidade.

Mas nessa epoca de turismo chegam turistas de outras localidades que fazem fotos de rua por aqui (invadindomo meu ponto :D ).

Hoje eu vi um tatuado e pedi um retrato dele e ele disse rindo que eu era o terceiro a pedir so hoje.

Se mandam da minha quebrada turistas!!!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #41 Online: 12 de Agosto de 2014, 17:33:55
Esse papo de fotografo falar "se vier arrogante para mim eu dou porrada", esta errado. Nao importa como a pessoa chegue para vc, vc tem que informar a pessoa sobre a atividade e sua pratica, orientar que nao ha ma intencoes. E nao desorientar mais o publico fazendo com que eles fiquem mais intolerantes e tenham mais preconceitos com fotografos de rua.

Abra o sorriso, mostre a cara, seha acolhedor, informe, compreenda a reacao e preocupacao das pessoas, apresente o seu cartao de visitas e se necessario peca desculpas pelo stress. Mesmo que a pessoa venha agressiva para cima de vc.

E observe a si mesmo antes de julgar a reacao das pessoas. Muito provavelmente eh vc que esta provocando a agressividade e stress e nao a pessoa.

Cara, concordo 1000%!


Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 12 de Agosto de 2014, 19:51:41
Eu tenho experiências contraditórias. No carnaval chega ser chato. 95% das pessoas querem ser fotografadas. Vc está fotografando a paisagem e vem um e fica  posando para câmera. Fora do carnaval parece outro mundo, todos são astros e faturam milhões com a imagem. Outra dia estava em frente ao Municipal do Rio e estava tirando uma foto  e veio o pipoqueiro e encheu o saco porque ele tinha o seu direito de imagem. Eu perguntei se ele era o George Clooney disfarçado, ante seu silêncio, que eu interpretei como uma negativa, disse que não tinha nenhum interesse nele e que ele podia vazar da frente do teatro. 

Por isto, acabo me afastando deste tipo de foto, menos no carnaval.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #43 Online: 12 de Agosto de 2014, 21:19:18
À imagem sim, mas a privacidade não.
Um vez que a pessoa está na rua, fazendo coisas que qualquer um possa ver, já não é mais privado.

Abcs

Talvez você tenha razão.
Mas não é o que diz a jurisprudência que conheço.

Preocupado com a demanda de recursos nesse sentido, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) editou, em outubro de 2009, uma súmula que trata da indenização pela publicação não autorizada da imagem de alguém. De número 403, a súmula tem a seguinte redação: “Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada da imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais”.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2014, 21:22:19 por Tupiniquim »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #44 Online: 12 de Agosto de 2014, 21:23:14
Vc nao precisa iludir as pessoas de que vc esta fotografando a trabalho e nem ostentar equipamento par deixar claro as pessoas que vc eh um fotografo serio, e nao um tarado ou um mal intencionado.

Claro que iludir as pessoas a isso eh mais facil. Mas quando alguem perguntar para que sao as fotos, em que jornal serao publicadas, etc, vc vai dizer o que? Vai mentir inventando uma historia ou vai falar que so esta fazendo de conta e ostentando para fazer com que as pessoas aceitem serem fotografadas?

Se vc se queima e perde o respeito das pessoas em uma rua, bairro ou ponto legal de fotografar, isso nao vai ser legal.

Acho que você não entendeu direito, mas é a sua opinião e eu respeito. :ok:

Ninguém falou em "iludir" ou "mentir", a ênfase é em se distanciar do comportamento dissimulado e furtivo de se fotografar pessoas  disfarçadamente. Só isso. Quanto ao "ostentar equipamento", podemos trocar por "portar de forma clara" o equipamento que utiliza. Ou seja, demonstrar claramente que é um Fotógrafo e não uma pessoa que está tirando fotos. Existe uma grande diferença nisso.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI